Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Quem é Abílio Diniz? Conheça a sua trajetória de sucesso

Abilio Diniz é um nome muito famoso, já que ele é uma referência de empreendedor no Brasil, mas não são todos que conhecem a fundo a sua jornada de sucesso.

Abilio Diniz é um dos maiores empreendedores brasileiros, não é à toa que é o fundador de uma famosa rede de supermercados, o Pão de Açúcar. Para isso, enfrentou muitos desafios ao longo de sua trajetória até torná-la um sucesso e um exemplo a ser seguido.

Quem é Abílio Diniz?

Abílio Diniz é um empresário e administrador, um nome que se tornou popular por ter criado uma das redes de supermercados mais famosas do Brasil, o Pão de Açúcar. No entanto, em sua consolidada trajetória, teve participação em várias outras empresas.

Abílio Diniz
Além de empresário e administrador, Abílio Diniz também é autor de vários livros. Imagem de Poder 360

Um exemplo disso é a sua sociedade na Companhia Brasileira de Distribuição. Nesse sentido, atuou bastante no ramo do varejo em negócios de sucesso como:

  • Assaí;
  • Extra;
  • Pão de Açúcar.

Também esteve nos bastidores de grandes lojas como Casas Bahia, por exemplo, além do Ponto Frio. Assim, com a sua liderança ousada, enfrentou a concorrência e a família para servir de inspiração para quem busca um espaço no mercado empreendedor.

Abílio nasceu em 28 de dezembro de 1936 em São Paulo. Além disso, possui um patrimônio de 2,4 bilhões USD, de acordo com a Forbes.

O que ele faz hoje em dia?

Hoje em dia, ele está à frente do Conselho da Península Participações e da Administração da BRF. Além disso, ele também faz parte do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Autor de livros

Por seu papel como gestor, além do vasto conhecimento e experiência no mundo corporativo, Abílio Diniz decidiu se aventurar na escrita e lançou três obras:

  • “Caminhos e Escolhas: o Equilíbrio para uma Vida Feliz”;
  • “Reflexão, Equilíbrio e Paz”;
  • “Novos Caminhos, Novas Escolhas”.

O primeiro foi lançado em 2004 e uma década depois veio o segundo livro. Por fim, no ano de 2016, chegou ao mercado a sua terceira obra autoral.

Como teve início a trajetória profissional de Abílio Diniz?

Abílio Diniz começou a trabalhar cedo, logo aos 12 anos, quando ajudava o seu pai na doceria da família de nome Pão de Açúcar. Aliás, a vontade do empreendedor sempre foi de lecionar, ou seja, se tornar professor.

Formação de Abílio

Apesar do sonho de se tornar docente, a vida de Abílio tomou outro rumo ao seguir os passos do pai e assim, se encantou pelo setor do varejo e do empreendedorismo. Então, em 1956, teve a sua graduação em Administração.

Início da carreira empreendedora

Depois de formado, ele abriu um supermercado com o seu pai, desistindo de sua pós na Universidade de Michigan. Portanto, já em abril do ano de 1959, surgiu o primeiro Pão de Açúcar.

O primeiro Pão de Açúcar

A loja ficava em São Paulo e foi a pioneira daquela que viria a se tornar uma famosa rede de supermercados, uma das mais populares em toda a América Latina. Em 1960, ele viajou pelos EUA e Europa por quatro meses.

Nesse período, ele estudou a atuação de lojas do varejo de outros países, a fim de aprender com a concorrência no exterior e assim, tornar o seu negócio cada vez mais bem-sucedido. 

Como é a vida pessoal de Abílio Diniz?

Atualmente, Abílio Diniz é pai de seis filhos e três netos, bem como, é casado desde 2003 com Geyze Diniz, empresária e economista. Aliás, possui cinco irmãos e seu pai, Valentim Diniz, era um imigrante de Portugal.

Foi com ele, de fato, que Abílio iniciou a sua trajetória no mundo empresarial e do varejo ao começar a trabalhar na doceria da família. Anos depois, pai e filho abriram o seu primeiro supermercado que viria a se tornar o negócio bem-sucedido que é hoje.

Só que a vida do empresário foi tomada não apenas por conquistas e muito sucesso, já que ele também passou por situações difíceis como:

  • risco de morte;
  • tragédia na família.
Abílio Diniz
Abílio Diniz e seu pai, no ano de 1959, abriram juntos o primeiro supermercado Pão de Açúcar. Imagem de Sincovaga

Vítima de sequestro

Em dezembro de 1989, Abílio Diniz sofreu um sequestro. Os autores eram membros do Movimento de Esquerda Revolucionária, um fato que só veio à tona após a libertação do empresário.

Na época, foi pedido um resgate de US$ 5 milhões à família, mas antes do pagamento, a polícia descobriu o local do cativeiro e o libertou, graças a denúncia de um vizinho.

Acidente de helicóptero

Uma outra adversidade que abalou Abílio Diniz e toda a sua família foi um acidente de helicóptero em que seu filho se envolveu em julho de 2001, no litoral de São Paulo. O mesmo caiu em alto mar com:

  • João Paulo Diniz;
  • a namorada do empresário, Fernanda Vogel;
  • piloto e co-piloto.

Da queda, apenas o filho de Abílio e o co-piloto se salvaram. Além disso, ambos tiveram que nadar por quilômetros até chegar a uma praia e pedir socorro.

Quais são as empresas de Abílio Diniz?

Além do Pão de Açúcar, Abílio Diniz esteve envolvido em outras empresas como Assaí, Casas Bahia e Ponto Frio, por exemplo. Dessa forma, ele já atuou em diversos negócios tanto no Brasil quanto em Portugal, dentre eles:

  • Doceira Pão de Açúcar;
  • Jumbo;
  • SandizSendas;
  • Assaí Atacadista;
  • Bartira;
  • CB Contact Center;
  • Casas Bahia;
  • Ponto Frio;
  • Via Varejo;
  • Cnova Brasil;
  • Barateiro.com;
  • VVAtacado.

Hoje em dia, então, o empresário se mantém ativo no conselho ou na administração de algumas empresas como:

  • Extra;
  • James;
  • Qualitá;
  • Finlandek;
  • Compre Bem;
  • Aliado Minimercado;
  • Taeq;
  • Stix;
  • Conviva;
  • Multibenefícios.

Como visto, Abílio leva a sério a sua carreira de empreendedor, já que continua em busca de alavancar os seus negócios ao manter o seu aprendizado constante. Além disso, ele ainda participa de reuniões e está sempre por dentro de tudo em suas empresas. 

O empresário Abílio Diniz possui hobbies?

Um dos hobbies de Abílio Diniz é malhar, como ele deixa evidente em suas fotos e vídeos no Instagram, por exemplo. De acordo com o próprio empresário, ele posta esse tipo de conteúdo para incentivar os seus seguidores a terem uma rotina mais saudável.

O futebol também é uma de suas paixões. Aliás, ele é torcedor do São Paulo e até mesmo já chegou a escrever em algumas colunas sobre o esporte e também expõe esse amor pelo Clube em suas redes sociais.

Abílio Diniz não é mais dono do Pão de Açúcar?

Hoje em dia, é o grupo Casino que está à frente do Pão de Açúcar e não mais Abílio Diniz, como aconteceu de 1959 a 2013. Essa, aliás, é uma companhia francesa e as negociações entre ambos sofreram muitas disputas, logo, não foram amistosas no geral.

Jornada de Abílio no Pão de Açúcar

O primeiro Pão de Açúcar foi inaugurado em 1959 e quatro anos depois, surgiu a segunda unidade bem no centro de São Paulo. Já em 1964, Abílio comprou os supermercados Tip Top e Quiko. Portanto, teve início a sua expansão enquanto empreendedor.

Entre 1960 e 1970, o PDA deslanchou no mercado com o empresário fazendo parte do negócio. Um exemplo disso é que ela foi a:

  • primeira rede de supermercados a ter uma loja em um shopping;
  • também foi pioneira em ter uma farmácia e um horário de funcionamento 24 horas.
Abílio Diniz
Abílio Diniz chegou a abandonar o Pão de Açúcar, mas retornou com plenos poderes a pedido de seu pai. Imagem de UOL.

Saída de Abílio do PDA

Já em 1979, no entanto, Abílio Diniz deixou os negócios por conta de alguns desentendimentos com a família. Entretanto, ele retomou o comando no final de 1980 a pedido de seu pai, que notou que o empreendimento não ia bem. 

Nessa época, Abílio voltou com total poder sobre a empresa. Portanto, passou a ocupar o cargo de presidente, enquanto o seu pai se juntava ao Conselho do Grupo Pão de Açúcar.

Período de mudanças

Em 1990, a empresa sofreu com problemas em seu caixa devido a mudanças na política do país na época. Desse modo, durante esse período, o PDA ficou bem próximo de decretar falência.

Para recuperar o negócio, então, Abílio adotou um plano de ação com cortes drásticos em toda a empresa. Além disso, vendeu o prédio que foi sede do Grupo Pão de Açúcar entre os anos de 1986 a 1992.

Outra medida foi fechar diversas unidades físicas de 626 lojas para apenas 262, em 1992. Por fim, ele conseguiu reverter a situação e levar a rede de supermercados a uma nova era de sucesso.

Quais são as lições de Abílio Diniz para o mundo empreendedor?

As lições de Abílio Diniz ao mundo empreendedor incluem, acima de tudo, a capacidade de sempre se superar e dar a volta por cima. Afinal, este é um caminho cheio de erros, acertos e desafios.

Todo empreendedor, em algum momento, vai precisar se reconstruir, como foi o caso do empresário. Por isso, ele é hoje um dos nomes mais famosos quando se trata do mundo corporativo.

Abílio também é um exemplo de resiliência e inteligência, já que transformou uma doceira familiar em uma grande rede de supermercados, uma das mais populares em toda a América Latina. Talvez o seu segredo para o sucesso seja ser apaixonado pelo o que faz.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes