Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é DNS servidor? Entenda tudo sobre o tema

DNS Servidor é algo crucial para o bom funcionamento da internet como você conhece hoje, por isso entenda mais sobre o tema e descubra sua importância.

Um DNS Servidor (ou Domain Name System Servidor) é um sistema fundamental na infraestrutura da Internet que traduz nomes de domínio em endereços IP. Nesse sentido, saiba detalhes sobre seu funcionamento e a importância dele para um site ou blog pessoal.

O que é um DNS Servidor?

DNS servidor é um componente central do sistema DNS que gerencia a tradução de nomes de domínio em endereços IP.

Assim, ele armazena e mantém uma base de dados distribuída que contém informações sobre os domínios registrados e seus respectivos endereços IP associados.

Como surgiu?

O servidor DNS surgiu na década de 1980, quando a internet ainda estava em crescimento. Antes, a resolução de nomes era realizada em um arquivo central chamado “hosts.txt”.

Por isso, com o avanço da tecnologia e o aumento no número de computadores no mundo todo, surgiu a necessidade de criar uma estrutura mais eficiente.

Então, apareceu o DNS servidor, que permite uma resolução de nomes de domínio se tornou muito mais rápida e eficiente e revolucionou a história da internet.

Componentes de um servidor DNS

O sistema de servidores DNS é composto por três partes principais, em geral. Portanto, os três principais componentes são:

  • os servidores autoritativos;
  • servidores recursivos;
  • os clientes ou resolvers.

Cada um desses componentes possui uma função, onde os servidores autoritativos fornecem informações de um determinado domínio, por exemplo. Da mesma forma, os recursivos detectam os endereços IP de um servidor específico.

Os clientes, por sua vez, são os responsáveis por instalar programas em seus computadores, via sistema ou TCP/IP e outros tipos de softwares.

 a imagem ilustra um técnico configurando um dns servidor
O DNS Servidor é algo essencial para o funcionamento da internet como você conhece hoje. Imagem de tonodiaz em Freepik

Mais componentes de um servidor

Existem mais componentes que fazem parte de um servidor, como o cache, armazena temporariamente as informações de tradução de nomes de domínio em endereços IP que foram recentemente solicitados.

O resolver, por sua vez, é responsável por receber as consultas de tradução de nomes de domínio de clientes, como computadores ou dispositivos conectados à rede.

Ainda assim, existem os registros DNS, que são informações armazenadas nos servidores autoritativos que definem a tradução de nomes de domínio em endereços IP.

Zona

Uma zona é uma parte do espaço de nomes de domínio que é gerenciada por um servidor DNS autoritativo. Em suma, ela pode corresponder a um domínio completo ou a uma parte de um domínio, de acordo com a sua configuração.

Qual o papel do servidor DNS?

Os servidores DNS fazem a conversão de solicitações de acessos via nome em endereços IP. Nesse sentido, controla o que um usuário consegue acessar em um servidor, ao buscar por um domínio no navegador.

a imagem ilustra o momento de configuração do dns servidor
Existem tipos diferentes de DNS Servidor, como os autoritativos e os DNS de resolução. Imagem de DCStudio em Freepik

Como funciona um DNS servidor?

Um DNS Servidor funciona, em geral, com uma consulta e resposta entre os clientes que solicitam informações de tradução de nomes de domínio e os servidores. Em suma, o processo acontece da seguinte forma:

  1. o cliente envia uma consulta DNS;
  2. o servidor de resolução envia a consulta ao autoritativo;
  3. os servidores autoritativos fazem a tradução;
  4. o cliente recebe a resposta do servidor com a conexão.

É importante mencionar que o sistema DNS opera em uma estrutura hierárquica e distribuída, com múltiplos servidores DNS em todo o mundo.

Assim, essa distribuição geográfica ajuda a garantir a redundância e a resiliência do sistema. Portanto, isso minimiza a possibilidade de falhas e atrasos na resolução de nomes de domínio.

a imagem ilustra um sistema de dns servidor
Um DNS Servidor resolve as consultas e devolvem o acesso ao cliente com o acesso a um domínio. Imagem de Freepik

Qual a importância de um DNS Servidor?

Um DNS servidor tem papel crucial na infraestrutura da internet, pois ele é quem traduz os nomes de domínio em endereços IP.

Assim, permite que os usuários acessem sites e serviços apenas ao digitar nomes de domínio fáceis de lembrar, em vez de terem que digitar longos endereços IP numéricos.

Quais são os principais servidores DNS do mundo?

Existem vários servidores DNS importantes em todo o mundo, responsáveis por gerenciar consultas e fornecer informações de tradução de nomes de domínio. Nesse sentido, os principais são:

Vale destacar que esses servidores DNS são apenas alguns exemplos, afinal existem muitos outros servidores DNS notáveis disponíveis.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes