Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Layout de site: veja como ele pode ajudar a impulsionar o seu negócio

Ao criar um bom layout de site, você consegue tornar o seu negócio mais atrativo para os clientes. Desse modo, qualquer um que deseja se tornar um líder precisa conhecê-lo.

O layout de site é uma peça crucial para quem deseja fazer sucesso na internet. Isso porque, ele tem a capacidade de influenciar o desejo dos consumidores em conhecer o seu produto. Desse modo, se esse é o seu objetivo, saiba mais sobre ele. 

Por que o layout de site é importante?

O layout de site é importante porque ele facilita a navegação do usuário no seu site. Assim, você consegue passar seriedade e segurança, o que é essencial para quem quer conquistar clientes e otimizar o funil de vendas.

Para visualizar o que foi informado, basta se colocar no lugar do consumidor. Então, tente lembrar quantas vezes você se sentiu atraído por um produto por causa da impressão geral que é passada pela empresa na internet. 

Vale mencionar que o contrário do exemplo citado acontece de forma regular. Ou seja, com certeza já houve desistência de uma compra devido a dificuldade em navegar pelo site do item. Logo, fica claro que ter um bom layout é crucial. 

 layout de site
É interessante sempre testar o layout de site no computador e no celular. Imagem Firmbee do Pixabay.

O que é necessário considerar ao criar um layout de site?

Ao criar um layout de site você precisa entender que é necessário ter um capital disponível. Isso porque, apenas um profissional da área consegue fazer todo processo com facilidade e qualidade. Além disso, há outros pontos que devem cruciais, como:

  • escolher de um bom provedor de hospedagem;
  • entender definir as suas personas;
  • conseguir estudar a concorrência;
  • determinar as melhores cores;
  • saber como usar as fontes com eficiência.

Por fim, você precisa conseguir fazer os testes de forma eficiente para verificar o nível de facilidade em navegar pelo site. Ou seja, na prática, é necessário considerar tudo que interfira de forma direta na experiência visual ou de mobilidade do usuário. 

Por que escolher um bom provedor de hospedagem é importante?

Um bom provedor de hospedagem faz com que o seu site seja fácil e rápido. Assim, ele deve vir antes mesmo da escolha do design emocional e outros. Mas, esse ponto é só uma sequência lógica. Ou seja, ambos têm grau de importância igual.

Como definir as personas? 

O segredo para definir as personas é entender o seu público. Isso porque, na prática, ela é a reunião de um grupo com gostos iguais. Logo, com ela você pode criar um marketing digital mais assertivo. Então, para atingir esse objetivo há alguns métodos, como:

Com esses três pontos você conseguirá fazer uma definição precisa. Mas, claro que esse é um processo que leva um tempo e por isso, o ideal é solicitar ajuda a um profissional especializado no assunto.

Quais as melhores ferramentas para verificar as tendências atuais? 

As melhores ferramentas para verificar as tendências atuais são o Google Trends e Analytics. Além disso, uma boa maneira é acompanhar as redes sociais com o objetivo de encontrar o que as pessoas mais comentam ou compartilham sobre o seu ramo. 

Elas são pagas?

As duas plataformas citadas dão acesso gratuito aos usuários. Desse modo, elas são perfeitas para quem está começando o negócio e por isso, não tem um longo capital disponível. Então, na prática, o seu único desafio será aprender a mexer nelas. 

Como a concorrência influencia no layout? 

Ao conhecer a sua concorrência você consegue montar estratégias que te destaquem dela. Afinal, será possível fugir do padrão e apostar em um layout que faça sentido e ao mesmo tempo chame atenção dos visitantes.

Como determinar as melhores cores?

Parece besteira, mas a cores tem o poder de causar agitação e calmaria. Então, escolher a certa pode fazer com que o seus usuários fiquem na sua página ou sintam a necessidade de sair rápido. Para evitar erros, saiba o que elas despertam:

  • verde: esperança, equilíbrio e perseverança;
  • azul: tranquilidade e segurança;
  • vermelho: impulso e conquista;
  • roxo: respeito e prosperidade;
  • laranja: espontaneidade.

Todas as cores possuem um significado próprio. Assim, se você quer utilizar uma que não foi citada na lista, faça uma pesquisa para descobrir se o que ela significa combina o seu negócio. Outro ponto é que, caso opte por usar mais de uma, elas precisam ter harmonia.

Via de regra, cores muito chamativas não ficam legais quando unidas. Isso porque, quando isso acontece, elas passam muitas informações, o que pode causar um desconforto visual. Então na hora escolher busque o equilíbrio.

Qual o segredo para usar as fontes com eficiência? 

Para ter eficiência, as fontes precisam ser legíveis e bonitas. Devido a isso, a maioria das pessoas escolhem a tradicional arial. Mas, a verdade é que, por mais ela seja precisa, talvez não seja uma boa opção se não combinar com o seu objetivo.

 layout de site
Encontrar uma boa harmonização de cores é crucial para criar um bom layout de site. Imagem de stux do Pixabay.

Quais os princípios básicos de design aplicados ao layout de site?

Os princípios básicos do design aplicados ao layout de site é que tudo deve estar alinhado, com um bom contraste, repetição e proximidade. Assim, é possível criar uma página que tenha os atributos necessários para fazer sucesso. 

Qual a importância de deixar tudo alinhado? 

O ocidente do mundo tem por hábito começar uma leitura no canto esquerdo e finalizá-lo no direito. Desse modo, quando você deixa tudo alinhado com essas premissas, consegue proporcionar conforto visual, o que influencia o usuário a ficar mais tempo no site.

O que um bom contraste causa?

Um contraste exagero pode causar um desconforto enorme e um bom, o contrário. Para ficar mais claro, faça uma analogia com a ação de acender a luz quando está tudo escuro. Então, quando isso acontece, de forma imediata, causa um desconforto nos olhos.

O efeito citado no exemplo é igual para quando a página não possui um bom jogo de cores de imagem. Portanto, fica evidente que esse tipo de situação deve ser evitada ao máximo para obter o sucesso. 

Como funciona a repetição?

A repetição consiste em usar os mesmos elementos visuais para todas as produções. Assim, você consegue ter uma uniformidade, que mostra o quanto o seu site é organizado. Ou seja, de certa forma, demonstra o nível de profissionalismo da sua empresa.  

O que é a proximidade? 

A proximidade é o método onde tudo que tiver sentido parecido deve estar junto. Portanto, se você criou um título, não faz sentido colocar a resposta para muito longe. Afinal, caso isso aconteça, o leitor deverá se esforçar para entender a mensagem, o que pode causar cansaço.

 layout de site
Quando o layout de site é bem construído, as imagens ficam harmônicas e bonitas. Imagem de ptra do Pixabay.

Como melhorar a navegação de um site com um layout bem desenvolvido?

A melhor forma para melhorar a navegação de um layout de site bem desenvolvido é tentar manter a simplicidade. Isso porque, com ela, você consegue criar algo atrativo e que desde a primeira vista seja compreensível.

Por fim, invista em links internos e mantenha a consistência.Todos os pontos citados são bem básicos. Desse modo, com o tempo, você vai descobrir outros que combinam com sua empresa e devem ser aplicados. 

Como criar um layout responsivo?

O primeiro passo para criar um layout responsivo é priorizar o Mobile. Afinal, como hoje em dia quase todo mundo usa celular, com ele você vai conseguir ter uma visão melhor da experiência do usuário. Existem outros pontos importantes, como:

  • utilize um tema responsivo;
  • evite o uso dos flashs;
  • acompanhe e mantenha a velocidade do site;
  • cuide da estética.

Por fim, avalie a possibilidade de habilitar Accelerated Mobile Pages. Desse modo, o seu site vai conseguir carregar mais rápido e manter a qualidade de todo conteúdo exposto. Ou seja, esse é um ponto que, quando investido, traz muitas vantagens. 

Exemplos de sites com layouts bem sucedidos

A Pinterest tem ganhado bastante destaque no layouts do seu site. Isso porque, toda a página é rápida, bem organizada, possui as cores e fontes certas para atrair. Além dela, há outras que podem te ajudar a se inspirar, como:

  • Adobe Color;
  • Indústria Criativa;
  • Nine Lions;
  • Garden Estúdio;
  • Magazine Luiza;
  • Americanas e Amazon;
  • Made by Many.

A maior parte dos sites citados possuem ramos diferentes. Portanto, uma boa alternativa é escolher aquele que combina mais com o seu ramo. Afinal, com isso você vai poder conhecer a concorrência e ainda entender o que é um layout na prática. 

Quais as melhores ferramentas e recursos para criar layouts de sites?

Hoje em dia, a melhor ferramenta para criar layouts de sites é o Adobe Photoshop. Isso porque, com ele, você consegue criar um design único e atrativo. Mas, caso você já o conheça e não gosta da usabilidade, veja outros que podem agradar:

  • illustrator: disponível para Microsoft Windows, Mac OS X e Linux;
  • Sketch: funciona apenas em aparelho da Apple;
  • Axure: liberado para Microsoft Windows e Mac.

Uma ferramenta bem simples e gratuita que pode te ajudar é a Canva. Entretanto, é importante saber que as opções oferecidas por ele são bem básicas. Logo, se você deseja criar algo com o aspecto profissional, deverá dar prioridade às outras opções.

Com todas as dicas que foram passadas neste artigo, você conseguirá criar um layout para o seu site que seja do jeito que sempre quis. Assim, será possível atrair muitos clientes, que vão aumentar o lucro e te tornar um líder do seu ramo. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes