Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Estado de flow: descubra como ele pode fazer à diferença na sua vida

O estado de flow possui tanta eficiência que quando aplicado, ajuda o indivíduo a alcançar a realização pessoal. Então, entender como ele funciona é crucial para todo ser humano.

O estado de flow é um fenômeno que deve ser vivido em todos os indivíduos que compõem a sociedade. Isso porque, ele ajuda a alcançar os objetivos com mais facilidade. Então, se isso chamou sua atenção, descubra tudo sobre ele logo abaixo. 

O que é o estado de flow?

De forma resumida, o estado de flow é a capacidade que um indivíduo tem em se manter no momento presente. Ou seja, é um estado mental onde ele consegue manter o foco e não sucumbir às distrações externas na hora de realizar alguma atividade. 

É interessante saber que esse conceito foi criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi em 1970. Na época, ele identificou esse estado ao tentar encontrar os motivos da felicidade logo após a Segunda Guerra Mundial. 

O autor achou curioso que mesmo depois de período trágico citado, algumas pessoas ainda conseguiam sorrir. Então, ele percebeu que isso se dava ao fato delas se concentrarem nas partes boas da vida. 

O que os experimentos científicos dizem sobre ele?

De acordo com os experimentos científicos, esse estado gera mais disposição e energia aos indivíduos. Assim, quando aplicado, consegue otimizar os resultados das demandas diárias com facilidade. 

Como foi feita a pesquisa? 

A pesquisa conteve oito mil participantes que tinham a mesma dedicação e prazer em fazer aquilo que gostavam. Desse modo, eles conseguiam fugir dos ladrões de atenção com total facilidade, o que sempre foi o sonho de muitas pessoas no mundo. 

Depois de acompanhar todos os dias as rotinas dessas pessoas, Mihaly percebeu que o segredo do foco está na paixão em fazer as coisas. Assim, é possível ver diversos atletas que mesmo precisando cumprir uma dieta e rotina exaustiva, não pensam em nenhum momento em desistir. 

O flow pode superar tudo? 

Uma grande ilusão dos indivíduos é acreditar que o flow pode superar qualquer coisa. Isso porque, acontece que no decorrer do dia, as pessoas podem vivenciar coisas que não estão preparadas, como a morte de um parente próximo, o fim de um relacionamento e outros. 

Quando os problemas citados acontecem, é natural que a mente tenha dificuldade para focar em tudo, inclusive aquilo que ama fazer. Então, nesses casos, o ideal é sempre procurar ajuda profissional para conseguir voltar à rotina. 

O contrário acontece? 

A situação contrária do que foi mencionado pode acontecer. Logo, para fugir da realidade, o indivíduo emerge em outras demandas como trabalho e faculdade. Contudo, a realidade é que isso a longo prazo não é saudável e nem produtivo. 

Para entregar bons resultados, é preciso manter uma rotina saudável. Ou seja, praticar exercícios e ter tempo para lazer com amigos, família ou sozinho. Então, você deve sempre fugir da produtividade tóxica

 estado de flow
O estado de flow faz com que você fique imerso naquilo que está realizando. Imagem de SnapwireSnaps do Pixabay.

Quais os principais benefícios do estado de flow?

O primeiro benefício do estado de flow é que ele consegue melhorar a produtividade. Desse modo, você terá prazer em finalizar o dia com todos os deveres cumpridos. Além do citado, há outros pontos positivos e  interessantes, como:

  • redução de chances de erros ao executar as atividades;
  • chances de destaque no ambiente de trabalho. 

A realidade é que ele é meio para que você consiga o sucesso profissional e alguns aspectos pessoais. Portanto, fica claro que quando executado, ele só traz benefícios. Mas, para reforçar ainda mais essa ideia, veja de forma detalhada sobre cada um dos pontos mencionados. 

Como ele ajuda a melhorar a produtividade?

Por ser um estado de prazer ao realizar uma tarefa, com o flow você consegue manter o foco para entregar as demandas com qualidade. Então, alguns problemas sociais que impedem a produtividade não serão um problema, como:

É importante saber que os dois pontos citados, a longo prazo podem desencadear episódios de ansiedade ou até mesmo depressão. Portanto, de forma resumida, conseguir alcançar o estado de flow significa que a sua vida no geral será mais feliz. 

A verdade é que todo mundo gosta da sensação de finalizar o dia com todas as tarefas concluídas. Mas, isso só acontece quando há uma boa organização e foco. Então, por tudo que foi citado, fica claro que ele é crucial para a ter uma boa produtividade. 

Por que as chances de erro reduzem? 

Ao sentir prazer em realizar uma atividade, a sua mente consegue se conectar por inteira a ela, o que te faz cuidar até dos mínimos detalhes. Assim, a chance de algum erro passar despercebido é quase nula. 

Exemplo prático

Para ficar mais claro o que foi citado, tente pensar em um pintor profissional. Então, imagine que quando ele está criando o seu quadro, todos os pontos são importantes. Isso porque, qualquer mínimo traço não feito ou incorreto, pode fugir da perfeição. 

O exemplo citado deixa claro que quando as pessoas fazem o que amam, elas se esforçam para entregar o máximo de qualidade. Desse modo, até os mais simples erros são percebidos e evitados.

O quanto ele pode influenciar no destaque no trabalho? 

A verdade é que o estado de flow tem grande influência para quem quer se destacar no trabalho. Afinal, todas as grandes histórias de empresas de sucesso como a Uber, Natura e Magazine Luíza lojas, tiveram empreendedores que mantiveram o máximo de foco no projeto. 

Devido a todo esforço, amor e resiliência, os negócios citados conseguiram se sobressair perante os demais do mesmo ramo e hoje são referência. Então, se você quer receber uma promoção ou ser conhecido por ser bom no que faz, esse é um ponto crucial. 

 estado de flow
O estado de flow ajuda o indivíduo a encontrar equilíbrio em diversos pontos da vida. Imagem de ha11ok do Pixabay.

Como entrar no estado de flow e dominá-lo no trabalho?

O primeiro passo para entrar no estado de flow e dominá-lo no trabalho é escolher uma área que gosta. Assim, você sentirá prazer e curiosidade em realizar as demandas. Outras ações importantes para atingir esse objeto são:

  • identificar e renunciar as distrações diárias;
  • organizar uma rotina;
  • esvaziar a mente antes de começar uma atividade.

Por fim, você deve preparar o seu cérebro para conseguir se concentrar. Então, lembre-se sempre de beber água, comer direito e fazer pausas entre uma demanda e outra ou determinados períodos. Além disso, uma boa estratégia é ouvir músicas que ajudam na concentração.

Em relação ao que foi citado, via de regra, canções calmas e que contenham apenas cantarolados são ótimas para manter o foco. Contudo, existem algumas pessoas que se dão bem em cenário contrário. Logo, esse é um ponto que você precisa descobrir só. 

Qual o segredo para manter esse estado por um longo período?

O segredo para manter esse estado por um longo período é entender que ele precisa fazer parte da sua rotina. Ou seja, deve ser praticado todos os dias até que vire algo natural. Assim, com o tempo você perceberá que nos últimos períodos têm feito boas escolhas na vida. 

É importante saber que ele não é natural do ser humano, será possível mantê-lo por alguns minutos ou até horas. Mas, depois, tudo voltará ao normal e por isso, na prática, será sempre um processo de reconquista que só acontece quando há preparação diária. 

Para ficar mais claro, tenta assimilá-lo ao enérgico. Afinal, quando as pessoas o tomam, sentem uma grande energia para praticar exercícios físicos, mas quando o efeito passa, o corpo volta ao ritmo normal. 

Exercícios para alcançar o estado de flow

Para alcançar esse estado você deve fazer o exercício de procurar um ambiente confortável para executar as tarefas. Além disso, organize em uma agenda todos os seus compromissos diários com base no grau de importância. 

Por fim, sempre respeite todos os horários de descanso estabelecidos. Então, no horário de almoço não execute demandas do trabalho, e não faça virar rotina desmarcar compromissos para conseguir trabalhar mais. 

Quais os erros comuns ao entrar no estado de flow?

O principal erro ao entrar nesse estado é não acreditar no processo. Isso porque, como foi dito, ele é uma relação entre você e a sua mente. Logo, se não há crença, ela vai ter dificuldade para mantê-lo ou até mesmo iniciá-lo.  

Outro problema é acreditar que será possível conquistá-lo com atividades desprazerosas. Afinal, por uma questão de lógica, o ser humano não consegue ficar imersivo a algo que o desagrada. Então, o que pode acontecer na prática é uma concentração devido a falta de opção. 

A realidade é que infelizmente, nem todo mundo consegue alcançar a realização profissional. Desse modo, é comum ver pessoas que realizam funções porque precisam sobreviver. Nesse caso, aplicá-lo será impossível, mas é possível tentar focar no futuro para mudar o presente. 

 estado de flow
Alguns jogos clássicos conseguem despertar o estado de flow com total facilidade. Imagem de congerdesign do Pixabay.

Como fortalecer a disciplina para alcançar o estado de flow?

O primeiro passo para fortalecer a disciplina para alcançar o estado flow é ser sincero consigo. Logo, se você não conseguiu cumprir uma demanda, ao invés de procurar motivos exorbitantes que retiram a culpa, busque a causa real. 

Ao fazer o processo informado, você conseguirá entender o que aconteceu e o que fazer para evitar um novo episódio. Além disso, é interessante buscar metas desafiadoras, buscar um método divertido para cumpri-lá e se deixar levar pela atividade. 

Como usar o estado de flow para alcançar resultados realistas?

A melhor estratégia para usar o estado de flow para alcançar resultados realistas é aproveitar o máximo do foco que ele proporciona. Então, mesmo que já tenha passado um período, se ainda houver curiosidade e vontade em persistir em determinado projeto, continue até o fim.

Como foi dito, ele não é estável na vida do ser humano e por isso, vem por um período e depois vai embora. Mas, ainda assim, tenha muito cuidado com os exageros. Ou seja, não faz sentido permanecer nele por mais de dez horas sem interrupções. 

Ao aprender a respeitar o seu corpo, a sua mente e conseguir aplicá-lo, você conseguirá ver uma mudança significativa na sua vida. Desse modo, será possível alcançar o que muitas pessoas buscam que é a felicidade e realização pessoal. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes