Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Evernote: veja como a ferramenta pode ajudar na gestão de tempo e os recursos que ela oferece

O Evernote é uma ferramenta que funciona como uma agenda no seu celular, computador ou tablet com uma série de recursos incríveis que o tornam único

Com o Evernote, você não irá mais se atrasar para reuniões ou compromissos, pelo menos não por falta de aviso, pois o app o notificará. Contudo, ao ler este artigo, você vai conferir alguns detalhes importantes sobre o que é a ferramenta e dicas de uso.

O que é o Evernote?

A ferramenta Evernote é um aplicativo de anotações para celular que funciona como uma agenda virtual onde os usuários salvam seus lembretes. Com o app, é possível fazer tudo na sua vida com mais organização, por exemplo:

  • definir uma rotina de estudos;
  • tarefas para fazer no trabalho;
  • atividades domésticas;

Entre outras obrigações e afazeres que precisam da sua atenção, do mais sazonal ao urgente, para que você não esqueça de executar nenhum deles. Afinal, é possível definir quais delas são mais importantes, bem como pelo nível de complexidade.

Isso vai depender da forma com que cada indivíduo deseja definir e gerenciar lembretes. Ou seja, a sua maneira de ordenar as tarefas que precisam de maior atenção varia de acordo com a rotina das pessoas.

Como a ferramenta fica salva na nuvem, o usuário pode criar novos textos, bem como editar e salvá-los a qualquer hora e lugar. Além disso, está disponível para smartphones que usam tanto o Android quanto o iOS.

Para que serve o Evernote?

O Evernote serve para você criar notas e lembretes mais importantes sobre a sua rotina. Isso porque o app permite a personalização de qualquer trabalho feito dentro da plataforma, bem como uma busca otimizada na aba de pesquisa.

Vale ressaltar ainda que o aplicativo conta com o recurso de salvar de forma automática, o que dá mais segurança para os usuários. Afinal, ele não perderá uma nota que escreveu, assim, basta abrir e continuar a edição.

Prático e funcional

Quem tem projetos para escrever mas precisa fazer outras tarefas, a ferramenta é crucial, pois com ela você não perde o que já produziu. Assim, você pode continuar na fila do caixa ou banco, com a maior concentração, por exemplo, sem ter que partir do zero.

Criar lista de afazeres, tópicos que serão pesquisados mais tarde e muitas outras funcionalidades são possíveis com este aplicativo de texto. 

Como o Evernote pode ajudar na gestão de tempo?

O Evernote tem vários recursos que permitem a personalização de notas que ajudam a lembrar os usuários das suas tarefas. Por exemplo, a opção de marcação daquelas no qual ele já concluiu, bem como ajustá-los de acordo com a sua prioridade.

A ferramenta é um dos melhores apps de produtividade, pois as atividades feitas na plataforma ajudam na organização da sua rotina. Desse modo, contribui para manter as suas obrigações em dia e sem atraso, contudo.

Nos tópicos a seguir, você verá dicas importantes sobre como fazer uma gestão de tempo de forma eficiente com a ferramenta. Portanto, leia com atenção e veja como usar o um dos melhores aplicativos de produtividade.

Evernote
O Evernote conta com diversos recursos para lembrar os usuários de suas tarefas. Imagem de Tim Samuel no Pexels.

Planejar as suas tarefas

Uma das funções básicas e primordiais da ferramenta é que ela ajuda o usuário a planejar todas as tarefas e obrigações do dia. Ao passo que, ele irá inserir tudo o que deve fazer e ordená-las de acordo com a relevância que cada atividade tem.

A ideia é similar a anotações feitas à mão com caneta em um caderno, porém, todo o conteúdo será escrito no celular. Isso porque o smartphone é o acessório que as pessoas mais usam nos dias atuais e tudo passa por ele.

Dicas importantes

Ao planejar suas tarefas na ferramenta, é crucial que você coloque títulos nas categorias das atividades que criar no app. Desse modo, evita que haja uma confusão nas notas, além de trazer mais organização.

Também faça a classificação delas por cores diferentes, ao passo que ficará mais fácil identificar as notas, bem como deixar tudo mais bonito. Além disso, use a barra de pesquisa para encontrar o que procura com mais facilidade, sem ter que perder tempo.

Monitorar o seu progresso no Evernote

A ferramenta possui um modelo para definir metas alcançáveis que permite ao usuário acompanhar todo o seu progresso dos objetivos que ele determinou. Isso é crucial para que a pessoa mantenha o foco e não fique pelo caminho.

Monitorar cada etapa é bem simples, uma vez que a planilha é fácil de entender e fornece todos os dados com o passar dos meses. Além disso, você pode compartilhar sua nota com os dispositivos que possui para que possa ver em qualquer lugar que estiver.

Criar lembretes

Os lembretes são para aquelas notas que têm prazos de conclusão, ou seja, o usuário deve cumprir no tempo que ele predeterminou. Na ferramenta, você pode criá-los e definir para qualquer data e hora que quiser, bem como configurar uma que já existe.

Ajudam a cumprir com prazos

Esse modelo de anotações ficam fixas no topo da lista para um fácil acesso. Contudo, é possível optar por receber uma notificação por e-mail para cada uma das notas que contém lembretes no dia em que expiram os prazos.

Manter o calendário atualizado

Uma forma de manter o calendário atualizado é integrar com o Google Agenda. Dessa forma, poderá conectar uma nota a um evento e todos os demais campos, como data, hora, local e título da reunião serão preenchidos.

Quais são as vantagens de usar o Evernote?

O Evernote se destaca por ter várias funcionalidades para os usuários criarem as suas notas. Além disso, são recursos bem intuitivos que ajudam na gestão de tempo de quem o utiliza, pois há muita facilidade para mexer, como os:

  • cadernos;
  • notas;
  • datas;
  • etiquetas;
  • anexos;
  • listas.

Cada uma dessas funcionalidades tem o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil ao elaborar as suas obrigações e tarefas. Contudo, os tópicos que você verá a seguir irão mostrar com mais detalhes o que esses recursos significam e para que servem.

Cadernos

Quando o usuário cria a sua primeira nota no app, a ferramenta gera um caderno, ou pasta, como você preferir. Todavia, é possível ter várias delas para dividir e organizar todas as anotações, além de poder fazer a migração dos documentos.

Para ter acesso à eles, basta clicar na opção “Cadernos” na barra da lateral esquerda. Assim verá todos os que já criou, além de poder fazer edições nos títulos.

Evernote
O Evernote conta com um recurso chamado caderno, ou pastas, para organizar as notas. Imagem de Artem Podrez no Pexels.

Notas

Essa é a principal funcionalidade da ferramenta, ao passo que você as cria dentro dos cadernos, então basta acessá-los e clicar em “Mais”. Após isso, escreva o título, use quais recursos quiser, como etiqueta e anexo, depois é só salvar e sair, simples e fácil.  

Datas

As datas servem para dar lembrete aos usuários sobre as notas que têm prazo para serem finalizadas em um determinado tempo. Você pode fazer isso para uma anotação nova ou editar aquela que já existe, contudo, após receber o alerta, é só marcar com concluído.

Etiquetas

As etiquetas são com tags para marcar nas notas que criar, ao passo que sua função é dar uma categoria para as anotações. Elas são vitais para dar organização ao caderno, uma vez que para sua lista de tarefas diárias, por exemplo, podem haver vários afazeres.

Isso faz da ferramenta um dos bons aplicativos de organização e ajuda a lidar melhor com as obrigações que tem para realizar. Contudo, para adicionar a tag, é só clicar em cima da nota que deseja marcar e inserir a etiqueta com o nome e depois salvá-la.

Lista 

Você pode criar uma lista do tipo checkbox, que são aquelas caixinhas loterias que você pode marcar uma nota ao concluí-la. Um bom exemplo de sua aplicação é ao fazer uma relação de compras do mês ou tarefas, assim é só selecionar as que estiverem ok.

Anexos 

Os anexos são vitais para quem gosta de fazer anotações com áudio, imagem ou vídeo, pois a ferramenta permite essa adição. Em síntese, uma de suas boas aplicações é quem quer gravar uma fala do professor ao explicar a matéria e fotos dos seus exemplos.

Como o Evernote ajuda na organização dos seus compromissos?

O Evernote serve como uma agenda virtual no qual você pode colocar lembretes sobre os seus compromissos para que o app o notifique. Dessa forma, não irá perder a sua reunião ou algo que precisa fazer, além de contar com outros recursos, como:

  • cadernos, para organizar sua lista de tarefas;
  • personalização das notas;
  • etiquetas para marcar as anotações conforme a categoria.

Entre muitos outros atributos que fazem dessa ferramenta uma peça indispensável para quem procura otimizar cada hora do seu dia. Por isso, é essencial contar com o Evernote como um dos principais apps de gestão de desempenho para a sua rotina.

Evernote
O Evernote funciona como uma agenda virtual, porém com muitos outros recursos. Imagem de Artem Podrez no Pexels.

Por que é tão importante usar o Evernote?

Usar o Evernote é vital para gerir melhor cada hora do dia e concluir cada tarefa do dia no prazo, sem atrasar. Além disso, é uma plataforma simples e fácil de usar, com uma interface limpa.

O aplicativo tem vários atributos incríveis, como você já pôde conferir neste artigo.Todavia, a ferramenta possui a versão gratuita com alguns recursos limitados, além dos planos mensais:

  • premium, por R $9,00 com notas de até 200MB de tamanho e muito mais;
  • e o business, por R $24,00 com tudo de melhor que a ferramenta oferece.

Você pode escolher qual desses pacotes irá suprir as necessidades que precisa, afinal, para cuidar melhor do tempo, o esforço vale a pena. Por fim, vale lembrar ao usuário que leia com atenção os detalhes dos planos, assim, irá definir e contratar o ideal.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes