Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Tag Manager: como ele funciona e seu papel na estratégia de marketing?

Com o Google Tag Manager é possível controlar as tags de seu site de forma fácil. Assim, é ideal, já que ajuda a monitorar as métricas de marketing importantes. Então, torna-se um recurso essencial para conquistar seu público e ver como ele consome seus conteúdos.

O que é Google Tag Manager?

Essa é uma ferramenta criada pelo Google e oferecida de forma gratuita. Sua principal função é gerenciar as tags de uma forma bem simples. Assim, ele oferece rastreio com o uso de:

Antes disso, os códigos que deveriam ser postos nos sites eram mudados no código fonte. Por exemplo, as tags para acompanhar alguma tarefa dos visitantes na página. Então, quando ele é usado, dá para ter mais controle das métricas.

Monitorar métricas e rastrear resultados de marketing

O Google Tag Manager dá total suporte para a gerência na inserção desses elementos. No entanto, é essencial ter certeza de que o seu conteúdo funciona. Portanto, é possível ver se os resultados são bons e ainda incluir estratégias de remarketing.

A sua ideia é monitorar quando os usuários acessam um produto do seu site. Depois, gera os anúncios para os visitantes no momento em que navegam no Facebook, por exemplo. Então, a ferramenta é muito útil para ter esse controle total.

pessoas diferentes em um espaço que parece ser de reunião. Todas estão com notebooks e parecem estar discutindo sobre algum assunto
Legenda: O Google Tag Manager é o suficiente para controlar os códigos do site. Imagem: de ijeab no Freepik.

Como funciona o Google Tag Manager ou GMT na prática?

Ele é um gerenciador de tags, próprio para publicar os códigos de rastreio dentro dos websites. Então, abre um leque de possibilidades para que possa usar de forma simples. Por isso, traz alguns pontos muito úteis para a sua performance:

  • Não precisa de código HTML;
  • Retira a instalação de páginas de e-commerce.

Quando se coloca um código no GMT, ele replica por todas as páginas do site. Isso acontece de forma automática, com um efeito em massa e que ajuda na escalabilidade. Portanto, ele é bem vasto para o uso, já que pode aplicar o Google Analytics, dentre outras ferramentas. 

Inserção de tags nos sites como estratégia de marketing

Mesmo ao fazer um plano completo para o seu marketing digital, pode haver algumas falhas. Ou seja, há grandes chances de erro durante o processo de preparar a landing page e configurar as análises. Mas, o Google Tag Manager é uma das soluções para evitar esse problema.

A plataforma ajuda a deixar o processo de monitorar as ações mais rápidas. Por isso, é ideal para se incluir em uma estratégia e ter resultados melhores, bem como, mais eficazes. Assim, ajuda a registrar a taxa de conversão, engajamentos e os cliques.

O que são acionadores e variáveis?

São dois itens essenciais para que o GTM funcione do melhor jeito possível. Por exemplo, os acionadores têm a função de escolher as condições para uma tag ativar. Então, tem algumas etapas que se seguem com o seu uso:

  • O usuário acessa um banner ou cabeçalho;
  • Uma tag de rastreio começa a agir;
  • A coleta de métricas passa a ser feita.

Quanto as variáveis, elas servem para aplicar mais formas de acionar e monitorar as tags. Ou seja, é como um acessório, capaz de gerar códigos de acompanhamento dentro do Analytics. Dessa forma, seu processo não se torna difícil, como costuma ser.

Vantagens do Google Tag Manager

Existem duas formas de ver as utilidades desse tipo de ferramenta. De toda forma, ela oferece mais eficiência no dia a dia e ainda dá para gerenciar o script de sites. Assim, o seu plano para ter resultados positivos pode começar com o uso desses benefícios. 

Aumento da produtividade do profissional de marketing

Colocar o script nos sites é um processo que gera muito trabalho. Então, funciona como uma ferramenta para melhorar o desempenho, já que não é preciso mexer em todos os códigos. Assim, não atrapalha os setores de TI e os comandos se automatizam.

Acompanhar métricas para estratégias de marketing

Há vários dados que precisam ser acompanhados, ainda mais nas métricas de um plano de marketing. Assim, tem muitos números que precisam de atenção nas atividades dos usuários nos sites. Portanto, essa é uma ferramenta que ajuda a conhecer o público-alvo e entender o seu consumo.

Melhorar ações de marketing

Fazer alterações no site ajuda a deixá-lo melhor para os seus visitantes. Então, o Google Tag Manager auxilia a entender quais são os produtos de interesse dos usuários. Por isso, é ótimo para estratégias de nutrição de leads.

homem de barba e óculos de grau com a mão no queixo olhando de forma concentrada para o monitor a sua frente
Legenda: Com o Google Tag Manager, não é preciso contratar programadores. Imagem: de pvproductions no Freepik.

Como criar uma conta e instalar o Google Tag Manager?

O processo é fácil igual a qualquer outro que é feito dentro do Google. Dessa forma, o primeiro passo é fazer a sua conta dentro da plataforma do GMT. Contudo, caso já tenha sua conta no gmail, pode usá-la e em seguida, basta:

  • Visitar a página do GMT;
  • Fazer login com a mesma conta do Analytics;
  • Configurar com o nome da empresa.

Pode personalizar o seu contêiner, que é capaz de armazenar tags e regras que usa em seu site. Além disso, caso use mais de um website, é preciso criar mais de um desses containers. Depois, o processo de cuidar das métricas se torna bem mais fácil. 

Quando fizer essa conexão, ele já começa a agir para trazer as informações que precisa. Então, o rastreio começa a puxar dados para achar os seus clientes, novos ou antigos. Além disso, ainda é possível de complementar, com o uso de outras plataformas.

Como conectar o Google Tag Manager ao Google Analytics?

No momento em que colocar a sua primeira tag, ele irá sincronizar com o Google Analytics. Dessa forma, caso já tenha criado a sua conta, o processo é mais fácil ainda. Assim, as etapas mais simples para fazer a junção são:

  • Clicar em tags e criar uma nova;
  • Na seção de escolher o produto, basta selecionar o Analytics.

É possível criar a tag com o nome que deseja para o seu site. Dessa forma, basta criar na opção ‘sem título’ e escolher a que mais combina com seu objetivo. Portanto, o processo é simples e rápido de fazer.

Os testes são essenciais para ver se ambos funcionam como deveriam. Então, sempre tenha atenção ao site para que consiga configurar tudo do jeito certo. No entanto, a plataforma é a mais dinâmica possível para que o processo seja simples.

Google Tag Manager no remarketing

O processo com o uso do Google Ads dispensa a ajuda de programadores com o GMT. Assim, é ótimo para o Marketing Promocional, já que seus produtos aparecem de novo para a mesma pessoa. 

Google Ads

Essa ferramenta é feita para criar anúncios de produtos para os usuários. Por exemplo, dá a chance de se conectar ao Youtube, Gmail e a outras redes. Dessa forma, as pessoas irão conhecer sua marca e serem convidadas a acessar seu conteúdo.

Facebook Ads

Uma das formas de oferecer seus produtos, mas direto na rede social. Assim, o remarketing funciona para os usuários da mídia que acessam os seus produtos. Com isso, tem-se mais chances deles voltarem por se manterem conectados a essa plataforma.

O que mais o GMT pode fazer?

Dá para juntar o Google Tag Manager com inúmeras ferramentas para ter mais resultados eficientes. Ou seja, não é preciso se limitar apenas ao Analytics, pelo contrário. Assim, é possível ver diferentes tipos de métricas para entender os seus usuários.

A informação pode se converter em ótimas estratégias para usar em seu estilo de marketing. Dessa forma, suas funções são todas voltadas a deixar o uso mais prático. Por exemplo, é possível colocar mais de um site para que possa controlar.

Testes A/B

Ele é uma ferramenta para eles e se conecta bem fácil a Optimizely, Kissmetrics e Crazy Egg. Então, gera a chance de testar as informações de banners e páginas para ver qual tem o melhor desempenho. Ou seja, ajuda a achar a mais adequada para o seu negócio.

Use o GTM para manipular seus códigos

Com o Google Tag Manager, os códigos de monitoramento tornam-se melhores para receber atenção. Dessa forma, tudo se resolve de forma rápida, simples e prática. Além disso, gera o conforto de não precisar de equipe de programação e:

  • Apenas uma pessoa pode cuidar disso;
  • Os projetos ficam seguros.

O lado positivo é que a ferramenta entrega aos usuários um histórico de todas as mudanças. Por isso, quando quiser voltar a versões que já utilizou, não haverá problemas. Assim, consertar erros ou modificações não gera uma grande dor de cabeça. 

Ele é um desenvolvedor pessoal que muitos profissionais de marketing passaram a usar. Dessa forma, tem-se a chance de mexer nos códigos de forma ágil e analisar dados, bem como, gerenciar resultados. Por fim, o GTM é uma ferramenta que faz total diferença no dia a dia.

pessoa com casaco amarelo sentada em frente a uma mesa usando o notebook. Nesse último, estão sendo mostrados diversos gráficos, representando uma análise estratégica
Legenda: O Google Tag Manager é ideal para ajudar nas estratégias de marketing. Imagem: de our-teams no Freepik.

Mais segurança nos projetos com o uso do Google Tag Manager

Qualquer ato se torna mais seguro com o uso do GMT. Porque, a ferramenta é capaz de ver todos scripts de rastreio adicionados com as tags HTML. Então, a personalização é feita de forma autônoma e ainda pausa ao achar um malware conhecido, como:

  • Endereço de IP;
  • URL.

Dá para ter controle total em relação às contas que tem na ferramenta. Por isso, caso queira tirar alguma, isso pode ser feito a qualquer momento. Aliás, tem outras funções como listas de permissão e bloqueio.

Aprenda como usar o GTM e aplique na sua estratégia

Tem diversas ferramentas capazes de ajudar a impulsionar o seu marketing, mas nem todas vão se adequar ao sue negócio. Por isso, o ideal é usar plataformas que podem melhorar o seu planejamento. Além disso, o Google Tag Manager oferece essas vantagens:

  • Gratuito;
  • Praticidade na manipulação;
  • Não precisa de programadores.

Tornar sua estratégia mais simples para ter bons resultados é o melhor a se fazer. Assim, é a opção certa para saber o alcance de seus produtos e controlar os acessos. Dessa forma, o Tag Manager acaba com a dependência de mudanças com o HTML e traz total conforto.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes