Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Logotipos: descubra as melhores ferramentas para criá-los

Os logotipos são a imagem da sua empresa. Logo, eles são fundamentais para atingir o sucesso. Mas, ao contrário do que acreditam, é possível criá-los de forma fácil com a ferramenta certa. 

Os logotipos têm a capacidade de tornar a marca famosa no mundo inteiro. Desse modo, com eles os lucros podem aumentar de forma significativa. Então, se isso chamou a sua atenção, descubra quais as melhores ferramentas para criá-los e veja como tudo funciona. 

O que são logotipos?

Na prática, os logotipos são símbolos, letras ou até números que representam a sua empresa. Ou seja, eles são formas visuais de representar a marca e o que ela representa no mercado. Desse modo, fica claro que eles possuem uma enorme importância para qualquer negócio. 

Para ficar mais claro, quando você pensa em empresas famosas como Natura e Coca Cola, de imediato a mente faz a assimilação com o rótulo. Isso porque, ele fica exposto de forma constante, o que torna-os inconfundíveis.

Não precisa ser um negócio mundialmente conhecido para ter a sua marca fixada na lembrança dos clientes. Logo, se você cria algo com dedicação e que combine com as suas personas. Então, com isso, será possível aumentar a visibilidade de sua empresa e aumentar o lucro

logotipos
Com os logotipos certos, a sua empresa pode viralizar em todas as redes sociais. Imagem de Geralt do Pixabay. 

Qual o segredo para fazer bons logotipos? 

O principal segredo para fazer bons logotipos é manter a simplicidade. Isso porque, quando isso acontece, fica mais fácil lembrar do seu negócio. Além disso, existem outros pontos que devem ser segundos, e vão te ajudar a alcançar esse objetivo, por exemplo:

  • realize uma boa pesquisa de mercado.
  • dê início a um Benchmarking;
  • determine um público alvo;
  • escolha a tipografia, cores e características de formas geral. 

Por mais que você use ferramentas que vão te ajudar a fazer o processo de forma rápida e precisa, é necessário ter todos os pontos determinados. Afinal, com eles você vai conseguir criar algo que de fato funcione. Então, antes de tudo, o que foi acima citado precisa ser determinado. 

O que é um Benchmarking?

De forma resumida, o Benchmarking é um processo de busca, onde é possível identificar empresas que seguem o mesmo ramo que você. Desse modo, você consegue analisar os logotipos delas para criar algo que se destaque. 

É importante saber que essa é uma estratégia que explica um pouco o que é SEO na prática, e quando aplicada, consegue trazer ótimos resultados. Logo, se você quer fazer sucesso e se tornar um pioneiro no mercado, vale a pena aplicar esta técnica. 

Quais os principais tipos de logotipos? 

Poucas pessoas sabem que existem diversos tipos de logotipos, como a Lettermark, estilo que busca sempre a máxima simplicidade. É possível vê-la em empresas que querem destacar a letra inicial do negócio, como a HBO, CNN e mais. Além dessa forma, há outras que é interessante saber:

  • símbolo ou incone: nesse estilo é possível destacar a pioneira Apple;
  • wordmark: a proposta é seguir o estilo minimalista e usar uma fonte, como é o caso da Disney;
  • combination mark: onde as empresas usam os símbolos e os texto, por exemplo a Adidas;
  • emblema: busca um design compacto e impactante, como é o caso da FIAT.

Agora que você já conhece os principais tipos, o ideal é analisar de forma detalhada todos eles para descobrir qual combina com o seu negócio. Outra dica interessante é sempre buscar opiniões de terceiros. Assim, você conseguirá ter uma visão mais ampla para saber o que vai funcionar.

logotipos
Com as ferramentas certas é possível criar bons logotipos com total facilidade. Imagem de CyberRabbit do Pixabay.

Quais as melhores ferramentas para criar logotipos para sua empresa? 

No mercado existem diversas ferramentas que podem te ajudar a criar logotipos incríveis, como é o caso do Logaster. Isso porque, ele é rápido, tem um preço acessível e ainda, pode dar origem a cartões de visitas. Além disso, há outros que merecem destaque, como:

  • power draw;
  • logoScopic Studio;
  • design Mantic;
  • makr;
  • logo maker;
  • turbologo;
  • logo Foundry.

Todas as ferramentas citadas podem satisfazer a necessidade de quem deseja conquistar a autoridade no mercado com a marca. Entretanto, para isso, é necessário conhecê-las de forma detalhada. Assim, para que você consiga se tornar um grande empreendedor, veja como elas funcionam logo abaixo. 

Power Draw

Como o próprio nome demonstra, o Power Draw lembra bastante o famoso Corel Draw e funciona de forma bem parecida. Outro ponto interessante é que ele é gratuito e fácil de usar. Desse modo, é perfeito para quem está começando e não possui um capital grande e muito tempo disponível. 

Por fim, vale mencionar que com ele você consegue criar desenhos 2D e gifs. Ou seja, usá-lo é ter a certeza que terá a experiência completa para criar um marketing digital que seja atrativo, simples e que ajude a elevar os lucros. 

Logoscopic Studio

Quem busca praticidade vai se encantar com o Logoscopic Studio. Isso porque, ele permite que todo processo de criação seja feito através do celular. Assim, basta baixar o aplicativo através do seu Iphone e começar o projeto. 

Vale mencionar que ele possui uma paleta de cores variadas, diversas funcionalidades e a versão básica é gratuita. Desse modo, se você quiser realizar ações mais avançadas, terá que contratar a opção paga para ter uma experiência completa. 

Design Mantic

O Design Mantic é uma ferramenta completa, que permite fazer toda parte gráfica do site e o logotipo. Assim, com ele você pode criar imagens para a sua campanha, dar origem ao cartão de visitas, camisetas e até mesmo papéis timbrados. 

Por ser muito versátil, para usá-lo de forma completa é necessário pagar uma taxa. Contudo, vale mencionar que, todo valor investido será benéfico. Afinal, nele você terá a opção de fazer diversas coisas visuais que vão ajudar no sucesso da sua empresa.

Makr

Como o  Logoscopic Studio, o Makr pode ser acessado através do celular. Mas, o que o torna um destaque é o fato dele ser bem simples de usar e ainda oferecer suporte para a papelaria da sua empresa. 

Para fazer o uso da plataforma, você precisa investir um valor ínfimo. Desse modo, conseguirá ter acesso a todas as funcionalidades. Então, por tudo que foi exposto, todo valor destinado é viável. 

A verdade é que de fato existem pequenos negócios que ainda não possuem o próprio computador. Portanto, essa ferramenta faz com que seja possível criar algo profissional, atrativo e completo mesmo que não exista esse objeto e por isso, ele se destaca.

Logo Maker

O Logo Maker é uma plataforma que funciona de forma online, gratuita e tem a capacidade de criar logotipos incríveis para o seu negócio. Assim, hoje em dia, ela possui uma grande popularidade entre os usuários. 

Outro ponto interessante é que com ele, você consegue criar folders, banners promocionais e diversos cartões de visitas. Logo, como diversos outros, ele oferece todos os recursos para montar uma papelaria completa. 

Ao contrário de alguns citados, no Logo Maker não precisa pagar para usá-lo. Entretanto, a plataforma cobra uma pequena taxa para fazer o download das criações. Ou seja, só é necessário investir capital naquilo que for usar. 

Turbologo

Graças a ferramenta AI, o Turbologo consegue gerar vários projetos gráficos para a sua empresa em uma fração de minutos. Portanto, ele é perfeito para quem busca agilidade, praticidade e muita precisão. 

Para fazer o processo, o usuário precisa apenas digitar o nome da empresa, selecionar as cores que são atrativas e por fim, determinar a especialização.  Assim, ele vai puxar um rol de possibilidades para você escolher. 

Uma característica bem interessante é que ele tem uma vasta possibilidades de logotipos únicos e já prontos. Desse modo, se houver um que desperte o seu interesse, não vai precisar gastar nenhum tempo no processo de criação. 

Logo Foundry

O Logo Foundry é adaptado para IOS, Android e Windows Phone. Logo, você pode usá-lo no celular e para isso, precisa apenas baixar o aplicativo. Além disso, com ele é possível suprir tudo que o seu projeto precisa.

Por ser um software muito detalhista, quem não tem muita experiência na área, pode ter um pouco de dificuldade para usá-lo. Mas, nada que com um pouco de paciência e determinação não seja superado. Outro fator importante é que para usá-lo você precisa pagar uma pequena taxa. 

Devido ao ponto que foi citado, a verdade é que quando comparado aos outros, ele acaba atrasando um pouco a produção. Contudo, dentre todos eles, esse é o que mais possui possibilidades na hora de criar o logotipo. Então, será necessário pensar para decidir o ideal. 

logotipos
É possível criar diversos logotipos para decidir qual combina melhor com o seu negócio. Imagem de pinwhalestock do Pixabay.

Como os logotipos podem ajudar no sucesso da empresa?

A verdade é que os logotipos são a carta de entrada para a sua empresa. Afinal, ele é o primeiro contato que o cliente tem com o seu produto e às vezes, é o que o faz querer conhecê-lo. Então, ele tem um grande poder de ajudar no processo de sucesso para o seu negócio. 

Para que tudo funcione, é muito importante que você goste muito daquilo que foi criado. Isso porque, quando isso acontece, a vontade de divulgar e se esforçar para que tudo dê certo vem de forma mais intensa. Portanto, só aceite aquilo que trouxer satisfação de forma completa. 

Por fim, vale mencionar que o logotipo é apenas um detalhe, mas que tem o poder de tornar a sua marca famosa. Desse modo, será possível conquistar o sonho de ser referência no mercado e alcançar um grande lucro.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes