Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como funciona o marketing institucional?

O marketing institucional tem como foco construir a imagem da sua marca no mercado, a fim de torná-la sólida e uma referência no segmento, veja agora como aplicá-lo.

Marketing institucional é o nome da vertente que atua com foco na melhoria da imagem de uma marca por meio de ações internas e externas. Portanto, saiba agora como aplicar a tática e quais são as vantagens que ela traz para seu negócio, seja qual for o seu segmento.

O que é marketing institucional?

O marketing institucional é uma vertente da área que se concentra na gestão da imagem e reputação de uma organização. Nesse sentido, é comum ser visto em:

  • empresas;
  • ONG’s;
  • instituições governamentais.

Em geral, o foco principal deste modelo de marketing é criar, fortalecer e manter uma imagem positiva e coerente da marca perante seu público-alvo, seja ele seus clientes, investidores, equipe de trabalho, parceiros ou até mesmo a sociedade na totalidade.

Como funciona o marketing institucional?
O marketing institucional conta com um plano completo para se tornar referência no segmento em que atua. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Seja Top Of Mind

A tática te permite criar solidez na imagem para chegar a ser Top of Mind, ou seja, referência para as personas do seu negócio sobre qualquer tema referente ao seu segmento ou parcela de mercado.

Isso pode ser visto, por exemplo, com refrigerantes, onde a Coca-Cola domina o mercado e é uma marca de referência mundial. Da mesma forma, diversas outras empresas, como a Danone, é destaque dentro no ramo dos laticínios e iogurtes.

Como aplicar o marketing institucional?

Para aplicar o marketing institucional, você deve focar a sua atenção, em geral, na forma como aparece e como fala com seu público. Então, seguir algumas dicas com certeza vão te ajudar a ser mais eficaz com a tática.

Invista na comunicação

Aqui é o ponto principal que vai te destacar de quem compete com a sua marca no mercado. Desse modo, entenda que é preciso trabalhar, de início, com quem faz parte da sua equipe interna.

Por isso, exponha sempre que possível os prós da sua empresa e dos seus produtos, pois sues colaboradores serão as primeiras pessoas que irão falar do seu negócio para os outros.

Defina sua identidade

Nesse ponto, é ideal ter em mente a identidade da sua empresa e como você deseja que ela seja vista. Assim, defina:

  • missão;
  • visão;
  • valores da sua marca.

Com isso, sempre que tiver alguma dúvida sobre como agir ou sobre qual decisão tomar para seu negócio, recorra a esses pontos, que serão as raízes, a causa do seu negócio existir e a base da visão do seu negócio.

Conheça o seu público

É ideal conhecer o público do seu negócio, para criar formas únicas de falar com eles. Afinal, seja por redes sociais ou blog, é preciso dizer o que eles querem ouvir. Desse modo, após estudar e definir suas personas, fica mais fácil proceder com outras ações de marketing.

Quais são os tipos de marketing institucional?

Existem tipos diferentes de marketing institucional, onde os principais deles são o endomarketing e o employer branding. Por isso, veja detalhes sobre cada um deles mais adiante.

Endomarketing

Nesse modelo, o foco da sua tática deve ser as relações e as formas de comunicação interna. Assim, o principal público-alvo das campanhas são os colaboradores do seu negócio.

Com essas ações, a ideia principal é engajar todos em prol do objetivo da sua empresa, porém, não apenas pelo simples fato de fazê-lo. Mas sim, pelo orgulho em fazer parte de uma marca em que acreditam de verdade.

Employer branding

Aqui, o foco é tornar a sua empresa bem vista no mercado, mas não só para os clientes. Isso porque, essa tática é usada para que o seu RH possa:

  • atrair talentos para trabalhar na marca;
  • manter e/ou reter o seu quadro de pessoal;
  • evitar evasões frequentes.

O modelo foca na equipe como um dos pilares da melhoria dos resultados da empresa na totalidade, o que consiste também em criar um ambiente propício para tal.

Como funciona o marketing institucional?
O marketing institucional foca também na sua equipe interna de trabalho, pois seus colaboradores são os primeiros precursores da sua marca. Imagem de KamranAydinov em Freepik

Existem cases de sucesso do marketing institucional?

Hoje, existem diversos exemplos de sucesso com marcas que usaram o marketing institucional, como o banco Santander, por exemplo. Mais adiante, veja detalhes sobre como essa tática foi bem-sucedida em diferentes empresas e segmentos.

Santander

O foco da campanha do banco é a comunicação direta com o público, seja ele seus clientes ou não. Nesse sentido, ela começou há alguns anos e hoje a imagem do Santander é bem diferente do que se via antes.

A tática é usar uma logo de chama para reforçar conceitos como transparência e ousadia. Assim, as propagandas estão presentes em emissoras de TV nos horários mais nobres. Com isso, a marca busca interagir com os clientes de forma direta e clara.

Natura

O case da Natura foca em destacar suas inovações, como a sua política sustentável e suas ações sociais, por exemplo. Da mesma forma, suas campanhas envolvem o público de forma direta, como nas últimas campanhas com a presença de influencers.

Seus comerciais também aparecem na TV em horários nobres e a marca está nas redes sociais intensamente, além de explorarem o nicho de produtos veganos também.

Ambev

A Ambev se destaca pelas ações em diversos canais, sejam eles on ou offline, para reforçar a sua imagem. Nesse sentido, a marca investe na associação de seus produtos com paixões do público nacional, como o futebol, por exemplo, ou o samba, verão e as praias.

Itaú

O Itaú é outro banco que usa o modelo de marketing institucional, com o slogan principal “Feito para você”. Assim, na maior parte das propagandas, tentar criar um laço de afeto com o público, o que dá para notar, por exemplo, na última cena dos seus comerciais.

Neles, o ator ou atriz sempre aparece de frente, enquanto faz o sinal do banco com as mãos, onde o fim dele é o ponto do “I” de Itaú, onde apontam para a tela, ou para você, nesse caso.

Toyota

Um caso de endomarketing é o que se vê na Toyota nos últimos anos, com foco em mostrar seu trabalho em equipe. Desse modo, suas ações incentivam os seus colaboradores a se dedicarem ainda mais.

Isso tudo com ideias propostas por eles mesmos, como reforço à sua missão, visão e valores. Assim, eles entendem que são uma parte crucial para o sucesso da marca.

Como funciona o marketing institucional?
O marketing institucional tem diversos cases de sucesso que podem inspirar o seu negócio. Imagem de DCStudio em Freepik

Quais são as vantagens do marketing institucional?

O marketing institucional oferece várias vantagens para quem deseja construir uma imagem sólida e positiva perante o público e seus stakeholders. Desse modo, veja a seguir detalhes sobre o que a tática pode oferecer para a sua marca.

Melhore sua reputação

Esse modelo ajuda as marcas a construírem e fortalecerem suas reputações no mercado. Dessa forma, é crucial para ganhar a confiança dos clientes, investidores, parceiros e outros públicos.

Maior destaque no mercado

Por meio desse tipo de marketing, as empresas podem destacar suas características únicas, valores e missão. Assim, isso ajuda a diferenciá-las da concorrência e a criar uma identidade distinta.

O marketing institucional ajuda na fidelização de clientes?

Uma imagem mais positiva pode levar à fidelização de clientes de forma mais fácil com o marketing institucional em comparação a outros tipos de abordagens que existem.

Afinal, clientes satisfeitos e que confiam na sua marca tendem a fazer negócios de novo onde tiveram uma experiência positiva. Por isso, vale muito a pena investir nessa tática.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes