Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dicas de sites para baixar livros

Os sites para baixar livros incentivam a leitura a disponibilizar livros gratuitos e pagos com preços mais em conta, além de permitir download em diversos formatos.

sites para baixar livros aos montes, dando muitas opções aos apaixonados por leitura escolher qual deles usar para downloads. Contudo, neste artigo você vai conferir as dicas de como escolher uma boa plataforma, assim como saber as melhores alternativas.

O que são os sites para baixar livros?

Sites para baixar livros trata-se de plataformas online onde os usuários podem fazer o download de obras literárias de vários nichos. Em suma, eles tornam o acesso à leitura mais fácil, pois as pessoas não precisam pagar por isso, além oferecer os formatos em:

  • PDF;
  • e–book;
  • audiobook.

A depender do gosto de cada um, a ideia é proporcionar uma boa experiência do usuário ao usar algum dos sites de livros e baixá-los. Do mesmo modo, há várias opções de livros que você pode fazer o download.

É provável que não encontre uma ou outra obra no catálogo das plataformas, por outro lado, são muitas as alternativas para consultar. Ou seja, existem diversas páginas na internet que se dedicam a esse tipo de serviço.

Isso significa dizer que, ao não achar um título que busca em um dos sites que irá acessar, é só procurar em outro. Em síntese, você pode repetir esse processo por várias vezes até encontrar a obra que quer, mas, avalie as opções de formatos disponíveis para baixar.

Sites para baixar livros: dicas de plataformas para você fazer download de livros
Os sites para baixar livros são plataformas que dispõem de vários formatos para download. Imagem de Perfecto Capucine no Pexels.

Quais são as vantagens de usar sites para baixar livros?

Os sites para baixar livros, em geral, dispõem de um catálogo extenso de várias obras, o que é ótimo para os amantes da leitura. Dessa forma, é muito mais fácil de encontrar um título, bem como o estilo que você tanto gosta e busca, por exemplo:

São várias as opções de nichos literários e de diversos autores em seu catálogo. Além disso, é possível fazer o download em um formato que seja o ideal para a sua leitura, como o PDF.

Quem prefere ouvir a obra tem alternativa de optar por baixar o conteúdo em áudio, ou seja, a versão de audiobook. A princípio, esse estilo é muito comum para pessoas que gostam de escutar o seu título como narração enquanto fazem suas tarefas.

Também se torna uma ótima opção para o deficiente visual, uma vez que, ao invés de ler, irá ouvir o texto lido em voz alta. No entanto, avalie o site antes para saber quais são as versões que ele dispõe aos usuários para fazer o download 

Atenção aos detalhes

O fato de esses sites dispor de vários formatos digitais para download, permite que os usuários acessem em qualquer dispositivo, hora e lugar. 

Isso ajuda na leitura ecológica, afinal, optar por arquivos digitais elimina a impressão de papel, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, vale frisar um ponto que é muito importante sobre os sites de download de livros que são os custos.

É vital que você saiba que, embora haja as obras de domínio público, existem também aquelas que têm um pequeno custo. Por isso, é vital ter atenção nesse aspecto para o caso de uma plataforma cobrar por um título, mas estar de graça em outro site.

Isso é uma forma de economizar ainda mais, principalmente se for um livro que você queira muito, mas está com um preço muito alto. Então, tenha atenção a esses detalhes antes de optar por uma plataforma.

Quais são os melhores sites para baixar livros?

Há muitos sites para baixar livros que são ótimas opções, como o Project Gutenberg. A princípio, o foco dessa plataforma são as obras de domínio público, ao passo que, conta com uma biblioteca de opções diversas, vale citar também:

  • Universia Livros;
  • Librivox;
  • Cultura Acadêmica;
  • Open Library;
  • Biblioteca Brasiliana;
  • ManyBooks;
  • Portal Domínio Público;
  • Google Livros;
  • BookBoon.

Como você pode ver, as alternativas são várias, ao passo que, há ainda muitos outros sites com o mesmo propósito e com o foco diversificado. Todavia, é importante saber que, a maioria dos livros ficam disponíveis por tempo indeterminado.

Isso ocorre por conta dos direitos autorais das obras, o que os limita para achar e baixar, então, sempre pesquise em mais de uma plataforma. Contudo, uma dica bem útil para você é ler as políticas do site para saber quais são as diretrizes de uso e demais detalhes.

Sites para baixar livros: dicas de plataformas para você fazer download de livros
Há vários sites para baixar livros que você pode encontrar na internet. Imagem de RF._.studio no Pexels.

Como escolher os melhores sites para baixar livros?

Para escolher os melhores sites para baixar livros, opte por aqueles cujo catálogo é diverso e amplo com vários títulos e gêneros. Desse modo, a chance de você encontrar o título que tanto busca é mais alta.

Verifique a disposição

Avalie a disponibilidade de obras clássicas, famosas, assim como as de autores que não são tão conhecidos na sua biblioteca. Do mesmo modo, analise quais são os formatos de download que o site permite, ao passo que, os mais comuns são PDF, e-book e audiobook.

O acesso gratuito ou pago

Considere também o acesso gratuito ou pago das plataformas, visto que, muitos deles dispõe de títulos de graça para você baixar. Em síntese, caso encontre a obra que procura e ela esteja com um custo, faça uma busca avançada no Google para achar outros sites.

A ideia é encontrar opções cujo preço é mais em conta e que o usuário irá economizar, talvez até ter acesso à versão gratuita. Contudo, é provável que as obras de maior relevância tenham um custo pelo download.

Políticas e direitos autorais

Antes de optar por um site, o avalie bem, ao passo que, a ideia é saber quais são as suas políticas, bem como a ética. Ou seja, evite plataformas que dispõem de conteúdo pirata e que ferem a lei dos direitos autorais, pois podem gerar implicações legais.

Sites para baixar livros: dicas de plataformas para você fazer download de livros
Ao optar por sites para baixar livros, verifique a sua política de ética e direitos autorais. Imagem de Perfecto Capucine no Pexels.

Como os sites para baixar livros contribuem para influenciar a leitura?

Os sites para baixar livros impactam na leitura ao permitir o download de obras nos mais diversos formatos e para todo tipo de dispositivo. Em suma, é vital para uma pessoa ler a qualquer hora e lugar com o seu celular, tablet e outros aparelhos, além de:

  • dar acesso global à várias obras;
  • vários títulos, bem como gêneros diversos;
  • democratizar a leitura;
  • ajuda a descobrir novos autores.

Entre muitos outros motivos que mostram o quão importante é ter acesso à leitura fácil. Para finalizar este artigo, muitos sites dão oportunidades para autores desconhecidos, incentivando a criatividade, leitura, assim como a formar novos escritores.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes