Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Transformação digital e o marketing: fique por dentro das mudanças da nova era digital
A transformação digital e o marketing permitem uma compreensão mais profunda do cliente para identificar segmentos de público e entender o seu comportamento.
Saiba como a transformação digital e o marketing impactam no mercado moderno, portanto, deve-se entender como a junção deles molda o futuro. Sendo assim, confira como fazer a transição e como implementá-la para sair na frente da concorrência.
O que é a transformação digital e o marketing?
A transformação digital e o marketing é um conceito que impacta todos os setores de uma empresa e não se limita apenas a este último. Portanto, precisa-se entender dois conceitos separados.
Primeiro, o que é a transformação digital em geral. Segundo, como ela se aplica ao marketing e quais os impactos que ela pode causar nessa área.
O que é transformação digital?
A transformação digital é a incursão de uma empresa no mundo digital com todas as mudanças que isso implica. E assim, também pode-se defini-la como o passo que um negócio dá para implementar as tecnologias e mídias digitais.
Por exemplo, uma empresa passa por uma transformação digital quando passa a ter presença nas redes sociais, quando abre uma loja online para vender os seus produtos, ou quando implementa tecnologias para a gestão interna.
A incursão digital é uma necessidade trazida pela era digital
A maioria dos clientes navegam no mundo digital, então, o alcance de uma empresa é muito maior nas mídias digitais. Com tantos consumidores em potencial, as chances de se conectar com eles e vender os produtos aumentam.
Já uma outra razão é que a era digital trouxe muitas tecnologias que facilitam a administração de um negócio em todos os sentidos. Isso torna o trabalho da empresa mais eficiente, organizado e simples.
Transformação digital e o marketing
A transformação digital e o marketing é o uso de ferramentas e mídias para conectar-se com os clientes e aumentar as vendas. Pois, isso acontece quando se passa do marketing tradicional para o marketing digital.
Embora esse primeiro possa e deva fazer parte da estratégia, a aposta da empresa tem de ser no digital. Já que este último oferece maiores benefícios e a mídia digital permite ter um alcance maior.
O retorno, portanto, é maior do que no marketing tradicional. Outro ponto forte é que a segmentação de usuários é mais precisa. Isso permite criar estratégias mais eficazes para se conectar com o cliente ideal.
Quais as dicas para fazer a transição da transformação digital e o marketing?
Para alcançar a transformação digital e o marketing, como negócio, deve-se superar alguns desafios ao longo do caminho. Mas, não se preocupe, com essas dicas, a maioria das empresas podem fazer a transição sem problemas a partir da:
- disposição de quem dirige a empresa;
- equipe apta a mudança;
- mude a cultura da empresa;
- estratégias com foco no cliente.
1. Disposição de quem dirige a empresa em aderir a transformação digital e o marketing
São os líderes da empresa (como o CMO ou o CEO) que devem tomar a iniciativa de fazer essa transformação digital. Pois, na verdade, há melhores resultados quando a liderança entende a necessidade dessa transição.
Hoje, os negócios precisam de líderes que se adaptem bem à era digital, investindo em estratégias eficazes para vender no mundo virtual. E assim, caso a iniciativa venha dos gerentes de marketing, a direção deve ter disposição para fazer a mudança.
Os gerentes de marketing podem apresentar todos os benefícios que a empresa obterá, caso passe por uma transformação digital e o marketing.
2. Uma equipe disposta a abraçar a mudança da transformação digital e o marketing
Sem dúvida, as equipes terão que enfrentar novas mudanças e ainda mais o time de marketing. Embora o tradicional e o digital tenham muito em comum, este último funciona de maneira muito diferente.
Por conta disso, precisa-se manter a equipe motivada e disposta a vivenciar essa mudança. O time também deve estar pronto para aprender. Portanto, a mudança é possível e muitas empresas têm feito isso.
3. Mude a cultura da empresa
Para se adaptar às novas tecnologias, a empresa precisa mudar sua cultura empresarial. A forma de vender e os objetivos no marketing digital não devem ser diferentes. Até porque o foco agora não é só no produto, mas também no cliente.
Graças à constante evolução da internet, o crescimento profissional deve ser uma filosofia de toda a equipe. Para que as estratégias estejam alinhadas com as tendências atuais e algoritmos da web.
Ter a colaboração dos profissionais na área digital é uma valia que se deve aproveitar. Esses especialistas irão aprimorar a cultura da empresa ao compartilhar seus conhecimentos com toda a equipe.
4. Crie estratégias centradas no cliente
Empresas que lidam com marketing tradicional costumam ter um modelo de negócios focado no produto. Esse formato deve mudar à medida que se faz a transição para a era digital.
No marketing digital é bem diferente, pois aqui o foco são as pessoas. Está mais humanizado, portanto, todas as estratégias devem ser centradas no cliente. Os produtos e serviços devem ser formulados na direção do valor que eles têm para o consumidor.
Quais são as maneiras de implementar a transformação digital e o marketing?
A transformação digital e o marketing podem ser implementados com o big data, inteligência artificial e CRM. No entanto, entre todas as formas estes são os mais comuns:
- marketing de entrada;
- marketing externo;
- big data;
- inteligencia artificial;
- CRM.
1. Marketing de entrada
Inbound marketing é uma estratégia para atrair clientes de forma natural. Em vez de trazer publicidade, como no outbound marketing, as táticas de entrada visam que os usuários encontrem as marcas por suas intenções de busca.
São os clientes que procuram a empresa por meio de conteúdos relacionados ao nicho. É por isso que o marketing de conteúdo é essencial no inbound marketing.
A ideia é oferecer materiais relevantes aos usuários para que eles os encontrem por meio de suas intenções de busca. Para isso, a marca deve ter seu site com conteúdo otimizado para SEO. Oferecer conteúdo nas redes sociais também permitirá aumentar os leads.
2. Marketing externo
O marketing de saída é o modo tradicional. Portanto, a empresa promove seus produtos ou serviços e busca atingir o maior número de pessoas possível, no entanto, é também uma estratégia usada no marketing digital.
O inbound atinge apenas usuários que querem os produtos de um negócio. Por outro lado, o outbound marketing oferece o produto a qualquer pessoa, ou seja, não depende de seus interesses.
Diante disso, então, o Facebook Ads, Google Ads, YouTube Ads e outros recursos similares fazem parte de uma estratégia de outbound de sucesso.
3. Big Data é o ponto forte da transformação digital e o marketing
Big Data analisa uma grande quantidade de dados para obter uma compreensão mais precisa do comportamento do cliente na mídia digital. O resultado disso é a criação de estratégias para vender mais ao considerar as atitudes dos usuários.
Graças à transformação digital e o marketing, o número de informações disponíveis na web cresceu muito. Por isso, esse aumento explodiu nos últimos dois anos após a pandemia.
Com tantas pessoas em casa, o uso das redes sociais e das mídias digitais aumentou as informações disponíveis na web. Portanto, estes são dados valiosos para o marketing digital.
4. Inteligência artificial
Inteligência artificial (IA) é qualquer algoritmo capaz de simular a conduta humana. Para ser mais específico, são aqueles capazes de coletar dados, segmentar e tomar decisões com base neles.
Assistentes de voz como Siri ou Alexa, redes sociais como Facebook ou Instagram, ou até mesmo o mecanismo de busca do Google funcionam com IA. São excelentes recursos para tornar as campanhas mais eficazes.
Graças a isso, ela sabe exatamente como os usuários se comportam na web. Dessa forma, fornece informações úteis para o marketing digital. Machine Learning e Deep Learning são bons exemplos de como usar a inteligência artificial para melhorar o funil de vendas.
O marketing de conteúdo também faz uso dela, por exemplo, a pesquisa de palavras-chave, obtém seus termos com recursos dos algoritmos do Google.
5. CRM
Um CRM é uma ferramenta que permite automatizar a gestão da informação sobre os clientes. Com ele, se pode ter mais controle sobre o comportamento e as interações que os usuários têm com a empresa.
Esse sistema gerencia de modo maciço os dados sobre todos os clientes. Além disso, toda a equipe de marketing pode acessar facilmente essas informações para usá-las em suas funções específicas.
É hora de sua empresa experimentar a transformação digital e o marketing?
A pandemia de 2020 mostrou a enorme necessidade das empresas investirem na transformação digital e o marketing. Ou você entra neste meio ou perde negócios, pois esse é o futuro do setor.
Já as marcas que vivenciam efetivamente a digitalização são as que mais vendem. Então, o melhor que se pode fazer pelo seu negócio é migrar para a nova era.
Você não precisa deixar o marketing tradicional para trás. Mas vamos lá, o digital pode dobrar ou até triplicar as vendas que você tem hoje. Depois de entender a necessidade da transformação digital, o próximo passo é organizar o seu negócio:
- aprimore suas equipes;
- mude seu modelo de marketing;
- estabeleça novas metas.
Avalie as possibilidades para o seu negócio e comece com o que você tem em mãos. A primeira coisa é ter um site para a sua empresa e estar presente nas redes sociais que mais se adequa ao seu modelo de negócio. O marketing de conteúdo também é essencial.