Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

UX e UI design: entenda os conceitos e como aplicar para aumentar as conversões do seu negócio

UX e UI design são dois termos do Marketing Digital, que de modo geral causam muita confusão quanto aos conceitos, portanto, entenda mais sobre cada um deles

O UX e UI design são dois elementos usados no Marketing Digital que fazem parte da estratégia, mas nem todo mundo entende muito bem como os dois se diferenciam. Então, veja neste artigo o conceito de cada um e quando eles devem ser usados no seu plano.

UX e UI design: qual o conceito de UX design?

UX e UI design são termos em inglês, a sigla UX significa user experience e a sua tradução é experiência do usuário. Assim, nada mais é do que a forma como a pessoa se enxerga em relação a um serviço ou produto digital.

Isso diz respeito ao seu site, blog ou qualquer outro canal digital que você tenha criado para fazer a interação com o seu público-alvo no online como um aplicativo, por exemplo.

Para que serve o UX design no Marketing Digital?

UX design mede quão fácil e proveitosa foi a experiência do cliente ao consumir o seu serviço, produto ou canal digital. Para exemplificar, imagine quando um potencial consumidor visita sua página na Internet.

É muito provável que ele fique muito frustrado caso procure por uma informação e não encontre, ou até mesmo se a tentativa de contato com a marca é mal sucedida.

O mesmo pode acontecer, então, quando um formulário não funciona e ele tenta por diversas vezes terminar um cadastro e não consegue. Isso causa desânimo ou até mesmo raiva.

Nesses dois exemplos o usuário não teve uma boa vivência com a ferramenta e é muito possível que ele não volte mais a usá-la. Desse modo, a maioria das pessoas não fariam as tais 3 tentativas, e isso se caracteriza como oportunidades perdidas.

Para resumir, uma boa experiência do usuário gera mais contratos e chances de conversão para o seu serviço ou produto. Mas, o oposto disso, ainda causa a perda de novos clientes e até possíveis indicações.

O que significa UI no UX e UI design?

UX e UI design são diferentes, uma vez que, o UI design, ou User Interface, significa interface do usuário em português. Portanto, é tudo que fica visível e rege o cliente durante o uso de um determinado serviço ou produto da internet.

Imagine que um usuário visita a sua página para realizar algum tipo de ação, seja para fazer uma compra ou comunicação com um vendedor. Nesse sentido, a função do UI design é ajudar o usuário a fazer a ação de forma fluida e natural, sem maiores complicações.

Essa visita guiada pode ser feita por meio de vários elementos que formam a estética junto com a praticidade ao navegar como, por exemplo:

  • conteúdo;
  • call to action;
  • menus de navegação;
  • imagens.
UX e UI design: a imagem mostra duas pessoas
Os conceitos e práticas de UX e UI design aumentam a satisfação do usuário e as conversões. Imagem de RODNAE Productions no Pexels

Como o UI design se aplica no Marketing Digital?

UX e UI design tem funções diferentes no Marketing Digital, o UI design ajuda os usuários a fazer a ação correta no digital. Assim, é possível aumentar a taxa de conversão do seu negócio e ter mais lucros com isso.

Modelos de UI malfeitos são páginas desordenadas, que não transmitem a mensagem de valor da marca e tornam difícil o acesso do usuário. Dessa forma, ele não consegue encontrar o que precisa e recorre à concorrência em busca de uma solução.

A conclusão é que UX e UI design se complementam e são essenciais para qualquer plano de Marketing Digital voltado para negócios.

Quais as principais diferenças entre UX e UI design?

UX e UI design apresentam diferenças, pois um trata de emoção e sentimentos dos usuários, já o outro se refere à navegação. Então, veja em seguida quais são as principais delas:

  • UI design tem relação com a interface, a UX não;
  • enquanto UI trata razão, a UX tem relação com emoção;
  • UI design cria um guia para o utilizador, já a UX faz a experiência valer;

Veja em seguida um resumo para facilitar o entendimento sobre as diferenças entre UX e UI design de forma mais prática, para que você possa aplicar no seu negócio.

UI design tem relação com a interface, a UX não

Como o próprio conceito do termo diz, a UI design tem relação apenas com a interface que o utilizador tem contato durante a sua navegação na Internet. Isso porque, sem uma tela, a UI design simplesmente não existe, diferente da UX que tem a ver com a percepção.

UI design cria um guia para o usuário, já a UX faz a experiência valer

A UI design deixa o acesso muito mais fluido e natural, enquanto a UX tem o papel de deixar essa navegação o mais agradável possível para o usuário. Ou seja, uma complementa a outra e isso potencializa as conversões.

Enquanto UI trata razão, a UX tem relação com emoção

O uso da UI é muito mais racional e acaba por se tornar um processo automático como, por exemplo, no ocidente as pessoas leem da esquerda para a direita e de cima para baixo de maneira intuitiva, então, a localização dos elementos seguem um certo padrão.

Já o uso da UX deve, de algum modo, mexer com as emoções e sensações do utilizador com relação à marca e isso implica em vários fatores.

Por que combinar UX e UI design?

UX e UI design são elementos vitais nas estratégias de Marketing Digital e são capazes de potencializar as conversões. Pois, quando se ligam de forma correta, esses  métodos tendem a elevar o êxito de qualquer campanha.

Confira em seguida, uma lista com 4 benefícios do uso em conjunto desses duas técnicas e uma breve explicação sobre cada um deles logo na sequência:

  • gerar elevado significado para a audiência;
  • maiores chances de encantar e reter clientes;
  • consolidação da marca;
  • aumento das conversões.
UX e UI design: a imagem mostra uma pessoa em um computador.
O UX e UI design tratam respectivamente da vivência do usuário e sua interação com as ferramentas, logo, devem ser usados com cautela na sua tática de Marketing. Imagem de Liza Summer no Pexels

O que significa gerar elevado significado para a audiência com o uso de UX e UI design?

Quando o negócio entende bem o tipo de persona que ele atende e seus principais hábitos de consumo, fica muito mais fácil trazer valor para o público. Nesse sentido, mesmo que a conversão não ocorra de imediato, o usuário volta se essas táticas forem bem aplicadas.

Como UX e UI design ampliam as chances de encantar e reter clientes?

O tempo que um usuário se mantém em um determinado canal de comunicação é uma das métricas de Marketing Digital. Por isso, quando UX e UI design se aliam na estratégia, esse tempo de permanência na página aumenta e com ele o engajamento.

É possível consolidar a marca com esses métodos?

Marcas que se inquietam com a satisfação do cliente de uma maneira mais ampla, costumam se tornar cada vez mais fortes no mercado. Assim, se destacam da concorrência e fazem com que as recomendações aumentem e resultem no seu crescimento.

De que forma essas ferramentas aumentam as conversões?

O principal objetivo de uma estratégia de Marketing Digital é a conversão. Seja ela criar um banco de dados, alavancar vendas ou até mesmo, mais respostas em um questionário, por exemplo. Com isso, aliar UX e UI design aumenta a probabilidade de ter mais resultados.

Para resumir, quanto mais satisfeito o seu cliente estiver com relação ao uso da sua ferramenta digital e se sentir bem ao fazer isso, maiores as chances de ter mais resultados nas suas campanhas e ações de Marketing.

Como usar as técnicas na sua empresa? Confira 7 dicas

Usar UX e UI design envolve uma junção de fatores que trabalham juntos pode obter bons resultados. Desse modo, veja a seguir, uma lista com 7 dicas para você colocar em prática:

  • ofereça o principal logo de cara;
  • use uma linguagem clara e intuitiva;
  • crie uma identidade visual única;
  • estimule de forma visual o usuário;
  • tenha um bom mecanismo interno de buscas;
  • valorize o layout de tela do serviço ou produto;
  • descomplique as telas de cadastro e login.
UX e UI design: a imagem mostra uma pessoa usando um computador
Ao aliar UX e UI design você oferece uma experiência diferenciada, aumenta as conversões e fideliza seus clientes. Imagem de cottonbro studio no Pexels

Vale a pena usar UX e UI design no seu negócio?

UX e UI design quando aliadas trazem vários benefícios para o seu negócio, logo, o seu uso irá potencializar as suas oportunidades. Por isso, é importante ficar atento sobre esses conceitos, bem como, sua forma de uso prática na sua empresa.
Busque profissionais ou estruture o seu próprio time de Marketing para usar esses métodos no seu plano a fim de conquistar clientes e manter os antigos, já irá resultar em maiores conversões e, em consequência, o aumento do seu faturamento.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes