Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

8 métricas de Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio a crescer

As métricas de Marketing Digital são essenciais para que uma empresa possa tomar boas decisões e engajar o seu público-alvo. Logo, servem como guia para quem deseja lucrar mais. Além disso, demonstra se a sua estratégia está com boa performance.

O que são métricas de Marketing Digital?

São dados gerados a partir da ação dos usuários nas mídias sociais ou nos sites de vendas que avaliam o sucesso de uma campanha específica. Dessa forma, pode-se monitorar cada etapa de um projeto de forma a definir estratégias para chamar atenção e atrair os usuários.

Deve-se evitar ao máximo as métricas de vaidade. Uma vez que elas indicam números que podem não se relacionar com os objetivos de uma marca. Desse modo, um exemplo disso seria o número de curtidas em um post nas redes sociais.  

Ter milhões de pessoas que seguem e curtem a sua página no Facebook não quer dizer que elas estão engajadas e compram os seus produtos. Então, prefira focar nos dados sólidos, porque eles fornecem de fato os resultados do seu plano de Marketing.

pessoas sentadas apontando o dedo para relatórios em cima de uma mesa
Foto: As métricas de Marketing Digital são essenciais para avaliar o sucesso da campanha. Imagem de snowing no Freepik.

Como funcionam as métricas de Marketing digital?

Elas são como indicadores pelos quais o time de Marketing avalia em tempo real o alcance de uma empresa nas redes sociais. Assim, é possível fazer ajustes de modo a captar mais leads e aumentar as vendas. Logo, saber usá-las é crucial para a tomada de boas decisões.

Por que as métricas de Marketing Digital são importantes?

Com o uso desses dados pode-se reduzir custos e entender quais são os pontos positivos e negativos de uma campanha. Por isso, deve-se avaliá-las durante todas as etapas do funil de vendas. Uma vez que as métricas de Marketing Digital tem como objetivo ajudar a:

  • Aprimorar estratégias;
  • Identificar o ROI;
  • Diminuir o grau de incertezas.

Sem este recurso não seria fácil analisar quais ações precisam ser tomadas para otimizar os resultados. Desse modo, elas são muito importantes para qualquer negócio que queira ampliar a influência da marca, definir e conquistar o público-alvo e fidelizar novos clientes.

Quais as principais métricas de Marketing Digital?

Antes de tudo, deve-se saber qual é a diferença entre as métricas sociais e as de negócios. A primeira, se relaciona com os objetivos da marca nas mídias sociais. Já a segunda tem como foco aumentar o volume de vendas. Logo, existem oito indicadores essenciais como: 

  1. ROI;
  2. CAC;
  3. Ticket médio;
  4. Lifetime Value;
  5. Taxa de cliques;
  6. CPC;
  7. CPL;
  8. Taxa de conversão.

O sucesso de uma campanha vai muito além de fatores como o preço do produto e a sua divulgação. Dessa forma, ao monitorar as métricas de Marketing Digital pode-se ter uma noção dos resultados gerados por certo anúncio. Assim, criar métodos para melhorá-lo. 

Como usar métricas de marketing na sua estratégia

A princípio, defina um objetivo a fim de determinar qual será o melhor indicador para a sua estratégia. Desse modo, caso a empresa queira faturar mais, é preciso que ela fique atenta à taxa de ROI e ao CAC. Já que cada uma das métricas estão atreladas às outras.

Como identificar as suas melhores métricas de marketing

Deve-se analisar toda a campanha com o intuito de evitar erros e encontrar os melhores parâmetros. Além disso, é indicado aos usuários conhecer a maioria delas, mesmo que não as use. Com isso, pode-se ter uma boa noção sobre o seu público-alvo e o que ele deseja. 

1 – O ROI é uma das métricas de Marketing Digital

Com ele, é possível saber quanto de lucro foi obtido e quais estratégias dão mais retorno. Assim, esta é uma das métricas de Marketing Digital mais importantes do mercado. Uma vez que ela indica o potencial de retorno sobre o capital investido e se terá muitos prejuízos.

Fórmula do retorno sobre investimento no marketing

Para obtê-lo basta realizar o seguinte cálculo: ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido. Dessa forma, o resultado deve estar acima de zero para que uma campanha seja de fato um sucesso. Além disso, ele pode ajudar a evitar vários custos.

2 – O que é CAC nas métricas de Marketing Digital?

Ele serve para definir o quanto uma empresa gasta para captar e converter novos leads em clientes. Desse modo, esse indicador é muito vinculado ao ROI. Já que ajuda os usuários a saber se uma estratégia é adequada para atingir o público que consome os seus produtos.  

Como calcular o CAC no marketing

Deve-se levantar todos os gastos que envolvem a conquista de novos clientes. Para isso, faça uma lista com as despesas de viagens, ligações, divulgação e salários da equipe. Após isso, some e divida pelo número de leads que foram captados em certo período.

Sustentabilidade financeira com LTV

O LTV é uma das métricas de Marketing Digital que tem como função apontar o quão satisfeitas as pessoas estão com os serviços da empresa. Dessa forma, para reduzir custos e gerar maior retorno de dinheiro, procure gastar menos e investir na aquisição de clientes.

3 – Como usar o ticket médio nas métricas de marketing?

Este indicador revela o valor que cada usuário gasta, em média, nos produtos ou serviços de uma marca. Assim, para calculá-lo basta dividir as vendas totais de um certo período pelo número de clientes. Desse modo, pode-se avaliar o potencial de compra do público.

Potencialize a estratégia de marketing com up selling e cross selling

O Up selling é uma técnica que tem como objetivo convidar uma pessoa a comprar novos itens a fim de gerar mais receita. Aliás, um bom exemplo disso seria o “leve três produtos e pague dois” nos mercados. Logo, esta é uma boa forma de elevar o ticket médio.  

Já o cross selling consiste em oferecer elementos similares às pessoas com o intuito de aumentar as vendas. Assim, essa tática, no geral, é aplicada durante a jornada de compra do usuário. Porém, ela pode ser adotada em canais como o e-mail marketing ou social ADS.

pessoa trabalhando no laptop e, na mesa, há uma calculadora do lado
Foto: Acompanhar seus custos evita que tenha gastos desnecessários nas campanhas. Imagem de snowing no Freepik.

4 – Lifetime Value ou LTV como uma das métricas de Marketing Digital

Este parâmetro indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante o seu contato com ela. Desse modo, essa é uma das métricas de Marketing Digital mais valiosas para quem busca captar leads. Já que ela ajuda a gerar ideias de como atrair e fidelizar usuários.

De um modo geral, o LTV também auxilia a decidir o quanto uma marca pode gastar para chamar a atenção da sua persona. Afinal, é por meio dele que será definido estratégias e até mesmo decisões importantes que alteram inclusive a maneira de fazer novos negócios.

Como é feito o cálculo do LTV no marketing?

Para calcular, é preciso realizar uma soma de todas as compras feitas pelo cliente. Em seguida, deve-se multiplicar esse valor pelo ticket médio e pelo tempo médio em que ele esteve ativo. Logo, o ideal é que o Lifetime Value seja ao menos três vezes maior do que o CAC.

5 – Métricas de Marketing Digital para campanhas pagas

Investir na mídia paga é essencial para ter sucesso no mundo online. Dessa forma, as métricas de Marketing Digital atuam de modo a fornecer ao usuário dados úteis a respeito dos resultados obtidos. Assim, eles devem ser precisos e apontar para números sólidos.

CTR

Ele mostra a relação que há entre o número de cliques recebidos e número de vezes em que certo anúncio foi exibido. Desse modo, uma pessoa poderá saber a qualidade das suas palavras-chave em relação a conversão de um lead. Logo, é ideal que ele tenha valor alto.

CPC

Trata-se do valor médio cobrado por um clique em um blog ou site. Portanto,  pode-se atrair um perfil de usuário que seja adequado para realizar a compra dos produtos. Assim, ele indica o custo que uma marca tem toda vez que uma pessoa clica no anúncio.

CPL

É o valor investido para captar um lead. Então, para encontrar essa taxa, é preciso somar todos os custos e materiais que foram usados para atrair clientes e dividir pelo número de leads. Desse modo, ele permite analisar e engajar o público e ampliar o alcance da marca

6 – O que é taxa de conversão nas métricas de Marketing Digital?

Este recurso existe em várias etapas do funil de vendas. Dessa forma, o seu principal objetivo é medir o quão capaz uma empresa é de induzir as pessoas a tomar certas decisões. Logo, pode-se convencer o lead a realizar ações simples,  por exemplo:

  • Clicar em um botão;
  • Baixar um e-book;
  • Acionar o chat online;
  • Cadastro em uma lista de e-mail.

Essa é mais uma das métricas de Marketing Digital cujo foco está em elevar o volume de vendas. Uma vez que toda campanha tem como alvo atrair novas pessoas. Por isso, deve-se realizar testes A/B em seus materiais a fim de encontrar erros e corrigir rápido.

pessoa trabalhando no laptop e, na sua tela, há diversos gráficos sendo mostrados
Foto: As métricas de Marketing Digital existem em todas as etapas do funil de vendas Imagem de Myrian Jessier no Unsplash.

Como funciona a taxa de conversão no funil na sua estratégia

O cálculo dessa taxa consiste na divisão entre o número de visitas de uma página e o número de visitantes. Desse modo, deve-se definir estratégias para guiar o usuário durante a jornada de compra. Assim, pode-se ter bons resultados e aumentar a escala do negócio.

Identifique os gargalos do funil de vendas

Para incentivar um cliente a comprar o seu produto, use uma linguagem simples e direta com o auxílio dos gatilhos mentais. Além disso, saiba exibir a proposta de valor na hora certa. Logo, procure focar nos benefícios que um serviço propicia ao cliente a curto prazo.

7 – Como funcionam as visitas no site nas métricas de Marketing Digital?

Graças a taxa de conversão uma pessoa pode ter uma boa noção do alcance que o seu negócio tem na web. Dessa forma, basta analisar as visitas que são feitas de modo individual no site para saber quais páginas tem um acesso maior dentro do seu blog.

O que são visitas únicas na estratégia de marketing

As métricas de Marketing Digital como esta, são muitas vezes ignoradas pelos usuários. Porém, elas são bem importantes, já que podem mostrar a quantidade de pessoas que visitam o seu website. Assim, com esse dados pode-se corrigir erros que afastam os leads.

Qual a importância de calcular o tempo gasto no site

A partir desse cálculo é possível definir um plano de ação para manter as pessoas por muito tempo em uma página. Desse modo, quanto mais atraente for um conteúdo mais usuários irão retornar até ele. Por isso, crie pautas com o intuito de envolver e cativar o seu cliente. 

8 – Quais são as métricas do e-mail marketing?

Primeiro de tudo, as métricas de Marketing Digital desta ferramenta indicam de forma bem precisa a eficácia dos e-mails para uma campanha. Uma vez que toda ação gera uma grande quantidade de dados. Logo, para avaliá-los deve-se levar em conta as taxas de: 

  • Abertura;
  • Cliques.

São esses parâmetros que vão apontar o que pode dar certo ou errado em uma estratégia para atrair as pessoas. Dessa forma, é preciso analisá-los de um modo correto. A fim de poder usá-los para otimizar os resultados e elevar a cada vez mais o número de vendas.

Taxa de abertura de e-mail

Essa métrica revela quantas pessoas de uma lista clicaram em um e-mail que foi enviado pela empresa. Então, para manter essa taxa alta deve-se escrever bons assuntos. Além disso, exclua aqueles que não interagem a muito tempo com os seus conteúdos.

Taxa de cliques em e-mail

Informa quantos usuários abriram o seu e-mail e clicaram em algum link dentro dele. Assim, para obtê-lo realize o cálculo: (número de e-mails enviados / e-mails entregues) * 100. Com isso, pode-se extrair ideias para engajar e manter os leads ainda mais ativos.

Como estão as métricas de Marketing Digital do seu negócio

Saber quais são as principais métricas de Marketing Digital e aplicá-las em seus serviços é vital para ampliar a influência da marca. Uma vez que elas são precisas e indicam se uma estratégia para um certo produto funciona. Além disso, os benefícios para quem usa são o: 

  • Aumento nas vendas;
  • Redução de custos.

Com esses dados, uma empresa pode adequar a sua forma de se comunicar com os clientes a fim de atrair e fidelizá-los ao longo prazo. Dessa forma, utilizar esses parâmetros é vital para entender o que os leads querem e gerar maiores resultados nas campanhas.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes