Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que são as aceleradoras de startups, como funcionam e quais são as mais conhecidas?

As aceleradoras de startups tem como propósito ajudar os empreendedores a criarem seus próprios negócios, então, entenda como elas atuam na prática.

Muitas pessoas procuram aceleradoras de startups para conseguir sustentar suas ideias e transformá-las em um negócio. No entanto, é comum encontrar quem não sabe como essas instituições funcionam. Dessa forma, é essencial ter noção de tudo o que elas podem fazer.

O que são as aceleradoras de startups?

As aceleradoras de startups são organizações focadas em agilizar o crescimento de uma empresa. Tudo isso com um poder para ser escalável logo nos seus primeiros anos de criação. 

É por isso que muitos as definem como impulsionadoras. Além disso, essas instituições oferecem aporte para finanças corporativas, mentorias e até mesmo uma rede de contatos importantes.

As startups que contam com seu apoio costumam conquistar sua parcela do mercado mais rápido do que o normal. Então, não é à toa que cada vez mais pessoas buscam esse tipo de ajuda hoje em dia.

O que são as aceleradoras de startups, como funcionam e quais são as mais conhecidas?
Uma aceleradora é capaz de oferecer os recursos para um negócio crescer de forma saudável. Imagem de ThisIsEngineering no Pexels.

Como funcionam?

Ao contrário do que muitos acreditam, as aceleradoras funcionam de forma bem simples. Portanto, quem deseja fazer parte, basta inscrever seu negócio. Assim, passará por um processo seletivo e, se aprovado, terá ajuda no seu projeto.

Vale deixar claro que cada organização tem critérios próprios dentro do seu programa de incentivo. Então, muitas optam por fazer editais para detalhar como elas funcionam e quais os pontos-chave para aprovação de uma startup.

Após escolhida, essa última assina um contrato. Dessa forma, parte dos lucros da empresa vai para a aceleradora. Na mesma medida, ela recebe dinheiro e orientação de especialistas em negócios.

Uma experiência única

Toda a experiência que essas instituições oferecem faz com que uma empresa se desenvolva muito rápido. Além disso, os membros dela entram em contato com pessoas muito relevantes, dentro e fora do seu nicho de atuação.

Um dos objetivos das aceleradoras é não permitir que as startups aprendam sobre gestão da pior maneira possível. Então, elas ajudam ao máximo para que prejuízos e vivências negativas sejam evitadas.

Agora, é importante saber que todo o período de aceleração tem um prazo de validade. Dessa forma, quem faz parte do projeto precisa se esforçar muito para atingir os resultados esperados.

Aceleradoras x incubadoras

É comum confundir esses dois programas, mas eles são bem diferentes. Portanto, as incubadoras atuam com empresas de nichos bem específicos. Além disso, elas têm todo um processo de consultoria bem completo.

Quem gerencia esses órgãos são executivos que têm contato com universidades e o poder público. Já as aceleradoras ajudam startups escaláveis e não possuem nenhuma restrição de ramo de mercado. Ainda mais, elas costumam ser lideradas por outros executivos.

Também, se organizam por meio de treinamentos, conexões com hubs de inovação de produto e mentorias. Em resumo, são métodos de trabalho bem diferentes e focam em objetivos distintos.

Pré-aceleração de startups

As aceleradoras se tornaram tão relevantes, que hoje já existem projetos chamados de pré-aceleração. Assim, eles focam nos estágios iniciais do processo, de modo a deixar as empresas prontas para receberem a ajuda que precisam.

É um programa que acontece nas etapas chamadas de early stages. O que muitos não sabem é que essas são definidas como as mais difíceis e desafiadoras. Afinal, podem ditar se um negócio terá sucesso ou não.

Startups que contam com esse recurso têm ainda mais chances de se desenvolver de maneira próspera. Então, é algo que vale muito a pena tentar caso haja chance.

O que são as aceleradoras de startups, como funcionam e quais são as mais conhecidas?
Uma aceleradora contra com prós e contras que precisam ser considerados sempre. Imagem de ThisIsEngineering no Pexels.

Quais são os prós e contras das aceleradoras de startups?

Existem diversos prós e contras que envolvem as aceleradoras de startups como interações e prazo de validade. Dessa forma, é importante ter um panorama de tudo isso antes de decidir se seu negócio irá ou não se submeter a essa ajuda.

As vantagens de uma aceleradora

Uma das vantagens mais legais é que as empresas dividem um ambiente rico em conhecimento. Afinal, os gestores vão ensinar ações que de fato fazem a diferença no dia a dia de um negócio.

Os mentores também costumam ser especialistas em diferentes áreas. Portanto, você tem acesso a informações sobre processos, gestão, negociação, entre outros. Outro pró interessante é que a sua startup vai interagir com outras empresas.

Essa rede de contatos pode ser muito valiosa e te ajudar a criar novas oportunidades. Assim, também é uma forma de aprender com pessoas que têm uma experiência diferente ou parecida com a sua.

Desvantagens de uma aceleradora

Agora, como citado, o programa de aceleração tem um prazo para terminar. Então, imagine que seu negócio não chegou onde você queria, mas a validade do projeto chegou ao fim. Nesse caso, mesmo nessa situação, sua startup vai ser convidada a sair.

Vale deixar claro que existem inúmeros modelos de empresas. Dessa forma, nem todos se encaixam para participar de uma aceleradora. Portanto, sempre é importante avaliar tudo o que sua companhia precisa antes de optar por qualquer tipo de ajuda.

Quais são as melhores aceleradoras de startups brasileiras?

O Brasil conta com muitas aceleradoras de startups, como a Tropos Lab. Assim, é legal conhecer outras empresas que fazem a diferença no território nacional, veja só:

  • Artemisia;
  • Startup Farm;
  • Tropos Lab;
  • ACE;
  • Cesar Labs.

1- Artemisia

Seu foco são empresas que trabalham com soluções sociais. Dessa forma, ela investe dinheiro em startups que criam produtos ou serviços para a população mais carente. Só para se ter uma ideia, ela já acelerou mais de 500 negócios diferentes.

O que são as aceleradoras de startups, como funcionam e quais são as mais conhecidas?
Muitas startups deixam de crescer por não procurar a ajuda certa. Imagem de ThisIsEngineering no Pexels.

2- Startup Farm

Uma das instituições mais influentes de toda a América Latina. Portanto, já fez mais de 20 programas de aceleração e ajudou centenas de negócios. Ela busca companhias que usam tecnologia para propor soluções de mercado inteligentes.

3- Tropos Lab

Trabalha com programas privados e públicos em geral e também no setor de edução. Dessa forma, criada em 2002, ela é tida como uma das primeiras aceleradoras do Brasil. Hoje, é uma das mais procuradas por empresas que buscam mentoria e capital.

4- ACE

É conhecida como uma das maiores aceleradoras do Brasil. Então, ela oferece mentoria, participação em eventos e capital direcionado. Além disso, a ACE ajuda companhias em processo de validação. Mais de 100 startups já passaram por ela.

5- Cesar Labs

Tem sua sede em Recife e é um centro de inovação privado. Assim, a Cesar Labs procura negócios que usam tecnologia. Além disso, quem é assessorado por ela recebe ajuda financeira, mentoria e estrutura.

Ela é perfeita para empresas que criam hardwares ou softwares em geral. Então, também conta com equipe completa para orientar quem precisa.

Vale a pena contar com a ajuda das aceleradoras de startups?

Sem dúvida, vale a pena entender como as aceleradoras de startups podem ajudar o seu negócio. Não esqueça que existem outras opções como as incubadoras. Dessa forma, avalie sua empresa com cuidado e veja qual te ajuda a ser um empreendedor de sucesso.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes