Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Empreendedorismo informal: entenda o que é ser um empreendedor informal

Com o empreendedorismo informal, as pessoas podem trabalhar com qualquer produto ou serviço. Podem ser os responsáveis por gerar mais empregos no país.

Usar o empreendedorismo informal é uma escolha de muitas pessoas nos dias atuais. Pode trazer muitas vantagens e livra o trabalhador de lidar com impostos e burocracias. Mas, também é um ato que gera muitos desafios para esses empreendedores.

O que é o empreendedorismo informal?

O empreendedorismo informal é formado por pessoas que realizam atividades sem estar em empresas ou negócios. Ou seja, fazem tarefas empreendedoras, mas não têm nenhum vínculo. Podem estar conectados a diversas tarefas diferentes, como por exemplo:

  • vendas de produtos;
  • prestação de serviços;
  • fabricação artesanal;
  • comércio ambulante.

Esses empreendedores não seguem nenhum tipo de normas ou regulamentações do governo. Dessa forma, é até mesmo algo muito comum já que muitas pessoas decidem trabalhar dessa forma. É o que evita problemas como burocracias e taxas de impostos.

empreendedorismo informal
O empreendedorismo informal se volta para pessoas que trabalham sem registros. Imagem: de Drazen Zigic no Freepik.

Melhor opção 

Um dos motivos para que as pessoas comecem a trabalhar dessa forma, é por poder iniciar com pouco ou nenhum capital. Além disso, pode envolver vários tipos de negócios, como:

  • lojas de artesanato;
  • serviços de consultoria;
  • reparos.

Outro motivo para que essa seja a melhor opção de trabalho, é pela região onde as pessoas moram. Assim, muitas vezes torna-se um pouco difícil ter acesso a empresas formais. Portanto, o trabalho informal se torna uma alternativa para ter lucro.

Exemplos de serviços

Há alguns exemplos bem comuns de quem trabalha de modo informal. Assim, muitos deles já até foram vistos em qualquer região do país. Até mesmo quem oferece serviços de limpeza e manutenção podem estar dentro da informalidade.

Venda ambulante

São esses serviços que estão presentes em locais públicos, como em calçadas. Dessa forma, são pessoas que trabalham com diversos tipos de itens, como:

  • alimentos;
  • roupas;
  • artesanatos e acessórios.

Por não ter um local especial para que possam vender, é comum a venda em praças ou feiras. Qualquer produto pode ser oferecido, desde pulseiras até brinquedos.

Autônomos

Qualquer pessoa que trabalha de modo autônomo também pode ser vista como informal. Dessa forma, caso não tenham MEI e CNPJ, precisam atuar de modo legal. Assim, as profissões mais comuns de se achar são algumas como:

  • manicures;
  • pintores;
  • montadores de móveis;
  • encanadores.

Sem ter uma empresa para trabalhar com um registro formal, são informais. Aliás, é difícil saber quantos trabalhadores existem dentro dessas profissões pela irregularidade.

Principais características

Um dos aspectos principais é que as pessoas não têm CNPJ, ou seja, não tem registro com os órgãos do governo. Aliás, também não pagam impostos por não serem obrigados. Isso pode ser até mesmo um benefício para alguns trabalhadores no começo.

Não possuem nenhum tipo de proteção legal para a sua empresa, o que pode gerar muitos problemas. Contudo, são pessoas bem criativas em relação às suas estratégias. O modo como atendem os seus clientes também tende a ter uma grande qualidade.

Quais desafios o empreendedorismo informal enfrenta? 

Alguns dos desafios do empreendedorismo informal são a falta de proteção legal e financeira. Mas, também tem outros problemas que esses trabalhadores podem lidar, como:

  • problemas para chegar a financiamentos;
  • falta de recursos;
  • sem segurança pessoal.

Um empreendedor informal não possui registros formais de suas atividades. Além disso, além de não ter um CNPJ, não contribui para o INSS. Então, acaba sem acesso a qualquer a qualquer direito trabalhista que deveria ter.

Grandes desvantagens

Alguém que trabalha de modo informal não é capaz de criar um time de vendas, por exemplo. Ainda mais porque não poderá garantir todos os direitos dos seus colaboradores. Então, torna-se um grande desafio precisar trabalhar por conta ou com poucas pessoas.

Muitas instituições financeiras também não oferecem crédito para um trabalhador informal. Dessa forma, pode ser um grande problema para quem quiser expandir seus negócios. Além disso, prejudica a credibilidade e há chances de não conseguir muitos clientes.

Em caso de acidentes, também não terão direitos que deveriam ter por esses casos. Por exemplo, não terão salário enquanto estiverem longe de seu emprego. Além disso, ainda terá que arcar com possíveis despesas e prejudicar suas finanças.

empreendedorismo informal
O empreendedorismo informal pode sofrer com desvantagens como multas e penalidades. Imagem: de senivpetro no Freepik.

Riscos de multas

Há muitas chances desses trabalhadores receberem multas e penalidades. Isso acontece por não seguirem as leis e regulamentações fiscais. Portanto, o seu maior desafio é conseguir evitar que um problema desse apareça ao ser pego.

Não chega a ser um trabalho ilegal, mas é uma atividade sem registro e sem regulamentação. Portanto, não está livre de sofrer alguns problemas com a lei em algum momento. Quem sofre mais com esses problemas são trabalhadores como:

  • camelôs;
  • bancas de calçada;
  • vendas diretas nas ruas.

O empreendedorismo informal pode ajudar a criar empregos?

O empreendedorismo informal ajuda a criar mais empregos ao contratar pessoas. Mesmo que não seja possível ter muitos funcionários de uma vez, ainda gera serviço. Portanto, é útil para ajudar a tirar pessoas com maiores necessidades do desemprego.

Existe também aqueles trabalhadores que são contratados por empresas, mas sem carteira assinada. Portanto, quando a firma os despedem, não terão direitos a seguro-desemprego. Mas, não deixa de ser uma forma de gerar empregos para as pessoas que precisam.

Estimulação da economia local 

Pode-se dizer que criar o seu negócio informal é uma boa ajuda para a economia local. Assim, além de gerar empregos, ainda pode levar mais produtos e serviços para todos. É possível até oferecer mais qualidade em seus itens do que em outras opções.

Desigualdade social 

A desigualdade pode ser um grande fator para que as pessoas tenham que trabalhar como informal. Mesmo as grandes taxas de desemprego podem ser uma influência nesses casos. Então, ter a chance de ser o seu próprio chefe e criar sua marca é útil para ter empregos.

Comunidade 

Ser um empreendedor informal pode ser útil para levar mais itens para uma comunidade. Mas, também mantém o dinheiro dentro dela, o que se torna útil para a economia. Portanto, pode ajudar a tornar os processos mais sustentáveis para aquela região.

Quais são os benefícios do empreendedorismo informal?

Um dos maiores benefícios do empreendedorismo informal é ter um baixo custo inicial. Mas, também muitas outras vantagens para se levar em conta, como:

  • organizar seu horário;
  • não tem patrões.

É possível ter um controle do quanto deseja ganhar por semana ou mês também. Por exemplo, sem um salário fixo, o trabalhador tem a chance de tomar suas decisões. Então, ele decide se irá trabalhar por mais ou menos tempo e até mesmo dar preço em produtos.

Autonomia de seus negócios

Ter a chance de tomar todas as decisões essenciais do seu negócio é ótimo para empreendedores. Assim, é possível saber quais são os seus objetivos e metas diárias. Ainda é possível ficar de olho em todas as métricas do seu negócio todo dia.

É uma oportunidade para criar mais autoridade caso tenha vontade de investir em marcas ou pequenas empresas. Dessa forma, todas as medidas para fazer um bom marketing podem ser tomadas.

Concorrência

O único problema de ter autonomia sobre seus negócios, é se basear na concorrência. Para quem é informal e está no início, não deve usar os outros como base. Ainda mais quando se tem poucos recursos perto de qualquer empresa que seja grande.

Deve-se trabalhar com os contatos, dinheiro e mão de obra que possui. Assim, seu foco precisa estar no quanto pode investir para que cresça seus negócios. Mesmo um trabalho informal pode crescer e mais tarde, tornar-se popular e formal para todos.

Opiniões alheias

Mesmo que tenha uma boa autonomia de suas decisões, o ideal é ter cuidado com os outros. Assim, procure não se tornar dependente de opiniões dos outros que tentam ajudar. Usar apenas várias ferramentas também pode se tornar um problema sem boa gestão.

Crie seus próprios produtos com base no que puder oferecer de bons aos clientes. Pode ser essencial ter até mesmo personas e público-alvo para chegar mais longe. O essencial é não se prender a apenas um tipo de trabalho e investir em apenas uma coisa.

empreendedorismo informal
O lado positivo do empreendedorismo informal é ter autonomia para tomar suas decisões. Imagem: de Freepik.

Lucro imediato

Um dos maiores benefícios que se pode ter é a chance de ter lucro na mesma hora. Por exemplo, como o primeiro investimento é menor, não leva tanto tempo para recuperar o capital. Então, pode valer a pena para muitos empreendedores que estão no início.

O fato de poder trabalhar no próprio negócio, evita que tenha que lidar com grandes parcerias e sócios. Aliás, tem a chance de nem precisar investir em funcionários. Por isso, torna-se mais fácil ganhar um bom dinheiro por conta própria.

Como deixar o empreendedorismo informal?

Uma das opções para deixar o empreendedorismo informal é virar um MEI. Assim, terá a chance de abrir um CNPJ e tornar seus negócios em algo regularizado. É ótimo para pequenas empresas e empreendedores iniciantes.

Virar um empreendedor formal pode ser útil para ter muito mais benefícios. É possível ter acesso a muitos pontos que no lado informal, não tem:

  • chances de fechar parcerias;
  • tem segurança em investimentos;
  • harmonia com leis federais e estaduais.

É necessário investir um pouco de dinheiro para que se possa tornar MEI. Mas, é uma forma de evitar que seus produtos sejam apreendidos pelo poder público. Esse é um dos maiores problemas que alguém que está no trabalho informal pode passar.

O melhor é fazer o possível para se manter por dentro das leis. Dessa forma, ser informal deve ser uma opção para lidar apenas no começo dos seus serviços.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes