Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Baixar vídeos do Instagram: conheça apps para fazer isso de forma prática

Baixar vídeos do Instagram é fácil por meio de alguns sites e apps que permitem salvá-los em sua galeria, veja quais são as principais opções para instalar.

Baixar vídeos do Instagram é possível por meio de apps e sites simples, criados em especial para essa função. Dessa forma, você pode guardar em sua galeria conteúdos divertidos para compartilhar e assistir a qualquer hora.

Baixar vídeos do Instagram é possível?

Sim. Baixar vídeos do Instagram é uma ação possível, ainda que não esteja entre as opções que a rede oferece. Então, para conseguir vídeos nativos da plataforma, é necessário buscar apps e sites que contribuem nesse processo.

A maioria deles funciona de forma muito semelhante, por exemplo, é preciso copiar e colar a URL do arquivo que deseja guardar. Mas também pode ser necessário inserir as suas informações de login e acessar o seu perfil para salvar os vídeos.

Em geral, esses apps possuem algumas propagandas, o que irrita alguns usuários. Ainda assim, são a opção viável para quem deseja salvar vídeos favoritos da rede social.

Por que essa rede social é tão importante hoje?

O Instagram, que é uma das redes sociais do grupo Meta, se tornou um dos principais canais de divulgação de fotos e vídeos, de pessoas ou empresas. Assim, desde 2016, após a criação dos Stories, ele têm ganhado cada vez mais espaço.

Em primeiro lugar, um dos motivos para o sucesso dessa rede é o apelo visual, já que as imagens eram os conteúdos principais. As legendas costumam ser mais diretas e com menos texto, diferente do Facebook.

Compartilhar vídeos nesta plataforma foi algo que se popularizou junto com redes vizinhas como o Facebook, Snapchat e TikTok. Aliás, esse tipo de mídia se tornou muito importante para gerar leads com Instagram.

O Instagram é um dos principais meios para promoção de marcas, influenciadores e diversos tipos de conteúdo. Os famosos reels são ideais para quem deseja compartilhar algo com seus amigos e familiares, assim veja  a seguir como baixá-los.

Quais são os apps para baixar vídeos do Instagram?

Os principais apps para baixar vídeos do Instagram incluem Instawload, Instdown, Repost Story for Instagram e Story Saver IOS. Então, entenda como cada um deles funciona  a fim de salvar vídeos das redes sociais em seu celular.

Story Reposter for Instagram

É um app disponível apenas para os usuários de IOS, o qual pode ser baixado de forma gratuita. Essa é a opção ideal para quem deseja compartilhar stories de outros perfis públicos sem ter sido mencionado.

O Instagram permite que apenas as pessoas mencionadas em stories repostem a publicação em seu próprio perfil. Assim, o Story Reposter pode ser usado por quem deseja participar de alguma promoção ou apenas compartilhar algo que gosta.

Como funciona?

Para usar esse app, é preciso ter uma conta na rede social, ainda que não precise realizar o login. Desse modo, após instalar o aplicativo, basta buscar o perfil da pessoa que postou o story que deseja baixar, encontrar a foto ou vídeo e clicar em repost para o seu perfil.

Com isso, os arquivos também ficarão salvos na galeria do seu celular. Mas vale lembrar que esse app não funciona para baixar vídeos dos stories de contas privadas.

Pessoa usando celular em ambiente interno de casa ou outro local, onde esse exibe tela inicial de aplicativo de rede social onde ele irá selecionar posts para Baixar vídeos do Instagram
Baixar vídeos do Instagram é possível por meio do PC ou celular – Imagem de dlxmedia.hu em Pexels

Story Saver IOS

Também se trata de um app para baixar vídeos do Instagram em um celular IOS. Ele permite realizar o download de fotos e vídeos de perfis privados, mas é necessário que você seja um seguidor do perfil.

Por meio desse aplicativo, pode-se adquirir qualquer formato de vídeo existente na plataforma do Instagram. Por exemplo:

  • IGTV;
  • reels;
  • stories;
  • feed.

Ele funciona como o site do Instagram, assim, é preciso fazer o login para acessar a sua conta no app. Em seguida, pode-se escolher entre “only video from feed” ou “stories 24 hours” e clicar na opção para salvar o arquivo em sua galeria.

SwiftSave

O SwiftSave é uma boa opção para os usuários de Android, afinal, ele permite o download gratuito de qualquer arquivo da rede social Instagram. Em síntese, é preciso baixar o app por meio de um dos sites em que está presente e instalá-lo no celular.

Ao abrir o app, o usuário deve inserir as informações da sua conta e realizar a autenticação em dois fatores. Em seguida, poderá acessar uma plataforma muito semelhante à rede social, mas com um botão de download em lugar da curtida. 

Pode-se baixar fotos e vídeos, um a um, ou em blocos para salvar várias de uma vez. O app apresenta uma notificação que indica o andamento do download. 

Instawload

O Instawload é, na verdade, um site que permite aos usuários em diversos navegadores baixar arquivos da rede social. Então, ele funciona de forma muito simples, basta acessar o site e colar a URL de uma foto ou vídeo que se deseja guardar.

As principais vantagens de usar esse site são a praticidade e a facilidade em usá-lo, já que não é preciso instalar nada em seu PC e o site está em português. Portanto, vale a pena visitar essa opção.

+Download 4 Instagram e Twitter

Esse é um app ideal para quem deseja também baixar vídeo do Twitter. Em resumo, ele funciona apenas em celulares Android e precisa ser adquirido em alguns sites. Então, para quem gosta de ambas as redes sociais vale a pena testar essa opção.

Instdown, um app para baixar vídeos do Instagram de forma simples

Trata-se de um app disponível tanto para Android quanto para IOS, o qual pode ser baixado nas lojas como Apple Store e Play Store. Ao acessar esse software, é preciso colar a URL do arquivo que deseja baixar e pronto.

A principal vantagem do Instdown é que ele possui uma interface muito simples, apenas a barra para copiar a URL quando o usuário o acessa. Não é necessário realizar o login se o arquivo estiver em um perfil público, caso contrário, precisa acessar sua conta.

Baixar vídeos do Instagram

É um app disponível para usuários de Android que pode ser instalado por meio da loja Play Store. Ele é gratuito e, assim como outras opções da lista, exibe vários anúncios antes de permitir o download.

Pode-se baixar o vídeo após copiar e colar a URL no app, aliás, é possível também escolher o formato entre MP4 e MP3. 

Usuário com celular na mão esquerda usando o mesmo para visitar perfil oficial do Instagram na própria rede social
É possível baixar vídeos do Instagram em formato MP3 –  Imagem de Brian Ramirez em Pexels

FastSave for Instagram

Para quem deseja divulgar canal nas redes sociais, baixar um vídeo do Instagram para publicar no WhatsApp, por exemplo, pode ser útil. O FastSave permite realizar um download de forma muito prática.

Em resumo, ele oferece a opção de salvar um arquivo de forma automática assim que o usuário copiar a URL. Ele está disponível tanto para Android quanto para IOS, apenas deve-se prestar atenção se o perfil é privado, pois esse ele não consegue baixar.

EasyDownloader for Instagram

O EasyDownloader é um aplicativo muito leve que permite que você salve fotos e vídeos do Instagram de forma muito prática. Aliás, esse funciona de forma muito parecida com o FastSave.

Após instalar o app, é preciso acessá-lo e realizar algumas configurações. Em seguida, acesse o Instagram e escolha a opção de compartilhar URL no post que deseja baixar. Assim, o download será realizado.

Quais são os benefícios de baixar vídeos do Instagram?

Baixar vídeos do Instagram é uma boa alternativa para guardar um arquivo de forma simples ou compartilhar com seus contatos. Afinal, pode-se enviá-lo da sua galeria para um amigo ou familiar por meio de:

  • conversa no WhatsApp;
  • post em seus stories;
  • compartilhar o vídeo em grupos.

Com isso, você pode enviar os seus vídeos favoritos de forma simples por qualquer outro meio. Também é útil para quem deseja acessá-lo a qualquer hora na galeria do celular para se inspirar ou planejar como vender no Instagram.

Essa também é uma boa alternativa para quem busca inspirações para fazer o planejamento de conteúdo em vídeo em seu perfil. Com isso, você pode salvar os arquivos em pastas e acessá-los sem precisar estar conectado à internet.

Quais são os riscos de usar apps para baixar vídeos do Instagram?

Os riscos dos apps para baixar vídeos do Instagram vão desde a violação dos termos de serviço da rede social até o phishing e a engenharia social. Além disso, passa pelas questões legais de direitos autorais, bem como malwares, vírus e falhas na privacidade.

Confira a seguir os detalhes sobre riscos ligados ao download de vídeos sem permissão e como funcionam as políticas do Instagram sobre baixar conteúdo online.

Violação dos termos de serviço

Um dos pontos mais enfáticos nos termos de serviço do Instagram é a proibição explícita do download não autorizado de conteúdo. Eles afirmam, portanto, que os usuários não podem baixar fotos, vídeos ou qualquer outro material postado sem a devida permissão do autor.

A violação dos termos pode levar à suspensão temporária ou fixa da conta e, assim, resultar na perda de acesso a todas as funções da plataforma, como, por exemplo, a opção de:

  • compartilhar;
  • curtir;
  • seguir;
  • ser seguido.

Questões legais de direitos autorais

Baixar e distribuir vídeos sem a permissão do autor é uma violação grave aos seus direitos autorais. Isso porque, se trata de uma infração legal séria e pode resultar em ações contra o usuário infrator que incluem:

  • remoção do conteúdo;
  • reparação em dinheiro;
  • ações judiciais;
  • perda da conta do Instagram.
Baixar vídeos do Instagram: conheça apps para fazer isso de forma prática
Ao baixar vídeos do Instagram é crucial respeitar os direitos autorais. Imagem do Freepik.

Presença de malware e vírus

Malwares são criados para roubar dados pessoais, como, por exemplo, senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Além disso, alguns podem causar danos ao sistema do dispositivo e, assim, levar a falhas, travamentos ou até mesmo inutilização do aparelho.

Eles podem também abrir brechas de segurança, ou seja, exibir anúncios intrusivos, abrir as páginas da web para sites perigosos ou enviar mensagens sem permissão.

Falha na privacidade

Quando se concede permissão para aplicativos, pode dar acesso a mais dados do que deveria, o que compromete a sua privacidade e expõe o usuário a riscos. Alguns deles podem coletar seus dados pessoais para uso indevido, como, por exemplo:

  • venda a terceiros;
  • práticas de marketing invasivas;
  • atividades fraudulentas.

Antes de baixar, então, veja as regras de privacidade do aplicativo para saber como seus dados serão usados e opte pelas lojas oficiais de aplicativos. 

Vale lembrar que arquivos APK podem ser danosos ao seu aparelho, uma vez que podem causar falhas no sistema e deixar o telefone lento.

Phishing e engenharia social

O maior risco é o roubo dos dados de login do usuário. Ao fornecer informações de acesso, aliás, o usuário pode ter a sua conta invadida, o que resulta em potencial perda de controle sobre dados pessoais e outros serviços online ligados à conta.

Isso pode gerar ataques mais amplos, como phishing voltado aos seus outros contatos, bem como envio em grande escala de mensagens falsas em seu nome.

Como usar aplicativos para baixar vídeos do Instagram?

Para baixar vídeos do Instagram você deve, antes de tudo, escolher um aplicativo seguro na loja de aplicativos do seu celular. Depois, insira a URL do vídeo que deseja baixar e siga as instruções na tela. Por fim, salve-o na sua galeria para assistir offline.

Como escolher um app para baixar vídeos do Instagram?

Para baixar vídeos do Instagram, escolha apps que sejam compatíveis com o sistema operacional e de acordo com suas preferências. Analise também se acessar um site é mais prático para o seu caso.

Para quem deseja baixar apenas um vídeo com algum específico, por exemplo, escolher um site simples e acessá-lo no PC é o suficiente.

Pessoa segura smartphone com mão esquerda enquanto abre tela de login de rede social no aplicativo do Instagram
Em muitos apps, para baixar vídeos do Instagram é preciso fazer login na sua conta – Imagem de Wolfs Rib em Pexels

Para quem baixar vídeos do Instagram pode ser útil?

Baixar vídeos do Instagram é útil para quem deseja estudar conteúdo, aprender uma receita ou apenas compartilhar algo divertido. Os que trabalham com marketing de conteúdo, por exemplo, podem salvar referências e inspirações.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes