Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

As mídias sociais podem aumentar os resultados nos negócios?

As mídias sociais não são apenas um espaço para entretenimento, mas sim um ambiente de negócios com muito potencial, que atrai muitas empresas

Estar nas mídias sociais é uma necessidade para empresas que desejam atrair clientes, uma vez que as pessoas passam cada vez mais tempo nessas plataformas. Por isso, é preciso entender como incluir essa ferramenta para promover uma marca.

Por que é importante estar presente nas mídias sociais?

A presença nas redes sociais é de vital importância para as marcas, porque permite um contato mais direto com os clientes. Com isso, é possível criar uma conexão e gerar confiança, o que é essencial para realizar mais vendas. 

Também é preciso considerar que há cada vez mais usuários nas redes sociais, que usam essas plataformas para diversas finalidades, como:

  • interagir com amigos;
  • estudar por meio de perfis de especialistas;
  • consumidor conteúdos voltados ao entretenimento;
  • pesquisar produtos;
  • fazer compras.

Diante disso, com uma boa estratégia de posicionamento nas mídias, uma empresa pode se tornar conhecida por um público que se encaixa no perfil de suas personas.

mídias sociais
As mídias sociais são um importante meio para atrair clientes e fechar mais vendas. Imagem de Pixabay no Pexels

Como criar uma estratégia de mídias sociais para uma marca?

O primeiro passo para ter uma marca de sucesso nas mídias sociais é conhecer o perfil do cliente ideal para a empresa. Para isso, pode-se começar analisando os dados internos, em cadastros e listas de compradores, para saber:

  • faixa etária;
  • região geográfica;
  • gênero.

Caso vá iniciar um negócio, uma opção é usar como base uma pesquisa da concorrência, ou mesmo um estudo de mercado. A partir disso, fica mais fácil definir quais as redes mais utilizadas, bem como, os conteúdos de interesse.

Criação de conteúdo atraente

O marketing de conteúdo é uma boa escolha para desenvolver nas redes sociais, ao invés de apenas divulgar produtos de forma insistente. Isso porque, essa estratégia é capaz de criar relacionamento com o público, ao abordar assuntos como:

  • como surgiu a marca, bem como, fatos sobre a sua história;
  • trazer informações úteis sobre problemas relacionados à solução que oferece;
  • criar dicas ou tutoriais que facilitem o dia-a-dia.

Essas ações podem ser realizadas em diversos formatos, como textos, infográficos, imagens ou conteúdo em vídeo, de acordo com o tipo de canal escolhido. Além disso, é preciso estar atento para verificar qual deles tem uma recepção melhor pela audiência.

Comunidade da marca

A interação mais próxima com o público pelas mídias sociais traz como benefício uma relação de confiança. Assim, os clientes têm a sensação de conhecer bem a empresa e quem está por trás dela, e também vêem o valor do produto, que vai além do monetário.

Como resultado, o negócio ganha um público fiel, que além de consumir seus produtos ainda atua como promotor, tornando a marca conhecida em seu círculo. 

Análise de métricas

Nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo, ao criar um perfil comercial é possível acessar um painel com as principais métricas sobre a interação do público, com registros como:

  • número de seguidores;
  • gênero;
  • curtidas e compartilhamentos;
  • horário de maior interação.

Como otimizar a presença nas mídias sociais?

O planejamento é essencial para que uma marca tenha sucesso nas mídias sociais, uma vez que é preciso ser constante. Dessa forma, uma boa medida é criar um calendário editorial, que contenha os principais temas a tratar. 

Na definição dos assuntos, é possível fazer uma pesquisa prévia para saber quais os termos com maior índice de buscas na internet. Além disso, pode-se observar o que os concorrentes têm feito e adicionar a identidade de sua marca.

Isso vai servir para orientar a equipe de criação, e assim dividir melhor as tarefas e agendar as postagens de forma antecipada. Com isso, a empresa evita ficar muito tempo sem publicar, sem repetição de temas.

Ferramentas de automação úteis

Para tornar o trabalho mais ágil é possível contar com programas que permitem programar as postagens, por exemplo. Assim, com as mídias prontas, basta inserir no sistema e definir a data e horário para que sejam publicadas no feed.

Dentro do Facebook, por exemplo, o usuário pode acessar o painel de controle e fazer essa programação. Também há opções de programas externos com funções similares, como o Mlabs.

mídias sociais
As mídias sociais permitem uma interação mais próxima com os clientes em potencial. Imagem de Pixabay no Pexels

Quais as vantagens de anunciar nas mídias sociais?

A criação de anúncios nas mídias sociais porque é possível atingir o público ideal com base em seus interesses. Aliás, o uso de posts patrocinados não serve apenas para conversão de vendas, como também para:

  • aumentar a base de seguidores;
  • captação de leads, ao inserir formulários de inscrição;
  • promover um evento ao vivo.

Para criar uma campanha no Instagram Ads ou Facebook Ads basta seguir alguns passos simples. É preciso definir o perfil do público que quer atingir, havendo várias opções para divisão em grupos com interesses comuns. 

Em seguida, é necessário definir o valor que vai investir, bem como a duração da exibição do anúncio. Então, ele será exibido aos usuários que se adequam aos critérios escolhidos. 

Relatórios para monitorar o desempenho

Na central de controle de anúncios é possível ver em tempo real os resultados da campanha, e caso necessário alterar as configurações. Assim, pode otimizar os recursos e aumentar a taxa de conversão.

Quais as tendências nas mídias sociais para se antecipar?

Uma das principais tendências das mídias sociais é priorizar a distribuição de conteúdos em vídeo. Isso até mesmo no Instagram, que surgiu como uma rede para compartilhar fotos.

Outro ponto para observar é o aumento do uso da inteligência artificial, que pode ser aplicada para automatizar respostas a mensagens, por exemplo. 

Fora isso, há uma demanda maior por conteúdos personalizados, por isso, é importante investir na análise de dados. Isso permite segmentar o público e direcionar diferentes formatos para cada grupo de acordo com suas preferências.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes