Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Análise pest: descubra o quanto ela é importante para a sua empresa

Com a Análise PEST você tem a capacidade de prever situações futuras e assim, definir as melhores estratégias para o seu negócio. Logo, ela é crucial para qualquer empreendedor.

A Aanálise PEST fornece ao empreendedor uma visão ampla sobre o mundo e as suas principais vertentes. Desse modo, ela ajuda a diminuir os riscos e evitar os erros. Então, se você quer fazer sucesso, precisa saber mais sobre ela. 

O que é a análise PEST?

A Análise PEST é uma forma de acompanhar as mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas no mundo dos negócios. Assim, qualquer empreendedor que deseja fazer sucesso, precisa saber como ela funciona.

Um fato curioso é que para alguns estudiosos, ela ainda deveria conter a letra “A” e “L” em seu nome. Isso porque, os fatores ambientais e legais possuem tanta importância quanto os outros e por isso, devem ser analisados da mesma forma. 

Para que ela serve na prática? 

Ao ter as informações que estão ligadas a ela, você consegue traçar uma estratégia para a sua empresa que funcione. Além disso, com ela, é possível ver a viabilidade de abrir um novo negócio. 

Para ficar mais claro, imagine um ponto comercial de lanchas em uma cidade de baixa renda que não possui mar ou rio próxima. Então, seguindo essa lógica, caso isso acontecesse as chances dele falir seriam altas. Afinal, a sociedade não teria onde usar ou como pagar pelo item. 

O exemplo citado é bem extremo e por isso, é fácil ver que não é uma boa ideia sem fazer a análise.  Mas, quando se trata de outros ramos mais sutis, tirar uma conclusão sobre o que é ou não viável é mais difícil. Logo, nessas situações o ideal é utilizar a PEST. 

Principais desafios na implementação

O principal desafio ao implementar é não conhecê-la de forma detalhada. Logo, ficará muito difícil compreender os resultados que são dispostos. Além disso, quando a questão citada é superada, aparecem outras relevantes, como:

  • conseguir manter uma rotina;
  • alguns dados que ela solicita podem ser difíceis de conseguir.

Por fim, ao colocá-la em execução, você vai perceber que todas as informações dela podem ser simplificadas, o que é um ponto positivo. Mas, acontece que em algumas situações, executar essa ação pode te fazer perder um detalhe importante.  

análise pest
Com a Análise PEST você tem os recursos necessários para aumentar o sucesso da empresa. Imagem de Geralt do Pixabay.

Como a Análise PEST pode ajudar na tomada de decisão?

A Análise PEST fornece dados precisos sobre a sociedade de forma geral. Desse modo, com ela você consegue definir diversos pontos cruciais para qualquer empresa que deseja fazer sucesso no ramo, por exemplo:

  • as oportunidades que combinem com a realidade;
  • os problemas que podem interferir no resultado de um projeto.

De forma resumida, com ela você consegue ter uma visão mais objetiva dos processos que envolvem o negócio. Então, por tudo que foi dito, fica claro que empresas de sucesso como a Magazine Luiza lojas, Natura e Apple a utilizam de forma regular. 

Como funciona a identificação de oportunidades?

Devido ao fato dela conseguir fornecer uma mapa completo do cenário externo, com ela você consegue ter uma visão mais ampla da sociedade. Logo, será possível identificar oportunidades que têm grandes chances de darem certo no futuro. 

Para ficar mais claro faça uma analogia com um investidor. Afinal, quem está nesse ramo, deposita um capital em uma ação, acreditando em um estudo prévio que mostrou chances de lucro com essa atitude.

O exemplo citado funciona da mesma forma da PEST. Ou seja, com base nos dados que ela fornece, você consegue ter uma noção de como será o futuro em alguns aspectos. Assim, é possível montar um negócio de sucesso e se destacar da concorrência. 

Pode haver erros? 

Apesar de ser pouco provável, existe a possibilidade da análise falhar. Isso porque, a sociedade e tudo que está relacionado a ela, está sempre em constante mudança. Ou seja, talvez o que funciona hoje não seja viável amanhã.

Em relação ao destaque, existem outras empresas que fazem o uso dela. Então, imagine que você fez uma análise e mostrou que a tecnologia “x” será muito procurada. Assim, pode ser que essa seja uma conclusão que outros ramos tenham tirado e isso pode tirar a sua chance de trazer algo único. 

Vale a pena investir? 

A verdade é que todos os pontos citados são riscos comuns que todos os empreendedores correm de forma regular. Então, apesar de existir um risco mínimo, vale a pena investir nesse tipo de análise para o seu negócio. 

O quanto ela pode ajudar a prevenir problemas?

Através dela você pode fazer uma análise do futuro. Desse modo, ela consegue te ajudar a identificar e prevenir as ameaças externas. Desse modo, a sua empresa estará preparada para todas as eventualidades, como:

  • a falta de circulação de algum recurso;
  • o aumento de preço de uma obra prima.

Um dos pontos que mais interferem no sucesso de uma empresa é um problema não previsto. Isso porque, via de regra, essa situação traz prejuízos financeiros, que a depender do nível, pode causar até o fim das atividades.

análise pest
A Análise PEST consegue te fornecer uma visão geral sobre o mundo e o que envolve ele. Imagem de Geral do Pixabay.

Aplicar a Análise PEST na gestão de negócios?

Para aplicá-la na gestão do seu negócio de forma eficiente, você deve entender qual ponto dela é mais importante para a sua empresa. Então, se o seu negócio é do ramo de T.I de forma lógica, a tecnologia será um dos fatores mais importantes. 

É necessário entender que definir um fator central, não significa excluir todos os outros. Desse modo, ainda deve haver uma preocupação em entender as questões sociais, políticas e econômicas. Afinal, de forma direta, elas também influenciam no sucesso. 

Exemplos em diferentes setores

A verdade é que em cada setor de uma empresa ela pode ser aplicada. Assim, se você deseja fazer uma propaganda virtual, ela vai ajudar a entender qual marketing digital pode ser eficaz. Caso a sua empresa tenha relação com dados pessoais, ela consegue prever uma mudança na LGPD.  

Um exemplo bem simples, mas que pode fazer toda diferença é caso o seu negócio seja do ramo da comunicação e algumas recepções são inadequadas. Desse modo, ela te mostraria como a portaria da sociedade nos dias atuais, evitando a perda de um cliente ou até um processo. 

Como desenvolver e implementar uma Análise PEST?

A única forma de desenvolver e implementar uma Análise PEST de forma eficiente é dominando cada um dos pontos que se relaciona a ela. Afinal, com isso, você saberá interpretar os resultados e usá-los da melhor maneira. Então, para te ajudar, veja sobre cada um logo abaixo. 

Questões políticas

O cenário político de um país pode gerar grande impacto para qualquer setor privado. Isso porque, ele tem o poder de mudar a economia de forma negativa e assim, criar desafios para o empreendedor. Ou seja, ele pode interferir na circulação de obra prima, elevar impostos e outros. 

A única forma de lidar com as situações citadas é tomando ciência delas antes que aconteçam, para isso, será necessário utilizá-la para responder algumas perguntas. Para ficar mais claro, veja alguns exemplos do que pode ser questionado:

  • quando serão as próximas eleições e quais as propostas?;
  • como o governo futuro e atual lida com alguns ramos?.

Com o tempo, você vai perceber que as questões são infinitas e podem mudar muito conforme o ramo. Mas, para começar, é interessante realizar cada uma das citadas e lembrar que elas abordam assuntos que devem ser acompanhados de forma regular. 

Situação econômica 

A situação econômica sempre deve ser dividida entre a micro e a macro. Ou seja, você deve analisar a situação financeira atual do consumidor de forma individual e a demanda de maneira coletiva. Assim, será possível identificar o que as pessoas estão dispostas a investir. 

Um bom exemplo do primeiro fator é quando acontece um aumento do salário. Afinal, com ele, as pessoas costumam gastar mais e por isso, antes de acontecer você pode montar uma publicidade para influenciar a compra do produto.

Em relação ao segundo ponto, acontece quando um produto falta muito tempo no país. Quando isso acontece, muitas vezes significa que os indivíduos não sentem mais falta dele e por isso, pode não fazer sentido investir nele. 

Fatores sociais 

Quem tem familiaridade com o marketing sabe que os fatores sociais são cruciais para o sucesso de qualquer empresa. Então, conseguir analisar o que combina com as suas personas é uma forma de criar conteúdos que engajem e consigam conquistar os clientes

Questões tecnológicas 

Os avanços tecnológicos têm o poder de afetar todos os setores de uma empresa. Então, desde a produção até a distribuição podem e devem mudar por causa deles. Isso porque, como eles vêm para facilitar a vida de todos, quem não os acompanha em alguns casos, acaba ficando para trás. 

Na prática, acontece que muitas vezes para garantir o sucesso do cliente e mostrar autoridade você precisa oferecer novidades. Entretanto, em algumas situações, acontece o contrário ou nem faz diferença. Ou seja, houve um capital investido para algo que ficou obsoleto. 

Para evitar o problema citado, você precisa analisar as tendências do mercado e ver o que de fato faz sentido para o seu negócio. Desse modo, será possível avançar no funil de vendas e aumentar a visibilidade da sua empresa. 

Legal e ambiental? 

A questão legal e ambiental, apesar de não fazer parte de forma oficial do sistema de análise, possui a mesma importância. Então, para que não existam dúvidas, é necessário compreendê-las de forma detalhada. 

Em relação à primeira citada, ao usar a Análise PEST, você pode prever algumas mudanças na lei. Assim,  por exemplo, caso exista uma alteração na LPGD, a sua empresa ficará ciente, evitando um futuro processo. 

Em relação à segunda, hoje em dia há uma grande importância com as questões ambientais. Desse modo, diversas empresas estão tomando atitudes para parar ou explorá-lo de forma mínima. Então, vale a pena acompanhar essas tendências para ver o que se aplica ao seu ramo. 

análise pest
A Análise PEST mostra o caminho para que você consiga alcançar os seus objetivos. Imagem de nattanan23 do Pixabay.

Como interpretar os resultados de uma Análise PEST?

A melhor forma de interpretar os resultados de uma Análise PEST é ligando ele a sua empresa e os seus clientes. Afinal, com isso você conseguirá tomar uma direção do que fazer e traçar a melhor estratégia ou solução para um determinado assunto. 

A verdade é que hoje em dia, para obter sucesso o empreendedor precisa entender não só o mercado, mas o mundo. Contudo, fazer isso sem nenhuma base seria quase impossível. Então, pode-se dizer que esse método veio para facilitar os processos e tornar os sonhos de sucesso reais. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes