Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é branding pessoal?

O branding pessoal é uma estratégia que visa fortalecer a própria imagem perante o mundo externo, mas para isso é preciso ter um bom nível de autoconhecimento.

O branding pessoal é uma ótima ferramenta para construir uma reputação no meio em que atua. Por isso, essa estratégia é muito comum para artistas, influencers, bem como para aqueles que usam seu nome como marca para promover os negócios.

O que é branding pessoal?

O branding pessoal é um conjunto de ações cujo objetivo é criar uma imagem sobre a pessoa perante o público, que esteja alinhada aos seus valores e posicionamento.

Logo, esse processo faz com que as demais pessoas se lembrem daquelas características mais marcantes da figura. Assim, são capazes de identificar de quem se trata por meio de detalhes ou aspectos como:

  • cores;
  • estilo;
  • linguagem ou bordões.
O que é branding pessoal?
O branding pessoal visa fortalecer a imagem da pessoa perante o público. Imagem de SHVETS production no Pexels

Qual é a diferença entre branding e marketing pessoal?

Os dois conceitos, embora parecidos, têm as suas diferenças, uma vez que o marketing pessoal busca promover um perfil pessoal. Por outro lado, o branding trabalha para criar uma marca associada àquele indivíduo e agregar valor.

Ambos podem andar juntos, uma vez que um bom branding precisa de divulgação para se fortalecer. Por outro lado, é mais fácil promover um perfil que tenha uma presença marcante.

Quais são os pilares do branding pessoal?

A autenticidade é o principal elemento do branding pessoal, porque permite diferenciar a pessoa em meio à multidão. Além disso, outros aspectos são essenciais para esse processo, sendo eles:

  • propósito;
  • imagem;
  • comunicação e consistência;
  • networking.

Propósito

Esse é um item muito importante, porque vai ajudar a construir a marca pessoal, uma vez que se relaciona à forma como a pessoa quer impactar o seu meio. Dessa forma, é preciso elencar quais as suas habilidades e como isso pode ser útil para os demais.

Isso ajuda a criar valor, ou seja, fazer com que o público entenda a relevância do trabalho e o porquê vale a pena contratar.

Imagem

A imagem em si diz respeito à forma como a pessoa se apresenta, não apenas em encontros pessoais, mas também nas redes sociais. Logo, é preciso pensar ao fazer fotos para Instagram, por exemplo, e analisar se são coerentes com o objetivo.

Isso quer dizer que é preciso ser coerente em todos os aspectos que envolvem o branding. Assim, uma influencer de moda que tem um perfil mais disruptivo e moderno pode usar uma peça que gere polêmica e divida opiniões e isso ainda estará alinhado à sua marca pessoal.

O mesmo não ocorre com uma empresária que seja CEO de uma grande empresa e queira transmitir autoridade e um ar mais tradicional. Nesse caso, a escolha ideal seriam peças mais sóbrias, com cortes retos e formais.

O que é branding pessoal?
O branding pessoal deve respeitar a essência da pessoa e seus valores. Imagem de Godisable Jacob no Pexels

Comunicação e consistência

Esse é outro aspecto essencial para que o branding seja bem executado, uma vez que é preciso que todas as ações, falas e comunicados estejam de acordo com a sua essência e valores. 

Por conta disso, é tão importante que o processo de criação de uma marca pessoal respeite o indivíduo. Afinal, muitas vezes se cria um personagem que não se pode manter por muito tempo, o que pode trazer resultados muito piores no futuro.

Networking

Promover a própria marca pessoal e se tornar conhecida é o caminho para conseguir os objetivos. Por isso, é essencial independentemente da área de atuação, criar uma rede de conexões, o que pode ocorrer por diversos meios, como:

  • redes sociais;
  • eventos;
  • participação em programas, como podcasts, rádio e TV.

Como construir o branding pessoal?

O primeiro passo para ter um bom branding pessoal é o autoconhecimento, uma vez que permite identificar os pontos fortes e fracos, bem como as preferências e habilidades. 

Também é útil saber como as pessoas o enxergam, por isso, vale a pena questionar a amigos ou pessoas mais próximas quais são as palavras que relacionam quando pensam em você.

A partir disso, é possível fazer uma análise prévia se há algum ruído na imagem. Ou seja, se transmite algo com o que não se identifica ou ainda se as pessoas não o reconhecem como é de fato.

Crie uma identidade visual

Depois dessa primeira etapa, é o momento de construir uma imagem que represente os seus valores. Assim, pode escolher cores, elementos, estilos e formas de comunicar a sua essência de forma eficaz, o que abrange:

  • a forma de se vestir;
  • comunicação verbal;
  • gestual;
  • tom de voz na escrita;
  • paleta de cores.

Esses aspectos ajudam a gerar conexão com o público, para passarem a reconhecer esses itens e associar a sua marca.

Presença nas redes sociais

As redes sociais mais famosas como Instagram, Facebook e TikTok são uma ótima ferramenta para divulgação. Antes de escolher em qual delas investir tempo, é preciso primeiro entender qual é o seu tipo de público.

Também é essencial estudar os tipos de conteúdo com mais sucesso em cada uma delas, a fim de planejar como vai se apresentar e o que postar. Mas vale ressaltar que isso sempre deve se adaptar ao estilo pessoal, para que ainda seja autêntico.

O que é branding pessoal?
O branding pessoal pode dar mais destaque ao perfil e ajudar a alcançar novas oportunidades. Imagem de Yaroslav Shuraev no Pexels

Quais são as vantagens de ter um branding pessoal forte?

O branding pessoal ajuda a se diferenciar no mercado, o que é essencial diante da ampla concorrência em todas as áreas. Logo, independentemente do objetivo na carreira, ele pode auxiliar a se destacar entre tantas opções.

Como gera um senso de valor em relação às habilidades da pessoa, isso pode ser crucial no momento de disputar uma vaga ou mesmo ser escolhido para um trabalho de publicidade.

Outro ponto positivo é que pode impactar inclusive na renda, uma vez que as pessoas passam a valorizar o trabalho e com isso não questionam tanto o preço.

Confiança

Ao criar uma marca pessoal, o indivíduo também passa a se conhecer melhor e se enxergar da forma como quer que os demais o vejam. Dessa forma, também tem um impacto positivo sobre a autoconfiança.

Isso faz com que melhore como se comunica com os outros, além de permitir observar atitudes que podem prejudicar sua imagem, mas que antes não se dava conta.

Desenvolvimento pessoal

Vale lembrar que o branding não é um processo fixo, mas sim uma contínua análise da forma como a pessoa se mostra ao exterior. Ainda, o fato de valorizar a essência pessoal não quer dizer que não haja espaço para melhoria. 

Ao longo do processo é possível identificar quais são os aspectos em que se pode focar para alinhar a imagem com aquilo que quer transmitir. Por exemplo, o uso de roupas mais adequadas ao estilo, bem como, a oratória para se comunicar de forma clara.

Para quem o branding pessoal é importante?

O branding pessoal é mais comum entre pessoas que já atuam com as mídias, tais como influenciadores, empresários digitais e artistas. Para essas pessoas, ele é um aspecto de extrema importância, uma vez que ajuda a:

  • gerar conexão com o público;
  • divulgar o trabalho;
  • aumentar o interesse de marcas para parcerias.

Esse recurso, no entanto, não fica restrito às pessoas com milhares ou milhões de seguidores, ou que tenham grandes negócios.

Ao contrário, pode ser muito útil para uma pessoa se consolidar na carreira, obter uma promoção ou mesmo para aqueles que querem se tornar uma referência dentro da área de atuação ou acadêmica.

Quais são os cases de sucesso de branding pessoal?

Quando se pensa em branding pessoal, um dos grandes exemplos é o da cantora Rihanna. Além de famosa pela carreira musical, ela lançou sua própria marca de maquiagem, que busca incluir diversos tons de pele.

Como se vê, ela usou de sua influência no mundo pop e conseguiu consolidar a imagem de uma mulher, com origem latina, que alcançou a fortuna nos Estados Unidos. Fora o trabalho nos palcos, ela se dedica também a causas humanitárias.

Mesmo afastada dos palcos por um tempo, ela segue com milhões de seguidores nas redes sociais. Assim, consegue promover em paralelo sua empresa de beleza, que lhe rende milhares de dólares.

Exemplo brasileiro

Outro grande exemplo de marca pessoal é o da modelo gaúcha Gisele Bündchen que alcançou as passarelas internacionais. Além dos desfiles, ela se mantém nas mídias com campanhas em diversas áreas.

No caso de Gisele, o storytelling é muito bem feito, porque mostra a trajetória da menina que era vista como feia na escola e hoje é símbolo de beleza. Tanto que desfilou na abertura das Olimpíadas no Brasil em 2016.

Mesmo com a fortuna acumulada, ela mantém hábitos simples, e se dedica a ter uma boa relação com os filhos. Além disso, se dedica a apoiar causas ambientais como a preservação da Amazônia. 

Todos esses itens ajudam a construir uma imagem que gera confiança, por isso é tão requisitada para materiais publicitários.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes