Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Guia completo sobre incubadora de empresas

Uma incubadora de empresas dá ao empreendedor todos os recursos necessários para que seu negócio cresça, se consolide no mercado e tenha o sucesso que almeja.

Uma incubadora de empresas é uma iniciativa inovadora que ajuda um pequeno e médio negócio a crescer a se consolidar no mercado em que atua. Leia este artigo e saiba tudo o que envolve esse programa, bem como o que precisa fazer para o seu projeto entrar.

O que é uma incubadora de empresas?

Uma incubadora de empresas é uma iniciativa que visa apoiar um pequeno negócio ou ideia que está na sua fase inicial e fazê-lo crescer. Em resumo, esse tipo de programa visa incentivar o empreendedorismo para gerar:

  • mais empregos;
  • novas oportunidades de negócio;
  • gerar competitividade no mercado;
  • promover a cultura empreendedora.

No geral, as organizações que fomentam essa ideia possuem vínculos com outras instituições, como as de ensino privado ou público. Assim como, prefeituras e até iniciativas de empresas independentes que apoiam esse tipo de projeto.

Elas dão ao pequeno empreendedor um limite de suporte, mas de boa qualidade para darem os passos iniciais no seu negócio. A princípio, é similar às aceleradoras de startups que também fornecem ajuda, mas na iniciativa de incubação, a ideia é mais profunda. 

O programa oferece desde uma estrutura física, bem como a logística para as empresas. Além disso, também irão dispor de uma equipe de suporte, consultoria e técnica, se esse for o caso, para o negócio crescer.

Guia completo sobre incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas é uma iniciativa que apoia pequenos negócios a crescerem. Imagem de Rachel Claire no Pexels.

Para que serve uma incubadora?

Uma instituição incubadora permite dar apoio a um negócio que deseja crescer. Em suma, são empresas de pequeno e médio porte que buscam investir em uma nova ideia, mas que tem limite de recursos.

Empreender no Brasil é algo que precisa de muita luta, pois em toda organização consegue andar com as próprias pernas no seu início. Por isso, esse incentivo é ainda mais vital para promover a cultura empreendedora no país.

O perfil de empresas que precisam de incubação

As empresas que precisam de incubação, no geral, são aquelas de pequeno e médio porte, assim como as que estão no seu início. Também entram nessa lista as pessoas que não tem um negócio oficial, mas uma ideia.

É preciso que eles passem por um tipo de processo seletivo no qual terão que atender alguns requisitos básicos a cargo da incubadora. Em suma, elas avaliam o potencial que o projeto tem para crescer, bem como o impacto social e econômico, entre outros pontos.

Como funciona uma incubadora de empresas?

A incubadora de empresas funciona de modo que os interessados devem se inscrever no órgão responsável e passar por um processo seletivo.

O conceito tem como fundamento a mesma ideia das maternidades, no qual mantém o bebê vivo e o ajuda a sobreviver. A partir disso, vale frisar que é essa a finalidade do projeto de incubar uma empresa.

Após passar pela etapa de escolha dos negócios que farão parte da iniciativa, dá-se início ao processo de acesso da startup. Em suma, isso significa que terá ao seu dispor os recursos que precisa para crescer, a princípio, esse período dura de 1 a 3 anos.

Eles também irão receber suporte e capacitação para poderem tocar o negócio por conta própria e se tornar cada vez mais independentes. No entanto, é importante frisar que cada incubadora define quais são as etapas, bem como será o processo de forma geral.

Guia completo sobre incubadora de empresas
Uma incubadora de empresas precisa que os interessados se inscrevam para avaliação. Imagem de Burst no Pexels.

A pós-incubação

Essa etapa é quando a empresa que, depois do seu período de incubação que dura entre 1 a 3 anos, irá andar por conta própria. Em síntese, isso quer dizer que ela sairá do espaço físico da organização que lhe deu suporte e deixará de usar os seus recursos.

Vale frisar, no entanto, que o negócio continua a receber orientações, mas de uma forma menos frequente, porém, precisa e didática. Contudo, esse período gira em torno de 6 meses, ou até mesmo um ano, a depender do nível de maturidade da empresa.

A meta é que todo projeto sob incubação dê certo, assim como a ideia de uma pessoa para que ela seja um empreendedor de sucesso. Todavia, é vital que os donos de negócio aproveitem ao máximo os recursos que estão ao seu dispor para crescer no mercado.

Quais são as vantagens de fazer parte de uma incubadora de empresas?

Uma incubadora de empresas dá todos os recursos para um negócio crescer. Ou seja, o empreendedor não terá que, a princípio, investir em grandes aquisições, pois terá ao seu dispor elementos essenciais, como:

  • estrutura física, um espaço para trabalhar e discutir assuntos com sua equipe;
  • logística para o transporte de materiais e pessoal;
  • equipe técnica para dar assistência, bem como suporte;
  • possibilita parcerias com outros negócios.

São pontos de suma importância para uma empresa conseguir se consolidar no mercado no tempo em que estiver sob incubação. Por isso, é vital que ela aproveite a oportunidade para crescer e se tornar autossustentável.

A mentoria é outra parte crucial desse conceito, uma vez que, durante o processo, o empreendedor terá ao seu dispor assessoria para várias áreas. Por exemplo, gestão de pessoas, negócios, contabilidade, jurídica, controle de custo, entre outras.

Para concluir esse ponto, a empresa que vai para a etapa de incubação não vai precisar de um alto valor de investimento. Muito pelo contrário, pois, ao ter acesso aos recursos do projeto, irá economizar em vários pontos, ao passo que, irá ajudar a se manter ativa.

Maior chance de sucesso

Ao passar por incubação, a empresa tem mais chances de crescer, o que é uma vantagem sobre as outras formas de sucesso. Contudo, também é uma oportunidade de aprender sobre o nicho de mercado no qual atua, pois terá acesso a cursos e treinamentos para isso.

Guia completo sobre incubadora de empresas
Em uma incubadora de empresas, o seu negócio tem mais chances de crescer no mercado. Imagem de Werner Pfenning no Pexels.

Como fazer parte de uma incubadora de empresas?

Para entrar em uma incubadora de empresas você terá que analisar, ou seja, ver qual é a que mais se encaixa com o seu negócio. Então, faça uma boa pesquisa em sites, redes sociais e blogs e as avalie, depois disso, é só seguir as etapas:

  • analise as diretrizes e requisitos que a incubadora pede;
  • prepare o documento com todos os dados da sua empresa ou projeto;
  • entre o documento conforme as diretrizes;
  • faça a inscrição da sua empresa;
  • ao ser chamado para avaliação, apresente o seu projeto.

Após essa fase, a sua ideia vai para análise e, depois, você irá receber a notificação de que foi aceito e entrará para incubação. Para finalizar o artigo, é vital que você tenha compromisso e seja responsável, pois nem todo negócio entra para esse tipo de programa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes