Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

WordPress Multisite: o que é e como começar a colocá-lo em ação

O WordPress Multisite é essencial para qualquer usuário que possui muitos sites. Ele permite fazer uma gerência total dessas páginas, sem precisar de grandes esforços.

Usar o WordPress Multisite pode ser a solução para quem lida com vários sites. Portanto, ele é uma opção econômica, prática e rápida, para gerenciar sem abrir várias abas. Tem várias aplicações e ainda permite que várias pessoas atuem em um único projeto.

O que é o WordPress Multisite? 

Com o WordPress Multisite, os usuários que precisam gerenciar vários sites, têm mais praticidade. Assim, ele se volta para quem tem muitos problemas com vários sites ao mesmo tempo. Dessa forma, é capaz de oferecer aos usuários as funções de:

  • todas as ações são feitas em um único painel;
  • publicar conteúdos novos;
  • gerenciar temas e plugins.

Sua criação foi feita para que pudesse oferecer uma central de controle original. Então, é possível ter acesso a uma dashboard com todos os seus sites ativos. Além disso, oferece a chance de integrar novos projetos, sempre da forma mais prática.

Notebook sobre mesa de madeira com tela exibindo esboço de layout para site que poderá usar as vantagens do WordPress multisite, onde o mesmo já apresenta espaço para imagens e conteúdo, onde neste consta a sigla HTML
O WordPress Multisite se volta para todos os usuários que controlam vários sites. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Estrutura para funcionar 

A plataforma desse WordPress, atua como se fosse uma rede. Portanto, para que os usuários consigam controlar seus websites hospedados nele, deve adicionar todos. Dessa forma, eles estarão conectados em uma única central.

Tudo poderá ser controlado com mais inteligência devido ao dashboard. Assim, o usuário pode mexer nas páginas de postagens, configurações de temas e entre outros. Todas as alterações são feitas por dentro do painel, com todo o suporte necessário. 

Aplicações 

Existe uma série de aplicações oferecidas pelo Multisite em seu dashboard. É o jeito mais fácil de operar de forma ampla, com as funções da plataforma original. Além disso, ele também conta com vários plugins interessantes para se usar.

User Switching 

Como um exemplo dos plugins oferecidos, tem o User Switching. Assim, ele permite fazer a troca de contas de uma maneira bem mais rápida. É a chance para trabalhar em todos os seus sites postos dentro da rede.

Login

Sua maior praticidade é não precisar deslogar e logar de novo dentro dos sites. Ele é a melhor opção para quem possui muitos sites para controlar de uma vez só.

Tem vantagens com o WordPress Multisite?

Ao avaliar o WordPress Multisite é possível notar que ele é uma ferramenta muito útil. Assim, é uma das maiores ajudas que alguém com muitos sites pode ter. Por exemplo, o fato de gerar a centralização desses websites, é trazer:

  • ganho de tempo;
  • otimização das operações.

Esses são os pontos essenciais para tornar qualquer operação em algo bem ágil. Além disso, as chances de sofrer com os erros do WordPress são menores. Também traz um grande conforto para o administrador, como uma de suas vantagens.

Gerência centralizada

O maior benefício que o site oferece, é tornar-se confortável para ver, controlar e gerenciar em um único local. Assim, o seu dashboard é muito eficiente para garantir uma boa centralização.

Dentro do painel, qualquer alteração essencial para o site pode ser feita de forma simples. Além disso, o administrador pode ver o status de cada website em tempo real. O uso do WordPress Multisite é a melhor maneira de não precisar abrir várias abas de navegador.

Sem confusão

Com o seu dashboard, todas as operações são feitas sem que nada fique confuso ou complexo. Então, o administrador pode ter um domínio completo sobre seus sites, sem passar por problemas.

Publicações ágeis

As publicações são o ato mais essencial para quem criar um blog. Ainda mais quando se trata de Marketing de Conteúdo e gestão de site no WordPress.

Quando se tem muitos sites, pode ser um grande problema fazer a gerência de todos eles. Então, pode se tornar um processo confuso e que não traz bons resultados a longo prazo. Além disso, muitas vezes ainda é preciso abrir várias ferramentas de edição juntas.

Com o Multisite, esse é um problema que pode se reduzir de forma prática. Assim, existe apenas uma caixa de texto que irá atender a todos os sites de uma vez. Aliás, seu funcionamento é o mais simples possível também.

Uso fácil

Quando o usuário selecionar um dos seus sites na plataforma, já será possível mexer nele. Portanto, qualquer alteração dentro da ferramenta de edição será postada nesse site.

Caso queira publicar em outro site, é preciso mudar a seleção e isso não vai gerar preocupações. São poucas mudanças, além de ser um espaço muito intuitivo. O trabalho é feito de forma fácil, mesmo durante a troca de sites.

Duas pessoas sentadas aparentemente em calçada, enquanto uma delas apoia um notebook sobre seu colo e mostra imagem na sua tela à pessoa que está do lado, que visualiza a imagem de uma montagem com fundo laranja e foto em desfoco ao fundo como marca d'água de pessoa usando notebook com caneca ao lado e nome BLOG no centro em branco, além de outros dizeres ilegíveis abaixo
Online blogO WordPress Multisite é essencial para conseguir criar publicações mais ágeis nos sites. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Usuários convidados de forma livre

Fazer o convite de novos usuários para participar dos seus projetos pode ser bem difícil sem o Multisite. Contudo, com a ajuda da plataforma, é possível fazer o envio de vários convites ao mesmo tempo. 

Dentro de um grupo de trabalho, por exemplo, os usuários serão adicionados dentro da rede bem rápido. Então, essa é a chance prática de colocar várias pessoas dentro de um único projeto.

O acesso da dashboard é voltado para todos os usuários que receberem convites. Aliás, o administrador ainda pode definir o quanto cada um vai participar na plataforma. Ou seja, todos terão seus próprios limites conforme a vontade do criador dos sites.

Nos convites já é possível dizer qual a classificação do cargo de cada usuário na rede. Portanto, é mais uma das inúmeras vantagens para melhorar a experiência do usuário

Como ativar o WordPress Multisite?

Antes de começar a usar o WordPress Multisite, o principal passo é fazer sua ativação. Então, existe alguma demanda de etapas para se seguir, como:

  • incluir configurações de arquivos .php;
  • mudar estruturas na rede;
  • fazer a instalação do dashboard.

Para fazer esse processo também é preciso contratar um dos tipos de hospedagem, caso ainda não tenha. Assim, existem muitos sites de hospedagem para escolher o melhor para seu objetivo.

É possível escolher entre hospedagem compartilhada ou um servidor dedicado ao WordPress. Contudo, seus processos de cadastro costumam ser bem simples. Quando tudo estiver pronto, já será possível fazer o uso do Multisite.

Deve-se ter um cliente FTP também para complementar algumas etapas da ativação da plataforma. Dessa forma, é preciso achar o que for mais confortável para a hospedagem escolhida.

Atualize a configuração da rede

O processo é muito simples e o primeiro passo começa na hora de configurar o seu arquivo wp-config.php. Assim, é uma etapa essencial para instalar o WordPress com todas as configurações exatas. É a melhor maneira de fazê-lo agir e ainda deve fazer:

  • deve-se acessar o seu cliente FTP e abrir o diretório;
  • clicar no arquivo wp-config e selecionar view/edit;
  • baixar uma cópia do código e abrir com o texto padrão já usado.

Qualquer passo a seguir pode ser visto dentro de pesquisas, por usar um código essencial para o Multisite. Quando tudo estiver pronto, já será possível salvar qualquer alteração e fechar o editor. O comando para ativar essa função é bem fácil de se achar. 

Configure a rede

Dentro do seu painel no WordPress, é preciso acessar a aba de ‘Network Setup’. Assim, será possível ver todas as alternativas de campos para dar um nome à rede. Ou seja, aquela que irá atuar com todos os seus sites por dentro do dashboard.

Pode ser necessário entrar no seu e-mail de administrador para poder clicar em ‘instalar’. Dentro dessa área, também tem a chance de decidir se vai usar:

  • subdomínios;
  • subdiretórios.

Os dois podem atuar da mesma maneira quando se usa na prática. Contudo, é essencial que eles tenham o registro do domínio principal da sua rede.

Mulher segurando paleta de cores em sua mão esquerda enquanto ano algo em mesa digitalizadora com a sua direita, analisando melhor design para Website que a mesma está desenvolvendo, onde é possível usar o WordPress multisite
O WordPress Multisite precisa de ativação para que possa funcionar direito. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Wp-config

Fazer a edição desses arquivos é essencial para que o WordPress funcione direito. Portanto, é preciso editar esses dois itens para conseguir fazer a rede atuar bem:

  • wp-config;
  • htacess.

É preciso fazer a adição de um fragmento de código em cada um deles. Assim, o próprio WordPress disponibiliza pelo menos a primeira parte desses códigos. Cada arquivo precisa de modificação de modo individual.

Acesso pelo painel

Quando acessar de novo o seu WordPress será possível ver uma nova aba com nome de My sites. Dessa forma, ao clicar nessa opção, já conseguirá acessar o seu dashboard. Toda a operação da rede será feita de maneira melhor e mais confortável.

O que não pode fazer com o WordPress Multisite?

Usar o WordPress Multisite nem sempre será a solução para todos os problemas. Portanto, também tem algumas desvantagens em seu uso, como por exemplo:

  • não tem permissão usar qualquer plugin;
  • todos os sites compartilham o mesmo IP.

Nos casos em que há a necessidade de ter um endereço único para cada site, o Multisite não é bom. Por isso, deve-se analisar todos os momentos em que ele pode ser útil de verdade.

É uma opção que deixa todos livres para usar, por isso ficam à mercê do administrador. Então, se as pessoas precisam estar em seu WordPress com acesso a todas as funções, também não é o ideal. O ideal é buscar pelas configurações individuais de cada um.

O WordPress Multisite vale a pena?

Com o WordPress Multisite é possível ter acesso a muitas funções diferentes. Contudo, ele só tem uso em momentos essenciais, como:

  • quando não precisa de hospedagem individual;
  • hora de gerenciar sites de clientes;
  • criação de websites complexos.

Sempre que tem múltiplos sites para fazer a gerência, o Multisite é a solução. Mas, caso não seja o caso, pode existir outras formas de controlar uma página. Procurar outras soluções pode ser mais eficaz do que se manter apenas nessas opções.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes