Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é inovação de processos e como aplicar essa ideia em sua empresa?

A inovação de processos dentro das empresas é vital, já que evoluir é uma constante em qualquer nicho de mercado e os negócios que a ignoram, ficam para trás.

A inovação de processos é uma mudança prática que ocorre nas etapas de uma empresa. A sua aplicação, por sua vez, gera diversas vantagens para um negócio, tanto a curto quanto a longo prazo. Veja como fazer isso e conheça marcas de sucesso que inovaram.

O que é inovação de processos?

A inovação de processos é uma mudança que acontece em uma ou mais etapas de uma empresa, a fim de alcançar a transformação. Essa aplicação de novas ideias pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • com a inclusão ou a atualização de novas ferramentas e tecnologias;
  • alterando o modo de trabalho, tornando-o mais fluído, flexível e eficiente.

Esse conceito também pode ser usado para se criar novos serviços, produtos ou processos, em especial, nas áreas de um negócio (estoque, fornecedores ou matéria-prima) em que há lacunas (gaps).

inovação de processos
A inovação de processos pode gerar ótimos resultados em seu negócio a curto e longo prazo. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Como aplicar a inovação de processos?

O passo a passo para aplicar a inovação de processos envolve um planejamento completo, uma comunicação interna eficaz e atualizações constantes. Investir nisso é vital para que uma empresa seja sustentável e ainda possa gerar lucro.

Para isso, no entanto, requer adotar medidas estratégicas e políticas que estimulem melhorias constantes em suas atividades, a fim de tornar o seu negócio mais produtivo e os processos mais:

  • rápidos;
  • objetivos;
  • eficientes.

Veja agora as principais etapas que você deve colocar em ação e que vão orientá-lo a inovar em seus processos para que a sua firma jamais perca a relevância no mercado.

Elabore um plano eficaz

Criar um planejamento estratégico rico em detalhes é essencial. Acima de tudo, deve-se levar em conta o dia a dia da empresa e como essas mudanças vão impactar na rotina do seu negócio.

Em casos em que a transformação será de grande porte, é importante que as inovações sejam aplicadas de forma gradual e de maneira transparente. 

Vale adicionar ainda que toda a sua equipe precisa estar alinhada com as alterações que estão sendo postas na firma e como estas irão afetá-la.

Invista em uma boa comunicação interna

A comunicação interna é o segundo passo rumo à inovação de processos. Portanto, sempre escute o que o seu quadro de pessoal tem a dizer. Isso porque, é ele que está na linha de frente do seu negócio, então, o feedback e opinião de cada membro tem um grande valor.

Como ter uma interação eficaz na empresa?

Ter reuniões de modo regular é crucial para que todos os membros da sua equipe sintam que há um espaço para se expressarem de maneira livre. Além disso, esse é um meio para criar um diálogo direto com cada profissional.

A partir disso, será mais fácil envolver todos os seus funcionários para que em conjunto se desenvolva uma cultura de inovação não só nos processos, mas em toda a empresa.

Forme parcerias de sucesso

Crie ações estratégicas junto com outras marcas que atuam no mesmo nicho de mercado que a sua empresa. Assim, a concorrência pode ser deixada de lado, a fim de que todos os lados se beneficiem.

Esse tipo de parceria pode ser muito interessante para otimizar processos e acima de tudo, para agregar mais valor ao seu negócio.

Atualize-se de forma constante

Um líder ou gestor deve se manter sempre por dentro das melhores ferramentas de gestão  e técnicas do mercado. Além disso, ficar atento às práticas usadas pela concorrência também é vital para a inovação de processos do seu negócio.

Saber o que acontece em seu nicho, bem como, se manter antenado às últimas tendências é importante para não ficar estagnado e ser deixado para trás.

Atenda o seu público-alvo com qualidade

Uma empresa bem-sucedida é aquela que oferece os melhores produtos e serviços do mercado, ou seja, soluções de qualidade. Para isso, no entanto, é essencial conhecer quais são as demandas do seu público.

Use a abordagem certa para entender o seu cliente

Existe um método bastante eficaz para compreender as necessidades e os desejos do seu cliente que é o design thinking. A partir dessa técnica, é possível obter valiosos insights para tornar a experiência do usuário mais positiva com a marca.

Vale adicionar que essa abordagem é usada pela gigante do streaming, Netflix. Graças a essa ferramenta, ela gera soluções inovadoras ao conhecer a realidade do seu público consumidor.

inovação de processos
São vários os benefícios em aplicar a inovação de processos, como a redução de custos e tempo. Imagem de freepik no Freepik

Quais são as vantagens de adotar a inovação de processos?

São muitas as vantagens de adotar a inovação de processos em sua empresa, dentre elas, vale citar a redução de custos e de tempo, bem como, a melhora na qualidade dos produtos e serviços, além de afetar a experiência do usuário de forma mais positiva.

Redução de custos

Uma análise dos recursos investidos em cada atividade pode ajudá-lo a estimar a despesa envolvida em cada processo. A partir disso, é possível avaliar a sua real necessidade para a empresa e assim, buscar novas soluções que irão reduzir os custos a longo prazo, como:

  • integração de sistemas;
  • terceirização de serviços;
  • remover etapas sem valor agregado;
  • robotização.

Produtos e serviços com mais qualidade

A inovação de processos vai melhorar alguns aspectos da sua produção ou prestação de serviços, a fim de gerar mais valor ao cliente. Isso inclui, por exemplo, otimizar tarefas manuais e operações, o que permite reduzir erros e elevar a percepção de excelência.

Otimização do tempo

Ao analisar os seus processos, é possível que você identifique algumas atividades desnecessárias e que podem ser removidas do dia a dia de sua empresa sem causar danos.

Também é uma chance de encontrar atividades que podem ser realizadas em paralelo a outras ou substituídas por ferramentas tecnológicas. Desse modo, a duração dos processos será menor e a entrega ao cliente, de fato, muito mais rápida.

Há exemplos reais de sucesso na inovação de processos?

Ford, Dell e Microsoft são alguns exemplos reais de inovação de processos que tiveram um grande sucesso no mercado e hoje em dia, servem de inspiração para outras empresas que desejam investir nessa ideia.

Perceba que nem sempre esse conceito envolve grandes transformações nas etapas de produção de um negócio. Às vezes, o simples ato de implantar softwares e ferramentas tecnológicas para uma atividade do seu dia a dia já conta como uma forma de inovar.

Ford

Henry Ford inovou em 1913 ao estruturar uma linha de montagem de carros em série. Tamanho foi o sucesso de sua ideia que ela é um exemplo até hoje para os negócios atuais.

Mais do que tornar o seu processo mais simples, com o intuito de produzir veículos em massa, este empreendedor conseguiu que a fabricação acontecesse em menos tempo e com um menor uso de recursos.

Para se ter uma noção, produzir um automóvel naquela época demorava cerca de 12 horas. Com a inovação de Ford, o tempo necessário caiu para 1h30 min.

Dell

A Dell, sem dúvida, também é um exemplo de inovação em plena década de 90. Isso porque, nesta época, a marca se destacou ao oferecer em seu site a opção do consumidor montar o seu próprio notebook com peças e componentes customizados.

Essa famosa empresa do ramo de tecnologia disponibilizou ainda a compra virtual do produto com um prazo de entrega ágil. Tudo isso, aliás, com preços bem competitivos e alta qualidade.

Microsoft

A inovação de processos da Microsoft é mais atual, já que a ideia é trabalhar com aparelhos recicláveis e criar um fundo com foco para inovar em soluções ambientais. Desse modo, a estimativa é que:

  • até 2030, a marca zere a sua emissão de carbono;
  • em 2050, tenha removido todo o carbono que gerou desde a sua fundação.
inovação de processos
Métodos como design thinking e análise SWOT podem ajudar a aplicar a inovação de processos em seu negócio. Imagem de freepik no Freepik

Quais são as melhores ferramentas e tecnologias para apoiar a inovação de processos?

Para aplicar a inovação de processos em seu negócio, vale a pena adotar algumas ferramentas como design thinking e análise SWOT. Além dessas, há outras tecnologias que podem ajudar a sua empresa a criar novas soluções para se manter relevante, como:

  • intraempreendedorismo;
  • teste de conceito;
  • benchmarking;
  • mapa de empatia;
  • brainstorm;
  • prototipagem acelerada;
  • grupo focal;
  • design estratégico.

O valor desses recursos é impossível de estimar tamanha a sua importância, não só para o processo de produção de um produto, bem como, para a prestação de um serviço.

Afinal, qual é a importância da inovação de processos?

A inovação de processos é vital para que você aprimore os seus resultados e conquiste o seu espaço de destaque em sua área de atuação e acima de tudo, ganhe cada vez mais relevância com o seu público-alvo.

Inovar nesse aspecto é algo que nenhuma marca pode deixar de lado e muito menos ignorar ou se corre o risco de ser ultrapassada pela concorrência.

Coloque essa prática em ação ao começar, desde já, a se aprofundar na realidade da sua empresa, entender os desejos das suas personas e implantar práticas inovadoras com bastante criatividade, bem como, coragem.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes