Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Jornada do herói: quais são as etapas e como aplicar no marketing
Uma jornada do herói tem várias etapas para se seguir e criar uma história. As empresas podem usar para chegar até o cliente de um modo mais atrativo.
Com uma boa jornada do herói, é possível criar uma história que seja atraente. Por isso, os clientes conseguem se sentir mais próximos da empresa para fechar negócio. Então, pode ser uma grande utilidade para ter aumento nas vendas e fidelização.
O que é a jornada do herói?
Pode-se dizer que a jornada do herói é um método para criar um storytelling. Assim, é uma das estruturas do storytelling que mais se usa em:
- mitos;
- lendas;
- romances;
- obras narrativas.
Trata-se de um conceito que mostra uma maneira de contar histórias ao público. Portanto, é aquele conto em que um protagonista irá superar muitos desafios até virar um herói. Aliás, existem até mesmo alguns passos para se aplicar essa estratégia.
Como usar no marketing
O primeiro passo é aprender mais sobre todos os passos para criar uma boa história. Mas, também deve-se colocar o cliente ou a audiência como herói. Assim, torna-se mais fácil agregar valor ao consumidor, além de dar potência para as taxas de conversão.
É uma forma de mostrar a eles que, enquanto superam sua luta, a empresa oferece as soluções. Então, as ferramentas da marca precisam mostrar que são capazes de resolver qualquer problema.
Etapas da jornada
Um dos pontos a se lembrar, é que essa jornada se resume em 12 etapas. Então, não é possível falar da estrutura, sem mencionar cada uma delas.
A primeira é o mundo comum, onde se apresenta o personagem, junto com características, talentos e fraquezas. Em seguida, vem a etapa de chamado à aventura, onde depois de conhecer o protagonista, mostra os conflitos que podem ser:
- externos;
- internos.
Como a terceira etapa, tem a recusa do chamado, em que é possível o herói apenas continuar em sua vida normal. Mas, a próxima etapa é o encontro com o mentor, uma figura de autoridade, que tem experiência em algum assunto.
Dentro da sua quinta etapa começa o segundo ato. Então, é o momento que o personagem sai de seu mundo e entra na próxima fase. A sexta fase é de amigos, aliados e inimigos, onde ele enfrenta desafios e contratempos.
Próximas fases
Na sétima etapa, é o momento em que o grande desafio está por vir. Essa hora tem o suspense e a tensão até chegar a fase oito, de provação. Pode ser alguma luta com um inimigo ou até mesmo com a si próprio.
Com a nona fase, a história deve começar a se encaminhar para o desfecho. Portanto, o protagonista precisa de uma recompensa pela sua vivência. Na décima etapa, o personagem volta ao seu mundo que foi dito no começo da história.
Últimas fases
A etapa 11 é a da ressurreição e a história se torna calma e todos pensam que acabou. Mas, o protagonista ainda precisa voltar para mais uma batalha com seu inimigo.
Como a última fase, o retorno com elixir, o herói volta para a sua vida. Mas, retorna como alguém que evoluiu, tem admiração de todos e venceu seus desafios.
Qual a forma de criar uma narrativa de jornada do herói?
Existem algumas maneiras eficazes de criar uma boa narrativa de jornada do herói. Assim, o público tem uma tendência a gostar de anúncios e campanhas que pareçam histórias. Então, usar esses contos no marketing de conteúdo pode ser bem eficiente.
O método precisa ser feito de uma maneira bem prática. Por isso, deve-se pegar as etapas da jornada e mudar para algo próximo a realidade do cliente. Além disso, também pode ser útil se houver a criação de personas e público-alvo.
Crie a história
Um dos primeiros passos é ter algum adversário para mostrar ao cliente. Assim, esse pode ser aquele problema que é comum para a vida do consumidor. Mas, precisa ser algo que o seu produto ou serviço seja capaz de resolver.
Igual se diz nas etapas da jornada, precisa ter um mentor para chegar ao cliente. Dessa forma, esse será o trabalho da empresa para mostrar como o problema será resolvido.
O herói será o cliente que irá vencer todos os problemas e sair com a vitória no final. Aliás, também é possível investir nas outras etapas da história para criar algo mais atrativo.
Use as outras fases
A chamada para a aventura é a fase que o cliente verá qual é o seu problema. Então, ele verá que precisa achar as soluções para aquela ocasião.
Na recusa do chamado, pode ser qualquer objeção, como a dúvida em adquirir um produto. Até mesmo o caminho de volta pode ser útil, porque envolve o pós-venda. É quando o cliente retorna a sua vida com a solução e pronto para transformar sua vida.
Tempo de vida
Uma dessas jornadas pode ser criada para qualquer tempo de vida. Portanto, esse é mais um dos motivos para ter atenção ao seu público. Dessa forma, torna-se fácil de saber qual é o momento da vida em seu o seu alvo está.
Pode se voltar para pessoas que acabaram de entrar na faculdade ou até mesmo para quem começou a empreender. Então, ajude o seu cliente a seguir por uma jornada de compras com a sua história.
Aproximar o cliente
Quando se torna a história mais próxima da humanização, isso deixa o cliente mais próximo. Assim, no momento em que ele se identifica com o personagem, já tem sua atenção. Ainda mais com várias fases antes de tomar alguma decisão, como:
- medos;
- dúvidas;
- incertezas.
Como esta estratégia pode melhorar as vendas?
Essa estratégia melhora as vendas por ter o mesmo conceito do storytelling. Portanto, é um método que pode ser útil para promover os negócios e vender mais. Aliás, o próprio storytelling já tem uso em muitos locais, como:
- TV;
- marketing;
- publicidade.
Com a jornada, também não é difícil usá-la para esses mesmos pontos. Assim, tem grande chance de atrair mais clientes, por exemplo. Mas, também é útil para criar uma boa audiência para a marca.
Atrai clientes
Uma história pode ser útil para atrair muito mais clientes para uma marca. Além disso, também consegue ser ótimo para fidelizar clientes também. Mas, ao contar uma história ela precisa ser boa para emocionar, além de ter começo, meio e fim.
Não adianta apenas investir em uma história que não irá chamar a atenção do cliente. Assim, existem muitas estratégias de marketing que são úteis para mostrar ao consumidor que ele tem um problema. O dever da empresa é mostrá-lo como tudo pode se resolver.
Constrói audiência
Ter uma audiência é o mesmo que ter clientes fiéis para uma marca. Aliás, essa pode até ser uma meta para a empresa, por ser uma grande utilidade. Ter fregueses que são fiéis é essencial para ter alguém que faça divulgação e defenda a empresa.
A jornada pode ser útil porque levará as pessoas a comprarem os serviços e produtos. Dessa forma, quando esses clientes testam a qualidade e gostam, eles voltam. Então, esse retorno pode ser o suficiente para poupar a marca de sempre fazer o remarketing.
Como usar a jornada do herói em uma boa campanha de marketing?
A melhor forma de usar a jornada do herói em uma boa campanha, é com as melhores histórias. É essencial que saiba o que fazer em todas as etapas em relação ao cliente. Assim, desde o início é preciso fazer o público se sentir próximo ao personagem.
É preciso criar um personagem que os clientes consigam sentir a familiaridade. Então, dê pontos de identificação, mesmo que sejam sutis. Aliás, pode-se usar alguns detalhes mais óbvios, como:
- criar uma vida monotona;
- mostrar que o personagem tem uma vida comum.
Os próximos passos podem ser incluídos depois que o público já tiver a simpatia pelo protagonista. Além disso, nem é preciso usar grandes enredos para chamar a atenção. O importante é criar a sensação de que os clientes são próximos ao personagem.
Marketing de alta qualidade
Um marketing pode ser feito com mais qualidade quando se tem chances para atrair o público. Assim, a jornada mostra sua qualidade quando se produz de modo atrativo. Precisa ser um conteúdo que seja relevante e passe uma boa mensagem.
Buscar pelas dicas que estão dentro do storytelling também é útil para isso. Então, torna-se fácil criar uma história que seja boa, seja qual for a forma de anúncio. Mesmo em uma campanha para a TV, ainda é possível ver uma grande eficácia.
Onde usar
Pode-se usar o método para várias partes do dia a dia da empresa. Dessa forma, a parte mais essencial é inserir a jornada do herói como uma mensagem atraente.
Trata-se de uma opção ideal para landing page, roteiro de vídeo para apresentar produtos. Mas, também é útil para lives e webinar onde a empresa conta sua história. Aliás, em apresentações de projetos de vendas também pode ser um local para aplicar.
Por que usar essa estratégia?
A ideia de usar essa estratégia é para atrair muito mais clientes. A própria empresa pode ter passado por algum problema que possa virar história. Então, pode-se usar esse detalhe para criar um enredo que envolva:
- problemas financeiros;
- momentos de incerteza.
O conceito precisa apenas de um contexto onde consiga incluir o cliente. Dessa forma, ele pode se sentir próximo com a marca, além de prestar atenção. Assim, as chances do consumidor querer o produto ou serviço oferecido, são maiores.