Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Livros para empreendedores: dicas de leitura que irão ajudar no crescimento do seu negócio

Com os livros para empreendedores, gestores, líderes e donos de negócios terão uma visão mais ampla sobre o mercado de forma geral para alavancar suas vendas

Os livros para empreendedores são peças vitais para o sucesso de um negócio. Porém, nem todo mundo se dá conta disso, por isso este artigo destaca sua importância. Contudo, confira 7 dicas de leitura para começar hoje mesmo e aplicar na sua empresa.

Qual a importância dos livros para empreendedores?

Os livros para empreendedores são vitais para que o dono de um negócio fique sempre atualizado sobre tudo o que acontece no seu nicho. Afinal, em qualquer ramo é preciso saber quais são as principais tendências do mercado. 

Ter o hábito de ler é muito mais benéfico do que você pode imaginar, pois isso irá contribuir para a sua empresa de forma positiva. Uma vez que, a condução das decisões serão feitas de forma mais assertiva, além de:

  • saber como administrar o tempo;
  • lidar melhor com situações adversas;
  • tratar bem os funcionários
  • comunicação com os clientes;
  • identificar oportunidades de investimento;
  • ajudar a equipe a fazer um bom trabalho.

Entre muitos outros resultados positivos que você terá, como impulsionar as vendas, que é o grande objetivo de todo empreendedor. Por isso, ler livros sobre os mais diversos temas de negócio, comportamento, mercado e mindset, é eficaz para o sucesso da sua empresa.

Quais os melhores livros para empreendedores?

Os melhores livros para empreendedores que ajudam o dono de um negócio a gerir sua marca da melhor forma e levá-la rumo ao sucesso. Há vários deles cuja leitura será vital, uma vez que ensinam sobre o mercado no geral e visão de investimento.

Com a revolução da internet, mais soluções, novas tecnologias e cases de sucesso aparecem, como o marketing digital, por exemplo. Não que seja algo obrigatório, mas saber como usar tais métodos e estratégias é fundamental.

Isso porque o mundo inteiro está online, seja pelo computador, tablet ou celular, o que torna o alcance de uma marca ainda maior. Dessa forma, ler de especialistas que entendem como essas ferramentas funcionam é vital, pois eles vão ajudar muito o empreendedor.

O impacto disso é uma visão mais assertiva, tanto no que deu certo quanto nas novas formas de vender um produto. Portanto, veja nos tópicos abaixo, sete dicas incríveis de livros para empreendedores que vão mudar a sua visão de negócios.

livros para empreendedores
Os livros para empreendedores ajudam na condução de um negócio da melhor forma. Imagem de Adil no Pexels.

1- A Mente do Empreendedor

Esse livro é um verdadeiro guia para quem quer dar os primeiros passos no empreendedorismo. O autor Kevin D. Johnson traz 100 lições que aprendeu com seus próprios erros e acertos, bem como os de figuras famosas, como Steve Jobs.

A leitura desta obra é para qualquer um que atue no segmento, seja um gestor, líder e aqueles que buscam começar da melhor forma. Em síntese, você vai adquirir conhecimento com grandes nomes e vai poder se inspirar neles, assim iniciar sua jornada empreendedora.

2- Empreendedorismo Inovador

Nei Grando, um dos grandes nomes do ramo de negócios, estratégias inovadoras e tecnologias, reúne nesta obra 25 autores que são empreendedores de sucesso.

O livro em questão dá ao leitor uma visão bem mais organizada sobre as empresas com um conhecimento mais técnico sobre cada parte delas. Ao mesmo tempo em que ensina a forma certa de como correlacionar tais setores.

Há também o entendimento de mercado, que ajuda o empresário a ter mais foco no cliente para a construção de uma boa relação. Além disso, tem vários outros temas vitais que qualquer negócio precisa para crescer, como gestão dos recursos financeiros e muito mais.

3- O Empreendedor Viável

Esta obra é um trabalho duplo do publicitário André Telles e do jornalista Carlos Matos. Nela, os dois autores defendem a ideia de que para um empreendedor ter sucesso, ele deve permitir outros investidores na sua empresa.

Isso pode trazer não só um grande retorno financeiro, como também gerar um modelo de negócio que se torne ainda mais sustentável. Além disso, há uma orientação de como usar o método 5W2H para criar uma estrutura que torne o empreendimento viável como um todo.

Quem deseja planejar e organizar a sua empresa de uma maneira bem mais eficiente, este livro é o guia ideal. Então, fica aqui outra ótima dica de leitura para ajudar na sua jornada.

4- Startup Enxuta

Esta é uma obra do autor Eric Reis, e nela, ele mostra como a otimização de alguns elementos são vitais para um negócio, por exemplo:

  • processos;
  • inovações;
  • metodologias.

A ideia é fazer com que cada um desses aspectos ajudem a empresa a gastar menos tempo em tarefas e economizar recursos. Em suma, essas ideias são o que fazem as marcas se consolidarem no seu nicho de mercado e alcançarem o sucesso.

O livro ajuda o empresário a entender como funciona o modelo de startup enxuta. Ao passo que, o conteúdo contém estratégias que irão ajudar a descobrir quais são os desejos dos clientes, tomadas de decisão e muito mais.

5- Mindset: a nova psicologia do sucesso

Essa é uma obra da professora de psicologia e PhD Carol S. Dweck, da universidade de Stanford, cujo foco é na saúde mental. Ou seja, a forma como isso influencia na maneira com que as pessoas lidam com a vida e o reflexo que causa no sucesso profissional.

O livro busca mostrar ao leitor que a maneira com que ele vê o mundo tem poder na sua relação com as pessoas e trabalho. Além da criação dos filhos também, ou seja, o comportamento humano de uma forma geral, o que ajuda na hora de entender um cliente.

livros para empreendedores
Entre os livros para empreendedores está o Mindset, da psicóloga Carol S. Dweck. Imagem de livrolab.com.br.

6- Marketing 3.0

Philip Kotler, um dos mestres e maiores nomes do Marketing, mostra nessa obra como uma empresa pode alcançar o auge de suas vendas. Em síntese, o autor explica que antes de haver um consumidor, existe a pessoa.

Isso significa dizer que nem sempre alguém vai comprar algo por impulso. Por isso, a empresa que focar em oferecer produtos e serviços que agreguem valor para o cliente, tem mais chances de sucesso.

Kotler, criou um método no qual ajuda empreendedores a entenderem como isso funciona e aplicarem em seu negócio para vender bem mais.

7- Incansáveis

Este é um dos melhores livros para empreendedores, visto que a obra destaca como as formas de fazer negócios mudaram com o tempo. Além disso, mostra que quem quer ter sucesso em qualquer área de atuação, não pode ser sedentário ou estar na mesmice.

Maurício Benvenutti, o autor, traz para o leitor exemplos de pessoas que começaram em garagens superaram grandes corporações com soluções inovadoras. Por isso, esse livro é sem dúvidas uma ótima dica para quem deseja iniciar sua jornada no mundo dos negócios.

Em quais sites é possível comprar livros para empreendedores?

Os livros para empreendedores estão em diversos sites de e-commerce, como na Amazon, que é uma das principais do mundo. No entanto, há uma grande variedade de lojas virtuais e livrarias online que você também pode preferir para comprar, por exemplo:

  • Mercado Livre;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Estante Virtual;
  • Livraria Saraiva;
  • Submarino.

Entre várias outras páginas na internet, o que pode variar os preços das unidades, bem como no valor do frete para cada estado. Por isso, antes da compra, o ideal é pesquisar muito para ver quais são os sites com as melhores ofertas para você economizar.

Livros para empreendedores em lojas físicas

Comprar livros para empreendedores na internet pode não ser uma experiência tão agradável, por isso, uma boa opção é optar por lojas físicas. Nesse caso, quem mora em grandes centros pode encontrar livrarias com ótimos preços.

A vantagem é que você não vai esperar tanto para ter a obra em mãos. Dessa forma, irá adquirir na hora e já começar a leitura quando chegar em casa. Além disso, ir até uma livraria pode ser algo muito bom, afinal muitas pessoas já não fazem mais essa prática.

O processo funciona da mesma forma com as lojas online, a ideia é pesquisar bem onde estão os melhores preços. Assim, você vai economizar dinheiro, pois não será preciso pagar pelo frete, bem como tempo, uma vez que já irá iniciar a leitura.

Quais os maiores ensinamentos dos livros para empreendedores?

Os livros para empreendedores buscam ensinar como um negócio pode ter sucesso de vendas. Afinal, esse é o grande objetivo de toda empresa, porém, cada obra foca em um tema específico para que os líderes e gestores pratiquem, como:

  • entender o comportamento do cliente;
  • os primeiros passos de um negócio;
  • erros para evitar;
  • métodos de otimização de processos;
  • estratégias de marketing;
  • como vender mais;
  • usar inovações e tecnologias na empresa.

Todos esses assuntos são pautas que as maiores obras do mundo ensinam, mas vai depender do leitor absorver cada detalhe. Por isso, é vital que o empreendedor adote o hábito de aprender com quem já alcançou o sucesso, pois eles sabem do que falam.

livros para empreendedores
Os livros para empreendedores também ensinam a ter sucesso de vendas num negócio. Imagem de RDNE Stock project no Pexels.

Como os livros para empreendedores ajudam um negócio a crescer?

Os livros para empreendedores ajudam um negócio a crescer ao mostrar os erros, acertos e experiências do autor, tudo através do seu conhecimento, além de:

  • ajudar a construir uma boa relação com o cliente;
  • superar os principais desafios do ramo em que atua;
  • abrir a mente criativa e empreendedora;
  • contribuem para a tomada de decisões.

Qualquer negócio que tenha como base essas diretrizes, estará no caminho do sucesso, por isso é tão importante contar com os livros. Por fim, vale destacar o quão vital é ter hábitos de leitura para ter uma mente mais aberta que o tornarão um ótimo empresário.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes