Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é LDR, qual sua importância e como se tornar um?

Na hora de entender sobre o que é LDR, torna-se essencial conhecer como esse tipo de profissional impacta o real sucesso de uma empresa, então, veja como isso acontece.

Ao se questionar sobre o que é LDR, é interessante entender que esse tipo de profissional tem um impacto direto no sucesso de uma companhia. Afinal, ele gerencia os chamados leads ou clientes em potencial. Dessa forma, vale a pena entender como tudo isso funciona.

O que é LDR?

No intuito de saber sobre o que é LDR, é importante ter noção de que esse profissional cuida da prospecção de leads. Assim, a sigla se refere a Lead Development Representative. 

O que é LDR, qual sua importância e como se tornar um?
Na hora de entender sobre o que é LDR, vale a pena conhecer o SDR e BDR. Imagem de LinkedIn no Pexels.

Atribuições do profissional

Sua rotina de trabalho é bem específica e consiste muito em reunir contatos de potenciais clientes. No entanto, suas tarefas diárias vão além disso. Elas exigem um nível de estratégia muito grande, em todas as situações.

É essa capacidade de criar métodos de contato novos o tempo inteiro que destaca o funcionário de sucesso. Acompanhe como é o ciclo de atividades desse colaborador.

Gerar listas de prospecção

Sair coletando leads sem nenhum tipo de estratégia bem elaborada não fará bem algum para um negócio. Dessa forma, é aí que o LDR se faz útil. Ele cria um planejamento para conseguir contatos qualificados.

Parte de sua função é coletar informações relevantes sobre esses contatos. Afinal, cada detalhe pode fazer total diferença na posterior atuação do time de vendas.

Diante desse cenário, esse profissional também precisa estar sempre atento ao mercado e suas nuances. Ainda, precisa saber como funcionam os cenários interno e externo da empresa.

Refinar e gerenciar as listas de leads

Levantar dados sobre os leads não é o bastante, pelo contrário. Assim, é necessário gerenciar tudo isso de maneira estratégica. É essencial classificar e organizar os contatos, de acordo com aspectos como dor e nível de qualificação.

Neste contexto, algumas informações que merecem ser reunidas e gerenciadas são:

  • Dados demográficos;
  • As dores e necessidades dos clientes;
  • Meios de contato;
  • Valor agregado da companhia para o lead;
  • Tomador de decisão, no caso de vendas B2B.

Manter os contatos atualizados

Fazer a gestão dos dados é sim muito importante, mas eles precisam estar sempre atualizados. Assim, isso também é uma das principais tarefas do LDR hoje em dia. Isso ajuda o time de vendas, para que ele não perca tempo com números inválidos.

SDR, BDR e LDR o que é cada sigla?

Ao entender sobre LDR o que é, é importante saber que SDR e BDR também se referem a profissionais de vendas. Dessa forma, cada um tem características específicas e contribuem de maneira diferente para o sucesso de uma empresa.

SDR

A sigla quer dizer Sales Development Representative ou então, Representante de Pré-Vendas Interno. Portanto, é aquele funcionário que qualifica os leads. Além disso, ele cria oportunidades de vendas e analisa potenciais clientes.

É nesta etapa de qualificação que esse representante vai estudar os aspectos de um prospect. Tudo para que, assim, possa entender se ele tem relação com o negócio. Só então é que o contato passa para o setor executivo para marcar uma reunião.

É por isso que se diz que o SDR precisa conhecer o perfil ideal de cliente para a companhia. Só dessa maneira será capaz de realizar suas tarefas de forma correta. Em resumo, ele tem grande impacto no desenrolar do funil de vendas.

O que é LDR, qual sua importância e como se tornar um?
Ao entender sobre LDR o que é, vale saber que quem trabalha na área precisa ser resiliente. Imagem de PhotoMix no Pexels.

BDR

O termo se refere a Business Development Representative. Então, seu trabalho une tarefas de LDR e SDR, porém, tudo voltado para o processo de prospecção outbound. Portanto, sua função também é prospectar e qualificar leads, em outro cenário.

A principal diferença entre esses profissionais está neste aspecto. Assim, enquanto LDR e SDR trabalham com leads inbound, ele vai atrás do cliente de forma ativa. Para tal, usa de técnicas como ligações frias e pesquisas.

Em geral, cada sigla tem sua devida importância em uma empresa. Dessa forma, para que a mesma tenha sucesso no mercado, é necessário que todos esses profissionais trabalhem de maneira eficaz.

LDR o que é e como montar um time de pré-venda?

Ao se questionar sobre LDR o que é, vale entender que montar um time pré-venda requer análise do perfil dos profissionais. No entanto, outros elementos também fazem parte desse contexto e precisam ser estudados, entenda mais a seguir.

Perfil dos profissionais

Essa é a primeira etapa na hora de criar um time deste tipo. Então, ele deve ser composto por pessoas que gostam de conversar. Sem dúvida, a habilidade de comunicação aqui faz total diferença.

Mesmo assim, só isso não é o bastante para exercer o papel de LDR. Dessa forma, esse profissional precisa saber lidar com várias plataformas diferentes. Assim, deve ser um grande aliado da tecnologia e usá-la de maneira inteligente e estratégica.

Ao dominar esses recursos fica mais fácil coletar dados verdadeiros e analisá-los de forma correta. Não é à toa que as empresas investem muito tempo na seleção destes funcionários.

Resiliência

Toda prospecção ativa é um desafio e algumas delas podem ser chatas e bem cansativas. Antes de um “sim” é normal que um LDR leve muitos “nãos”. Portanto, a resiliência é um aspecto que vai diferenciar o profissional bem-sucedido do que não consegue evoluir.

Constância 

O contato com clientes novos e antigos é algo constante. Dessa forma, é muito importante que o funcionário crie mais de uma técnica de abordagem e persuasão. Com isso, fica mais prático obter bons resultados.

Motivação

Já deu para notar que essa é uma área bem desafiadora. Então, quem atua neste setor precisa sempre procurar maneiras de se motivar. Afinal, mesmo com os obstáculos é possível conseguir destaque e impactar o sucesso da empresa.

Fora as habilidades de venda, eles também precisam se encaixar na cultura da empresa. Afinal, irão representar o negócio para novos clientes. Caso isso seja feito de forma errada, os danos colaterais são imensos.

Escolha de ferramentas

Um time de pré-vendas não será bem-sucedido se não tiver acesso às ferramentas certas. Assim, todo o trabalho de prospecção depende disso e a busca por soluções por meio da tecnologia não deve ser ignorada.

Diante das tarefas de análise e gestão de dados, é essencial ter software de vendas que ajudem nesse processo. Inclusive, muitas vezes o profissional lida com uma abundância de informações. Sem esses programas, fica complicado exercer bem o trabalho.

Bons exemplos de ferramentas são as que permitem chamadas de vídeo. Além disso, um sistema de CRM faz toda diferença para um LDR. Dessa forma, ele estrutura os dados para criar uma estratégia de abordagem eficaz.

O que é LDR, qual sua importância e como se tornar um?
Ao entender sobre LDR o que é, é importante definir métricas para mensurar o desempenho dele. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Time especializado

Não é novidade para ninguém que o mercado muda de maneira constante. Portanto, com o setor de vendas, as coisas não são diferentes, pelo contrário. Quem trabalha na área precisa estar atualizado o tempo inteiro.

A própria empresa também tem como obrigação oferecer as soluções mais eficazes para ajudar no trabalho. Por exemplo, se existe um novo app para salvar o contato dos leads conforme o funil de vendas, o LDR deve ter acesso a tal.

O mesmo se aplica até mesmo na questão da abordagem com o cliente. Assim, treinar e otimizar técnicas de comunicação podem revolucionar um negócio no fim do dia. Todo o time de vendas e a empresa devem estar alinhados neste contexto.

Isso fortalece a relação interna e, em especial, garante resultados mais positivos. Dessa forma, é um aspecto que não deve ser negligenciado em nenhum momento.

Definição e acompanhamento de métricas importantes

O trabalho de uma empresa não para na seleção de profissionais para pré-venda. Isso porque ela precisa definir métricas, KPIs, para avaliar o desempenho destes funcionários. Tal ação faz com que a própria gestão de vendas ganhe impulso.

Todo o esforço deste time deve ser quantificado. Além disso, a depender dos dados obtidos, é possível reavaliar algo que não deu muito certo. Para garantir o sucesso dessa equipe, os KPIs e dashboards são bem relevantes.

Outro ponto que vale a pena prestar atenção é no feedback dos próprios profissionais. Portanto, fazer reuniões periódicas é essencial para que todos estejam alinhados.

Note que esse é um trabalho constante, pois as vendas não podem parar. Assim, uma boa empresa precisa estar sempre em busca de otimizar seus serviços. Sem contar que deve treinar e investir em sua equipe.

LDR o que é e vale a pena investir em um time de pré-venda?

Agora que você já sabe sobre LDR o que é, fica claro que vale muito a pena investir em um time pré-venda. Isso porque, eles são elementos-chave para garantir a aquisição de novos clientes e a fidelização de antigos.

Uma empresa que deseja sair na frente da concorrência, entende a importância de criar essa equipe. Além disso, não se pode esquecer também da necessidade de se atualizar o tempo inteiro.

As vendas B2B

Este tipo de vendas costuma ser ainda mais complicada. Dessa forma, existem alguns fatores que tornam isso realidade, como:

  • alto custo;
  • tomada de decisão;
  • normas técnicas.

Neste cenário, o ciclo de vendas é mais demorado. Então, ter um time preparado é ainda mais necessário para conseguir criar estratégias de captação e entrar em contato com quem de fato importa.

De uma forma geral, o LDR é um profissional que, com as ferramentas certas, pode trazer muitos leads para um negócio. Não é à toa que ele é cada vez mais valorizado.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes