Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Posicionamento de mercado: qual a importância de ganhar destaque?
O posicionamento de mercado conta com muitos benefícios para que as empresas aproveitem, é a chance de fazer vendas, conquistar novos clientes e ter destaque.
Com um bom posicionamento de mercado, as pessoas vão perceber mais a marca. Portanto, terão mais chances de querer conhecê-la e saber do que se trata seus produtos ou serviços. As estratégias precisam se voltar para um mapa que diferencie a empresa.
Existe um conceito para o posicionamento de mercado?
O posicionamento de mercado é o mesmo que se colocar na posição de líder com algum produto. Assim, esse pode ser o momento para dar atenção ao que um público-alvo costuma valorizar. Além disso, tem alguns passos para se seguir, como:
- fazer divulgações;
- criar estratégias de preços.
No momento de fazer uma estratégia de posicionamento, a empresa precisa decidir qual segmento usar. Dessa forma, torna-se mais fácil de saber quais ações deve tomar para criar uma identificação de valor para a marca.
Tem um mapa para o posicionamento de mercado?
Um mapa para o posicionamento de mercado pode ser útil, já que é uma ferramenta para ver quais são os diferenciais de um produto. Assim, é uma forma de saber o que terá mais valor para os clientes, por exemplo:
- localização;
- qualidade;
- valor.
Esse mapa é útil para colocar em uma maneira gráfica todos esses diferenciais. Os atrativos que serão escolhidos é o que pode valer mais para um cliente.
Existem vantagens no posicionamento de mercado?
Há muitos benefícios em pensar mais no posicionamento de mercado. Por exemplo, isso é o que define como o cliente vê a empresa. Então, criar estratégias é essencial para que ganhe uma boa reputação, mas há outras vantagens também.
Reforça a competitividade
Quando uma empresa se posiciona dentro do mercado, ela consegue reforçar sua força para combater os concorrentes. Portanto, é útil para conseguir atrair a atenção dos clientes e ainda fazer a marca tornar-se uma referência.
Ganhar atenção e posições gera uma sensação de qualidade nos produtos ou serviços. Dessa forma, a competição é grande, mas a empresa deve se mostrar disposta a enfrentá-la.
Direção das estratégias
Para trazer bons efeitos na gestão comercial e financeira, ao definir um posicionamento é possível ter um foco central nas ações. Por exemplo, caso a segmentação seja feita, ela irá se alinhar com a diferenciação logo depois.
Um negócio que se torna digital, torna-se mais fácil de investir em pontos como marketing de conteúdo, publicidade e redes sociais. Assim, é possível fazer a centralização de cada um desses meios.
Fideliza os clientes
O conceito também é útil para que comece a fazer a fidelização dos consumidores. Por exemplo, os fregueses passam a confiar mais na marca e vê que a compra é segura.
Saber como fidelizar clientes é útil, porque ganha alguém que sempre voltará para comprar. Mas, também é um dos maiores investimentos para conseguir fazer a divulgação da marca. Um consumidor que gosta dos produtos vai indicar aos seus conhecidos também.
Muitos clientes tornam-se até mesmo defensores das empresas quando se tornam fiéis a ela. Então, são um grande porta-voz para uma marca que deseja crescer no mercado.
Desejos dos clientes
A marca também precisa entender que um cliente espera que os produtos tenham qualidade, bons preços e diferenciais. Portanto, o seu negócio irá ganhar uma posição boa graças a esses mesmos valores.
É possível fazer um mapa de posicionamento de mercado?
Não é difícil criar um mapa para entender o seu posicionamento de mercado, mas requer muita pesquisa e core business. Dessa forma, é útil saber quais são os diferenciais em que precisa investir.
Isso tudo com o objetivo de entender o que um cliente procura de acordo com suas personas e público-alvo, o que torna a criação de estratégias mais fácil.
Pesquisa de mercado
Quando se escolhe os diferenciais para apostar, é preciso que seja algo certeiro. Deve-se descobrir quais são as principais carências do mercado e o que a concorrência tem feito. Aliás, saber todos os pontos que ainda não foram explorados é útil para revolucionar.
Ferramentas
Existem ferramentas para fazer pesquisas de campo e análise SWOT que são uma grande ajuda para o mapa. Além disso, são ideais para saber mais sobre os aspectos do mercado e definir estratégias para os processos atuais que precisam de mudanças.
Core business
A pesquisa precisa ser mais profunda quando se trata do core business do negócio. Ou seja, é uma forma de saber quais são os produtos e serviços que vendem de verdade.
É preciso descobrir o que a empresa consegue entregar de valor aos clientes. Assim, é mais fácil de fazer a identificação do core business.
Como exemplo, pense em uma padaria que não vende apenas pão e tem outros alimentos ou cafés ótimos. Portanto, esses seriam os outros produtos para avaliar se vendem bem e merecem algum tipo de destaque.
Inicie a criação do mapa
Quando já se entende mais sobre o mercado, valores e carências, é possível apostar em vetores. Assim, eles irão mostrar em qual ponto as estratégias precisam se focar em relação aos produtos e serviços. São apostas para que consiga lidar melhor com as vendas.
Atenção ao comportamento
Prestar atenção nas formas de comportamento de um cliente pode ser útil para ter algum insight. Os históricos dos softwares de CRM e os relatórios dos sistemas de automação de marketing ajudam nesse aspecto.
Qualquer informação possível pode fazer a diferença na hora de se posicionar no mercado. Assim, dê atenção aos dados que os clientes fornecem nas interações com a marca. Aliás, isso pode ser feito em vários meios diferentes, como redes, lojas, internet e telefone.
Ações de marketing e branding
Usar estratégias de marketing é essencial para conseguir mostrar o posicionamento aos clientes. Por isso, elas precisam estar bem alinhadas com os diferenciais e segmentação do negócio.
Esse é um alinhamento que pode ser feito em vários lugares diferentes, como nas redes sociais. Assim, as ações também conseguem se voltar para alguma promoção, criação de personas e entre outros.
Trata-se de uma maneira melhor para desenvolver os conteúdos para nutrir o funil de marketing do negócio. Aliás, criar vídeos também é uma ótima ferramenta para usar nos dias atuais.
Os audiovisuais são ótimos para realizar as ações de marketing digital, porque os clientes tendem a gostar desse tipo de conteúdo. Assim, o ideal é se fazer notar para que consiga mais resultados.
Por que aplicar o posicionamento de mercado?
Criar um bom posicionamento de mercado é útil, porque pode ajudar a empresa a crescer mais. Assim, a competição pode ser um motivo para que muitos empreendedores desanimem. Mas, ganhar uma boa posição em seu nicho pode ser atrativo aos clientes.
Quanto mais relevância a marca possuir, as chances de atrair mais consumidores serão maiores. Por isso, também pode-se pensar em detalhes que sirvam para conquistar audiência como:
- bons preços;
- criar uma relação de confiança.
Uma marca bem posicionada no mercado mostra que os seus produtos valem a pena em uma compra. Mas, também é essencial que a empresa consiga indicar que seus itens são capazes de solucionar problemas.