Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Entenda como a produtividade tóxica no trabalho pode prejudicar a sua vida
Um dos maiores problemas atuais no trabalho é a reprodução da produtividade tóxica.Afinal, acredita-se que ir ao máximo é algo positivo, mas na prática, nem sempre isso acontece.
A produtividade tóxica pode interferir de forma negativa em todos os aspectos da vida de um indivíduo. Isso porque, ela leva a exaustão física e mental e com isso, compromete todos os resultados. Então, para fugir desse problema, conheça-a mais.
O que é produtividade tóxica no trabalho?
Como o próprio nome sugere, a produtividade tóxica no trabalho é a sensação de precisar entregar resultados a todo momento. Assim, quando você tira um momento de descanso, a sua mente entende que isso é um desperdício de tempo.
O que pode causá-la?
Esse problema pode acontecer por diversos motivos, como o desejo exacerbado de conquistar uma promoção e a falta de comunicação ou pressão do líder. Além disso, o medo de ficar desempregado costuma trazer esse sintoma.
Quando o conceito passou a existir?
A realidade é que esse conceito sempre existiu, mas ele sempre foi confundido com a resiliência e se intensificou muito na pandemia da COVID-19. Isso porque, por estarem trabalhando em home office, as pessoas passaram a fazer horas extras sem necessidade.
O problema citado surgiu da ideia de precisar mostrar ao chefe que é possível ser produtivo mesmo longe. Além disso, muitos entenderam que como não havia mais tempo gasto para chegar no trabalho, ele poderia ser redesignado para as demandas.
Por que alguns materiais que ensinam como ser produtivo são ruins?
É importante mencionar que hoje em dia existem diversos materiais que ensinam como entregar bons resultados e se destacar. Mas, o problema é que alguns deles exageram e criam uma rotina tóxica.
Um bom exemplo do que foi citado acima é o provérbio Japonês “estude enquanto eles dormem”. Afinal, à primeira vista ele parece ser muito motivador, mas a verdade é que se for seguido de forma intensa poderá trazer sérios danos ao indivíduo.
A verdade é que ao se deparar com qualquer conteúdo que te ajude a alcançar um bom desempenho, você deve analisá-lo de forma lógica. Desse modo, será mais fácil identificar algum tipo de exagero e ainda, aprender a se respeitar em todos os processos.
Quais os danos que ela pode trazer?
Como a produtividade tóxica tem a capacidade de gerar o sentimento de culpa, ela pode ser a fonte de sérias crises de ansiedade. Além disso, vale mencionar que quando não diagnosticada e tratada, a longo prazo, existem outros problemas que podem surgir como:
- síndrome de Burnout;
- quadro de depressão aguda.
É importante saber que a sensação de culpa que ela proporciona não vem só do excesso de trabalho. Isso porque, com o tempo você vai se sentir culpado por não conseguir ter uma rotina saudável com a família, amigos e consigo.
A verdade é que quase todos os tipos de relações tóxicas têm o poder de afastar as pessoas à sua volta. Desse modo, por tudo que foi exposto, fica claro que esse é um problema que deve ser evitado e caso aconteça resolvido com urgência.
Como ela afeta o seu trabalho?
Pode parecer estranho, mas a produtividade tóxica tem a capacidade de atrapalhar até o seu próprio trabalho. Isso porque, quando a mente não descansa de forma adequada, ela começa a ficar relapsa e lenta.
Seguindo o que foi afirmado, o que acontece na prática é que você vai se esforçar mais e entregar menos. Além disso, ainda haverá o alto risco de cometer erros devido ao cansaço. Logo, ao invés de se destacar de forma positiva, ele virá de maneira negativa.
De forma resumida, ela não é sustentável a longo prazo. Então, o que acontece na maioria dos casos é que o indivíduo alcança a estafa mental, que pode resultar em vários danos, inclusive a demissão. Ou seja, o efeito dela é inverso ao seu objetivo.
É importante saber que mesmo quando se trata do próprio empreendedor, trabalhar de forma exaustiva é um grande erro que traz todos os pontos citados. Logo, com isso alcançar o sonho de ter uma empresa de sucesso como o Uber, Netflix Filmes e Natura, ficará bem distante.
Por que é importante evitá-la?
Ao evitar esse problema, você passa a ser produtivo em todos os aspectos da vida. Desse modo, conseguirá ter uma qualidade de vida e perceberá que tudo pode ser feito com excelência quando bem organizado.
Como identificar sinais de produtividade tóxica?
O primeiro sinal da produtividade tóxica é a sensação de culpa ao tentar descansar. Logo, o indivíduo passa a renunciar aos seus horários de almoço, pausas durante o expediente e outros. Além disso, há outros pontos sutis, como:
- estar sempre ligado aos meios de comunicação da empresa;
- sempre faltar a compromissos pessoais para cumprir tarefas;
- cansaço físico e mental;
- sempre ter um horário para chegar, mas nunca para sair da empresa.
Todos os pontos citados começam a aparecer aos poucos e de forma leve. Desse modo, muitas vezes eles são ignorados ou tratados com menor importância. Mas, se você de fato fugir de ciclo, veja como identificá-los desde o início e como eles funcionam.
Por que estar ligado aos meios de comunicação da empresa não é bom?
Quando você está ligado aos meios de comunicação da empresa, a sua mente continua em alerta. Ou seja, de forma inconsciente ainda existe uma conexão com o trabalho e por isso, não há um descanso pleno.
Para ficar mais claro, imagine um celular que está ligado e com a tela desligada. Assim, por mais que o consumo da bateria seja baixo, ele só vai deixar de existir quando o aparelho estiver desligado por completo.
O exemplo citado tem ligação direta com a mente. Afinal, ela só deixará de consumir energia com as demandas do trabalho, quando não houver mais nenhum tipo de ligação entre você e ele. Então, o melhor é se desconectar do meio de comunicação no fim do expediente.
É errado faltar os compromissos pessoais para cumprir a demanda?
Não é errado faltar os compromissos pessoais para cumprir a demanda, desde que isso não seja regular. Ou seja, se a sua empresa está passando por um projeto e precisa demais de esforço, não há mal em ficar. Mas, claro que ainda assim deve-se avaliar alguns pontos, como:
- o nível de importância do compromisso;
- a capacidade do seu corpo.
Existem algumas situações na vida que são únicas, como uma formatura, chegada de um filho ao mundo e mais. Então, nesse caso, por mais que exista uma precisão da empresa, o ideal é explicar a situação ao seu superior para ser liberado.
Outro ponto importante é que nem sempre o corpo consegue responder da forma que precisa. Portanto, se no dia que for necessário faltar algum compromisso para trabalhar você passar mal, não deixe de ir ao médico.
Como identificar o cansaço físico e mental?
O cansaço físico acompanha o excesso de dores no corpo, sensação de tensão e outros. O mental costuma vir com a falta de foco, alto nível de irritabilidade, sensação de tristeza, medo e desespero sem motivo evidente.
É possível estabelecer um horário em home office flexível?
Todo tipo de trabalho pode e deve ter um horário estabelecido. Então, mesmo que ele seja flexível e em home office, antes da semana começar, estabeleça um horário de fim do dia, conforme a demanda. Desse modo, será possível ter uma rotina saudável.
Como estabelecer limites para se proteger da produtividade tóxica?
O primeiro passo para se proteger da produtividade tóxica é entender que hora extra é exceção e não regra. Portanto, se você trabalha cinco dias na semana, não faz sentido exceder o tempo em três. Além disso, há outros fatores cruciais, como:
- aprenda a dizer não;
- respeite todos os seus horários de descanso;
- deixe o celular da empresa desligado após o fim do expediente.
Outro ponto relevante que pode ajudar a estabelecer limites é começar a fazer terapia. Isso porque, com ela você vai encontrar um profissional que vai te ajudar a aprimorar a sua inteligência emocional e reduzir a sensação de culpa.Ou seja, ele conseguirá tornar fácil dar fim aos excessos.
Como elevar os resultados sem recorrer à produtividade tóxica?
O primeiro passo para elevar os resultados sem recorrer à produtividade tóxica é aprender a se respeitar. Logo, será necessário entender que todo mundo precisa de um tempo de lazer e que o trabalho não é o ponto central da vida, apenas uma parte dela.
Outra dica simples, mas que faz toda diferença é começar a praticar exercício físico para fortalecer o corpo e a mente. Além disso, comece a estudar algo que seja do seu interesse e que te ajude a fazer entregas de qualidade.
Como fugir da produtividade tóxica no seu trabalho?
Para fugir da produtividade tóxica do trabalho você terá que aceitar que tem autoridade no que faz. Desse modo, não é necessário um esforço desumano para fazer boas entregas e se isso for solicitado, o problema está na liderança.
Para sair desse cenário, será necessário estabelecer limites em relação ao líder. Ou seja, se ele tem o hábito de exercer a comunicação agressiva ou exige entregas inalcançáveis, você terá que ter uma reunião para expor com calma os fatos.
A verdade é que quando você é um bom empreendedor ou funcionário, o bônus surge de forma natural. Entretanto, é importante deixar claro que isso não quer dizer que o esforço é desnecessário, pelo contrário, ele é válido se usado na medida certa.