Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Relatório de Instagram: veja como esse documento é importante para suas estratégias

Gerar um relatório de Instagram irá fornecer informações precisas sobre o desempenho do seu perfil na plataforma para usar nas suas estratégias de marketing

Um relatório de Instagram é vital para o sucesso das suas estratégias de marketing. Todavia, muitas pessoas ainda não tem ideia do quão importante ele é, por isso, este artigo traz detalhes e dicas para você usar, leia.

Para que serve um relatório de Instagram?

O relatório de Instagram serve para mostrar o desempenho das estratégias de marketing de uma marca na plataforma, bem como entender o comportamento do público.

Com essas informações, você pode ajustar todas as ações para obter resultados melhores, como impulsionar as vendas e gerar leads. No entanto, para que seja possível conquistar tais retornos, os relatórios devem ser:

  • bem feitos;
  • elaborados de forma regular;
  • precisos.

Isso é vital para você entender o que é preciso fazer para que a sua marca tenha impacto no público e os transformem em clientes. Por esse motivo, é crucial gerar um relatório, pois com ele é mais fácil estudar os seguidores e o que esperam do empreendimento.

Usar o Instagram para e-commerce é uma das melhores formas de engajar um negócio e fazer dele um grande sucesso nos dias de hoje. Então, saber usar todo o potencial dessa rede social é um trunfo que irá gerar muitos frutos para qualquer empresa.

Por que fazer o relatório de Instagram?

Fazer o relatório de Instagram traz uma série de dados sobre a sua marca. Além de mostrar a forma como os seguidores se comportam em relação a ela dentro da rede social, o que é vital para as estratégias.

É importante que você tenha em mente que essa tarefa demanda um pouco de tempo e trabalho, pois terá que elaborar um relatório com detalhes. Por isso, muitas empresas ficam em dúvida se vale a pena focar nisso ao invés de outros métodos para obter resultados.

Para sanar essas incertezas, os próximos tópicos deste artigo irão mostrar seis bons motivos pelos quais valem a pena fazer um relatório do instagram. Dessa forma, você terá informações em detalhes para ajustar as estratégias de vendas.

Relatório de Instagram: a imagem mostra um relatório
O relatório de Instagram traz dados de desempenho sobre sua marca dentro da rede social. Imagem de Lukas no Pexels.

O relatório de Instagram corrige erros

Ao fazer o relatório de Instagram, você verá números do perfil da sua marca. Esse motivo por si só já é uma razão óbvia pela qual é importante ter essas informações, pois assim irá fazer os ajustes necessários.

É natural que algum imprevisto aconteça, mesmo com o plano nos mínimos detalhes. Portanto, avaliar o desempenho em paralelo a execução da estratégia, trará dados vitais para que você corrija e consiga alavancar vendas pela rede social.

Conquista das metas

O relatório de Instagram também permite que você faça uma avaliação precisa sobre as conquistas das metas que deseja alcançar. Embora tenha um bom conteúdo no perfil e que não apresente nenhuma falha ou erro grave, o crescimento dele pode não ser o que espera.

Ao optar por obter este documento com detalhes sobre o desempenho da marca e estratégias na plataforma, terá a solução que precisa. Uma vez que poderá encontrar formas para acelerar o processo e trazer melhores resultados.

Orientação de experimentos e testes

Com os relatórios do Instagram, você pode saber quais dos experimentos e testes dão certo. O objetivo deles é a busca por melhores resultados com esforço mínimo, é o famoso growth hacking, que foca em elementos chave da estratégia.

No caso da sua marca contar com esse método, os dados que o Instagram fornece são de grande ajuda para o sucesso do negócio. Contudo, o ideal é fazer relatórios de forma periódica para ter precisão nas análises.

O relatório de Instagram apresenta resultados

Muitas marcas no Instagram ainda têm muita desconfiança com investimentos na rede social. Por isso, um relatório bem elaborado e feito com a máxima precisão irá mostrar à elas os resultados que isso trará.

Medir o retorno sobre investimento

O relatório de Instagram também ajuda na análise do ROI, ou retorno sobre o investimento das suas estratégias de marketing. Visto que o objetivo é avaliar se todas as ações da marca dentro da rede social dão o retorno, como conquistar clientes e gerar vendas.

Com as informações, é possível verificar o desempenho do perfil da empresa na plataforma para saber se ele ajuda o consumidor na jornada de compra. Caso contrário, estará apenas acumulando likes, comentários e algum engajamento sem efeito nenhum.

Facilidade de criação e análise

Gerar um relatório de Instagram é uma tarefa muito fácil de fazer, o que é uma das grandes vantagens para as empresas. Afinal, precisará lidar com softwares de alta complexidade para extrair os dados ou até mesmo perder tempo demais no processo.

É bem mais simples do que você pode imaginar e não precisa se preocupar com a demora para obter as informações. Visto que, com o relatório bem feito, é importante frisar que as chances de resolver um problema ou ajustar as estratégias serão bem mais altas.

O que precisa conter no relatório de Instagram?

Antes de gerar o relatório de Instagram, você precisa definir o objetivo deste documento, ou seja, o que deseja alcançar ao obter esses dados. 

Na grande parte dos casos, as pessoas buscam por informações com análises mais precisas e completas sobre o quadro geral, o que leva a avaliar:

  • o aumento do número de seguidores;
  • engajamento do público em relação aos posts;
  • formato das publicações que mais fazem sucesso;
  • os horários ideais para fazer uma postagem

Entre muitos outros fatores cruciais para uma que uma checagem de alto nível acerca das estratégias e o desempenho do perfil da marca. Afinal, todos esses dados são importantes para o processo de vendas, por isso o pedido de um relatório completo é vital.

Também há casos em que uma avaliação mais simples é a saída, pois algumas questões podem influenciar, como a falta de tempo para analisar tudo. Logo, o foco são os pontos que têm maior relevância com o objetivo que quer alcançar para tomar melhores decisões.

Relatório de Instagram:  a imagem mostra uma pessoa usando ao Instagram
O relatório de Instagram deve estar conforme os seus objetivos com o documento. Imagem de dlxmedia.hu no Pexels.

Por que contar com ferramentas para o relatório de Instagram?

Um relatório de Instagram pode ser feito com mais qualidade e praticidade com ferramentas que agilizam todo o processo de extração dos dados. Por isso, optar pelo uso delas fará com que você ganhe mais tempo, pois não vai analisar de forma manual.

A automatização é muito importante e permite uma avaliação precisa das informações do seu perfil na rede social para montar estratégias. Portanto, veja nos tópicos abaixo, algumas boas opções para usar e coletar os dados cruciais para montar um bom relatório.

Sprout Social

Essa ferramenta possui muitos recursos para você usar, pois além de extrair relatórios, ela também tem funções de gerir e adaptar conteúdo. Além disso, é apta para qualquer outra rede social que você usar.

Iconosquare

A ferramenta Iconosquare conta com ótimos recursos de análise como o Instagram Audit. De modo que ao usá-la, você terá as informações em um relatório dos 30 últimos posts, com detalhes bem práticos.

Ela tem como o seu foco principal gerir redes sociais, ao passo que é exclusiva para o Facebook e também o Instagram. Todavia, vale a pena conhecer os atributos, além de ser uma boa opção.

Keyhole

O grande ponto forte desta ferramenta é que ela fornece os dados em tempo real para você fazer as análises. Ao passo que, com ela é possível rastrear as menções, hashtags, URLs, palavras-chave e até mesmo as contas de outras empresas ou pessoas.

Picture.io

O Picture.io é uma ferramenta bem direta, para usar os recursos dela basta fazer o login com a conta do Instagram. Você vai receber uma pontuação com base na qualidade de atração do conteúdo do perfil e como o público age e interage com ele.

Minter.io

O Minter.io tem recursos que vão além da simples análise de perfil para averiguar o crescimento dele e rastrear hashtags. Essa ferramenta é capaz de avaliar o desempenho dos posts para saber qual tem melhor resultado e também o horário ideal para publicação.

Reportei

O Reportei tem como o recurso de maior destaque a capacidade gerar relatórios de forma rápida, além de extrair dados de outras redes sociais também.

A ferramenta faz uma análise precisa sobre as principais métricas do seu perfil. Entre elas estão os likes, aumento no número de seguidores, alcance de perfil e a evolução do alcance da conta.

Quintly

Essa é uma ferramenta com recursos profissionais, pois ela permite extrair dados de várias redes sociais ao analisar mais de 250 tipos de métricas.

Isso quer dizer que não irão faltar informações para compor o seu relatório, o que será muito benéfico para as estratégias que usar. Afinal, com elas você pode ajustar o que está errado e otimizar para obter bons resultados, pois o engajamento é a alma da rede social.

Relatório de Instagram: a imagem mostra gráficos no computador.
Para obter um relatório de Instagram preciso, há diversas ferramentas que pode usar. Imagem de Negative Space no Pexels.

Afinal, vale a pena investir tempo no relatório de Instagram?

O relatório de Instagram irá fornecer dados precisos sobre o perfil da sua marca dentro da plataforma para que saiba o caminho que deve tomar. Em síntese, adotar essa prática, você terá informações vitais para suas estratégias de marketing, como:

  • o desempenho das hashtags;
  • número de seguidores novos;
  • as impressões e o alcance;
  • o engajamento;
  • crescimento do perfil.

Entre muitos outros dados que irá coletar com um relatório bem feito a partir dos objetivos que você deseja atingir com a análise desse documento. Por fim, vale muito a pena investir o tempo para criar o relatório de Instagram, pois ele é vital para ter bons resultados.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes