Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como funciona a venda por atacado? Dicas para obter mais lucros

A venda por atacado é um formato de negócio onde existe o comércio de grandes volumes de produtos, então, conheça as características próprias desse modelo.

A venda por atacado é um formato onde se movimenta um maior volume de produtos, seja entre empresas ou entre um negócio e uma pessoa física. Desse modo, é um formato que pode trazer bons lucros, por isso, leia esse artigo até o final e saiba tudo sobre este conceito.

O que é uma venda por atacado?

Venda por atacado é uma transação onde se movimenta um grande volume de produtos, em geral, para a revenda posterior de itens. Assim, é comum e possui características próprias do modelo de negócio.

O atacado é um elo essencial na cadeia de suprimentos, pois permite a distribuição eficiente de produtos em larga escala. Dessa forma, vale a pena conhecer tudo sobre o assunto.

Como funciona a venda por atacado? Dicas para obter mais lucros
A venda por atacado é um formato onde se negocia grandes volumes de produtos. Imagem de pressfoto em Freepik

Como funciona a venda por atacado?

A venda por atacado funciona com a compra e venda de produtos em um volume maior que as compras por varejo. Por exemplo, uma empresa adquire direto da fábrica um grande volume de mercadorias e vende em lojas para o cliente final, em geral, um único produto.

Compras em grande escala

Uma marca que vende por atacado compra produtos em um volume maior, por meio de um canal direto com:

  • os fabricantes;
  • produtores;
  • outros atacadistas.

Dessa forma, as compras em grande escala permitem que eles obtenham preços mais baixos por unidade.

Armazenamento e logística

Os produtos comprados por atacado são, em geral, estocados em centros de distribuição ou armazéns. Desse modo, a logística possui um papel crucial para o sucesso do negócio, pois os produtos precisam ser gerenciados e transportados de forma eficiente e segura.

Revenda para empresas

As empresas que negociam por atacado vendem os produtos a varejistas, distribuidores ou outros negócios, muitas vezes a preços marcados, mas ainda abaixo dos valores de varejo. Então, pode ser uma boa chance de ter um bom lucro em sua empresa.

Revenda também para o cliente final

Os varejistas vendem os produtos ao consumidor final, muitas vezes com uma margem de lucro boa e maior que no atacado. Contudo, o seu modelo de negócio não te impede de vender também no varejo, mesmo que não seja, de forma direta, um atacarejo, por exemplo.

Como obter mais lucro na venda por atacado?

Existem diversas formas de obter mais lucro na venda por atacado, como negociar preços e prazos, por exemplo. No entanto, é preciso entender bem como fazê-lo e as dicas a seguir vão te ajudar nessa tarefa.

1. Negocie valores

Sempre foque em ter uma boa relação com seus fornecedores e com quem está envolvido em seu negócio, pois isso te permite negociar:

  • termos;
  • valores favoráveis;
  • prazos com seus fornecedores.

Para isso, uma boa relação é essencial. Dessa forma, isso pode incluir a obtenção de descontos em compras em grande volume, por exemplo, prazos de pagamento estendidos ou acordos de um contrato exclusivo.

2. Cuide do seu estoque

Faça uma gestão de estoque eficiente para evitar estoques grandes e em excesso, que podem levar a custos de armazenamento mais altos. Use sistemas de gerenciamento para prever a demanda e manter níveis adequados de produtos em estoque.

3. Estude os nichos do mercado

Encontre nichos de mercado específicos para se destacar. Portanto, focar em segmentos específicos pode aumentar sua competitividade e as margens de lucro do seu negócio.

4. Ofereça valor ao seu público

Sempre é bom pensar na oferta de serviços adicionais para os seus clientes, pois isso pode te destacar dos demais. Assim, isso envolve, por exemplo:

  • uma entrega mais rápida;
  • suporte técnico;
  • personalização de produtos.

Isso permite que você cobre preços mais altos e aumente seus lucros ainda mais. Da mesma forma, é uma chance de sair na frente das demais marcas que compete pela mesma parcela de mercado que você.

Como funciona a venda por atacado? Dicas para obter mais lucros
A venda por atacado pode resultar em preços menores para todas as partes do negócio. Imagem de Freepik

5. Tenha uma sólida presença online

Utilize o marketing digital e a presença online para alcançar um público mais amplo. Desse modo, isso inclui a criação de um site de comércio eletrônico, o uso de mídias sociais e estratégias de SEO e marketing de conteúdo, por exemplo.

6. Reduza custos na sua operação

Controle os custos em todas as ações da sua marca para maximizar os lucros. Assim, isso também inclui reduzir despesas fúteis para sua marca e encontrar maneiras mais eficientes de operar seu negócio.

7. Siga as tendências da moda

Esteja atento às mudanças nas preferências do consumidor e nas tendências do mercado. Afinal, adaptar-se de forma rápida pode ajudar você a se manter competitivo e relevante em sua área.

8. Cuide do relacionamento com os clientes

Construa relações cada vez mais sólidas com seus clientes e fornecedores. Isso porque, a confiança e a lealdade podem levar a relações comerciais duradouras e com mais lucros para ambas as partes.

9. Analise seus dados

Use a análise de dados para identificar padrões de compra e tendências de mercado. Assim, isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e melhores para suas finanças.

10. Cuide da sua logística

Melhore a eficiência da cadeia de suprimentos e a logística para reduzir custos em todas as operações e prazos de entrega. Com isso, você também ajuda, de forma direta ou não, a diminuir despesas extras.

Quais são as vantagens da venda por atacado?

Investir na venda por atacado pode trazer muitas vantagens e uma delas, sem dúvida, é a entrada de receita rápida. Além disso, existem mais benefícios sobre esse formato, como você pode ver mais adiante com mais detalhes.

Como funciona a venda por atacado? Dicas para obter mais lucros
A venda por atacado pode trazer uma receita maior e em menos tempo para o seu negócio. Imagem de Freepik

Pratique preços menores

Uma das vantagens mais claras da venda por atacado é que os produtos são geralmente vendidos a preços mais baixos por unidade do que nas compras no varejo.

Nesse sentido, isso ocorre devido à aquisição em grande volume, que permite aos atacadistas obter descontos direto das fábricas ou de quem produz algum item, por exemplo.

Gaste ainda menos

Ao comprar grandes volumes de uma só vez, os atacadistas podem aproveitar economias de escala. Dessa forma, isso quer dizer que os custos médios de produção, de estoque e transporte por unidade são menores, o que se traduz em preços mais interessantes para o cliente final.

Variedade e seleção

Os atacados têm acesso a uma ampla gama de produtos de diferentes marcas e fabricantes. Então, isso lhes dá a opção e a chance de escolher entre uma ampla gama de opções para atender às demandas de seus clientes ou negócios.

Compras eficientes

Para empresas que precisam de grandes volumes de produtos, esse tipo de venda é uma maneira eficiente de adquirir o que precisam. Dessa forma, isso poupa tempo e esforço em comparação com compras menores e mais frequentes no varejo

Mais vantagens para a sua empresa

Nesse modelo, você aproveita ainda mais vantagens típicas do atacado, como é possível destacar:

  • aumento de receita;
  • eficácia no atendimento;
  • parcerias mais firmes.

Ao fazer compras nesse formato, os atacados podem reduzir a frequência de pedidos e poupar recursos. Da mesma forma, isso permite que as empresas se concentrem em suas principais operações e na expansão do negócio, em vez de lidar com compras frequentes e estoque limitado.

Por fim, os atacadistas, em geral, atendem a uma ampla gama de clientes, o que pode dar aos fabricantes ou produtores acesso a novos mercados e público-alvo.

Vale a pena investir na venda por atacado?

Investir na venda por atacado pode trazer bons lucros, mas para ser viável e ter sucesso depende de vários fatores, como um estudo do seu setor. Para ser bem-sucedido, é preciso controlar os recursos financeiros, gerenciar de modo eficiente a logística e a concorrência em seu mercado-alvo.

Sempre busque se informar cada vez mais sobre o seu segmento para lucrar mais e tornar seu negócio relevante em sua área de atuação.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes