Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dicas para ser um bom vendedor autônomo

O vendedor autônomo não responde a nenhum chefe, portanto, é ele o responsável por todo o processo produtivo, desde a prospecção de clientes até o momento do pós-venda.

Como vendedor autônomo, saber ganhar os clientes é vital para garantir o sucesso do seu negócio. Portanto, o texto a seguir traz dicas e os canais ideais para concretizar vendas de maneira eficaz e focada. Leia e aprenda como elevar a sua presença no mercado.

O que é um vendedor autônomo?

Vendedor autônomo é a pessoa que atua de forma independente, ou seja, sem ligação de trabalho com uma única empresa. Esse indivíduo, aliás, deve:

  • gerenciar a sua carteira de clientes;
  • fazer a prospecção;
  • fechar vendas;
  • manter relações sólidas. 

Enquanto profissional livre, ele pode definir os seus próprios horários, técnicas de venda e metas, ao passo que é o responsável pelo seu sucesso e renda. Essa abordagem oferece a chance de explorar várias áreas de mercado conforme as suas noções e interesses.

De forma geral, é alguém que se lança por conta própria no mundo das vendas, ao mesmo tempo que busca não apenas lucro, mas também um nível mais alto de satisfação pessoal ao criar e nutrir vínculos comerciais de sucesso.

Dicas para ser um bom vendedor autônomo
O vendedor autônomo cuida de todo o negócio. Imagem de pressfoto no Freepik.

Quais são as dicas para ser um bom vendedor autônomo?

Para ser um bom vendedor autônomo, antes de tudo, é necessário conhecer a fundo o seu produto ou serviço. Pois, quanto mais você sabe sobre ele, mais confiança poderá transmitir aos clientes e, como resultado, mais eficaz será na abordagem de suas dúvidas.

Confira abaixo outras dicas cruciais que podem impulsionar ainda mais o negócio de um profissional livre que atua na área de vendas.

Ter domínio das habilidades de comunicação

A habilidade de se comunicar de forma clara e empática faz com que você forme conexões genuínas com os clientes. Além disso, permite que você destaque os benefícios e o valor do seu produto ou serviço de maneira persuasiva.

Em qualquer venda, ainda, é comum lidar com objeções e receios dos usuários. Por isso, é bom saber como proceder de modo hábil e convincente, para, então, superar os obstáculos e avançar no processo de vendas.

Vale lembrar também que cada pessoa é única em sua forma de se comunicar e de tomar decisões. Assim, essa aptidão permite que você se ajuste a todos os tipos de comunicação, o que pode aumentar as taxas de conversão.

Linguagem corporal e expressão facial nas vendas

Por meio da linguagem corporal e expressão facial, dá para transmitir confiança e empatia aos clientes. Por exemplo, uma postura ereta e um aperto de mão firme passam segurança, enquanto o contato visual demonstra um interesse genuíno. 

Um sorriso sincero cria uma conexão emocional, ao mesmo tempo que a expressão atenta indica cuidado. Esses sinais não-verbais não apenas complementam as suas palavras, mas também dão direção à atmosfera da negociação

Firmar relações de confiança com os clientes

A confiança é o elemento que cria laços a longo prazo e levam os clientes a tê-lo como mais do que apenas um vendedor, mas um parceiro confiável e valioso. Ela é cultivada, aliás, por meio de uma série de ações que consistem em:

  • cumprir promessas;
  • entregar produtos ou serviços de alto padrão;
  • manter contato direto e claro;
  • tratar cada interação com respeito e profissionalismo;
  • mostrar empatia;
  • oferecer soluções que atendam às suas demandas.

A arte de ter uma escuta ativa

A escuta ativa é muito mais do que apenas ouvir de forma passiva, uma vez que se trata de uma abordagem proativa que serve para absorver e entender o que o cliente quer falar, seja de maneira verbal e não-verbal.

Essa prática envolve dar total atenção ao cliente enquanto ele fala, para, assim, mostrar um interesse sincero em suas palavras. Isso ocorre por meio de contato visual direto e gestos de confirmação, como, por exemplo, acenos de cabeça e expressões faciais positivas.

Otimizar a gestão de tarefas

Com muitas atribuições, desde a prospecção até o pós-venda, a capacidade de organizar e priorizar tarefas é crucial para alcançar metas, bem como manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Uma gestão eficaz permite que você use o seu tempo de forma mais produtiva para focar nas atividades que geram os melhores resultados.

Como definir metas realistas como vendedor autônomo?

O vendedor autônomo deve ser específico e o mais preciso possível ao definir suas metas e objetivos. Sendo assim, em vez de querer “aumentar as vendas”, seja mais direto e diga que “elevar os lucros mensais em 20% nos próximos três meses”. Além disso, outros ações vitais são:

  • usar números e indicadores tangíveis para rastrear o seu progresso;
  • alinhar as metas com as suas aspirações de longo prazo;
  • ter um limite de tempo e senso de urgência para se manter você focado;
  • dividir em etapas maiores e menores;
  • levar em conta a sazonalidade;
  • ajustar os objetivos com base em novos dados ou mudanças no mercado;
  • avaliar o seu progresso e afinar conforme o feedback que chega;
  • celebrar as vitórias, por menor que sejam, ao longo do caminho.
Dicas para ser um bom vendedor autônomo
O vendedor autônomo deve fazer uma boa gestão de tarefas. Imagem de tonodiaz no Freepik.

Cronograma para a prospecção e follow-up

Um dos elementos-chave da gestão de vendas como vendedor autônomo é a criação de um cronograma para a prospecção e follow-up. Afinal, uma captação eficaz é a base para achar novas chances de negócios. 

Ao firmar um plano dedicado a isso, você se propõe a alocar tempo e os esforços regulares para identificar leads potenciais. Portanto, defina dias e horários para essa atividade, e do mesmo modo, escolha os canais que melhor se adequam ao seu público-alvo. 

Ademais, mantenha a constância e não subestime a busca e preparação antes do contato, pois isso aumenta as suas chances de sucesso.

Ferramentas para gerir contatos e acompanhar leads

Há várias ferramentas que podem ajudar a simplificar o processo de gerir contatos, assim como aprimorar as suas atividades de vendas. Entre as principais estão:

  • CRM (Customer Relationship Management), como o Salesforce, HubSpot e o Zoho;
  • sistemas de automação (Mailchimp, ActiveCampaign e o Marketo);
  • planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou o Google Sheets);
  • redes de networking (LinkedIn e Bizzabo);
  • apps de notas e lembretes (Evernote ou o Microsoft OneNote);
  • e-mail profissional (Microsoft Outlook ou o Gmail);
  • aplicativos de mensagens (WhatsApp Business, Telegram e Slack).

Quais recursos podem ajudar um vendedor autônomo a aprimorar suas habilidades?

O vendedor autônomo pode contar com livros e publicações sobre vendas, negócios, comunicação e desenvolvimento pessoal. A propósito alguns clássicos incluem “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie e “Spin Selling” de Neil Rackham.

Além disso, plataformas como a Udemy, Coursera e LinkedIn Learning dispõem de cursos online sobre o mercado, as habilidades de comunicação, as estratégias de marketing e a gestão de tráfego.

Por fim, aprenda com a experiência do usuário, sendo assim, avalie o feedback, os elogios e as críticas construtivas para entender o que funciona bem e onde você pode melhorar.

Como usar as mídias sociais ao seu favor?

As mídias sociais são um canal valioso para o vendedor autônomo alavancar os seus negócios. Ao adotar práticas eficazes, é possível conquistar um público mais amplo, bem como construir relações sólidas com os clientes. 

Sendo assim, comece por selecionar as plataformas ideais para o seu público-alvo, ou seja, escolha entre opções como LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter.

Um bom conteúdo também é crucial, pois mostra que você sabe do que fala e cria um vínculo com os seguidores. Imagens e vídeos para aumentar o apelo visual e contar histórias de forma envolvente.

Qual é o papel da análise pós-venda?

A análise pós-venda tem o papel de entender a experiência do cliente de uma forma mais profunda. Ao obter um feedback direto, então, ela fornece insights de grande valia sobre o que funcionou bem e onde melhorias podem ocorrer.

Ao avaliar a jornada de compra, dá para ver gargalos, obstáculos e os pontos críticos que afetam a visão do cliente. Além disso, ela permite uma reflexão sobre as táticas de vendas adotadas.

Desse modo, você pode ter um melhor ciclo de vendas, aprimorar os seus produtos ou serviços e, acima de tudo, gerar uma base sólida de clientes felizes e leais.

Como manter a motivação enquanto vendedor autônomo?

O vendedor autônomo precisa de um bom plano de ação para manter a motivação, já que isso ajuda a reduzir a sensação de incerteza e eleva a sua confiança. De mais a mais, outras práticas a se adotar são:

  • manter o controle das suas tarefas;
  • buscar fontes de inspiração;
  • ter uma boa rede de apoio;
  • tirar pausas para relaxar e repor as energias;
  • aprender com os seus erros.
Dicas para ser um bom vendedor autônomo
O sucesso do vendedor autônomo depende somente dele. Imagem do Freepik.

Como o marketing de conteúdo atrai clientes?

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para atrair usuários de uma forma orgânica, visto que a sua base reside na criação e postagem de conteúdo relevante. Como resultado, ajuda a atrair, informar e envolver o público.

Ao fornecer um conteúdo que tem valor real, como, por exemplo, respostas, solução de problemas e bons insights, você cria a sua competência e faz com os usuários confiem em você.

Vale a pena ser um vendedor autônomo?

Ser um vendedor autônomo depende do seu perfil, objetivos, tolerância ao risco e paixão pelo que faz. Portanto, antes de tomar uma decisão, pondere as vantagens e desafios para saber se essa é a melhor opção para você.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes