Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que significa ergonomia e como sua aplicação no trabalho aumenta a produtividade?

Confira o que significa ergonomia, entenda os motivos que a tornam tão importante dentro do ambiente de trabalho e também algumas dicas práticas para aplicá-la. 

Entender o que significa ergonomia é vital para aplicar ações eficazes e que tragam resultados positivos para todo o quadro de pessoal da empresa. Em vista disso, é bom conhecer mais sobre essa forma sagaz de aumentar a produtividade. 

O que significa ergonomia?

É ideal saber o que significa ergonomia e esta é uma palavra que tem origem grega, logo, ergon significa trabalho e nomos quer dizer normas. Então, a mesma busca entender a relação entre o ser humano e as suas condições de trabalho.

o que significa ergonomia
Saber o que significa ergonomia é essencial. Imagem de Kevin120415 no Pixabay.

Em suma, é um grupo de regras que estuda o ambiente de trabalho e as interações que ocorrem entre o ser humano e as máquinas. Conforme isso, tais normas foram criadas com a intenção de reduzir os riscos de acidentes e promover maior conforto aos trabalhadores. 

Vale destacar que são os funcionários que movem as empresas, desse modo, é essencial que estes trabalhem em ótimas condições de saúde física e mental.

Hoje em dia, a ergonomia é tão importante que há a NR-17, que específica esse conjunto de regras. Isto posto, a NR aborda pontos gerais e pontuais, em relação às situações do trabalho que geram desgastes físicos e mentais. 

Objetivos desse conjunto de regras

Acima de tudo, a ergonomia tem inúmeros objetivos e todos eles buscam assegurar a saúde, bem como, a segurança de todos por meio de ações como:

  • analisar a postura;
  • observar os movimentos do corpo;
  • examinar os riscos presentes no local de trabalho.

Acerca disso, após analisar esses fatores e outros cabíveis, o responsável pode sentir a necessidade de intervir em certos pontos que apresentem riscos. 

Essas ações têm, por objetivo, a perfeita união entre os limites do trabalhador, o meio de trabalho e a produção eficaz de resultados. A partir disso, a empresa consegue melhorar a firma, diminuir as taxas de turnover e por consequência, lucrar mais.

História da ergonomia

Embora as empresas tenham passado a abordar esse tema com maior frequência há pouco tempo, pode-se afirmar que ele existe desde o início da humanidade. Dado que, desde essa época, o ser humano busca por formas de trabalho que se adequem às suas limitações.

Nessa perspectiva, o homem sempre agiu com foco em adaptar as suas funções para que as pudessem executar da forma mais confortável possível. Apesar disso, somente em 1857, o termo foi usado pela primeira vez, então, só depois disso começou a ser estudado. 

O que significa ergonomia e quais são os tipos?

Antes de mais nada, é essencial saber o que significa ergonomia e entender que esta pode variar em 3 tipos diferentes. Aliás, ela se divide em ergonomia física, cognitiva e organizacional, de modo que cada uma delas apresenta outras subdivisões.

Ao ter isso em mente, confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos tipos de ergonomia que se pode considerar no ambiente de trabalho. 

Ergonomia física 

Para começar, essa ergonomia se refere à relação entre ações físicas e a implicação dessas no corpo do indivíduo. A mesma se divide em 4 tipos, são essas:

  • de correção;
  • conscientização;
  • concepção;
  • participativa. 

No geral, o foco de estudo desse tópico é a postura dos funcionários, a frequência de movimentos repetitivos e a forma de uso dos materiais. Em outras palavras, cogita os padrões de antropometria para poder estimar as ferramentas usadas em suas funções.  

Por exemplo, a ergonomia física, na prática, irá avaliar se a cadeira usada permite que os indivíduos mantenham uma postura correta. 

Ergonomia cognitiva

Enquanto isso, a cognitiva prioriza cuidar da saúde da mente, ou seja, estima os efeitos mentais que as tarefas realizadas podem ocasionar nos empregados. 

Neste tópico, as avaliações giram em torno dos processos de tomada de decisão, dos focos de estresse e do estudo da carga mental exigida em sua atuação. Assim, a principal meta é diminuir as chances de um indivíduo ter picos de estresse no ambiente de trabalho. 

o que significa ergonomia
Saber o que significa ergonomia é vital para promover um bom ambiente de trabalho. Imagem de TheStandingDesk no Unsplash.

Ergonomia organizacional 

No que se refere a ergonomia organizacional, essa se esforça para melhorar o clima organizacional, a fim de impedir a sobrecarga da equipe. Em função disso, a mesma analisa o trabalho em grupo, a comunicação interna, a gestão de qualidade, entre outros aspectos.  

O que significa ergonomia e por que esse conceito é tão relevante no ambiente de trabalho?

É preciso saber o que significa ergonomia para compreender que esta é muito relevante no ambiente de trabalho, porque gera muitos benefícios. Logo, a sua importância se dá por vários motivos e dentre esses se pode citar:

  • menor taxa de demissões; 
  • redução dos gastos com saúde;
  • maior valorização do profissional;
  • auxilia a diminuir o cansaço dos empregados;
  • queda no volume de faltas. 

Além das razões acima, é crucial aplicar as normas da ergonomia, pois estas ajudam a melhorar, de modo geral, a qualidade da rotina de trabalho. 

Exemplos práticos de como promover esse conjunto de regras 

A princípio, são exemplos práticos da ergonomia na esfera de trabalho uma iluminação e temperatura adequadas, ausência de ruídos e equipamentos aptos ao serviço. Bem como, boa cultura e clima organizacional, suporte psicológico, dentre outros.

A importância de seguir os exemplos práticos de ergonomia

É possível afirmar que para obter bons resultados ao aplicar ações de melhoria nas condições de trabalho, é indispensável seguir as boas práticas ergonômicas. Por essa razão, essas condutas são tão essenciais. 

Dentre essas condutas, convém mencionar a necessidade de contar com um auxílio de um bom gestor, identificar problemas, oferecer treinos e efetivar soluções. Inclusive, o ideal é incentivar os funcionários a falarem sobre as suas queixas. 

Por fim, não se pode deixar de avaliar o processo, com o propósito de assegurar a efetivação de todas as ações. 

A relação entre ergonomia e produtividade

De antemão, a ergonomia e a produtividade estão ligadas de modo direto, uma vez que com um bom ambiente de trabalho, os funcionários produzem mais e melhor. Portanto, é válido dizer que a produtividade é uma consequência da aplicação da ergonomia. 

O que significa ergonomia e quais os seus benefícios no trabalho?

É primordial saber o que significa ergonomia para poder identificar os benefícios no ambiente de trabalho, como menos acidentes. Entre esses, convém destacar o aumento da produtividade, o melhor clima dentro da firma e funcionários satisfeitos.

Aliás, uma grande vantagem é a redução nos riscos de acidentes e também a menor incidência de casos de doenças ocupacionais entre os colaboradores. Assim como, a diminuição nos casos de problemas emocionais pelo estresse excessivo no trabalho. 

O número de faltas, pedidos de demissão e atrasos também diminuem, visto que os empregados se encontram em um meio de trabalho bem estruturado. Veja a seguir mais pontos positivos de investir na ergonomia.     

Menor taxa de absenteísmo

Outra vantagem da ergonomia é que em um local com boas condições de trabalho e com todo o suporte necessário, os funcionários não têm motivos para se ausentarem, então, cumprem com seus horários.

Do mesmo modo, ao dispor de colaboradores saudáveis, a empresa não irá enfrentar faltas por razões de saúde, tão pouco lidar com ausências para consultas médicas. 

Redução nos custos com saúde 

Sob o mesmo ponto de vista, há redução nos custos com saúde ao ter em seu quadro de funcionários indivíduos saudáveis. Posto isso, os gastos caem, em especial, por diminuir os casos de acidentes de trabalho, doenças físicas e psicológicas. 

o que significa ergonomia
Saber o que significa ergonomia ajuda a reduzir os custos com a saúde da equipe. Imagem de Orion Hospital no Pixabay. 

Conforme isso, investir em ergonomia no trabalho significa prevenir despesas futuras com a saúde dos seus empregados, logo, é um ponto positivo para todos. Ou seja, é bom para o funcionário que terá mais bem-estar, assim como para a empresa que terá menos gastos.  

O que significa ergonomia e quais as dicas para aplicá-la?

Acerca de o que significa ergonomia e as dicas para aplicar, é vital destacar a necessidade de pausas no expediente. Contudo, há ainda alguns truques gerais que você pode aplicar na rotina da sua empresa e obter bons resultados, são esses: 

  • investir em palestras para orientar as boas práticas de ergonomia;
  • prover os equipamentos ideais, a fim de que a equipe possa executar o trabalho;
  • fornecer luz adequada para não prejudicar a saúde dos funcionários.

Outro fator relevante e que se deve considerar é a postura dos colaboradores, diante disso, promova ações de prevenção de dores por má postura. Seja como for, a principal dica é analisar o seu pessoal e entender quais os fatores de risco existentes.  

Sem dúvida, são muitos os desafios em torno da melhor forma de aplicar esse grupo de regras dentro do trabalho. No entanto, o gestor da unidade pode fazer essas mudanças aos poucos e de forma gradual, desde que priorize as questões mais críticas. 

Conselhos práticos para ser mais produtivo por meio da ergonomia

Esse conjunto de regras ajuda a aumentar a produtividade, porque favorece a qualidade do ambiente de trabalho. Todavia, ao aplicar a ergonomia, você pode avaliar os resultados por meio dos indicadores de desempenho

Em vista disso, oferecer condições boas e adequadas de atuação é a forma mais prática de aumentar a produtividade por meio da ergonomia. De acordo com isso, busque analisar as principais queixas da equipe para promover mudanças que favoreçam a todos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes