Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Guia completo sobre o Wix

O Wix é um recurso para criação de sites que conta com layouts prontos, e permite colocar uma página no ar em pouco tempo mesmo sem ter noções em programação

O Wix é uma plataforma de CMS, sigla para Content Management System, ou seja, uma ferramenta para criação de sites e publicação de conteúdo na web. Essa é uma boa opção para quem não entende de programação e quer ter um endereço virtual.

Por que usar o Wix para criar um site?

O Wix oferece uma solução simples para colocar um site online em poucos passos e sem precisar programar. Ele possui layouts prontos, nos quais basta inserir as informações relativas ao domínio, escolher cores e fotos e está pronto para publicar. 

Também dá a opção de criar um design próprio, de forma prática com módulos para arrastar e posicionar na página como preferir. Com ele, criar um site se tornou uma ação simples e acessível para quem não tem recursos para contratar um desenvolvedor.

Ele é um concorrente direto da hospedagem WordPress, que ainda é o serviço mais popular no mercado. Embora o Wix tenha uma gama de recursos reduzida, mas eficaz, o que o torna mais simples de operar ainda mais para quem está no início.

laptop em cima da mesa
O Wix é uma plataforma que permite criar sites em poucos passos com layouts prontos. Imagem de Tranmautritam no Pexels

Como criar um site profissional no Wix?

Para criar um site no Wix é preciso criar uma conta na plataforma e definir o tipo de negócio para o qual vai desenvolver a página, como por exemplo:

  • loja online;
  • portfólio, muito usado para fotógrafos e designers;
  • blogs;
  • empresas de tecnologias;
  • restaurante;
  • evento.

Em seguida, a plataforma direciona algumas perguntas para entender sobre os objetivos, como divulgar infoproduto ou captar leads.

No próximo passo, o usuário deve definir quais as fontes, bem como, os recursos visuais e as sessões do site. A partir daí, terá acesso ao editor, onde pode incluir as primeiras publicações e publicar. 

Por último, será preciso registrar o domínio, com o nome da marca ou produto, senão o site será publicado com a extensão wix.com.

O que você precisa saber antes de usar a plataforma?

Ao criar um site na plataforma, o usuário pode escolher entre diversas opções de planos, de acordo com os seus objetivos. Nos mais básicos, com valores a partir de R$ 19,90, por exemplo, possui recursos como:

  • certificado SSL incluso;
  • espaço de armazenamento que varia entre 500MB a 35GB;
  • suporte online para solução de problemas.

Já nos planos empresariais, há ainda o serviço que permite receber pagamentos online, o que é essencial para quem vai montar uma loja virtual. Por fim, para quem precisa de um site para um fluxo maior de visitantes, há planos personalizados para atender a demanda.

Como manter o site atualizado e seguro?

Os sites criados na plataforma contam com o certificado de segurança, que garantem a proteção dos dados dos visitantes. 

Em relação aos criadores de conteúdo, também há cuidados para evitar vazamento de informações, como o uso de servidores em nuvem, que atendem aos padrões de qualidade internacionais.

Para aumentar a segurança, no entanto, algumas ações são recomendadas, como a criação de senhas fortes e a ativação em dois fatores. Além disso, é importante manter ativa a proteção anti phishing no navegador, para evitar e-mails mal intencionados.

Como usar as ferramentas de design do Wix?

O Wix possui ferramentas como a criação de logos, onde todo o processo é guiado e com opções de templates pré-formatados. Dessa forma, basta acessar o site e buscar a opção, clicando no botão criar. 

A partir daí, abre uma tela para que o usuário insira os dados sobre sua empresa, bem como, adicione algumas informações extras. Por meio da inteligência artificial, a plataforma oferece alguns modelos de logotipos para inspiração. 

Caso opte por uma das sugestões, é possível personalizar ao escolher as fontes, cores e demais elementos. Ao final, ele fica disponível para download em imagem de alta resolução e pronto para criar produtos para a loja ou site.

área de trabalho com laptop e pc
O Wix possui um guia prático para a criação de sites e logos, que facilita a personalização. Imagem de Tranmautritam no Pexels

Como otimizar um site Wix para o SEO?

O Wix já possui as configurações padronizadas de acordo com as boas práticas de SEO para que os sites sejam localizados pelos buscadores. Assim, mantém um mapa do site atualizado de forma automática a cada nova atualização.

Ele também redimensiona as imagens inseridas e as mantém compactadas em formato WebP para que carreguem de forma mais rápida. Além disso, ele auxilia na criação de dados estruturados e o usuário pode apenas inserir as schema markups.

Isso possibilita que o site possa figurar entre os rich snippets do Google, conforme a categoria em que se encaixa.

Criação de títulos e meta tags

Na criação do site, a plataforma também destaca em caixas os espaços para inserir os títulos e meta descrição para cada página. O sistema gera algumas opções de forma automática, mas o usuário pode alterar ou inserir novas caso ache necessário.

Quais são as opções de hospedagem disponíveis no Wix?

O Wix oferece um serviço de hospedagem próprio, que usa uma rede mundial de distribuição de conteúdo. Dessa forma, o servidor não fica centralizado e conforme o local de onde uma pessoa acessa, é acionado o mais próximo para um carregamento rápido.

A hospedagem pode ser configurada de forma rápida logo após a configuração do site. Há a opção de uma versão gratuita, que oferece um espaço de armazenamento de 500MB, que é ideal para quem está no início da criação de um blog, por exemplo.

Para aqueles que possuem um fluxo maior de visitantes e postagens, o ideal é optar por um plano premium, que também conta com várias faixas de valores de acordo com a capacidade de memória.

Quais são os recursos avançados do Wix?

A plataforma do Wix oferece recursos para adequar o site à acessibilidade, o que aumenta o alcance a mais pessoas. Entre as ferramentas disponíveis para essa função, estão, por exemplo:

  • texto alternativo para imagens;
  • anel de foco inteligente, que usa indicadores visuais quando se usa o teclado;
  • semântica correta automática, para facilitar a compreensão;
  • atributos aria.

Esse tipo de recurso possibilita o acesso de pessoas com deficiência ao conteúdo do seu site, o que pode ampliar a exposição do produto ou serviço. Além disso, contribuem para gerar uma imagem positiva para a organização.

Configuração de e-mails

No aspecto comercial, a plataforma oferece ainda a opção de criação de e-mails profissionais, com o uso do domínio usado no site. Isso confere um ar mais profissional à comunicação, além de organizar o atendimento. 

Outro recurso muito útil é a opção de envio de e-mail marketing pela plataforma, o que concentra todas as ações em um único local. Além disso, o usuário dispõe de modelos pré-formatados conforme o tipo de campanha que pretende criar.

Ainda é possível visualizar relatórios completos com os resultados sobre os envios, como taxa de abertura, entrega e cliques. Assim, pode verificar se teve sucesso na iniciativa e se preciso ajustar a comunicação.

Como integrar o site com outros serviços?

Na plataforma, é possível integrar as redes sociais do negócio, e criar posts diretamente pelo editor, com publicação direta no feed. Essa é uma ótima opção para ajudar a divulgar um blog ou um conteúdo novo do site. 

Outro recurso integrado ao Google Calendar é a opção de oferecer aulas ao vivo mediante agendamento. Dessa forma, todo o processo desde o pagamento pelo cliente, escolha do horário é feito por meio do site.

pessoa trabalhando no laptop
O Wix possui diversos serviços integrados como postagens em redes sociais e agenda profissional. Imagem de Burst no Pexels

Quais os passos para anunciar no Wix?

O Wix permite criar campanhas de anúncios pelo Facebook direto pelo painel de controle, ao integrar a conta comercial. Nesse caso, depois de configurar os dados em relação ao orçamento, segmentação de público e mídia, estará pronta para exibição.

Um dos principais pontos para observar, no entanto, são as métricas, que vão mostrar se o anúncio cumpriu com o seu objetivo. Para isso, é possível acessar direto no painel do editor as informações sobre:

  • visualizações;
  • taxa de cliques;
  • conversões;
  • gastos da campanha.

Outra forma de monitorar o desempenho é instalar o pixel do Facebook na loja virtual, o que é bem simples. Com isso, poderá receber notificações sempre que um usuário visitar o e-commerce, colocar um produto no carrinho ou finalizar uma compra.

Isso também poderá ajudar nas campanhas de remarketing, ou seja, para direcionar anúncios a pessoas que já visitaram a página, mas não concluíram a ação. 

Vale a pena usar esse recurso?

A ferramenta de anúncios da plataforma é bastante completa e oferece opções para realizar testes A/B, por exemplo. Dessa forma, é possível criar campanhas distintas para validar qual delas terá melhor desempenho. 

Outro ponto importante é que ele oferece um serviço de inteligência artificial que dá sugestões sobre as melhores formas de segmentar o público. Portanto, é um ótimo auxiliar para quem ainda está começando um negócio e precisa aprender mais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes