Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Auditoria do Twitter: veja o que é e como aplicar na página da sua empresa

A auditoria do Twitter serve para saber se a conta está sendo usada em todo o seu potencial, assim, além de identificar os pontos fortes e fracos dela.

A auditoria do Twitter é importante porque dá o real potencial da conta e se ela está sendo usada da forma correta. Isso é, se utiliza de todos os seus pontos fortes e reconhece os seus pontos fracos e assim gerar insights que podem gerar sua otimização.

O que é a auditoria do Twitter?

A auditoria do Twitter funciona como auditar uma empresa, ou seja, é como analisar todas as atividades desenvolvidas pelo setor. Assim, é feito um exame sistemático de todas as atividades, logo um dos objetivos é ver se os processos estão sendo eficientes.

Assim, a intenção é verificar a movimentação do Twitter, como por exemplo, qual a características dos seus seguidores, como também, qual os posts mais comentados e a performance da página.

A função da auditoria do Twitter é realizar um diagnóstico, assim, tentar minimizar ao máximo os pontos negativos e trabalhar a estratégia, dessa forma otimizar a página.

Outro ponto positivo da auditoria do Twitter é identificar toda e qualquer fraqueza, dessa forma o processo irá gerar vários insights que ajudará a resolver vários tipos de problemas. Enfim, é descobrir dentro da própria página a solução para os problemas.

Quais as perguntas devem ser respondidas na auditoria do Twitter?

Algumas perguntas não só podem como devem ser respondidas pela auditoria do Twitter para que ela seja efetiva e eficiente. Um exemplo claro, é o momento de maior atividade dos seguidores, isso pode indicar qual o melhor horário de postagem.

Outro ponto que pode ser perguntado é qual o conteúdo é melhor aceito pelos seus seguidores. Logo, a resposta te dirá qual o rumo os posts podem tomar, isso, sem perder a essência das postagens, apenas direcionar o conteúdo. Outras questões interessantes são:

  • o perfil dos seguidores;
  • o tipo de conteúdo tem sua página;
  • qual influenciador segue suas postagens;
  • quem são seus seguidores;

As redes sociais são importantes tanto para consolidar quanto para ajudar a expandir a marca na internet, inclusive, elas têm se mostrado uma parte essencial e totalmente relevante de uns anos pra cá.

image 214
Woman showing a Twitter icon

Auditoria do Twitter ajuda a reconhecer os seus seguidores e neles os consumidores da sua marca. Imagem de Raw Pixel em Freepik

Tanto que investir nas redes sociais como o Twitter já é uma prática usual do Marketing Digital. Isso porque, ela pouco oscilou desde o seu lançamento. No geral, ela é dinâmica, com muitas opiniões sinceras e recheada de gente jovem e formadora de opiniões.

Mantenha o perfil atualizado

Por isso, manter o perfil da empresa é algo desafiador, isso porque, o Marketing fica responsável por representar o perfil da empresa, dar voz a ela, ou seja, emitir opiniões e dar a ela uma personalidade, postar conteúdo e vídeos para redes sociais.

Por isso, de tempos em tempos fazer uma análise de como está esse processo com a auditoria do Twitter é algo essencial. Para não perder a mão, e não acabar se perdendo no meio do caminho.

Enfim, mantenha a estratégia sempre atualizada e atinja cada vez mais usuários de forma objetiva. Enfim, saiba como ter um conteúdo para impulsionar as vendas.

Vale a pena investir na auditoria do Twitter?

É um investimento com retorno garantido, por isso, com certeza vale a pena investir na auditoria do Twitter. Aliás, é uma ferramenta fundamental para aumentar a perspectiva em torno da rede social.

Até porque, é importante para empresa que quem consome o seu conteúdo seja pessoas que se identifiquem com a persona do seu negócio. Ou futuros interessados nela. Assim como, também é importante que a empresa conheça essas pessoas.

Isso evita a falsa métrica de muitos seguidores e que a empresa caia na vaidade de acreditar que está em alta. Até porque, a qualidade vale mais do que a quantidade.

Conhecer os seguidores só irá direcionar as campanhas, conteúdo e criação de produtos e serviços. Outro ponto positivo é aumentar a relevância do perfil, como também o  engajamento e aumentar o número de seguidores.

Como fazer a auditoria do Twitter?

Antes de mais nada, para fazer a auditoria do Twitter é preciso definir um objetivo. Aliás, essa é a primeira parte quando envolve análise de dados. Isso vai diferenciar as ferramentas e as métricas que serão utilizadas.

Entre os dados, alguns podem ser acessados no Twitter Analytics. Ele mostra indicadores de desempenho que são bem importantes para traçar objetivos, além de gerar análises fundamentais que são importantes para otimizar estratégias.

Dentro do Twitter Analytic dá para ver sobre alguns indicadores, como:

  • engajamento: mostra a interação dos usuários com os tweets, como retweets;
  • impressões: demonstra a quantidade de vezes que as pessoas viram seu tweet, quanto maior mais a sua marca está exposta;
  • visitas ao perfil: quantidade de pessoas que visitaram seu perfil no mês;
  • Tweets: quantidade de tweets que a empresa postou;
  • seguidores: quantos seguidores no total a empresa possui e quantos ganhou no último mês;
  • menções: quando alguém menciona sua marca aparece na página inicial do Twitter Analytic.

Além de todas essas informações também é possível saber informações sobre os seguidores, como o sexo, faixa etária, como também, a região onde moram.

Enfim, o painel é tão interessante e pode ajudar a montar a sua estratégia pois mostra até o estilo de vida, como os interesses e o que eles buscam na rede social.

Com os dados em mãos o importante é saber interpretar além de dar a ele a sua devida importância. Nesse momento é bom separá-los, para dar a eles a devida importância, principalmente para a área da estratégia, sejam elas perfil, conteúdo e seguidores.

Perfil

Um perfil atualizado é importante para a gestão de marca da sua empresa, além de otimizar e mantê-la em alta. De tempos em tempos o Twitter reavalia o conteúdo visual do perfil e define se ele está dentro do padrão da plataforma, aproveite para rever a identidade visual da empresa.

Além de rever o design da página da empresa aproveita para rever também a URL do perfil. Afinal, é bom que ela esteja em dia, inclusive, não se esqueça de aumentar o tráfego conectando um landing page

Sempre confira se a URL está válida, para não correr mais o risco dela não estar mais no ar, assim não acaba por prejudicar a experiência do visitante.

Enfim, veja se o conteúdo da página representa sua empresa se a bio é clara e instiga as pessoas a quererem conhecer a sua empresa.

Conteúdo

Logo que definir o seu objetivo e conseguir exportar os dados do Twitter do Analytics, já possui a base para fazer uma análise do conteúdo dos posts. Para isso, basta verificar aqueles que tiverem melhor alcance das publicações.

Esses conseguiram melhores performances, no entanto, aqueles que não conseguiram o resultado, podem ser corrigidos, os que forem bem merecem ganhar mais investimentos.

Nesse momento vale também retweets, reestruturar a redação e investir em influenciadores. Mas atenção, não pode destoar do perfil da empresa, inclusive, é um bom momento para alinhar de vez a comunicação com o conteúdo e o perfil do negócio.

Por fim, não se esqueça de utilizar as hashtags mais usadas, elas tem o poder de alcançar mais pessoas e causam efeitos positivos, além de melhorar a experiência dos leitores.

image 213
Auditoria do Twitter auxilia a empresa a adequar o seu conteúdo ao seu público. Imagem de Freepik

Público

Antes de mais nada, a prioridade da sua publicação, assim como da sua página do twitter deve ser o público. Afinal, só assim terá seguidores engajados e alinhados às propostas de conteúdo da empresa.

É importante neste momento não deixar se levar pela métrica de vaidade de número de seguidores, afinal, o que realmente importa para a empresa são consumidores reais e os potenciais.

Assim, a melhor forma de identificar e validá-los é através de softwares. verificar a procedência ajuda a visualizar os perfis fakes, afinal, os dados obtidos serão mais reais e as interações serão mais orgânicas, enfim, uma ótima ferramenta para aumentar vendas.

Por outro lado, o benefício da auditoria do Twitter é ver entre os seguidores aqueles que têm a maior influência entre os seguidores na página. É uma boa para empresa conhecer seus consumidores, seus hábitos, o que eles falam e se comportam.

A auditoria do Twitter é uma boa ferramenta?

A auditoria do Twitter é uma ótima ferramenta que identifica pontos positivos e negativos da abordagem que a empresa está tendo através dessa rede social. Isso ajuda para que ela possa fazer melhorias e assim, criar conteúdo mais assertivo para a marca.

Outro ponto positivo que faz a diferença é conhecer o seu público alvo, suas preferências e assim, conseguir ter uma relação mais próxima a eles. No mais, a empresa e a marca só tem a ganhar com essa análise que é relativamente simples e rápida de se fazer.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes