Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Brainwriting: como abordar essa técnica nas empresas?

A técnica do brainwriting é responsável por estimular a geração de ideias em equipe por meio da escrita criativa, além disso, esse é um método eficaz para as empresas.

O brainwriting é uma técnica que permite gerar novas ideias em um espaço menor de tempo. Logo, é uma forma de complementar as técnicas de brainstorming com mais eficiência nos resultados. Assim, é um dos melhores métodos para aplicar nas empresas.

Afinal, o que é o brainwriting?

O brainwriting é uma técnica de ideias em grupo, no qual os participantes escrevem as suas propostas. Com isso, é uma forma de otimizar o seu ambiente de trabalho em busca de mais resultados. Além de gerar mais vantagem competitiva.

brainwriting
A técnica de brainwriting é similar ao brainstorming. Imagem de J. Kelly Brito no Pexels.

No geral, as empresas precisam investir em sua visão para o futuro dos seus negócios. Por isso, a técnica é essencial para auxiliar no fluxo de novas ideias, bem como, estimular a sua criatividade. Então, as pessoas escrevem a proposta para uma pergunta ou resposta.

Depois, elas se reúnem em uma rodada para a troca de papéis, além de usar métodos como os gatilhos mentais. Porém, é importante pontuar que tudo ocorre em modo silencioso para manter a integração. A previsão é solucionar as ideias em até meia hora.

Diferenças com o brainstorming

O brainstorming é a técnica voltada para debater as ideias para solucionar os problemas da empresa. Portanto, é bastante comum a presença da equipe de marketing para expor as suas propostas em voz alta. Por outro lado, o seu método alternativo é bem mais eficaz.

Melhora da criatividade

É importante saber que o mercado competitivo cresce cada vez mais no mundo das vendas. Entretanto, essa técnica é responsável por melhorar a criatividade do seu time no ambiente de trabalho. Por fim, é possível resultar em melhores experiências para a sua organização.

Momento de usar a técnica

Por ser uma ótima alternativa, a técnica criativa é essencial para as pessoas que são mais introvertidas. Assim, tornou-se uma opção bem mais viável que o brainstorming em momentos de reuniões de ideais. Logo, é uma estratégia rápida e foca mais no problema.

Como aplicar a técnica de brainwriting nas empresas?

A técnica de brainwriting é uma ótima alternativa para o brainstorming nas empresas, por isso, pode ser aplicada no setor de marketing. Além disso, todas as ideias precisam estar em um papel para iniciar a dinâmica em grupo. Confira como é abordar esse método:

  • identifique o principal problema;
  • apresente o tema escolhido;
  • geração de ideias de marketing;
  • estimule um tempo;
  • faça a votação;
  • compartilhe as respostas em um só lugar.

Como visto, a técnica é aplicada da mesma forma que o brainstorming nas empresas. Dessa forma, é essencial tornar o método mais eficiente, por meio de regras, além de manter o fluxo de ideias mais eficiente. Por isso, é importante investir na sua criatividade.

Identifique o problema

O primeiro passo é reunir a sua equipe para iniciar o processo, assim, explique como as regras vão funcionar. Assim, é fundamental identificar qual é o principal problema a ser solucionado pelas empresas. 

Apresente o tema

Após entender o problema principal que a empresa precisa solucionar, é preciso apresentar o tema escolhido. Depois, é fundamental fazer uma estatística das personas, dos dados e dos insights para abordar o conhecimento a todos.

Geração de ideias

Em seguida, é o momento de falar sobre como a dinâmica vai fluir durante o processo de geração de ideias. Afinal, é importante manter a rodada de escrita como uma forma de estimular um ambiente de trabalho mais saudável. 

Estimule um limite de tempo

O papel do líder na dinâmica é estabelecer um limite de tempo para os participantes abordarem as suas ideias. Logo, é preciso manter uma sessão mais curta e agradável, para estimular uma abordagem mais técnica. 

brainwriting
O brainwriting é essencial para estimular a criatividade. Imagem de Negative Space no Pexels.

Faça a votação

O próximo passo é que cada participante leia a sua ideia em voz alta, ou faça a troca de papéis entre os membros da equipe. Portanto, é uma forma de apresentar as melhores propostas de uma forma mais dinâmica, além de gerar a comunicação integrada. 

Compartilhe as respostas

Após fazer o registro das ideias, é preciso divulgá-las em um único lugar para apresentá-las a todos. Desse modo, as selecionadas serão expostas em um quadro para ter o seu acesso mais fácil em toda a empresa. Enfim, é preciso organizá-las para aplicar um plano de ação.

Quais são as vantagens do brainwriting?

A maior vantagem em aplicar a técnica do brainwriting é por estimular a criação de ideias em equipe. Por isso, é um processo que incentiva a produtividade em equipe, além de dar a mesma oportunidade para todos. Veja quais são os seus maiores benefícios:

  • ajuda na tomada de decisão;
  • melhora a produtividade em grupo;
  • estimula a inovação de ideias;
  • gera o pensamento crítico.

Com isso, é possível compartilhar as ideias em equipe de uma forma anônima e silenciosa para manter a criatividade. Entretanto, é uma forma de manter a estrutura da geração de ideias para seguir com o seu processo criativo, a fim de ter uma vantagem competitiva.

Tomada de decisão

O processo criativo é responsável por ajudar a empresa na tomada de decisões em relação às ideias do seu time. No entanto, é uma forma de contribuir com a pesquisa de mercado, para entender as tendências do momento.

Produtividade

As empresas precisam estimular a produtividade em grupo, para gerar um ambiente mais dinâmico e interativo. Logo, a técnica é responsável por ajudar a todos a exporem as suas ideias em equipe.

Inovação de ideias

Com a técnica, há uma série de ideias que surgem durante o processo criativo, por isso, é uma forma de manter a criatividade. Então, é possível gerar os melhores resultados para a empresa.

Pensamento crítico

Ao estimular o processo criativo, é possível ajudar a sua equipe a desenvolver o pensamento crítico. Ou seja, é uma forma de entender as melhores ideias para atingir o seu público-alvo.

Como o brainwriting contribui para o sucesso da empresa?

Para estimular a produtividade em equipe, o brainwriting é uma poderosa técnica para abordar as melhores ideias. No entanto, é uma forma de incentivar a imaginação por meio do marketing de conteúdo. Assim, as empresas podem se beneficiar mais.

No geral, ao usar a técnica de forma técnica, é possível mensurar os resultados com segurança. Afinal, é importante fazer a coleta dos dados mais relevantes para manter a organização das suas ideias.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes