Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é business development e como isso impacta as vendas?

O business development visa no crescimento de uma empresa de uma forma eficiente e sustentável ao identificar oportunidades de negócio e novas estratégias.

Com o business development a sua empresa pode crescer de uma forma sustentável e a se tornar ainda mais competitiva no mercado. Portanto, leia o texto a seguir, confira os detalhes desse conceito e como ele vai impactar nas vendas do seu negócio.

O que é o business development?

Business development trata-se de uma função estratégica em uma empresa cujo foco é melhorar o seu crescimento e torná-la mais eficiente. Em síntese, muitas vezes a abreviação para o responsável por tais tarefas é “BizDev”.

É ele quem tem a missão de identificar oportunidades de negócio, assim tomar decisões que ajudem a impulsionar as vendas e gerar leads, por exemplo. 

O “desenvolvimento de negócios”, como é a sua tradução literal, tem como foco principal, gerar valor para a empresa com alguns aspectos, como:

  • mercado;
  • clientes;
  • relacionamentos.

Isso significa que tal função abrange cada setor do empreendimento para torná-los mais ágeis e eficientes, como a equipe de marketing, vendas, entre outros. Visto que, cada um dessas áreas são vitais para o sucesso de um negócio.

É por esse motivo que toda empresa precisa ter um BizDev como parte da sua estratégia de crescimento, bem como um plano de negócios. Contudo, no decorrer deste artigo você irá aprender mais sobre a função e quais são os impactos que ela pode gerar, então, confira.

Business development, entenda a importância dessa função para uma empresa
O business development trata-se de uma função cujo objetivo é o crescimento da empresa. Imagem de Matheus Bertelli no Pexels.

O que faz a área do business development?

Quem atua como business development, em resumo, identificar novas oportunidades de negócio ao analisar o mercado, isso inclui elementos, como:

  • parcerias para empresa;
  • expansão para outro nicho de mercado;
  • atrair clientes em potencial.

Tudo o que dê valor para a empresa é alvo do BizDev, por isso a sua função é de suma importância para o seu sucesso. Em suma, parte do trabalho desse profissional está em mapear qual é o diferencial de seus concorrentes e saber como superá-los.

Em um mercado onde a competição é muito alta, isso é vital para que um negócio se destaque e tenha a preferência dos clientes. Desse modo, o BizDev se torna ainda mais crucial para a empresa.

A função do profissional também é participar de forma ativa nas negociações, bem como acordos que sejam benéficos para o empreendimento. Contudo, é a partir dele que nascem as melhores estratégias com um bom plano de negócios que visam o sucesso da marca.

Monitorar a competitividade

A análise de competitividade é outra das grandes funções deste profissional em uma empresa. De modo que, ele irá avaliar quais são os pontos fortes e fracos do seu concorrente, mas, muito mais do que isso.

O foco também passa por buscar identificar ameaças que possam trazer danos ao negócio. A princípio, pode ser uma inovação ou mudanças de estratégia que as principais empresas do nicho irão adotar, o que pode levá-las a outro nível.

A partir de tais dados é que o BizDev irá criar a sua estratégia competitiva para se manter páreo no mercado. Além disso, por meio dele é que surgem as principais iniciativas de inovação na empresa para que ela se destaque no seu nicho.

Expansão e mercado

Outro fator que merece destaque em um tópico é a expansão de mercado. Ao passo que, isso pode ser tanto em questões geográficas como outros nichos de mercado que a empresa tenha potencial para atuar.

A ideia é fazer com que o negócio cresça, não importa se são novas lojas pela cidade ou estar presentes em áreas diferentes. Nesse sentido, o BizDev irá avaliar todos os cenários possíveis e analisar o quão benéfico isso será para a empresa.

Business development, entenda a importância dessa função para uma empresa
O business development tem como uma das funções a expansão de mercado da empresa. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Como o business development impacta nas vendas?

O business development é responsável por identificar oportunidades de negócio, o que inclui gerar novos leads, bem como cliente em potencial. Em suma, todos sabem que a base do sucesso de qualquer empreendimento são as vendas.

É por essa razão que o BizDev tem como função primordial estar atento a essas questões, uma vez que irá resultar em conversões. Além disso, a busca de parcerias estratégicas também é um dos seus alvos, ao passo que, tal ação pode ajudar a atingir novos públicos.

O resultado desse método de negócio pode ser ainda mais vantajoso, pois o profissional pode estudar o mercado e entender como ele funciona. 

Isso irá abrir as portas para a empresa atuar em outros projetos, bem como criar ideias para alcançar o público-alvo e muitas estratégias. Assim, ajuda a expandir as fronteiras do negócio e caminhar rumo ao sucesso.

Business development e as necessidades do cliente

O BizDev também irá impactar nas vendas de uma empresa ao entender tudo o que o cliente necessita, bem como as suas preferências. Dessa forma, irá alinhar as ofertas e promoções da marca para atender à expectativa do lead, o que irá resultar em uma compra.

Isso ajuda o consumidor a entender não só quais são os produtos ou serviços que lhe são oferecidos, mas também o que ele mesmo busca. 

Produtos inovadores no mercado

O BizDev também atua em colaboração com o time de desenvolvimento e pesquisa da empresa para criar produtos que gerem impacto no mercado.

A ideia é trazer tudo o que o profissional entende do setor para elaborar algo que seja melhor do que aquilo que o concorrente oferece. Dessa forma, as chances de compras e atrair clientes são bem mais altas, gerando maiores lucros para a empresa.

Essa atuação também se expande para a equipe de marketing, comunicação, vendas e atendimento ao consumidor para criar uma abordagem única. Ou seja, todos os setores falam um único tom e tratam o público da mesma maneira, ajudando a criar laços.

INTERNA3 Business development
O business development impacta nas vendas ao estar ativo na inovação de produtos. Imagem de Yan Krukau no Pexels.

Qual a importância do business development para a empresa?

O business development ajuda uma empresa a ter uma base de crescimento sustentável. Isso se resume à capacidade que o BizDev tem de identificar novos negócios e traçar meios viáveis sem comprometer as finanças, vale citar também:

  • ajuda a criar várias fontes de rendas para a empresa ao explorar novos mercados;
  • permite que a expansão da marca, seja com novas lojas ou atuar em outros nichos;
  • cria parcerias de forma estratégica para alcançar novos públicos e vender mais;
  • tem uma maior colaboração com os times internos para inovar os produtos;
  • ajuda a gerar leads que se qualificam para as etapas de funis de vendas;
  • monitora a concorrência para saber os seus pontos fortes, bem como os fracos.

São alguns dos pontos pelos quais a função do BizDev é vital para um negócio. Para concluir este artigo, é crucial destacar que a função desse profissional é essencial para a sua empresa poder sempre evoluir.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes