Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

C2C: entenda como esse modelo de negócio funciona, quais são seus desafios e vantagens

C2C é um modelo de negócio em que os consumidores compram e vendem entre si vários tipos de produtos por meio de e-commerces como OLX e Mercado Livre.

C2C é um modelo de negócio em que as negociações e vendas ocorrem entre pessoas físicas por meio de e-commerces como OLX. Portanto, entenda como funciona esse modelo e quais são as principais vantagens em usá-lo.

O que significa C2C?

C2C refere-se a negociações que ocorrem entre consumidores apenas. Diferente do e-commerce de serviços B2B ou B2C, o qual é o mais presente no dia a dia. Assim, esse modelo de negócio é mais usado para vender produtos de segunda mão como ocorre em:

  • classificados de jornais;
  • feiras de produtos usados;
  • e-commerces.

Pode-se dizer que os tipos de e-commerce como OLX, Ebay, Enjoei e Mercado Livre são os principais agentes na transformação desse setor. Afinal, as compras e vendas online ocorrem de forma mais rápida e possuem maior alcance.

De forma simples, trata-se de transações comerciais entre pessoas físicas, as quais não necessariamente trabalham com empreendedorismo digital.

Como surgiu o C2C?

O modelo consumer to consumer surgiu, como o conceito atual, com o início de marketplaces como o Mercado Livre. Assim, eles funcionaram como uma atualização dos classificados de jornais, já que anunciavam e permitiam a negociação.

Pode-se dizer que o Mercado Livre foi uma das primeiras plataformas a mediar a relação de compra e venda para pessoas físicas no Brasil. Mas também se pode citar como marketplaces influentes hoje a OLX e Ebay.

EjdbngFtB7hmQsU3JE1TiySsqRYxHYL8v22MvU5g48cLoF2W58B2HOTv3bbNrpymAuyHj6GLYimr6I2YjlrJa2Xs55

IO C2C é um meio para comprar e vender itens usados – Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Como funciona o C2C?

O modelo de negócio C2C funciona por meio de marketplaces, os quais mediam a interação entre compradores e vendedores. Então, para que a transação ocorra, é preciso que uma pessoa se cadastre em uma dessas plataformas.

Com o acesso, ela poderá criar um anúncio com os dados do produto e uma foto de boa qualidade. Desse modo, outras pessoas que possuem acesso a esse site podem ver a oferta e iniciar a negociação

O pagamento também é mediado pela plataforma, a maioria delas só libera o valor para o vendedor quando o produto foi recebido pelo cliente. Aliás, é possível pagar por diversas formas como:

  • Pix;
  • boleto bancário;
  • cartão de crédito ou débito.

Apesar das opções de serviços financeiros, algumas pessoas deixam na descrição como preferem receber. Vale destacar que, para quem vende, é preciso pagar uma pequena taxa ao marketplace.

Há um chat para que as pessoas possam combinar a forma de entrega também. Aliás, uma sugestão de vários e-commerces desse tipo é não negociar por outros meios, já que há risco de sofrer um golpe.

Quais são os principais problemas que o C2C enfrenta?

O C2C enfrenta alguns desafios como falta de confiança do consumidor, produtos de baixa qualidade e a logística incerta. Além disso, há problemas em diferenciar o que se refere a vendas ocasionais dos que de fato fazem disso um negócio.

Baixa qualidade dos produtos

As principais reclamações sobre a qualidade se referem a imagens enganosas ou que não mostraram todos os sinais de uso de um produto. Por exemplo, como são itens usados, pode-se comprar um notebook com mais arranhões do que parecia na foto.

Logística incerta

Apesar de muitos marketplaces terem parcerias com transportadores e Correios, nem sempre a entrega é feita por esses meios. Aliás, alguns vendedores preferem entregar ou que o cliente faça a retirada.

O fato é que o frete depende também da distância entre o vendedor e o cliente, o que não é atrativo para pessoas de diferentes regiões. Assim, muitos preferem negociar com alguém de uma cidade próxima.

yY2hSkax5G4Qf0RubAY80GH NfavMIqo2fHDQ8x0w9I KknnyI47fbECjqgiQxOSOdj2xOPiYA 2mECjcgVwRQ knKurUhdIJOfagmCwO2VlxzyeV8u5soe2NHZl6YG4EVrl1eYF WkVPERYVdeSJg

O C2C não oferece opções logísticas precisas para seus clientes – Imagem de Anna Shvets em Pexels

Falta de confiança 

A confiança do cliente também sofre com diversos pontos. Em primeiro lugar, ele não conhece o vendedor e nem pode ter certeza que a foto é fiel ao produto. Além disso, há o risco de sofrer golpes e nem sempre o marketplace busca resolver.

É por esse motivo que é preciso ver as avaliações de outras pessoas a fim de analisar se pode confiar naquele vendedor. Também procure negociar apenas por meio do chat da plataforma e pagar o produto por meio dela.

Quais as vantagens do C2C?

O modelo C2C é flexível, possui acesso a recursos de boa qualidade, preços baixos e qualquer pessoa pode comprar ou vender. Então, é uma ótima opção para quem está com algum item que deseja anunciar e vender de forma simples.

Flexibilidade

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens que o C2C oferece é a flexibilidade. Afinal, por meio do mesmo site, você pode tanto comprar itens usados quanto vender de forma simples. Basta ter o cadastro no marketplace.

Vale destacar que é possível encontrar quase todo tipo de produto nesses sites. Por exemplo, móveis, notebooks, celulares, roupas, brinquedos, carros e vários outros.

Acesso a recursos seguros de alta qualidade

As plataformas garantem a segurança de dados do usuário, de acordo com o que orientam em relação ao uso de chats. Outros recursos se referem às estratégias nas redes sociais, mecanismos de busca e emails, com as quais os usuários não precisam se preocupar.

Em resumo, toda a questão de divulgar em vários canais, é o marketplace quem cuida. Ainda assim, ter noções de marketing digital para iniciantes contribui para pensar de forma mais estratégica.

Oferece a chance de renda extra

Essa é uma boa opção para se desfazer de itens dos quais já não precisa e ainda ter uma renda extra com a venda. Não se trata de um mercado para quem deseja ser empreendedor, mas é útil para comprar ou vender vários itens.

Negociação direta com o vendedor

Outra vantagem desse modelo de negócio é poder negociar de forma direta por meio do chat com o vendedor. Afinal, essa é uma chance de chegar a um acordo justo sobre o preço e também sobre a maneira de pagar, bem como de receber o produto.

Há várias pessoas nesse tipo de e-commerce, assim, é mais provável encontrar alguém que aceite chegar a um consenso com você. Então, comece a pesquisar os produtos que deseja comprar e converse com quem vende.

Preços baixos

De modo geral, pode-se encontrar produtos com valores mais em conta por meio desses sites. Não é à toa que o marketing boca-a-boca de fato enfatiza bastante essa vantagem. Há ainda várias pessoas que vendem o mesmo produto, assim você pode escolher. 

Menor tempo de entrega

O tempo para receber o que você compra também pode ser bem menor, em especial se encontrar um vendedor de uma cidade próxima. Os acordos contribuem para ter o produto em mão muito mais rápido do que seria em meios tradicionais.

image 187

O C2C é útil para quem deseja conseguir preços baixos em diversos produtos – Imagem de Foto de Karolina Grabowska em Pexels

Qualquer pessoa pode vender

Por fim, a última vantagem é que não há restrições para quem deseja se desfazer de alguns itens de sua casa. Portanto, analise quais são os melhores meios de C2C que você considera para indicar a seus amigos e familiares.

Como você viu, esse tipo de negócio já fez e ainda faz mais sucesso hoje, em especial no contexto sustentável. Veja qual é a opção que mais se adequa a sua imagem de marca para criar algo atrativo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes