Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Por que a satisfação do cliente interno é tão importante?

O cliente interno nada mais é do que todo e qualquer profissional que esteja envolvido com o funcionamento de uma empresa, desde funcionários a terceirizados.

O cliente interno de uma empresa é tão importante quanto os externos, uma vez que são eles que fazem o negócio acontecer. Neste artigo você vai poder conferir qual é o impacto na satisfação deles, bem como o porquê de serem tão importantes.

Você sabe o que é o cliente interno?

O cliente interno é todo o pessoal que trabalha para uma empresa, a princípio, são aqueles que atuam nela ou para ela, por exemplo:

  • colaboradores;
  • profissionais terceirizados;
  • freelancers;
  • prestador de serviço;
  • fornecedores.

Eles, não necessariamente, consomem os produtos ou serviços do negócio do qual fazem parte. Todavia, são pessoas que, em algum momento, terão uma relação de consumidor com a empresa em que trabalham, por esse motivo são chamados assim.

Isso significa que esses clientes irão “comprar” alguma ideia, visão, imagem da marca, as suas ideias e princípios de alguma forma. Ou seja, eles são agentes que vão ajudar a promover o negócio, pois a veem como um modelo de gestão de pessoas, entre outros.

O conceito tem como premissa a ideia de que os funcionários de empresas têm um papel importante no seu funcionamento. De modo que, é vital tratá-los dessa forma, ao fazer a interação entre os mais diversos setores da empresa como se fossem clientes externos.

Cliente interno: saiba porque a sua satisfação é tão importante
O cliente interno é todo profissional que atua no funcionamento de uma empresa. Imagem de Kindel Media no Pexels.

A filosofia por trás do cliente interno

O foco no cliente interno tem como filosofia a otimização de alguns pontos importantes para o clima organizacional da empresa, por exemplo, a:

  • comunicação;
  • eficiência organizacional;
  • colaboração.

Esses são os pontos-chave para que haja uma cooperação maior entre os setores. Ao passo que, a ideia é reconhecer que cada área da empresa tem um papel vital no desempenho das demais equipes do negócio.

O resultado é um ambiente de trabalho mais leve para trabalhar, onde todos se respeitam, têm organização e sabem quais são as suas funções. Desse mesmo modo, a empresa é quem mais irá ganhar, pois terá funcionários mais ativos e capazes de dar o seu melhor.

Como conquistar o cliente interno?

Para conquistar o cliente interno da sua empresa, a comunicação é um dos principais pilares. Em síntese, isso significa que o corpo administrativo da organização deve deixar claro todos os pontos vitais do negócio para que eles entendam, desde:

  • metas;
  • objetivos finais;
  • tarefas e atividades diárias;
  • habilidades;
  • entre outras características.

É vital que o líder, gestor e demais cargos de chefia falem de forma transparente com os membros de sua equipe. Além disso, é de suma importância que eles sempre estejam abertos a responder perguntas e tirar qualquer dúvida que os funcionários tenham.

Isso vai ajudar a administração a entender quais são as maiores necessidades e desafios que o seu time de colaboradores tem. Desse modo, é crucial fazer um esforço para tentar compreendê-los e buscar ajudá-los.

O ideal é fazer reuniões com uma certa rotina para coletar feedbacks e fazer avaliações mais precisas sobre o que eles têm a dizer. Assim, a empresa poderá resolver qualquer ponto que precise de ajuste para os colaboradores.

Cliente interno: saiba porque a sua satisfação é tão importante
Para conquistar o cliente interno, uma das boas práticas é ter uma comunicação clara. Imagem de fauxels no Pexels.

Cumpra com os prazos

Um dos aspectos que podem gerar atritos e desconfiança por parte dos membros de uma empresa é quando ela não cumpre com os prazos. Por exemplo, ao atrasar as datas de pagamento dos salários, bônus de trabalho, entre outros.

Isso terá impacto direto no clima de trabalho, o que gera frustrações e afeta todo o desempenho da equipe e, até mesmo, de outros setores.

Caso haja algo fora do controle do negócio que tenha influência no atraso de algum acordo, é de suma importância que os comunique. Contudo, faça isso de uma forma leve para que eles entendam, além disso, deixe claro que a empresa irá se esforçar para cumpri-los. 

Treinamento e suporte

É essencial que a empresa ofereça suporte, bem como treinamento para a sua equipe. A princípio, isso vai mostrar para eles que a liderança se preocupa com a qualidade do seu pessoal e quer ajudá-los a melhorar suas habilidades.

O resultado é um grupo interno cada vez mais capaz de fazer as suas tarefas e funções de uma forma mais eficaz. Além disso, são qualidades que eles irão adquirir para a sua vida profissional, o que vai agregar no seu currículo.

Dar suporte também é parte vital do processo, uma vez que isso será crucial para tirar as dúvidas do colaborador. Contudo, promova o trabalho em equipe entre os setores da empresa para alcançar metas em comum, assim como reconhecer o valor dessas ações.

Os feedbacks

Dê feedbacks construtivos, ou seja, fale os pontos que precisam de melhorias, mas de uma forma que os ajude a fazer um trabalho eficaz. Em suma, mais importante do que dizer algo crítico, é o tom que você irá usar para proferir as palavras, então tenha atenção.

Outro ponto crucial que, embora muitas vezes fique despercebido, são os elogios. Esse reconhecimento dá um ânimo a mais para o colaborador, que terá o seu esforço notado, assim, saberá que está no caminho certo.

Cliente interno: saiba porque a sua satisfação é tão importante
Para conquistar o cliente interno, é vital dar feedbacks sobre o seu trabalho e elogiá-los. Imagem de Alena Darmel no Pexels.

Qual é o impacto da satisfação do cliente interno na empresa?

O impacto do cliente interno na empresa, a princípio, é na sua produtividade. De modo que, quando o colaborador está insatisfeito, ele não trabalha bem, o que pode afetar não só nas suas tarefas, mas nas outras equipes.

No geral, a cultura e clima organizacional da empresa são as áreas que mais sofrem. Ao passo que, há a iminência de atrito entre os colegas e refletir na liderança. Porém, o quadro muda quando ele está satisfeito, pois traz impactos como:

  • aumento da produtividade;
  • um bom ambiente de trabalho;
  • trabalho em equipe;
  • melhoria na qualidade dos serviços e produtos;
  • reduz conflitos.

Como resultado, a empresa crescerá ainda mais, pois terá uma equipe de qualidade em várias frentes e capaz de reconhecer o valor do cliente externo.

Por que a satisfação do cliente interno é tão importante?

A satisfação do cliente interno é crucial para a retenção de talentos, ao passo que eles não terão vontade de sair da empresa. Em suma, isso também terá impacto em outras frentes do negócio, por exemplo:

  • reduz os custos com rotação de funcionários;
  • melhora a imagem da empresa no mercado;
  • faz o negócio crescer de forma sustentável;
  • colaboradores mais firmes com as metas e objetivos da empresa.

Ter uma equipe que se alinhe com tudo o que o negócio se propõe a atingir será vital para o futuro da mesma. Isso é crucial para a empresa crescer cada vez mais. Por fim, sempre dê as melhores condições para os seus funcionários.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes