Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Field sales e inside sales: descubra a diferença e importância dessas estratégias

Field sales e inside sales são formas de abordar os clientes. Entretanto, enquanto que uma é presencial a outra é virtual.

O field sales e inside sales são estratégias de marketing que precisam ser aplicadas em qualquer empresa que deseja ter sucesso. Dessa maneira, se essa é a sua intenção, veja agora como ele funciona na prática.

Afinal, o que são os field sales e inside sales?

De forma resumida, o field sales e inside sales são formas de abordar os clientes. Entretanto, enquanto que uma é presencial a outra é virtual. Ou seja, na prática, eles se completam e por isso, qualquer um que deseja se destacar precisa saber como elas funcionam de forma completa.

O que é o inside sales?

Inside sales consiste em vendas remotas. Assim, os vendedores usam a estrutura interna da empresa para contactar e conquistar clientes. O processo pode ser feito através das estratégias nas redes sociais, e-mail personalizado ou até mesmo via telefone.

Por se tratar de um processo que envolve ligações é comum que as pessoas achem que ele está associado a telemarketing. Mas, a verdade é que na prática, eles são bem diferentes. Isso porque, a ela tem como objetivo vender, enquanto que o field quer educar o consumidor e:

  • entender as dores da empresa;
  • apresentar as soluções para conflitos.

Na realidade, ele faz uma análise geral e mostra como aumentar a visibilidade da sua empresa e o lucro. Mas, claro que isso é feito aos poucos e por isso, é necessário ter resiliência para que funcione.

Quais são os prós do field sales?

Por ser algo remoto, o field sales pode diminuir bastante os custos e é fácil de implantar. Portanto, mesmo que você seja novo no mercado, consegue reproduzi-lo com total facilidade. Além disso, ele tem outros pontos positivos que merecem destaque, como:

  • o número de reuniões se eleva;
  • a interação do time de vendas é maior.

A verdade é que esse processo te ajuda a atingir todas as etapas do funil de vendas. Então, de forma geral, ele só traz benefícios para a empresa. Mas, claro que para isso, o conteúdo criado precisa ser bem elaborado e que combine com o seu público.

Qual o maior desafio do processo?

Criar intimidade com os clientes de forma remota não é fácil. Afinal, tudo que ele saberá sobre a sua empresa será através dos conteúdos. Logo, cada publicidade que você criar passará pelo processo de ser aceita ou não, e em caso positivo, você consegue conquistar a confiança do público.

Como criar algo que combine com o público?

O segredo para criar algo atrativo e certeiro é conhecer aqueles que vão visualizar e seguir as suas publicações. Mas, na prática, fazer esse processo é um pouco complicado. Então, para facilitar, você pode seguir algumas dicas:

  • faça enquetes nas redes sociais que ajudem a traçar um perfil;
  • peça para os clientes preencher uma ficha após a compra.

Na prática, qualquer ato que te ajude a conhecer seu público é válido. Dessa maneira, será possível definir as personas e assim, criar um conteúdo que seja atrativo e que desperte a vontade de consumir o seu produto.

O que é field sales?

De forma resumida, o field sales ou venda presencial, consiste em o vendedor ir ao encontro do cliente. Portanto, esse é o método mais tradicional para fechar negócio. Contudo, devido a tecnologia, hoje ele compete de forma direta com o inside sales.

Hoje em dia esse processo é feito quando as vendas são mais complexas. Isso porque, como é necessário trazer o máximo de conforto, essas negociações costumam ser mais demoradas. Dessa maneira, o contato presencial é necessário.

Como fazer uma venda presencial de sucesso?

A verdade é que o field sales só vai funcionar se o vendedor tiver domínio do assunto. Afinal, quando isso acontece, ele consegue passar autoridade sobre o assunto e assim, convencer de que aquela compra é a melhor escolha.

Quais são as características do field sales?

A principal característica desse método é que ele cria uma relação mais próxima entre a empresa e o cliente. Além disso, ele cria um mapa mais detalhado, há menos desistência de compras, uma maior autonomia e taxa de negociação.

O field sales é caro?

Por ser um estilo que requer um alto nível de preparo do time, é natural que nele seja necessário investir um valor alto. Entretanto, cada valor investido você conseguirá recuperar em pouco tempo. Afinal, será possível fechar grandes negócios com maior facilidade.

Outro ponto importante é que esse método, via de regra, pede que as empresas realizem eventos de forma regular para mostrar o produto. Dessa maneira, será necessário disponibilizar outro capital e isso vai gerar custo.

Como é um negócio que leva um tempo a mais para fechar, é importante você ter esse ponto bem planejado. Ou seja, saber que não haverá retorno financeiro imediato. Assim, será possível resolver uma crise com facilidade.

image 24
O field sales e inside sales são estratégias muito usadas nas redes. Imagem de PhotoMIX-Company do Pixabay.

É necessário criar uma equipe de pré-venda para o field sales inside sales?

Uma equipe de pré-venda é importante tanto para field sales quanto para o inside sales. Isso porque, ela tem o papel de atrair o cliente e conduzi-lo a finalizar a compra. Ou seja, ela mostra o caminho para que o seu produto seja adquirido.

Outro ponto importante é que esse tipo de time consegue identificar em que fase o cliente está.. Dessa maneira, você vai conseguir criar abordagens melhores e que de fato funcionem. Afinal, não faz sentido enviar uma tabela de valores para um indivíduo, se ele nem conhece o seu produto ainda.

Por fim, vale mencionar que com a equipe de pré-venda você consegue identificar se será necessário terminar o negócio de forma presencial ou não. Portanto, fica claro que sem ela, a empresa não conseguiria fechar uma venda de sucesso.

O quanto a equipe de pós venda é importante nesse processo?

Com a equipe de pós venda você conseguirá saber o quanto o seu cliente ficou satisfeito com o produto. Logo, ficará mais fácil saber se vai acontecer uma fidelização ou não. Ou seja, ela é necessária para o sucesso do seu negócio.

Quando esse processo é feito, você consegue economizar tempo e dinheiro com as próximas vendas. Afinal, já haverá um público fidelizado, satisfeito e que conhece bem o seu produto. Mas, claro que ainda assim, é necessário investir no marketing de conteúdo de forma regular.

A equipe pós venda é necessária para finalizar um conflito

Por mais que a sua empresa seja profissional e busque a satisfação do cliente, é normal que ocorram conflitos durante ou após a compra. Contudo, nesses casos, vale mais a pena confortar e acalmar a situação do que ser reativo. Assim, as coisas podem ser resolvidas e você não perde um freguês.

Quem faz o processo mencionado, via de regra, é a equipe de pós venda. Dessa maneira, é necessário sempre implantar treinamentos e desenvolvimentos de pessoas voltados para essa questão. Então, o ideal é contratar pessoas que entendam do assunto e consigam passar tudo de forma clara.

Qual a diferença do field sales e inside sales?

A principal diferença entre o field sales e inside sales é o modo de contato do vendedor com o cliente. Além disso, um precisa de uma equipe mais bem preparada que o outro. Portanto, cada um faz com que a sua empresa funcione de forma diferente.

As equipes podem ser a mesma para ambos?

Quem está no início da vida empresarial, costuma ter dificuldades para contratar mais de uma equipe. Afinal, se isso acontece gera um custo muito elevado. Então, nesse caso, por mais que seja interessante ter uma equipe para cada modalidade, você pode fazer a união.

Para que esse processo funcione, será necessário treinar bem os funcionários para fechar negócios presenciais e ensiná-los como funciona o mundo virtual. Contudo, saiba que essa é uma solução temporária. Afinal, se demorar muito, você pode acabar sobrecarregando o time.

Qual dos dois gera o melhor retorno financeiro?

É possível dizer que não tem como comparar o retorno financeiro de ambos. Isso porque, tudo vai depender do seu público e estilo do negócio. Entretanto, quando bem aplicados, eles podem gerar um lucro bem considerável.

image 23
Com o treinamento certo o seu time consegue aplicar o field sales e inside sales com facilidade. Imagem de expresswriters do Pixabay.

Field sales e inside sales: qual o melhor?

A verdade é que o field sales e inside sales têm o mesmo grau de importância. Dessa maneira, na prática não existe o melhor, apenas o que encaixa mais com o seu tipo de negócio. Então, é importante fazer uma análise da sua empresa para ver qual vale mais a pena investir.

É importante deixar claro que qualquer negócio que deseja crescer, vai precisar em algum momento, investir nos dois. Logo, mesmo que você opte por um de início, é interessante ter em mente que no futuro isso terá que mudar. Afinal, eles são estratégias de marketing que funcionam de forma diferente.

image 22
Com field sales e inside sales o seu negócio pode crescer de forma orgânica. Imagem de Geralt do Pixabay.

Vale a pena investir no field sales e inside sales?

Qualquer empresa que deseja crescer e se tornar um referência no mundo, precisa aplicar o field sales e inside sales. Dessa maneira, não resta dúvidas, que vale a pena investir em ambos. Mas, sempre faça esse processo com ajuda de profissionais que entendam do assunto.

A realidade é que o mundo do marketing não é fácil, ainda mais para quem está começando o negócio agora. Contudo, com o tempo, tudo fica mais fluido e será possível ver o retorno financeiro e de popularidade. Então, se você de fato deseja crescer, pode aplicá-los sem medo de errar.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes