Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é fluxo de cadência e como isso funciona?

O fluxo de cadência é um método que visa criar uma abordagem de contato eficiente com o lead durante a jornada de venda, a fim de tentar fechar negócio.

O fluxo de cadência pode melhorar a relação de qualquer vendedor com os seus leads. Isso porque, ele torna o processo de encanto durante a jornada de vendas mais preciso e satisfatório. Então, entenda este conceito e como ele funciona na prática.

O que é fluxo de cadência?

Fluxo de cadência é uma abordagem estruturada que facilita a interação com os leads. Desse modo, ele ajuda a fechar boas vendas, estabelecer uma base de clientes e alcançar os resultados almejados. 

O que é fluxo de cadência e como isso funciona?
O fluxo de cadência ajuda a elevar o lucro do seu negócio. Imagem do Freepik. 

É essencial saber que para ele funcionar, precisa ter um bom plano com objetivos claros e específicos. Ou seja, ele segue um padrão lógico que precisa combinar com o público-alvo. 

Quais são os benefícios?

Um dos maiores benefícios desse fluxo é que ele torna a sua empresa mais engajada. Isso porque, com ele, você vai conseguir fornecer conteúdos mais ricos que consigam atrair bons consumidores. Além disso, ele ajuda a:

  • avançar nas etapas do funil de vendas;
  • enviar mensagens no período adequado;
  • otimizar o tempo da equipe de vendas;
  • construir boas relações;
  • manter a sua marca na memória dos leads;
  • gerenciar o ciclo de vendas;
  • elevar a produtividade;
  • melhorar o follow-up;
  • adaptar a jornada do cliente;
  • economizar tempo e recursos;
  • acompanhar o progresso.

Na prática, ele melhora todas as relações de venda da sua empresa. Então, não é exagero dizer que qualquer empresário que deseja se destacar para se tornar um líder do ramo, precisa dominar o assunto. 

Como o fluxo de cadência funciona?

O fluxo de cadência funciona por meio de várias etapas sequenciais, uma delas é a captação de leads. Desse modo, ele se assemelha a uma trilha, onde para chegar no objetivo final é crucial seguir cada passo. Mas, para ficar mais claro, veja quais são eles:

  • captar os leads;
  • nutrir e engajá-los;
  • acompanhar a experiência;
  • manter o vínculo.

Os pontos acima vão te ajudar a ter mais clareza sobre os processos de venda. Aliás, hoje em dia, muitas empresas usam esse método e conseguem obter bons resultados. Contudo, para não ter dúvidas, saiba mais sobre eles logo abaixo. 

Captar os leads

O primeiro passo do fluxo é captar os leads. Desse modo, será preciso enviar mensagens nas redes sociais, e-mails, realizar ligações e qualquer outra forma de comunicação que seja eficiente. 

Ao fazer esse processo, você vai conseguir chamar a atenção dos possíveis clientes. Contudo, para isso, será crucial criar uma proposta de valor sobre o seu produto ou serviço. 

O que é fluxo de cadência e como isso funciona?
O fluxo de cadência usa aspectos cruciais para fornecer uma boa experiência ao cliente em potencial. Imagem do Freepik.

Nutrir e engajá-los

Após chamar a atenção dos leads, sua missão será fornecer dados valiosos sobre o que será vendido. Assim, isso pode incluir conteúdos educativos, estudo de casos, tutoriais e mais. 

Na prática, você poderá usar tudo que mostre o quanto o seu produto ou serviço atende a necessidade do seu público. Então, de forma inconsciente, ele sentirá a vontade de consumir o que foi oferecido. 

Um bom exemplo disso é quando o indivíduo recebe e-mails com banners da Cacau Show ou outras empresas. Afinal, ao ver as imagens, ele vai sentir muita vontade de ter aquele produto. Ou seja, uma sensação inconsciente é despertada. 

Acompanhar a experiência

Aqui, você pode enviar mensagens para saber se há dúvidas ou para saber como está a experiência do lead. Desse modo, a sua meta será mostrar que a marca se preocupa com a satisfação do cliente em potencial. 

Quando as pessoas são acolhidas, elas costumam querer ficar naquele lugar. Então, ao demonstrar interesse na felicidade do seu consumidor, há grandes chances de conseguir fidelizá-lo. 

Manter o vínculo

Para manter o vínculo, você pode enviar mensagens que tenham como foco agradecer pela confiança e mostrar que há um suporte disponível. Ou seja, fazer com que ele lembre da experiência que teve com o seu negócio. 

A realidade é que a fase pós-venda é tão crucial quanto a pré-venda. Portanto, é essencial ter bastante dedicação e atenção nela. Mas, isso só vai acontecer se houver um time preparado. 

Grande parte do sucesso da empresa está atrelada a sua equipe de vendas. Desse modo, invista em cursos e treinamentos regulares que ajudem a elevar as habilidades do seu time. 

O que é fluxo de cadência e como isso funciona?
O fluxo de cadência só vai funcionar se as ideias estiverem bem organizadas. Imagem do Freepik.

O que definir no fluxo de cadência?

No fluxo de cadência você deve definir o número de tentativas de contato com o lead. Isso porque, caso contrário, a sua equipe vai tentar de forma infinita, o que tornará a relação cansativa e improdutiva. Além disso, é crucial:

  • definir os canais para as comunicações;
  • estipular um prazo para fechar o fluxo;
  • determinar um espaço de tempo para cada contato.

Outro fator relevante é definir qual conteúdo será útil em cada contato. Então, alinhe com a sua equipe de marketing digital e outras, o que será mostrado para os leads. 

O que saber antes de aplicar esse fluxo?

Antes de montar o fluxo você terá que saber o quanto o seu futuro cliente está interessado no produto. Isso porque, caso ele já enxergue valor, será crucial adaptar a sua estratégia a esta realidade. 

Outro fator relevante é que as interações precisam ser alternadas. Ou seja, é preciso intercalar entre ligações, e-mail marketing, mensagens nas redes sociais e mais. Assim, será possível executar uma comunicação mais efetiva. 

Como a tecnologia vai moldar o fluxo de cadência?

A tecnologia vai tornar as interações mais inteligentes no fluxo de cadência. Isso porque, os algoritmos vão conseguir analisar a forma com que o seu lead se comporta e criar conteúdos precisos. Além disso, com ela será possível:

  • criar mensagens personalizadas para cada cliente;
  • fazer integrações perfeitas entre canais;
  • monitorar os avanços em tempo real;
  • dar origem a fluxos de trabalho automatizados.

A inteligência artificial, por exemplo, já atende as pessoas hoje em dia. Entretanto, elas só conseguem passar respostas genéricas e simples. Desse modo, não se adequam a situações específicas.

Outro fator relevante é que ela vai ajudar a realizar testes A/B complexos com mais facilidade. Além disso, ela vai facilitar a interação com as mídias sociais, o que vai permitir entender o perfil de cada cliente. 

Este método, quando bem aplicado, já traz muitos benefícios para o seu negócio. Mas, com os avanços tecnológicos, ele trará contribuições incríveis. Então, se você quer se destacar, vale a pena aplicá-lo e acompanhar as mudanças. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes