Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é o Mailerlite e para que serve?

O Mailerlite é um serviço de e-mail marketing que oferece preços acessíveis, além de ser fácil de usar, ideal para quem ainda está no início de um negócio.

O Mailerlite surgiu como alternativa a outros provedores de e-mail marketing, com a proposta de oferecer um serviço intuitivo e acessível. Ele possui modelos pré-formatados, bem como recursos e integrações que facilitam o uso.

O que é o Mailerlite?

O Mailerlite é uma plataforma de criação de campanhas de e-mail marketing, fácil de manusear. Ele funciona de maneira similar a outros serviços, como o MailChimp, mas com a proposta de ser mais simples para configurar.

Origem da empresa

A empresa, com origem na Europa, iniciou em 2005 como uma agência de design e o e-mail marketing surgiu como uma ferramenta interna. Então, em 2010 surgiu o serviço com base nas soluções criadas internamente.

A marca hoje tem alcance global, com atuação remota de desenvolvedores e designer em diversos países. Além disso, oferece suporte em vários idiomas para atender clientes de diferentes nacionalidades.

O que é o Mailerlite e para que serve?
O Mailerlite surgiu a partir da necessidade da própria empresa, que já atuava na área de design. Imagem de Ivan Samkov no Pexels

Quais recursos o Mailerlite oferece?

O Mailerlite tem vários tipos de campanhas pré-formatadas, como testes A/B, reenvios automáticos ou envios de atualizações. Ele também possui modelos de mensagens para interação com o público, tais como:

  • e-mail de boas-vindas;
  • comemoração de aniversário;
  • newsletters.

Ele também dispõe de recursos para segmentar campanhas de e-mail segundo as características do público, como idade, gênero e região. 

Plataforma de conhecimento

Para auxiliar quem ainda está nos primeiros passos da criação de uma campanha por e-mail, a plataforma oferece um amplo conteúdo com dicas de como criar mensagens que captem a atenção do público. 

Também estão disponíveis tutoriais em vídeo para facilitar a configuração da campanha desde o início até a visualização dos resultados.

Quais são os planos do Mailerlite?

O Mailerlite oferece uma versão gratuita, mas limitada para um usuário e 12 mil envios mensais, além de planos pagos a partir de U$ 9 ao mês. As versões pagas oferecem e-mails ilimitados, porém variam em relação aos recursos disponíveis.

No plano avançado, por exemplo, o cliente pode configurar até 5 usuários e tem acesso a recursos de inteligência artificial que ajudam na criação das mensagens e títulos. Além disso, dispõe de chat ao vivo com o suporte 24 horas por dia.

Vale destacar que os planos têm seus valores em dólares, por isso, o valor final pode variar de acordo com a cotação da moeda.

Planos especiais para empresas maiores

Nos casos em que o cliente tem um blog ou site com mais de 100 mil assinantes e precisa de um serviço mais robusto, é possível criar um plano personalizado. Os valores, portanto, podem variar com base nas necessidades, sendo possível incluir:

  • consultoria;
  • treinamento;
  • IP dedicado;
  • auditoria de contas para melhor desempenho.
O que é o Mailerlite e para que serve?
O Mailerlite tem soluções que atendem empresas de todos os portes. Imagem de PNW Production no Pexels

Quais são as vantagens do Mailerlite?

O Mailerlite tem como principal vantagem ser fácil de usar, inclusive para quem não atua na área de marketing. Assim, quem tem um negócio pequeno e ainda não pode investir em uma agência, pode usar essa ferramenta para crescer a empresa.

Outro ponto positivo é que há a opção de aderir ao plano gratuito, que oferece um número bom de envios mensais. Dessa forma, é possível primeiro testar o serviço antes de investir em uma assinatura.

Suporte 24 horas

A empresa ainda oferece suporte online 24 horas por dia nos 7 dias da semana, seja por e-mail ou por chat para sanar dúvidas ou problemas. 

Boa taxa de entrega

A plataforma também conta com o selo de melhor capacidade de entrega de e-mail. Esse é um fator importante para o sucesso de uma campanha, uma vez que caso seja visto como spam, pode não chegar aos destinatários.

Integrações

O serviço também permite a integração com outros servidores de CMS, como o WordPress, além de plataformas de vendas, como Shopify. Dessa forma, é possível criar listas de e-mails para clientes e assinantes.

O que é o Mailerlite e para que serve?
O Mailerlite é compatível com outros serviços de criação de sites como WordPress. Imagem de Anastasia  Shuraeva no Pexels

O Mailerlite é bom para iniciantes?

O Mailerlite é uma das melhores escolhas para quem não tem muita experiência na criação de e-mail marketing. Isso porque, ele tem uma navegação intuitiva e possui modelos prontos apenas para incluir o texto.

Caso queira criar algo personalizado, também é bem simples, porque o sistema oferece um layout no qual basta arrastar e posicionar os elementos como:

  • caixas de texto;
  • imagens;
  • figuras.

Um dos problemas, no entanto, é que todo o sistema é em inglês, o que pode ser um entrave para quem não domina o idioma. Apesar disso, com auxílio de programas para tradução, é possível usar sem maiores problemas.

Comparação com outras plataformas

Em relação a outras opções do mercado, como MailChimp e RD Station, por exemplo, o Mailerlite sai à frente por ser mais econômico. Afinal, mesmo no plano gratuito, o usuário consegue ter acesso a 1000 contatos e 12 mil envios mensais.

As demais plataformas oferecem um volume de cadastros maior, além de mais opções para criação de usuários e equipes de trabalho, o que é ideal para agência de marketing, que atendem a mais de uma conta.

Vale a pena contratar o Mailerlite?

O Mailerlite é uma boa plataforma para criação de campanhas, fácil de usar e com bom custo-benefício. Mesmo na versão gratuita, ele oferece recursos completos, além de um bom número de envios mensais, atendendo pequenos negócios.

Ele também possui uma ampla galeria de modelos para editar, o que poupa bastante tempo na criação de e-mails. Além disso, oferece o serviço de segmentação de listas de clientes e envios para grupos com opções diferentes.

A plataforma ainda oferece recurso para criar sua própria landing page, a fim de captar leads para envio das campanhas. O usuário também pode importar listas de contatos de outros bancos de dados em poucos passos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes