Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Você sabe o que é marketing olfativo?

O marketing olfativo está cada vez mais em alta devido aos resultados positivos que ele proporciona, assim, entenda mais sobre como aplicá-lo neste post completo.

O marketing olfativo tem ganhado mais espaço no mercado, visto o seu impacto positivo nos clientes. No entanto, para obter bons resultados é essencial saber aplicar as estratégias de forma correta. Então, vale a pena entender melhor como tudo isso funciona.

O que é marketing olfativo?

Marketing olfativo consiste em um conjunto de estratégias focadas em conquistar clientes por meio de aromas diferentes. Assim, quando bem aplicadas, elas conseguem atrair um público novo e fidelizar o antigo.

Você sabe o que é marketing olfativo?
Estimular o olfato dos clientes é uma ótima maneira de chamar a atenção. Imagem de wayhomestudio no Freepik.

Os aromas em questão podem ser aplicados nos produtos em si ou até na loja física. Então, o objetivo é que as pessoas se conectem com a marca pelo estímulo do olfato. Vale lembrar que esse último é um dos sentidos mais importantes do ser humano.

Ele costuma guardar experiências e sensações marcantes. Dessa forma, um exemplo disso é o cheiro de uma comida presente na sua infância ou o perfume de alguém especial. Por isso, esse tipo de ação é muito eficaz.

Usar esse tipo de marketing hoje é essencial para se diferenciar da concorrência e conquistar seu espaço no mercado. Além disso, engana-se quem acha que ele só pode ser aplicado em negócios físicos.

No meio digital os desafios são ainda maiores. Portanto, estimular o olfato dos clientes de maneira estratégica é uma ótima ideia para ganhar autoridade e conquistar de vez o público.

Pesquisas importantes

Esse tipo de ação não se resume em apenas dar um cheiro específico para sua empresa. Assim, a ideia principal é estimular emoções positivas nas pessoas. Então, todo o processo de compra se torna mais interessante e prazeroso.

O marketing com foco no olfato começou a ganhar destaque lá na década de 90. No entanto, têm-se registros de que ele é usado desde pelo menos 1970. Com isso, já foram feitas inúmeras pesquisas para entender se esse método funciona mesmo.

A Focus in Future divulgou que espaços perfumados aumentam a intenção de compra em até 80%. Além disso, a Universidade de Rockfeller afirma que as pessoas lembram até 35% dos odores que sentem.

Diante desse cenário, cada vez mais empresas resolveram apostar nesse marketing mais sensorial. Então, é uma forma eficaz de atrair clientes.

Memória olfativa

Quem processa as reações emocionais humanas é o sistema límbico do cérebro. Assim, ele é ligado ao córtex olfativo, que cuida das memórias relacionadas ao cheiro. Então, perceba como tudo converge para provar que ações nesse sentido são eficazes.

Quais são as vantagens do marketing olfativo?

O marketing olfativo possui diversos benefícios, como oferecer uma experiência única e marcante ao cliente. No entanto, outras vantagens também merecem a sua atenção, confira algumas delas, logo abaixo:

  • autoridade;
  • fidelizar clientes;
  • experiência única;
  • empresa x aroma;
  • vendas.
Você sabe o que é marketing olfativo?
Existem inúmeros benefícios associados ao estímulo olfativo dos clientes. Imagem de svetlanasokolova no Freepik.

1- Autoridade

Um aroma personalizado é capaz de fazer com que o público identifique sua empresa no meio de outras. Então, pense em quais concorrentes usam essa estratégia e como isso pode ser positivo para seu negócio.

Conseguir se diferenciar é uma das maneiras mais inteligentes de ganhar autoridade. Portanto, se sua marca tem um cheiro próprio, chegar nesse patamar fica muito mais fácil.

2- Fidelizar clientes

Não existe um cliente que não preze por um produto ou serviço marcante. Assim, oferecer uma embalagem cheirosa e bem cuidada é uma forma de mostrar compromisso para com seu público.

O resultado disso é que as pessoas se sentem especiais e se tornam fiéis a sua marca. Então, quanto maior for seu público, mais vendas serão feitas e sua empresa só tende a crescer.

3- Experiência única

Esse tipo de marketing é capaz de oferecer experiências incríveis para um público. Por exemplo, imagine comprar uma roupa e ela vir com um cheiro especial. Isso vai, assim, fazer com que a pessoa tenha sensações positivas com sua aquisição.

Por isso, a chance dela querer comprar mais com essa marca é muito maior. Dessa forma, não se esqueça, não é sobre um simples produto, mas sim sobre a experiência que sua empresa é capaz de oferecer.

4- Empresa x aroma

A Melissa, uma marca bem famosa, é um ótimo exemplo da relação aroma x empresa. Afinal, todo mundo conhece o cheiro característico das sandálias que ela vende. Até mesmo nas lojas físicas, assim que se entra você já sente o tutti-frutti ali presente.

Essa associação faz com que as pessoas reconheçam sua empresa em qualquer lugar. Assim, elas vão preferir comprar de quem já conhecem, visto as sensações que um “simples” aroma desperta nelas.

5- Vendas

Perceba como todos os benefícios acima convergem em um grande ponto em comum. Então, esse marketing é muito eficaz para fazer os clientes avançarem no funil de vendas. Com isso, os lucros da sua marca só crescem.

Quais empresas apostam no marketing olfativo?

Existem várias empresas que investem no marketing olfativo, como a MMartan. Assim, ela é famosa por vender peças de cama, mesa e banho. Além disso, as pessoas podem comprar a fragrância da marca nas lojas da mesma.

O Boticário é outro exemplo clássico de companhia que usa esse tipo de estratégia. Então, o seu cheiro é próprio e está até no cartão oferecido por ela. Em resumo, essas são apenas algumas instituições que entendem tudo o que o estímulo olfativo é capaz de fazer.

Quais são os cuidados ao aplicar o marketing olfativo?

Na hora de aplicar o marketing olfativo, você precisa prestar atenção a detalhes como a seleção do aroma. Além disso, outros pontos não devem ser ignorados se você quiser obter resultados positivos, veja só:

  • Escolha do aroma;
  • Uso estratégico dos aromas;
  • Variações de um mesmo cheiro;
  • Análise de resultados.
Você sabe o que é marketing olfativo?
É essencial escolher bem o aroma que sua marca terá. Imagem de Freepik no Freepik.

1- Escolha do aroma

Esse processo nunca deve ser feito de forma aleatória, pelo contrário. Portanto, a primeira etapa é estudar o seu público-alvo para achar o cheiro ideal para sua marca. Em seguida, é essencial entender o que sua empresa deseja transmitir para as pessoas.

Lembre-se de que cada aroma passa sensações distintas. Então, por exemplo, lavanda é algo que remete a relaxamento. Já perfumes de flores são bem usados em produtos voltados para o público feminino.

2- Uso estratégico dos aromas

Não saia borrifando perfume nos seus produtos, sem antes pensar em detalhes como a duração do cheiro. Assim, sempre opte por lugares estratégicos, que vão fazer com que o aroma permaneça por mais tempo e evitar desperdícios.

Também vale a pena cuidar com a quantidade aplicada. Então, a ideia é oferecer algo marcante, mas agradável. Caso contrário, os resultados que você espera com essa ação não serão dos mais interessantes.

3- Variações de um mesmo cheiro

Ter mais de uma opção de um aroma também é algo legal que deixa seus clientes intrigados. Assim, você pode aplicar essa tática ao lançar um produto novo, por exemplo. Esse cuidado chama atenção de qualquer pessoa de maneira positiva.

4- Análise de resultados

Tudo relacionado a marketing funciona na base do teste e análise. Então, ao colocar suas ações em prática, nunca esqueça de analisar os resultados. Dessa forma, fica mais fácil entender onde investir e quais detalhes precisam ser modificados.

Vale a pena investir no marketing olfativo?

Investir no marketing olfativo é, sem dúvida, uma estratégia interessante para muitas marcas. Assim, deixe seu negócio mais atrativo e use isso de maneira inteligente. Por fim, ao aplicar tudo de modo eficaz, é só colher os resultados positivos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes