Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Venture Capital e por que esse conceito é importante para todo empreendedor?

Saber o que é Venture Capital é crucial para que o empreendedor escolha o melhor investidor possível para o seu negócio para firmar uma parceria duradoura e lucrativa

Quem não sabe o que é Venture Capital, tem a chance de entender aqui o que é esse modelo de negócio e os seus principais detalhes. Então, continue na leitura deste artigo e confira como os empreendedores podem se beneficiar disso.

O que é Venture Capital?

Entende-se por o que é Venture Capital um modelo de investimento a empresas com potencial de crescimento com expectativa de grande retorno. Ao passo que são negócios que estão no começo da jornada, sejam eles pequenos ou médios.

o que é venture capital
Saber o que é Venture Capital ajuda o empreendedor a encontrar investidores. Imagem de Thirdman no Pexels.

Muitas startups usam esse método para ganhar nome no mercado e conquistar o seu espaço no nicho em que atuam. Dessa forma, elas podem impulsionar as vendas dos seus produtos ou serviços e gerar mais lucro, o que é o grande objetivo.

Esse tipo de investimento também recebe a alcunha de capital de risco. Há diversos fatores que irão influenciar na decisão de um possível interessado em injetar dinheiro em uma empresa, por exemplo:

  • as condições atuais do mercado;
  • em qual estágio de desenvolvimento a empresa está;
  • o quão disposto o empreendedor está para lidar com outros sócios.

A avaliação dessas questões são de suma importância para saber o quanto vale a pena arriscar entrar em um negócio com potencial de lucro. Desse modo, o investidor passa a ajudar a empresa a crescer, bem como a ter influência na gestão e andamento da mesma.

O que é Venture Capital e como ele funciona?

Depois de entender o que é Venture Capital, o investidor busca uma empresa para financiar suas ações para que ela desenvolva o seu potencial. Assim, ele mantém um contato bem mais próximo com os empreendedores para ajudar no crescimento.

A ideia é participar de forma ativa para que aquele negócio caminhe na direção certa e tenha os retornos que se espera. De modo que esse modelo de investimento traz vantagens a todos envolvidos, tanto para: 

  • quem busca capital para seus projetos; 
  • investidores que querem novas oportunidades nos negócios.

O resultado, embora seja de alto risco, pode ser de uma empresa que cresce muito e que gera receitas para o empreendedor. Além disso, irá agregar mais valor para que em uma venda futura ou apenas de parte das ações, seja algo benéfico a todos.

Um ponto que vale frisar é que o investidor pode resgatar o seu lucro quando o negócio alcançar os resultados estimados. Ou seja, ele pode optar por não ter mais participação na empresa e assim, pegar a sua parte por direito.

Para que serve o Venture Capital?

O venture capital serve para que as empresas se autofinanciem, já para os investidores é uma oportunidade para fazer dinheiro a longo prazo. Em síntese, um negócio autônomo traz muitos desafios para quem busca se consolidar no mercado e ter o seu sucesso.

Isso significa que nem todo projeto com potencial para ser uma grande marca, de fato, consegue se firmar por não ter como se financiar. Por isso, um dos modelos mais comuns é o de capital de risco, ou seja, que leva um investidor a injetar dinheiro em um negócio.

É uma questão de alta necessidade para que as empresas de pequeno e médio porte possam não somente se manter, mas crescer. Com isso, os sócios também terão um aporte no futuro ao ver que o projeto da startup tem potencial para se tornar grande.

Exemplos de sucesso do Venture Capital

Muitas startups usaram o venture capital para crescer, como é o caso do Google, que hoje é uma gigante do mercado. No entanto, não somente essa big tech teve esse modelo de financiamento para se tornar uma potência, há muitas outras, por exemplo:

  • Yahoo;
  • Microsoft;
  • Apple;
  • Linkedin.

São vários cases famosos, uma vez que houve investidores que acreditaram que esses projetos tinham chances de sucesso. Por isso, é muito comum que as pequenas empresas adotem esse modelo como um meio de crescerem ainda mais.

o que é venture capital
Saber o que é Venture Capital ajuda a entender o perfil de investidor ideal para o seu negócio. Imagem de Kampus Production no Pexels.

Como saber o que é Venture Capital pode ajudar os empreendedores?

Saber o que é Venture Capital levará o empreendedor a buscar interessados em investirem na sua empresa para fazê-la crescer e trazer altos retornos. Todavia, há muitos desafios para superar, como mostrar que o seu projeto é um bom negócio.

Outro ponto que vale citar é que esse modelo permite ação direta dos sócios na gestão com o intuito de auxiliar nas tomadas de decisões. Ou seja, participar, mesmo que de uma forma mais minoritária, dos direcionamentos da sua empresa. 

Isso é um grande benefício para os empreendedores, uma vez que eles terão o suporte de companhias que sabem como gerir um negócio. Assim, as chances de sucesso com retornos rápidos serão bem maiores para os envolvidos.

As tendências atuais do Venture Capital

Fintechs e e-commerces são alguns nichos de mercado que mais receberam esse financiamento só em 2022, com quase 70% deles para esses dois e também para o setor de softwares. 

Desse modo, é correto presumir que o futuro será promissor, com cada vez mais proptechs e logtechs de pequeno e médio porte com mais investimentos.

Mesmo com a redução de recursos financeiros no mundo todo, o Venture Capital continua uma crescente na América Latina, sendo o Brasil um dos grandes responsáveis. Em síntese, há vários setores com tendências a crescerem ainda mais com esse modelo.

Riscos do que Venture Capital

Venture Capital possui vários riscos, ao passo que o principal deles é de o investimento não fornecer o lucro que se espera. Em síntese, isso pode trazer sérios danos financeiros, por isso, há muita cautela tanto para o empreendedor quanto para o financiador.

O que é Venture Capital e como escolher os investidores ideais?

Saber o que é Venture Capital é vital para escolher o investidor ideal, cujo primeiro passo requer definir o quanto precisa. Ou seja, a quantia precisa para que o negócio vá para frente, contudo, a depender do número, já se pode traçar um perfil, por exemplo:

  • o investidor anjo pode injetar entre 50 a 500 mil reais;
  • seed e Venture Capital podem chegar até os 2 milhões de reais.

Esses são os tipos de financiadores que você pode encontrar para o seu negócio, seja ele individual, fundos de investimentos e companhias que compram ações.

O que os investidores esperam?

Muitos empreendedores acham que os investidores irão olhar para a empresa como um todo e optar por financiar ou não o negócio. Mas, não é bem por aí, o que eles querem é ter participação ativa, afinal, é o dinheiro deles que será injetado ali.

O ideal é sempre fazer projeções mais amenas, por exemplo, o tempo médio para vender um produto e torná-lo um sucesso. Dessa forma, vai evitar criar expectativas muito altas e não cumpri-las, por outro lado, se for bem-sucedido rápido, haverá mais lucros.

Estabeleça uma boa parceria

Busque por parceiros que mesmo em condições ruins não abandonem a empresa e ainda ajudem a agregar valor ao negócio. Todavia, embora o capital seja vital, ele não é tudo, pois o sucesso se alcança com transparência e um trabalho conjunto.

Quais os benefícios de entender o que é Venture Capital?

Entender o que é Venture Capital fará com que o empreendedor saiba como captar investidores para o seu negócio, a fim de torná-lo grande. Porém, além do auxílio financeiro que isso trará, há outros benefícios, veja nos próximos tópicos.

o que é venture capital
Ao entender o que é Venture Capital e obter esse investimento, espera-se uma evolução rápida do negócio. Imagem de RDNE Stock project no Pexels.

Suporte na gestão

No aspecto geral, os investidores que fazem esse tipo de aporte tem um amplo conhecimento sobre gestão de empresas, sejam elas pequenas ou médias. Por isso, com a parceria, eles podem agregar muito na condução do negócio.

Uma parceria duradoura

Esse tipo de parceria costuma ser de longo prazo, pois a depender das metas da empresa, os retornos podem demorar. Ou os resultados chegam cedo, mas são tão satisfatórios que a sociedade dura mais tempo.

O fato é que no Venture Capital, os lucros vem depois de muitos ajustes e todo investidor sabe disso, afinal, tem experiência na área. Portanto, o aporte terá um período bem maior, o que pode ser o início de uma parceria que traga vantagens para todos.

Conselho administrativo e fiscal

Em alguns casos, como o de um fundo, pode se fazer necessário que haja um conselho administrativo e fiscal para a empresa. Assim, além de tornar fácil a maior parte das burocracias, também ajudará nas decisões.

Com o Venture Capital, é comum que os financiadores indiquem alguns executivos para auxiliarem na condução do negócio, seja como gestor ou outra função.

Uma rápida evolução

Essa é a vantagem que mais se espera desse modelo de investimento, uma evolução rápida. Afinal, ao receber o capital que a empresa precisa, ela dará início a tudo o que precisa para fazer o negócio crescer.

O que é Venture Capital e qual é a sua importância para os empreendedores?

Entender o que é Venture Capital é vital, pois permite que o empreendedor busque o investidor ideal para o seu negócio. Afinal, não basta só injetar dinheiro para financiar os projetos, serviços ou produtos, a parceria deve gerar frutos para os dois lados, por exemplo:

  • conhecimento sobre o mercado para o empreendedor gerir o negócio;
  • sinalização dos investidores para atrair novos clientes e funcionários;
  • ter uma rede maior de networking;
  • uma melhor gestão dos processos.

Tudo isso é essencial para tocar uma empresa e fazer com que ela dê os resultados que se espera, como o sucesso nas vendas. Por fim, todo empreendedor que optar por esse modelo de investimento deve ter ciência do que isso pode trazer ao seu negócio.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes