Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conheça a importância do marketing sensorial e entenda como ele funciona

O marketing sensorial é uma estratégia muito utilizada no mundo do marketing e é ideal para facilitar e auxiliar suas vendas, além de aumentar seus resultados.

O marketing sensorial é uma ferramenta muito importante para os negócios. Porém, é um assunto que muitas pessoas não conhecem, como sua importância e as principais funções que elas possuem para uma empresa ou o próprio negócio.

O que é marketing sensorial?

Marketing sensorial é uma ferramenta que faz uso dos sentidos do corpo. Dessa forma, eles contribuem para desenvolver um plano perfeito de vendas e variam sempre entre:

  • olfato;
  • paladar;
  • visão;
  • audição;
  • tato.

A ideia principal desta ferramenta é despertar nas pessoas uma grande necessidade ao fazer essa compra, tudo por meio de estímulos que geram satisfação e também um por um  impulso bem positivo. Contudo, eles podem se desenvolver em conjunto ou separadamente.

Por meio desses estímulos é possível criar uma conexão emocional e bem mais forte com a marca. Além disso, ele é um ótima ferramenta para aumentar vendas e conectar seus clientes a sua empresa.

Montagem com partes do corpo humano que representam os cinco sentidos, com um ouvido, olhos, boca, nariz e mão de indivíduos diferentes, representando a audição, visão, paladar, olfato e tato, em imagem sobre o tema Marketing sensorial
O marketing sensorial está diretamente ligado aos sentidos do corpo. Imagem do site: pmcambotta.blogspot.com

No marketing sensorial, como os sentidos atuam?

Por meio do marketing sensorial os sentidos atuam de diferentes formas, porém, possuem o mesmo objetivo. Dessa forma, eles são muito importantes para o marketing. Veja agora quais são eles e suas principais funções.

O olfato

Ele é a arma mais poderosa ao se construir uma “personalidade sensorial” de sua marca. Isto é, os remetem muitas lembranças nas pessoas e ao serem explorados são associados rapidamente por um cliente. 

Algumas empresas do comércio de alimentos podem abusar bastante desta estratégia e obter muitos retornos. Porém, quem não faz parte dela também pode fazer uso dele e de diferentes formas.

É de se imaginar que é impossível sentir o cheiro ou aroma de uma marca. Entretanto, é necessário fazer o uso das estratégias de Branding, defini-las e também investir pesado neste sentido. 

Uma ferramenta ideal para as lojas físicas e dessa forma é possível fazer uso de aromas e torná-los inesquecíveis na vida dos clientes, com fragrâncias bem especiais e bem chamativas.

Personalidade sensorial

As pessoas que possuem este tipo de personalidade são materialistas e tiram suas conclusões ao observar fatos e detalhes concretos. Ou seja, são bem realistas e também práticas.

O que são as estratégias de Branding?

É a junção de ações que são pensadas para dar força a uma marca, de forma que ela se torne conhecida por todo o seu público-alvo. Assim, o Branding é a gestão estratégica dos elementos de uma certa marca, de maneira que gere uma boa relação com as pessoas.

Tudo isso é feito para pôr sua marca no mercado e ela se tornar a primeira opção dos clientes na área de atuação de sua empresa. Por meio destas estratégias é possível aumentar as vendas.

Bem como, ter uma boa posição no mercado, grande vantagem sobre os concorrentes, identificação com facilidade. Bem como, bom valor agregado, diferenciação, autoridade e fidelidade dos consumidores.

Paladar

Este é um dos sentidos que muitas empresas investem, mesmo sem conhecer esta ferramenta. Dessa forma, usa-se o exemplo das clínicas médicas e tantas outras, que dispõem para os clientes alguns pequenos lanchinhos. 

Isto é uma ferramenta bem pensada e que possui um objetivo bem importante e inteligente. Enquanto uma pessoa espera na fila, esses lanches servem para distraí-la e tornar o momento de espera, em algo melhor. 

A visão

Ela é poderosa, da mesma forma vale ao reconhecer uma marca. Assim, ao se falar em identidade visual é necessário afirmar a importância de se criar uma área  para a marca, de uma maneira em que o cliente lembre-se dela ao ver:

  • cores;
  • formas;
  • fontes.

Ao se pensar em um local de venda é importante possuir uma unidade. Dessa forma, toda a arrumação feita, a vitrine e o local dos móveis, despertam nos clientes o estímulo. Ou seja, ele se sente confiante para comprar algo na loja simplesmente vê-la.

Um grande exemplo disso são os supermercados, que se baseiam bastante no sentido da visão. Dentro destes estabelecimentos todas as gôndolas de produtos são colocados em ordem, para que aumentem as chances de vendas.

Mulher diante de grande prateleira em interior de loja abraçando um travesseiro, fazendo uso de estratégia de Marketing sensorial que explora o tato ou toque das pessoas no produto
Por meio do marketing sensorial é possível sentir a textura e espessura de um determinado produto. Imagem do site: blog.linearsistemas.com.br

Identidade visual

É o conjunto de diversos elementos gráficos e visuais que transmite alguma mensagem. Assim, tudo é feito de forma direta e pode expressar os valores de uma marca, as personalidades e os nichos. E eles variam entre: cores, logotipos, grafismos e slogans.

Ter essa identidade gera vantagens para os negócios. Dessa forma, é possível gerar credibilidade, tornar a marca conhecida, criar uma relação com o consumidor, atrair as pessoas certas, melhorar a experiência do usuário e fidelizar o consumidor.

O sentido do tato

Ele é uma grande estratégia que muitas das vezes passa despercebida e as pessoas nem sabem e nem conhecem a existência do marketing sensorial. Um grande exemplo são as lojas de móveis, que as pessoas ao comprarem analisam diversos aspectos.

O que faz uma grande diferença é se ter um contato real com o produto e tocar nas estruturas dele para observar seus pontos positivos e negativos. Ou seja, pontos estes que variam entre:

  • cor;
  • espessura;
  • tipo de material em que foi fabricado;
  • modelo;
  • tamanho;
  • design.

Umas pequenas ações que aguçam o sentido do tato e estimulam os clientes a adquirirem o produto. Permitir esse contato direto com o consumidor é essencial para alavancar suas vendas e trazer confiança para a sua marca, além da fidelização do cliente.

A audição

Ela é uma ótima ferramenta e serve para transformar a experiência das pessoas, em algo agradável. Portanto, para ter estes tipos de estímulos é ideal baixar músicas grátis e criar playlists de forma que você pense nos gostos de seu público.

Deve-se ficar atento às músicas que não fazem mais sucesso e que as pessoas não gostam. Lembre-se que um erro poderá deixar todo o ambiente bem desconfortável. Isto é, deve-se observar tudo.

Como o marketing sensorial pode ajudar uma empresa?

O marketing sensorial traz diversos benefícios para uma empresa. Dessa forma, por meio dele é possível obter bons resultados e criar laços de conexão entre os clientes e a sua marca, dentre eles estão:

  • associação a sua empresa e uma lembrança bem positiva;
  • criação de uma única identidade;
  • destaque da concorrência;
  • tornar uma boa experiência para o cliente;
  • desenvolver vínculos.

É importante ressaltar que explorar os sentidos dos consumidores é um valioso recurso para se destacar, se diferenciar e também vender bem mais. Ou seja, ela é uma ferramenta poderosa.

Como fazer uso do marketing sensorial em uma empresa?

Usar o marketing sensorial em uma empresa é algo muito importante para os negócios. Do mesmo modo, para que isso aconteça é necessário conhecer o seu conceito e saber trabalhá-lo de forma bem positiva. Portanto, veja agora como utilizá-lo.

Conheça bem a sua empresa e seus produtos

Por mais estranho que pareça, há muitos profissionais que não conhecem direito sua empresa e nem os produtos que comercializa. Isso mesmo, não basta saber apenas o nome, as funções do produto, mas sim entender mais a fundo.

É necessário conhecer a identidade de uma companhia, bem como, sua visão, seus valores, objetivos e tantas outras informações. Dessa forma, é possível avaliar qual o tipo de experiência sensorial dá para criar e também transmitir para os clientes.

Identifique seu cliente

Estude atentamente o perfil de seus clientes e crie para eles uma boa e agradável experiência sensorial. Entretanto, se não conhecê-los bem, as chances de erro e as perdas de vendas serão bem grandes.

Desenvolva uma boa experiência sensorial para a sua empresa

Junte todas essas informações e desenvolva experiências sensoriais bem positivas para sua empresa e principalmente para seus clientes. Além disso, sempre faça uso dos cinco sentidos em suas ações de marketing sensorial.

Como o marketing sensorial e o neuromarketing se conectam?

O marketing sensorial e o neuromarketing se conectam de diferentes formas. Assim, o sensorial busca maneiras de unir as vendas e os gatilhos mentais, que auxiliam em todas as etapas.

Já o neuromarketing, é uma área de pesquisas que tentam entender como os consumidores se comportam ao fazer uma compra, ou seja como serão estes comportamentos. Tudo por meio de estudos neurológicos.

Por meio destas buscas é possível descobrir que o poder de compra é trabalhado no cérebro, por meio de cheiros e sons. Ou seja, ele busca aumentar o estudo da realidade das vendas.

Mulher segura copo de bebida análoga à café e abre sua tampa para sentir cheiro do mesmo, com ar de satisfação e olhos fechados aproveitando estratégia de Marketing sensorial
Por meio do marketing sensorial é possível sentir diferentes aromas. Imagem do site: gofind.online

Por que adotar o uso do marketing sensorial?

É muito importante adotar as estratégias do marketing sensorial, pois por meio dele é possível obter mais resultados, tornar sua marca bem conhecida e tornar seus clientes bem fiéis.

Fazer uso dessa ferramenta é ideal para os negócios. Dessa forma, ela é uma grande aliada para facilitar o trabalho com lições de Marketing de conteúdo e melhorar toda a estrutura da sua empresa.

Portanto, não tenha medo de investir nesse recurso que é bem eficiente e que possui muitas qualidades. Todavia, uma ótima forma de chamar a atenção para seus produtos e gerar muitas vendas.

Um recurso bem vantajoso e pouco divulgado, bem como, essencial para as instituições. Agora, é possível entender como ele funciona e como ele é fácil de se trabalhar na atualidade.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes