Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O significado de cloud computing e como funciona essa tecnologia

O significado de cloud computing diz respeito a uma tecnologia que permite que as empresas tenham acesso aos recursos de um servidor robusto para guardar dados.

Conhecer o significado de Cloud Computing é essencial, já que este é um tipo de serviço que tem cada vez mais impacto nas empresas pelas vantagens que oferece. No entanto, antes de escolher o modelo ideal para o seu negócio, você deve saber mais sobre essa tecnologia, então, leia este artigo.

Qual é o significado de Cloud Computing?

O significado de Cloud Computing é computação em nuvem, uma forma de armazenar dados em um servidor online que você pode consultar na hora que quiser. Ou seja, basta ter acesso à internet para fazer o uso desse recurso e:

  • guardar arquivos;
  • acessar softwares;
  • processar dados.

O que quiser armazenar sem que seja necessário usar o espaço do seu computador. Todavia, a aplicação dessa inovação tecnológica se expande ainda mais para as empresas ao trazer uma série de vantagens, como o acesso remoto.

O significado de cloud computing e como funciona essa tecnologia
A aplicação prática do significado de Cloud Computing requer apenas a internet para acessar os dados. Imagem de ThisIsEnginering no Pexels.


Não importa o tamanho do seu negócio, contar com uma boa base de dados e guardá-los de forma segura é vital atualmente. Por isso, contar com o armazenamento de dados online pode ser tanto prática quanto econômica, mas tudo vai depender da sua demanda.

Há vários servidores no mercado que oferecem planos diversos com uma gama de recursos, além de você poder comprar mais armazenamento. No entanto, é vital pesquisar bem antes de tomar a decisão, visto que há muitas opções, então busque se informar bem.

Como funciona o Cloud Computing significado?

O Cloud Computing significado usa várias camadas de servidores interligados que armazenam os dados. Em síntese, não é preciso contar com máquinas e equipamentos de ponta para montar uma grande estrutura, apenas a conexão com a internet.

De acordo com a empresa que contratar para esses serviço e do plano que escolher, você terá uma capacidade máxima de memória. Porém, caso a sua demanda cresça, é possível comprar mais espaço na nuvem.

Também poderá fazer ajustes em relação à largura da banda, análise de dados e muitas outras questões, sem precisar instalar nenhuma aplicação. Contudo, é importante destacar que há três tipos de serviços do Cloud, são eles:

  • SaaS;
  • PaaS;
  • IaaS.

Eles têm as suas características, cujo uso será de acordo com a necessidade da empresa. Os tópicos que você lerá a seguir mostrarão mais detalhes sobre cada um desses modelos de computação em nuvem e como funcionam.

SaaS

O modelo SaaS é um dos mais comuns entre as empresas, visto que ele permite que os usuários acessem os aplicativos sem precisar instalar. Em suma, isso acontece por uma interface no navegador ou software e faz com que todos os recursos atuem nos bastidores.

Por meio de uma assinatura, você contrata o serviço, sem a necessidade de comprar a aplicação, pois tudo está no Cloud. Dessa forma, o usuário pode acessar de qualquer lugar e no dispositivo que preferir, basta ter conexão com a internet.

PaaS

Nesse modelo, os usuários podem acessá-lo da mesma maneira que o SaaS, porém, há a liberdade para personalizar e desenvolver softwares. Ou seja, o serviço PaaS permite a criação de aplicações bem mais completas sem se preocupar com a estrutura subjacente.

O provedor é quem cuida de tudo, desde a manutenção do sistema, rede, segurança, servidores e demais recursos para oferecer uma plataforma completa. Tudo isso para que você possa criar o seu aplicativo de uma forma mais limpa, dando total foco para o projeto.

IaaS

Esse é o modelo mais flexível entre os três, bem como tem o maior controle sobre todos os recursos tecnológicos e demais configurações. Dessa forma, não é preciso que você invista em hardware para montar uma boa estrutura.

O IaaS permite que os usuários tenham uma gama de funcionalidades para criar as suas aplicações com um serviço mais robusto. Além disso, a empresa não precisa se preocupar com gerenciamento de software ou da plataforma, tudo isso fica a cargo do provedor.

Quais são os benefícios de entender o significado de Cloud Computing e aplicar essa tecnologia?

Conhecer o significado de Cloud Computing e aplicar essa tecnologia possui muitas vantagens, uma delas é a economia nos gastos. Em síntese, isso acontece pelo fato de você não ter mais custos com data center e servidores físicos, ainda mais que eles exigem uma manutenção.

O significado de cloud computing e como funciona essa tecnologia
Saber o significado de Cloud Computing permite que você acesse os dados de qualquer dispositivo. Imagem de weCare Media no Pexels.


Tudo o que fará é apenas pagar pelo plano que escolher do provedor, além de algumas despesas sazonais e variáveis que possam surgir. Ou seja, o armazenamento em nuvem é bem mais vantajoso para qualquer empresa.

Há muitos outros benefícios que destacam o Cloud Computing e que você precisa conhecer, uma vez que isso é de suma importância. Por esse motivo, os tópicos abaixo irão mostrar mais detalhes e o que esse tipo de serviço pode fazer pela sua empresa.

Escalabilidade 

Com a computação em nuvem, você tem a vantagem da escalabilidade, o que significa dizer que poderá absorver os picos de acessos conforme acontecem. Ou seja, diminuir ou aumentar a escala dos recursos do Cloud Computing em poucos cliques.

Isso é essencial, uma vez que não irá precisar provisionar elementos em excesso para atender as demandas da empresa, só o que é necessário.

Inovação e agilidade

Outra grande vantagem do Cloud é que você tem um banco de dados para acessar de qualquer dispositivo e lugar. Além disso, a gama de recursos à disposição é vasta, uma vez que eles são vitais para criar as suas aplicações.

Tudo isso com um custo bem menor em comparação aos servidores físicos que geram gastos com instalação e manutenção com hardwares caros.

Sem contar que você configura em poucos minutos, o que economiza tempo e ainda permite dar mais foco ao projeto. Contudo, o ponto alto é a liberdade para explorar as suas ideias e buscar soluções para a empresa conquistar clientes e assim, crescer no mercado.

Sem limites de armazenamento

Quando você contrata um plano com o provedor de Cloud Computing há um limite de espaço para usar na nuvem. Em suma, essa escolha varia de acordo com a necessidade e demanda do seu negócio.

Isso, no entanto, é algo que poderá ajustar conforme a empresa cresce e você precisar de mais armazenamento para guardar seus dados e softwares.

Basta que entre em contato com o provedor e solicite mais espaço, todavia isso gera mais custos, pois quanto mais memória, maior é o gasto. 

Não é algo que deve se preocupar, visto que você irá provisionar tudo antes e mesmo em casos sazonais, fará a escalabilidade em poucos cliques.

Fácil acesso aos dados do Cloud Computing

O Cloud Computing significado permite que os usuários tenham um fácil acesso aos dados, informações e demais recursos, de qualquer lugar e hora. Além disso, não importa qual dispositivo vai usar, seja celular, tablet ou desktop, o que precisa é apenas de internet.

Isso permite que você tenha uma equipe que consiga trabalhar de forma remota, bem como resolver qualquer questão sem precisar ir até a empresa. Sem contar que o time ainda pode compartilhar arquivos de maneira instantânea, o que irá ajudar no ganho de desempenho.

Vale citar também que, mesmo que ocorra algum dano ou perda de um dispositivo, os dados na nuvem não vão sofrer impacto. Isso porque, há recursos de segurança que os protegem, desse modo, poderá trabalhar com mais tranquilidade e focar nos projetos.

O significado de cloud computing e como funciona essa tecnologia
No significado de Cloud Computing há várias tendencias que irão inovar o futuro da tecnologia. Imagem de Lukas no Pexels.

Qual é o impacto do significado de Cloud Computing no setor empresarial?

Saber o significado de Cloud Computing e sua aplicação ajuda as empresas em muitos pontos, como a reduzir os custos de T.I, sem ser necessário investir tanto. Além disso, a depender do provedor que optar, você irá pagar apenas por aquilo que usar, contudo, também vale destacar: 

  • o trabalho de forma remota com acesso de qualquer lugar e dispositivo;
  • a criação de novos serviços e aplicativos de maneira mais rápida;
  • os recursos automatizados que permitem agilizar processos internos;
  • manutenção e atualização simples, cuja responsabilidade é do provedor.

São muitos os impactos que os dados em nuvem causam no setor empresarial, uma vez que isso elimina a necessidade de um servidor físico. Desse modo, todo o modo de trabalhar fica bem mais flexível.

Quais são as principais tendências do Cloud Computing significado?

No Cloud Computing significado há muitas tendências para o futuro da computação em nuvem, como o multi-cloud, uma abordagem com mais de um provedor. Isso é uma forma de prever riscos, bem como usar o máximo de cada um deles, mas há outras, como:

  • Edge Computing, que depende menos da conexão com a nuvem central;
  • Serverless Computing, ou servidor sem computador para criar aplicações;
  • Inteligência Artificial, o Cloud Computing ajuda no desenvolvimento de aplicações IA;
  • Automação, as empresas tendem a se tornar mais ágeis com o Cloud Computing.

Entre várias outras tendências que você pode notar conforme o uso da computação em nuvem se torna cada vez mais útil para as empresas.

Qual é o modelo de Cloud Computing significado ideal para a sua empresa?

O Cloud Computing significado ideal é aquele que atende as necessidades do seu negócio, como a privada. Todavia, você deve escolher o tipo de nuvem que irá usar, visto que cada uma possui as suas características, são elas:

  • a privada, comum para uma única organização e é mais segura;
  • pública, ideal para empresas que querem terceirizar os serviços de T.I;
  • hibrida, com recursos da privada e pública para um melhor armazenamento;
  • comunitária, para empresas com interesses em comum, mas com dados separados.

Você irá definir qual desses modelos é o ideal para o seu negócio. Por fim, é vital analisar aspectos como os tipos de dados que irá armazenar, a segurança, orçamento e gestão interna, assim fará a melhor escolha.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes