Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Pink Money: por que é tão importante para o poder de compra do público LGBT+?

O Pink Money é uma expressão usada na hora definir a venda de produtos para os clientes LGBTI+, ou seja, é uma forma das marcas criarem cases com foco neste público. 

Com foco no público LGBTI+, o Pink Money foi criado para ilustrar o dinheiro que esses clientes gastam. Portanto, é uma forma das empresas se atualizarem sobre as tendências que o mercado atual propõe. 

O que é o Pink Money? 

O Pink Money é um termo que se refere ao poder de compra e influência dos consumidores LGBTI+ e também LGBTQIA+ no mercado. 

Além disso, essa expressão é usada para descrever o valor financeiro que essa comunidade representa para as empresas. Especialmente quando se trata de produtos e serviços que são considerados inclusivos.

A ideia por trás desse termo é que a comunidade diversa possui um poder aquisitivo significativo. Como também, tem o potencial de influenciar as decisões de compra de outras pessoas. 

Algumas empresas usam táticas de marketing que visam atrair clientes LGBT+, seja por campanhas publicitárias com objetivo de mostrar a inclusão e também o apoio à diversidade. 

No entanto, é importante lembrar que o Pink Money não é apenas uma estratégia de marketing. Mas sim um reconhecimento da importância e valor da comunidade diversa na sociedade e na economia.

Pink Money
O Pink Money é uma forma das empresas adentrarem na causa LGBT+. Imagem do site Pixabay.

O que é o consumo ideológico? 

O consumo ideológico se refere ao consumo de serviços ou produtos com foco em uma ideologia específica. Diante disso, é quando um consumidor tem a preferência por alguns tipos de produtos, não apenas por suas qualidades, mas sim por seus valores pessoais. 

Consumo ideológico para o público LGBTI+

Um exemplo de consumo ideológico do público LGBT+ é a escolha de produtos que apoiam a causa LGBT. Como também os  que são produzidos por empresas que demonstram apoio à comunidade.

Essas escolhas refletem os valores e crenças da pessoa, além de contribuir para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

Outro exemplo pode ser a escolha de serviços financeiros que oferecem opções de identificação de gênero não binário em documentos oficiais, como cartões de crédito e contas bancárias. 

Isso pode ser importante para pessoas não binárias que desejam ter suas identidades reconhecidas e respeitadas em todas as esferas da vida.

Por fim, o consumo ideológico dessa comunidade pode ser visto como uma forma de expressão política e social. Ou seja, que reflete as crenças e valores pessoais.

Consumo ideológico também precisa de responsabilidade social e também ambiental

No entanto, é importante lembrar que o consumo ideológico pode ser visto como uma forma de consumo consciente. Desde que seja feito de forma informada e responsável. 

Diante disso, levando em consideração não apenas as crenças e valores pessoais. Mas também a qualidade e o impacto social e ambiental dos produtos ou serviços escolhidos.

O que é o Green Money? 

O Green Money é um termo que se refere ao poder de compra de pessoas e empresas que estão preocupadas com questões ambientais e sociais. 

Também é usado para descrever o valor financeiro que a sustentabilidade e a responsabilidade social representam. Dessa forma, visando os mercados financeiros e para a economia em geral.

O objetivo é promover um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Então, ao mesmo tempo em que se obtém lucro financeiro.

O que é o Black Money? 

As pessoas podem utilizar o termo pejorativo Black Money para se referir ao poder econômico de pessoas negras ou de minorias étnicas. Ou seja, que não são reconhecidas pela sociedade dominante ou pelo sistema financeiro.

Esse uso dessa expressão está relacionado a questões de racismo estrutural e de desigualdade econômica. Portanto, onde as pessoas negras enfrentam barreiras históricas e sociais para acumular riqueza e poder financeiro.

Além disso, uma pessoa pode utilizar o Black Money para outro momento, como por exemplo para dinheiro não declarado. Ambas as maneiras são consideradas inadequadas ou ofensivas e as pessoas devem evitá-las.

Em vez disso, é importante usar termos mais precisos e claros para se referir a atividades ilegais ou a desigualdades econômicas e sociais.

Pink Money
As empresas que incluem o Pink Money, mostram que atendem o público LGBTI+. Imagem do Pixabay. 

Por que as empresas precisam abraçar a diversidade de seus clientes?

As empresas precisam abraçar a diversidade de seus clientes porque isso é essencial para o sucesso nos negócios. Além disso, é a melhor forma para atender às necessidades e expectativas de seus consumidores. 

Abraçar a diversidade é um meio de promover a inclusão e o respeito à diversidade de ideias, opiniões, habilidades, crenças, identidades e culturas. Abaixo estão as principais razões pelas quais a diversidade dos clientes deve ser importante para as empresas: 

  • aumento da base de clientes;
  • bem como, a satisfação do cliente;
  • promoção da inclusão;
  • inovação;
  • sucesso do cliente;
  • assim como, aumenta a competitividade dentro de um nicho específico;
  • responsabilidade social;
  • melhora o potencial e também aumenta as vendas; 
  • e por fim, clientes se sentem incluídos seja em serviços ou também produtos feitos para eles.

Em resumo, as empresas que demonstram preocupação em ações voltadas para o grupo LGBTI+ podem atrair mais consumidores desse grupo. Diante disso, gerando uma relação de confiança e fidelidade. 

Por fim, isso eleva a relação de compra para algo além da necessidade e ajuda a tornar mais personalizado o discurso da empresa. 

Quais empresas são consideradas cases de sucesso quando o assunto é a diversidade? 

Existem várias marcas que criaram cases inspiradores de diversidade nos últimos anos. Sendo que as mesmas usaram as estratégias do consumo ideológico como base em seus produtos ou serviços. Assim, veja aqui alguns exemplos desses cases:

Coca-Cola

A marca é conhecida por suas campanhas inclusivas e diversificadas. Pode-se usar como exemplo a campanha “America the Beautiful”. A música foi cantada em vários idiomas diferentes e apresentou cenas de pessoas de diferentes origens e etnias.

Nike

 A marca é conhecida por seus comerciais inspiradores que abordam a diversidade, inclusão e igualdade de gênero. Sendo um exemplo bem conhecido o comercial “Dream Crazier” protagonizado por Serena Williams.

Google

A empresa tem uma cultura corporativa que incentiva a diversidade e inclusão em suas operações, desde sua equipe até seus produtos. A marca também apoia e patrocina eventos e organizações que promovem a diversidade.

Ben & Jerry’s

A marca é conhecida por sua postura progressista em questões sociais, como a igualdade de gênero, direitos LGBTQ+, justiça racial e meio ambiente. Além de que a marca também tem campanhas ativistas que apoiam causas sociais.

Airbnb

A empresa promove a diversidade e inclusão em suas políticas e programas, como o “Open Doors” que incentiva as pessoas a oferecerem acomodações para viajantes de todas as origens e identidades.

Cases de sucesso sobre diversidade no Brasil 

No Brasil, também existem casos onde a diversidade foi o foco principal de empresas nacionais em suas estratégias. Abaixo, estão dois exemplos: 

Skol 

A Skol, em 2018, organizou uma ação para o apoio à causa LGBTI+, convidando outras grandes marcas para se unirem. 

A ideia da campanha foi que cada marca convidada “doasse” uma letra para formar a sigla que representa o movimento. Portanto, resultando em Skol (L), Burger King (G), Lacta Bis (B), Trident (T) e Quem disse, Berenice? (Q). 

Durante o mês do orgulho gay, as marcas retiraram as letras emprestadas da campanha nas redes sociais e grandes jornais. Além de fazerem doações para ONGs que apoiam a causa. Tendo como a hashtag utilizada na campanha foi #MarcasAliadas.

Avon

A empresa é pioneira na luta pelos direitos das mulheres e pela inclusão da comunidade LGBTI+. Tendo lançado diversas campanhas publicitárias, ações de marketing e também publicidade digital para promover a diversidade e a igualdade de gênero.

Esses são apenas alguns exemplos de marcas que têm criado cases inspiradores de diversidade e inclusão. Dessa maneira, mostrando que é possível fazer negócios ao mesmo tempo em que se preza pela valorização das diferenças.

Por que é importante incluir o pink money em um negócio?

Incluir o Pink Money em um negócio pode ser importante porque representa uma oportunidade de mercado. 

A comunidade LGBTI+ é um grupo de consumidores com um grande poder de compra. Como também tem uma forte disposição para gastar dinheiro em marcas que apoiam sua comunidade. 

Quando uma empresa inclui essa estratégia, ela está demonstrando para este público-alvo que ela se importa com essa luta social. Não apenas isso, mas também que a diversidade deve ser algo normal e comum. 

Na estratégia de marketing com foco no público LGBTQIA+, é importante considerar quais pontos?

Para criar uma estratégia de marketing com foco no público LGBTQIA +, é preciso considerar vários pontos e prestar atenção neles. Antes de criar uma estratégia de marketing com foco no público LGBTQIA+, é importante que as empresas considerem:

  • autenticidade;
  • bem como, pesquisa;
  • entendimento;
  • assim como, a representatividade;
  • cuidado com estereótipos;
  • e por fim, a inclusão em todos os níveis.

Levando em consideração esses pontos, a empresa poderá criar uma estratégia de marketing autêntica, relevante. E que também seja inclusiva para esse público. 

Pink Money
O Pink Money tem que ser visto como uma forma da comunidade LGBTI+ tornar-se mais diversa. Imagem do Pixabay

Por que é importante usar o Pink Money?

Não é correto utilizar o termo “usar o Pink Money”. Pois pode dar a entender que as empresas estão explorando o público LGBTQIA + de forma oportunista e superficial. 

Em vez disso, é importante que as empresas sejam autênticas em sua abordagem e adotem práticas inclusivas em toda a sua operação. Assim, desde a contratação até a criação de produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas do público diverso. Portanto, ao fazer isso, as empresas podem criar relacionamentos autênticos e duradouros com esta comunidade. Por fim, contribuem para a promoção da diversidade e inclusão na empresa e sociedade em geral.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes