Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

SharpSpring: tudo sobre a plataforma de automação de marketing que faz sucesso no mercado brasileiro

Realizar a automação de marketing com a SharpSpring é investir em uma plataforma com muitos recursos e ótimo custo-benefício para a sua pequena ou média empresa.

A SharpSpring é uma das soluções para automação de marketing disponíveis no mercado. No entanto, alguns de seus recursos tornam a plataforma referência para vários tipos de ações do setor. Conheça em detalhes a ferramenta e compare com os seus concorrentes.

O que é SharpSpring e o que ela faz?

Por SharpSpring compreende-se a ferramenta de automação de marketing indicada para as equipes que precisam agilizar seus processos. A saber, a plataforma executa serviços como, por exemplo:

A plataforma foi criada em 2012 pela SharpSpring Inc e desde então, acumula usuários em todo o mundo. A ferramenta oferece suporte técnico, bem como treinamento aos seus contratantes. O plano é pago de modo mensal e serve tanto em desktop, quanto em mobile.

sharpspring
O custo-benefício é o grande atrativo de mercado da SharpSpring. Imagem de freepik no Freepik

Seu objetivo principal é proporcionar o crescimento do negócio por meio dos processos de marketing. Isso acontece porque a plataforma coopera com a organização das estratégias, assim como, com o desempenho das ações durante todo o funil de vendas.

Recursos da ferramenta

A plataforma oferece seus recursos em um sistema baseado em nuvem. A ideia é ajudar a empresa a gerenciar, bem como otimizar o processo de marketing e de vendas.

O usuário, após criar a sua conta, tem a disposição a criação de formulários e landing page. Conta também com o gerenciamento de leads durante todo o funil de vendas. Pode, a saber, automatizar e-mails e campanhas de marketing.

Como apoio, a plataforma oferece onboards de análise de dados, assim como relatórios. É possível integrá-la a outras ferramentas, por exemplo:

Em relação às vendas, em específico, a plataforma pode criar e rastrear oportunidades para fechar negócios. Além de gerenciar clientes, orçamentos, bem como os eventuais contratos. 

Interface intuitiva

Por fim, o usuário desfruta de uma interface amigável e personalizada. O que implica no pleno atendimento às necessidades da empresa.

Dicas para aproveitar a plataforma ao máximo

Além da personalização mencionada acima, o usuário da ferramenta pode ficar atento ao blog da empresa, assim como as atualizações da plataforma. Essas, por sua vez, são informadas no próprio onboard, como via e-mail.

Manter a ferramenta atualizada garante o proveito máximo dos recursos. Afinal, economizar esforços e orçamento, enquanto possui bons resultados nas ações de automação de marketing e vendas, tem o poder de maximizar a eficiência e simplificar os fluxos.

Quais os benefícios em usar a SharpSpring?

A opção de usar a SharpSpring é atrativa por três motivos principais, o custo-benefício, a integração do negócio, assim como do CRM. A seguir, veja em detalhes as vantagens de ter um conta na plataforma.

Custo-benefício atrativo

Em tempos de economia incerta, todo dinheiro poupado é vantagem e também gera mais segurança à empresa. Nesse sentido, a ferramenta é uma opção viável ao mercado brasileiro, dado o seu custo-benefício.

Seu valor, quando comparado aos concorrentes, é menor e cobrado em real. Além disso, a plataforma é robusta em termos de opções de ações, bem como modus operandi de trabalho.

Ao pensar que a cotação do dólar, em média, fica na casa dos R$ 5, pagar por uma opção em real é mais vantajoso ao orçamento da equipe. Fora que a plataforma, ao automatizar ações, permite a poupança de alguns recursos para vendas e marketing.

Modelo de negócio integrado

O modelo de negócio da plataforma tem maior inclinação no atendimento das agências. Ao passo que essas atendem mais de um cliente de modo simultâneo.

Dessa forma, o processo acontece de forma personalizada, já que cada cliente pode ter um onboarding. Quando as ações giram em torno do Inbound Marketing, esse escopo é importante.

A flexibilidade prevista pela ferramenta, então, permite que a equipe de marketing ajuste os orçamentos com base em cada tipo de cliente. Isso, a saber, torna a plataforma ainda mais adaptada às demandas de uma empresa.

sharpspring
A automação do fluxo de trabalho agiliza a implementação das campanhas via SharpSpring. Imagem de freepik no Freepik

CRM integrado

Todo o trabalho de Inbound Marketing acontece de forma alinhada com a equipe de vendas. Para tanto, ter uma plataforma que converse entre as duas áreas, é vital para resultados mais assertivos.

Nas demais opções de mercado, é preciso ter uma plataforma de gestão de vendas à parte. O que gera mais um gasto à empresa e ainda há uma perda de tempo para unir as informações para, a partir daí, delinear estratégias.

Logo, o CRM integrado da ferramenta permite que as equipes gerenciem e saibam como abordar leads em único local, de modo a reunir todo o escopo de trabalho de forma ágil. Por sua vez, a disposição de dados é diversa, o que gera maior eficiência em toda essa ação.

Como configurar a SharpSpring para otimizar seus esforços de marketing?

A configuração da SharpSpring é fundamental para alcançar todos os objetivos de marketing, bem como de vendas. A ideia da automação de marketing é viável quando há um plano de ação. Então, após criar sua conta na plataforma, siga os passos a seguir.

Personalize a sua conta e importe seus contatos

Em primeiro lugar, personalize a conta, a fim de ajustar a plataforma às demandas da empresa, bem como dos clientes. Não deixe de, na sequência, importar seus contatos, de modo a configurar os dados dos leads à sua maneira. 

A partir daí, observe seu planejamento de marketing e de vendas. Assim, use a plataforma para trabalhar, lançar ou mesmo deixar em stand-by, os seguintes recursos:

  • formulários e landing pages, que você pode criar por meio do construtor de páginas;
  • segmentar campanhas de e-mail aos seus leads e clientes;
  • anúncios nas redes sociais por meio do onboarding.

Por fim, acompanhe as métricas de cada ação. Para isso, acesse a seção de relatórios para monitorar a desenvoltura das ações. Não deixe de integrar a plataforma com outras ferramentas, a fim de ampliar a eficiência e simplificar a rotina de trabalho. 

Como implementar uma campanha via SharpSpring?

A implementação de uma campanha na SharpSpring acontece de forma manual ou automática. A primeira forma se baseia na primeira visita do usuário ao site da empresa. 

O acesso permite o rastreio e dessa forma, a plataforma atribui uma campanha primária. O termo se refere a origem do acesso, ou seja, o motivo que fez o usuário chegar à página pela primeira vez.

A saber, por campanha entende-se qualquer ação feita para direcionar o tráfego para um site ou conteúdo. Existe a opção, no entanto, de usar o último anúncio após a visita de um usuário. Ou seja, aproximar o lead por conta do seu histórico de interesse.

Por outro lado, a implementação automática chega ao usuário toda vez que ele interage com a página da empresa, assim como uma rede social. A automatização acontece via menu “Automação’ e no submenu “Workflow visual”.

A partir daí, a equipe inclui a nova ação e faz o link com os leads desejados. Na sequência, a campanha ganha nome e demais ações que incidam no fluxo de trabalho, por exemplo, os gatilhos. Por fim, basta ativar a ação.

sharpspring
A integração do CRM é um dos benefícios da SharpSpring. Imagem de freepik no Freepik

Como obter os relatórios das campanhas via SharpSpring?

Depois que uma campanha está online, a equipe de marketing e/ou vendas, pode acessar as métricas por meio dos relatórios na SharpSpring. Para tanto, o caminho a seguir é este:

  • escolha a área em que deseja gerar o relatório (marketing ou vendas);
  • opte pelas opções que deseja analisar;
  • gere o relatório.

Esse processo, a saber, pode ser personalizado e também unir dados das duas forças de trabalho. Tal recurso colabora com a visão gerencial da empresa, ao passo que a exibição pode ser restrita, por exemplo, apenas aos gerentes, bem como aos consultores.

O uso dos Widgets, assim como a própria edição do relatório, configura personalização máxima. Isso, por sua vez, gera dados específicos que contribuem com a tomada de decisão, ajustes e eventuais implantações necessárias.

Todos os relatórios criados ficam salvos, ao passo que também podem ser exportados em formato PDF. Além disso, é possível gerenciar o sistema de relatórios de modo a agendar a execução deste documento, assim como suas cópias ou exclusão.

Como é o desempenho da SharpSpring em comparação com outras plataformas de marketing?

Quem opta pela SharpSpring fecha negócio com uma plataforma de excelente custo-benefício. Esse, a saber, é o primeiro comparativo positivo da ferramenta com os seus dois principais concorrentes de mercado que são RD Station e HubSpot.

HubSpot

Apesar da HubSpot ser uma plataforma consolidada no cenário do Inbound Marketing, com a oferta de inúmeros recursos, o seu custo é penoso para a realidade das empresas e agências do Brasil.

Uma vez que o pagamento é feito em dólar, o valor para manter a plataforma ativa é o suficiente para o usuário optar pela concorrência e ainda sobra dinheiro para outros investimentos. 

RD Station

Já quando comparada com a RD Station, a plataforma oferece certo nível de similaridade. No entanto, os recursos disponibilizados pela RD compõem um portfólio menor. 

Por essas razões é que a ferramenta da SharpSpring Inc., desponta como uma plataforma de gestão de marketing valiosa por seu custo-benefício e atratividade de funções. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes