Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Qual é o melhor site de cursos gratuitos?

Um site de cursos gratuitos pode ser uma boa opção para quem quer aprender um novo hobby ou se aprimorar em alguma profissão, sem precisar gastar dinheiro.

Hoje, existem muitas opções de site de cursos gratuitos disponíveis em que se pode aprender assuntos de diversas áreas. Estudar online se tornou uma opção viável para muitas pessoas, porém é preciso ter disciplina na hora de estudar sozinho.

Qual é o melhor site de cursos gratuitos?

O melhor site de cursos gratuitos é aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades. Seja para aprender uma nova habilidade, se aprimorar no trabalho ou conseguir horas extras para a graduação, essa lista de site de cursos pode te ajudar:

  • Coursera;
  • Veduca;
  • FGV;
  • Sebrae;
  • Centro Paula Souza;
  • Fundação Estudar.

Todos esses sites oferecem cursos gratuitos em diversas áreas e com diferentes níveis de aprendizado. Neles você aprender habilidades que estão em alta como UX e UI Design, assim como outros assuntos ligados ao Marketing Digital.

Além disso, alguns desses sites possuem parcerias com grandes universidades do mundo todo, além de empresas da área de tecnologia.

Todas opções listadas oferecem certificado, porém nos sites Coursera e Veduca os certificados só são liberados com o pagamento de uma taxa.

a imagem ilustra uma plataforma de site de cursos gratuitos
Várias instituições oferecem cursos gratuitos – Foto de Tumisu do site Pixabay

Como escolher qual curso fazer?

Escolher um curso no meio de tantas opções pode ser um desafio, principalmente se você não tem muita certeza do que deseja aprender. Mas algumas ferramentas, e até alguns cursos, podem te ajudar nessa questão.

Como no caso da Fundação Estudar que possui um curso para te ajudar a escolher um caminho profissional e a entender onde você pode se desenvolver.

Antes de escolher um curso online para se aprofundar em algum assunto, você pode também fazer uma busca no Google ou procurar conteúdos no Youtube.

a imagem ilustra sobre site de cursos gratuitos
Existem opções de cursos em diversas áreas – Foto de Michael Burrows do site Pexels

Como estudar em um site de cursos gratuitos?

Para estudar em um site de cursos gratuitos, primeiramente, você vai precisar de um computador ou celular com acesso à internet. A partir disso, você vai passar pelo processo de escolha do site e do curso que melhor te atender.

Com o curso escolhido, chegou a hora de estudar. Esse é o momento de se planejar com base no conteúdo e duração do curso.Você não precisa ficar restrito a apenas um curso ou ao material oferecido.

Busque cursos que podem se complementar e também consuma conteúdos sobre o assunto estudado em outras plataformas, como as redes sociais mais famosas.

a imagem ilustra uma mulher estudando em um site de cursos gratuitos
É importante ter um espaço para estudar – Foto de Vlada Karpovich no site Pexels

Dicas para manter o foco no estudo

Manter o foco nos estudos pode ser difícil, principalmente quando temos tantas coisas para nos distrair. Pensando nisso, algumas dicas podem te ajudar nessa jornada.

A primeira dica é se planejar, seja com uma agenda ou um quadro de anotações. Planeje seu dia, estipule um horário para estudar e estabeleça metas possíveis.

Mantenha seu ambiente de estudo organizado, desta forma, você conseguirá manter o foco no que é importante sem que haja distração com a bagunça.
Estude o que você gosta, pois é muito mais fácil manter a atenção em algo que gostamos e nos dá prazer. Assim você pode atingir o estado de flow, se mantendo no momento presente, e é muito mais provável que você atinja seus objetivos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes