Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Use o Weebly para criar seu blog: conheça funções e vantagens

Montar um blog na Weebly implica em agilidade e bons resultados. Isso porque a plataforma foi desenvolvida para quem não é familiar na linguagem da tecnologia.

A Weebly é uma das plataformas disponíveis para que sua empresa fortaleça sua presença digital por meio de um blog. Concorrente do WordPress, a marca se diferencia pela dinâmica fácil, bem como simples construção. Conheça-a em detalhes.

Por que escolher o Weebly para criar o seu blog?

O uso do Weebly como plataforma de criação de um blog é uma escolha que visa, em suma, a facilidade de uso. A ferramenta foi pensada para quem não é familiar dos termos técnicos da tecnologia da informação.

Como por exemplo, os códigos e os prompts de comando. Além disso, tal ferramenta por ter toda a construção intuitiva, imprime velocidade na questão de cuidado do blog. 

Ou seja, para quem não desfruta de muito tempo livre, a plataforma é uma opção de autonomia. Isso significa que, em poucos ajustes, nasce uma página de qualidade disponível para acesso.

Weebly
Toda a configuração de um blog via Weebly é feita de forma intuitiva. Imagem de Bubble Blog.

Como configurar o Weebly para começar o seu blog?

Para configurar o Weebly e iniciar o seu blog, o primeiro passo é o cadastro. A inscrição, a saber, é gratuita e feita no próprio site da ferramenta. Para tanto:

  • acesse o site oficial;
  • clique em “registre-se”;
  • insira seu nome e e-mail;
  • crie uma senha e escolha o país de origem.

Após seguir esses passos, sua conta já está na plataforma. Depois disso, você irá formatar seu blog. Em primeiro lugar, escolha se ele será um site ou uma página que une um e-commerce.

Na sequência,escolha o template ideal. Ou seja, aquele que vai resumir a ideia do seu blog no campo visual. Para isso, por sua vez, a plataforma disponibiliza vários templates com base em configurações pré-definidas.

Depois de escolher o layout para blog, o próximo passo é, a saber, escolher o nome do domínio. Se você desejar manter o uso gratuito, o site assinará weebly.com no endereço. 

Por fim, desfrute da facilidade que a plataforma disponibiliza para realizar todas as edições. Com todos os detalhes ajustados, basta permitir que a plataforma divulgue sua página e ela estará online.

Como começar a escrever no seu blog usando o Weebly?

Logo após configurar toda a estrutura do seu blog, você começa um post no Webbly ao clicar na opção “novo post”. Assim, uma tela que faz lembrar o Word, vai permitir que você escreva à vontade. 

Assim como insira links, imagens e outros atrativos para o seu material. No entanto, antes de iniciar a alimentação de conteúdo, é preciso planejar todo o seu calendário editorial.

Criação de conteúdo

Planejar sobre o quê, quando, como e porque do conteúdo do seu blog fará total diferença na presença digital da sua marca. Logo, ter uma estratégia de marketing de conteúdo definida, bem como validade, tornará esse processo mais fácil.

A criação de conteúdo então, é o processo que envolve em primeiro lugar, a saber, a pesquisa de tema atrativos ao target, Na sequência, vem o planejamento, a criação (escrita) e por fim, a publicação desses conteúdos (blog post).

Trabalhar com eficiência nessa etapa significa atrair as pessoas para a sua página. Desse modo, quanto mais atrativo for o conteúdo, maior é a chance de conversão daquela informação em experiência com a marca ou em uma venda.

Ambas implicam, quando em recorrência, na fidelização do público. Ou seja, sempre existem motivos para que o consumo da informação aconteça e o trajeto do funil de marketing ocorra de modo natural.

Gerenciamento de conteúdo 

Criar conteúdo é vital para a saúde do seu blog. No entanto, gerenciar essa ação é primordial. A gestão, a saber, é o que vai determinar estratégias de sucesso para que posts viralizem.

Isso implica na tomada de decisão que apontam conteúdos para formar topic clusters, que por sua vez, beneficiam o SEO da página. Outro fator importante no ato de gerenciar é compreender que tudo o que o usuário vê deve implicar no seu processo de catequização.

Ou seja, primeiro o usuário vira lead, depois cliente, na sequência fã e por fim, advogado da marca (página). Esse trabalho envolve, por sua vez, estratégias eficientes, balizadas por KPIs, assim como métricas de real relevância para o marketing.

Quando o time de marketing é bem alinhado, desenvolve suas funções de modo sinergético. Isso, claro, contribui para o alcance dos objetivos que o marketing de conteúdo determina para a estratégia do blog.

Weebly
A Weebly possibilita a promoção do blog por meio de diversas ferramentas. Imagem de rawpixel.com no FreePik.

Promoção

A questão da promoção tem relação direta com o gerenciamento de conteúdo. Afinal, é a análise de KPIs e métricas que vão permitir ao gestor apontar que tipo de material vale o investimento patrocinado. 

Para escolher, dessa forma, a ação que atenderá aos objetivos da promoção do blog, você pode seguir uma cartilha que envolve, de forma básica, as seguintes diretrizes:

Além desses pontos, a saber, invista em design de texto e construção, bem como SEO. Tais informações serão descritas com mais detalhes na sequência da leitura.

Design

O design de blog contempla, claro, argumentos de imagens e audiovisuais para tornar o seu texto mais rico. Além disso, esses recursos ajudam o texto a viralizar nas redes sociais, por meio de bons posts.

Usar imagens de qualidade, vídeos de referência e ilustração, como por exemplo, os infográficos, são ações que gabaritam o seu material. No entanto, pense também na estrutura de leitura do conteúdo.

Textos sem erros de português e com pausas estratégicas (bullet points), por exemplo, também colaboram para prender o usuário à leitura. 

Como usar ferramentas de SEO para melhorar a visibilidade do seu blog no Weebly?

A Weebly disponibiliza vários aplicativos com foco em SEO, a fim de ajudar os usuários com toda a estrutura necessária referente ao ranqueamento. Ou seja, trabalhar um conteúdo para que se torne relevante, ao passo que ao SEO. 

Existem apps, a saber, focados na otimização do site, assim como em mecanismos de busca das palavras-chaves mais adequadas ao público da página. Além disso, a plataforma tem compromisso firmado com o ranqueamento de todos os sites cadastrados.

Isso implica em ações que tornam os blogs mais amigáveis e assim, cooperam para melhorar a visibilidade da página. Um bom exemplo é a compactação das imagens, o que acelera a página. Bem como a edição da URL, inclusão de meta descrição, título e tags.

SEO Control Weebly

Essa é uma ferramenta que garante que todas as páginas do blog sejam orientadas para alcançar o nível máximo de qualidade SEO. Ou seja, colabora para ampliar as visualizações orgânicas diárias, de modo evitar o gasto em excesso com patrocinados.

Como usar a funcionalidade de e-commerce do Weebly para monetizar o seu blog?

Incluir um e-commerce no blog dentro do Weebly implica no upgrade da página para um site de ponta. Ou seja, uma página ainda mais responsiva e funcional, que incide de forma direta no aumento das taxas de conversão da loja virtual. 

A partir do momento que desejar incluir a loja virtual em seu blog, siga os seguintes passos. Inclua descrição de produto e categoria detalhada, assim como invista em imagem de alta definição. Deixe claro a política de preço, bem como as formas de pagamento.

Quanto mais diretivo for o seu trabalho, maior será a satisfação do público em consumir conteúdo e informação da sua loja no momento da compra. Outro ponto importante do e-commerce é incluir links para suas postagens relevantes.

Fazer o caminho contrário também é importante, ou seja, linkar produtos da sua loja em textos de ponta do blog. Não esqueça de sempre priorizar o conteúdo de qualidade, ao passo que isso colabora na promoção dos produtos.

Use também as mídias sociais como ferramentas estratégicas de apoio à venda. Isso colabora na promoção do e-commerce, bem como aumenta a visibilidade da marca e por fim, amplia as visitas ao blog. 

Weebly
A possibilidade de ter um e-commerce vinculado ao blog é uma vantagem da Weebly. Imagem de Bubble Blog.

Quais são os principais benefícios de usar o Weebly para criar o seu blog?

Apesar da quantidade de plataforma disponíveis, optar pelo Weebly para criar o seu blog implica em agilidade. Além desse benefício, a ferramenta atua de forma constante para melhorar o trabalho junto ao SEO, que a saber, é amigável.

Outras vantagens também qualificam a plataforma, como por exemplo, a facilidade de uso. A interface é intuitiva e pensada para ajudar quem não conhece a linguagem de programação. Isso torna a experiência de criação de blog rápida e divertida. 

A questão visual é outro atrativo da ferramenta, ao passo que são várias opções de template reunidas conforme a finalidade da página. Quando a opção do e-commerce é acionada, esses templates ganham ainda mais força na questão da responsividade.

Fora que é possível adicionar widgets, bem como plug-ins para melhorar a funcionalidade da página. Outro ponto positivo é a segurança da hospedagem, assim como as integrações à ferramentas de análise de blog, assim como várias redes sociais.

Por todas essas vantagens, a plataforma destaca-se frente à concorrência. Dessa forma, aparece como boa escolha para quem deseja criar um blog.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes