Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Crie um blog no Medium com dicas práticas

Ter uma conta no Medium pode fazer a diferença para algumas empresas. É ideal para fazer a publicação de textos para uma comunidade única e própria da plataforma.

Com o Medium é possível ter uma experiência bem diferente do que com um blog comum. Ele tem os seus próprios fatores para gerar engajamento por dentro do site. É um local que distribui seu conteúdo por uma rede bem vasta de leitores e escritores.

O que é o Medium?

O Medium é um plataforma útil para publicar conteúdos de todos os tipos. Então, é um local que qualquer pessoa pode ter acesso, ao ter o desejo de:

  • escrever;
  • ler;
  • publicar.

A plataforma não tem uma definição de qual tipo de conteúdo deve ser posto nela. Por exemplo, não há preocupações se é para textos rápidos, pensamentos ou algo complexo e grande. A ideia é apenas desfrutar ao máximo, sem habilidades além da escrita.

Todo escritor é livre para postar o que quiser, seja marketing de conteúdo, redações publicitárias, histórias, copywriting e entre outros. Assim, é um site bem intuitivo, fácil de usar e nem é preciso saber o que é SEO.

pessoa usando o computador
O Medium é um ótimo lugar para criar artigos e publicar para todos lerem. Imagem: de DilokaStudio no Freepik.

Como criar um blog no Medium?

Antes de criar um blog no Medium, deve-se saber que o site é livre para pessoas e empresas. Mas, é preciso entender que ele tem uma certa mudança nos termos conhecidos:

  • um artigo leva o nome de história ou story;
  • blogs são conhecidos como publicações.

Um post no Medium, uma story, é um conteúdo escrito por qualquer pessoa. Assim, o ponto essencial para criar um blog é começar com a criação da sua conta.

Faça o cadastro 

O primeiro passo para criar o seu blog no Medium, é criar a sua conta. Dessa forma, é algo bem rápido e fácil, já que dá a chance usar:

  • Google;
  • redes sociais como Twitter, Facebook;
  • endereço de e-mail.

É interessante vincular a conta das redes sociais quando fizer o seu cadastro. Assim, o site irá pegar os seus dados dessas plataformas e fazer uma conexão. Ou seja, irá ligar o seu perfil ao de outras pessoas que usam o Medium dentro das mídias.

Escolha do nome

Ao criar um perfil pessoal, deve-se investir no uso do seu nome verdadeiro para as histórias. Mas, no caso de ser uma conta de empresa, o ideal é deixar bem claro o nome da firma. É uma das melhores maneiras de ganhar credibilidade na hora de publicar.

Biografia

Dar mais detalhes sobre a sua história pode ser muito útil no Medium. Assim, contar sobre uma empresa ou sobre o seu lado pessoal, é essencial. A biografia aparece no mecanismo de busca por dentro da plataforma.

Primeira história

Existem muitas formas de colocar a sua primeira história por dentro do Medium. Dessa forma, existe a chance de criar um rascunho, guardar e só publicar quando quiser. Mas, também é possível usar outras maneiras básicas, como:

  • importar de qualquer lugar;
  • copiar e colar o texto.

O Medium conta com ferramentas de comunicação que são ótimas para o Marketing Digital. É possível incorporar vídeos do YouTube, imagens, áudios do Spotify ou SoundCloud. Aliás, posts dentro de plataformas como Facebook e Twitter também estão inclusos na lista.

Textos bonitos

Quando já estiver com todos os detalhes prontos, é hora de pensar no conteúdo. Então, é essencial que tenha pontos como títulos e subtítulos, mesmo sem conhecer o SEO. Aliás, existem fatores que podem ajudar a mostrar o capricho no texto, como:

  • colocar imagens de qualidade;
  • usar letras capitulares;
  • negritar palavras para destacar;
  • adicionar links ao longo do texto.

Deve-se usar o máximo de qualidade possível, junto com uma boa criatividade. Assim, as histórias terão chances de oferecer um desempenho maior no site.

Envolva-se

A ideia de se envolver é ser bem ativo dentro da plataforma. Dessa forma, quando um ator mostra o quanto está presente, chama atenção dos leitores. Ainda mais porque o site dá a chance de aproveitar detalhes como:

  • respostas;
  • recomendações;
  • highlighting, uma ferramenta para gritar partes da história.

Como crescer dentro do Medium?

Uma das melhores formas de crescer dentro do Medium é participar muito. Ou seja, mostrar que está bem presente dentro da plataforma pode ser útil. Pode levar as pessoas a querer conhecer uma marca por ela começar a gerar autoridade, por exemplo.

Siga pessoas e publicações

Quando já estiver com o cadastro no Medium, o ideal é seguir o máximo de pessoas possível. Mas, não apenas isso, é seguir as pessoas que também fizeram o mesmo com o seu perfil.

É um detalhe ideal para criar uma relação sólida com as pessoas. Ainda mais quando uma marca pretende fidelizar clientes e busca novas ideias. Mas, também é possível seguir outros perfis que tenham um conteúdo parecido com o seu.

laptop em cima da mesa
Com o Medium, é possível gerar tráfego orgânico e engajamento com ajuda do site. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Métricas

Um post do Medium é capaz de ganhar ranking dentro do Google. Mas, uma boa parte dos posts que estão dentro do site, os usuários acham sozinhos. O site tem vários mecanismos de curadoria e recomendação de conteúdo para os outros.

Trata-se de um momento ideal para gerar engajamento e tráfego orgânico. Ainda mais porque não se relaciona de modo direto com o SEO. Contudo, a rede tem um algoritmo ótimo para as empresas aproveitarem.

As métricas sofrem um grande impacto graças a esses detalhes. Receber muitos cliques e poucas leituras não é um detalhe bom. Aliás, a plataforma incentiva o bom conteúdo porque os usuários evitam clickbait e título sensacionalista.

Taxa de leitura

Uma métrica rica dentro do Medium é aquela que se relaciona com a leitura. Então, esses detalhes que não fazem tanta diferença na plataforma:

  • número de views;
  • sessões;
  • visitas.

Quanto maior for a taxa de leitura, maiores serão as chances do site ser recomendado. Dessa forma, o público-alvo do site são as pessoas que buscam textos inspiradores,

Escrita assertiva

Busque saber quem é o seu alvo por dentro do Medium para escrever para ele. Assim, as chances de conseguir leituras serão muito maiores. Essas leituras são as pessoas que leem todo o texto e contam muito para o site.

Por que usar o Medium?

Um dos motivos para usar o Medium é que ele tem sua própria comunidade. Então, a plataforma tem um estilo graças a essas pessoas. Dessa forma, cria um ambiente menos focado em vendas com a ideia de trazer relatos que são:

  • criativos;
  • honestos.

É ideal para falar sobre experiências do time de vendas, rotina, colaboradores e entre outros. Além disso, é ótimo para criar textos sobre temas que nem sempre se encaixam em blogs comerciais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes