Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Blogger: uma plataforma eficaz e grátis do Google

Criar um blog do zero não é uma tarefa fácil, mas, com a metodologia simples e ágil do Blogger, você consegue elaborar projetos mesmo sem ter conhecimento na área.

O Blogger é uma plataforma virtual do Google para que pessoas, empresas e demais instituições possam criar blogs de forma fácil e sem custos. A mesma conta com alguns prós e contras, assim, continue a ler para descobrir se esta é realmente uma boa opção. 

O que é o Blogger?

Para começar, Blogger se refere a um serviço, sem custos, que o Google oferece. O mesmo é muito popular entre os iniciantes no mundo digital por ser simples de usar e gerenciar, bem como, por ter características tais quais:

  • inúmeros recursos;
  • permite a sua personalização;
  • capaz de hospedar vários blogs.

De maneira resumida, essa ferramenta se assemelha ao wordpress multisite, porém, com uma dinâmica bem mais simples, por esse motivo, é mais indicada para quem não é habituado com a tecnologia.

Blogger
O Blogger é um serviço para criar blogs diversos. Imagem de Kalhh no Pixabay.

É certo que esse serviço é inferior em relação ao WordPress, visto que ele não tem código-fonte aberto, por consequência, é limitado para personalizar. Mas, ainda sim, não deixa de ser a melhor opção para aqueles que vão iniciar na área. 

Portanto, com ele qualquer pessoa ou empresa, se torna capaz de criar e configurar a sua página online do inicio, mesmo sem saber nada sobre tecnologia. 

Para que serve esse serviço?

Sobretudo, essa plataforma permite que o indivíduo tenha como criar um blog de forma gratuita e por meio deste consiga gerar conteúdos diversos na internet. 

Em outras palavras, ele é útil para muitos fins, tanto pessoais quanto profissionais e institucionais. Este permite criar domínios sobre qualquer temática e sem muito esforço, a partir da sua conta do Google.

Quando ele surgiu?

A princípio, a Pyra Labs fundou esse serviço para criar blogs em 1999, no entanto, o Google o comprou no ano de 2003. Após a compra pela empresa, os serviços que até então eram pagos, passaram a ser oferecidos aos usuários sem custos. 

Desde essa época e até os dias atuais, a ferramenta passou por várias mudanças e, além disso, ganhou os recursos que a tornaram tão popular hoje.

Quais os benefícios de escolher o Blogger para criar um blog?

Antes de mais nada, ao optar por usar o Blogger, você irá se beneficiar com a sua extensa lista de recursos. Conforme isso, o serviço oferece boas vantagens aos seus usuários, dentre essas, é possível citar as seguintes:

  • endereço grátis;
  • simples e ágil;
  • ser capaz de integrar ao Adsense.

Outro ponto positivo deste é permitir ao usuário criar e personalizar os seus templates, contudo, dentro dos limites das funções estabelecidos pela plataforma. Aliás, devido a este pertencer ao Google, as chances do seu blog sair do ar são mínimas.

Embora esse serviço tenha bons benefícios e seja uma ótima opção frente aos seus concorrentes, a sua taxa de uso hoje corresponde a apenas 1% dos sites ativos. Assim, os seus principais adversários, fora o WordPress, são o Wix, Medium e Tumblr.

Promova seu blog com esse serviço 

Pode-se afirmar que você consegue promover o seu blog com essa ferramenta e inclusive, dá para monetizar e assim, ganhar dinheiro. O primeiro passo para promover sua página é criar conteúdo para gerar tráfego orgânico e ter mais acessos.

De acordo com isso, é essencial aprender como fazer SEO on page e conseguir alavancar os resultados e melhorar sua classificação nos buscadores. 

Em contrapartida, para monetizar, você deve criar uma conta no Adsense e associá-la ao seu blog, por meio deste, o Google vai colocar anúncios em sua página. 

O que você precisa saber para manter o blog neste serviço

De antemão, antes de decidir criar seu blog através desse serviço do Google, o ideal é que saiba a respeito de alguns pontos relevantes. Por exemplo, com esta ferramenta você irá alugar a sua página, ou seja, não será o dono dela.

Isto posto, deve saber ainda que não vai ter acesso ao FTP, vai ter limites ao customizar e que é comum que o site não pareça tão profissional. Por último, caso seja necessário, não terá plugins ao seu dispor.

Ao ter isso em mente, então, o melhor é analisar os prós e contras, a fim de determinar se essa é a escolha mais adequada para o seu projeto.

Blogger
O Blogger conta com vários benefícios por ser um serviço do Google. Imagem de Kaitlyn Baker no Unsplash.

Como criar uma página com o Blogger?

Sem dúvida, criar um blog com o Blogger é bem simples, basta seguir o passo a passo que envolve criar uma conta. Vale ressaltar que não há segredos, siga as etapas abaixo para aproveitar tudo que esse serviço tão eficaz e simples pode proporcionar: 

  1. faça login em sua conta; 
  2. defina o nome e endereço da página;
  3. vá para o painel inicial; 
  4. escolha o tema e edite o layout;
  5. crie seu primeiro post;
  6. aproveite as outras funções disponíveis.

Convém lembrar que para acessar a ferramenta é preciso ter uma conta no Google, desse modo, caso não tenha, o seu primeiro passo deve ser criar uma. 

Dicas para configurar o seu blog

A partir do momento em que você decide usar esse serviço, as configurações serão feitas de acordo com o tipo de alteração. Então, vai depender se deseja configurar a privacidade, o post, o feed do site, a monetização, entre outros aspectos. 

Como adicionar conteúdos a página? 

Em suma, para inserir um novo conteúdo em um blog criado no Blogger, é só acessar a página na qual deseja incluir os tópicos. Em seguida, clique onde deseja fazer a alteração, ao terminar, não esqueça de salvar as mudanças e publicar.

Por outro lado, para adicionar mais uma página ao blog, se deve ir até a opção de layout, clicar em adicionar um gadget. A seguir, selecione a opção “página”, configure como desejar e por fim, clique em salvar. 

Formas de personalizar com temas e widgets

Seja como for, o único modo de personalizar os temas e widgets da página nesse serviço, é por meio da seção layout dentro da ferramenta. Dessa forma, o mesmo oferece algumas alternativas de layout para blog, então, opte por uma delas. 

No geral, você vai conseguir editar de forma bem simples e rápida, entretanto, vai estar limitado às sugestões que estão a dispor na plataforma.

Como monitorar o desempenho da página?

Hoje em dia, há várias formas de analisar o desempenho dos blogs, mas no que se refere a esse serviço, acima de tudo, indica-se usar o Google Analytics

Principais problemas ao usar esse serviço

No que se refere aos pontos negativos de optar por esse serviço, os usuários vão enfrentar pouca flexibilidade na hora de personalizar os seus templates.

Ainda que este aspecto seja considerado um benefício por ser viável personalizar de graça, você fica muito limitado, dado que só pode usufruir dos templates que o mesmo disponibiliza.

Suporte de arquivos é limitado

Além dos mais, essa ferramenta não suporta todos os tipos de arquivos, logo, vai dificultar na hora de fazer upload e gerenciá-los. Por fim, ele também perdeu créditos por ser aberto e hospedar sites que espalham spam pela web.

Quais as dicas de SEO para blogs no Blogger?

Desde já, todas as dicas de SEO para os blogs no Blogger consistem em melhorias para ajudar ranquear a página. Em vista disso, confira abaixo as principais sugestões para conseguir atingir um bom SEO para o seu domínio: 

  • faça uso de palavras-chave;
  • dedique tempo para fazer bons heading tags;
  • crie meta descriptions de qualidade;
  • construa URLs amigáveis;
  • fortaleça os conteúdos visuais; 
  • invista em links internos;
  • não deixe de publicar textos novos e atuais.

Acerca disso, é crucial certificar que o seu blog vai funcionar de modo eficaz nos dispositivos móveis, ou seja, garantir que o mesmo é responsivo na versão mobile. 

É possível afirmar que, ao aplicar todas essas dicas, você vai conseguir aumentar a sua audiência e colocar, de forma orgânica, a sua página em destaque nos buscadores. 

Blogger
Ao criar um blog no Blogger é essencial investir em SEO. Imagem de Diggity Marketing no Pixabay.

Como potencializar um blog feito no Blogger?

A fim de potencializar seu blog feito no Blogger, você precisa mantê-lo atual. Isto é, atualizar os conteúdos que estão ultrapassados, ilustrar os posts com imagens de qualidade e boa resolução, além de abordar os assuntos em alta. 

É essencial dar atenção aos pedidos dos leitores, não deixar de investir em SEO e divulgar o blog nas redes sociais para atingir públicos diferentes. Bem como, adicionar vídeo nas publicações, fazer backlinks e não produzir artigos superficiais.

Conteúdo de qualidade é essencial

Com toda a certeza, o conteúdo de um blog deve ter, acima de tudo, qualidade, afinal, a partir dele se consegue alcançar autoridade na internet. Em especial, se a página tiver uma área de foco e você transmitir conhecimento de causa em relação ao tema.

Por consequência, um bom texto vai gerar mais acessos e um maior número de comentários, em outras palavras, vai lhe tornar uma autoridade no assunto. Acrescenta-se ainda que este enriquece o site frente aos leitores e também transmite mais confiança.

É certo dizer que não adianta investir em uma boa imagem para o blog e esquecer de deixá-lo atrativo no quesito conteúdo. Portanto, busque se comunicar com o seu leitor e dispor de artigos que chamem a atenção.

Use o Blogger com outras plataformas de mídia social

Para finalizar, a sua empresa deve ter uma sólida presença digital, então, precisa estar ativa em todas as redes sociais, uma vez que estas possuem um alcance muito alto. Dentre as mídias atuais para usar estão:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Instagram. 

Enfim, a forma mais eficaz de associá-las é fazer um post nelas, sempre que publicar algo novo no blog, dessa maneira, vai alcançar mais pessoas que possam ter interesse no conteúdo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes