Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Melhorar a velocidade de carregamento: como fazer de forma correta?

Melhorar a velocidade de carregamento do seu blog é crucial para oferecer uma boa experiência ao usuário e aumentar a sua visibilidade nos mecanismos de buscas.

É importante melhorar a velocidade de carregamento de um blog para garantir uma experiência positiva ao usuário. Além disso, uma loja virtual com páginas lentas podem levar a altas taxas de rejeição e, assim, diminuir a participação ativa de pessoas no seu site.

Como melhorar a velocidade de carregamento com as imagens?

É importante o uso de imagens menores para melhorar a velocidade de carregamento, pois elas são mais rápidas para serem carregadas. Assim, as fotos da sua loja virtual podem ser reduzidas por algum programa sem que haja perda de qualidade.

melhorar a velocidade de carregamento
Reduza o tamanho dos arquivos para melhorar a velocidade de carregamento, porém, não esqueça de manter a qualidade. Imagem de George Milton do site Pexels.

Reduza o tamanho do arquivo da imagem sem perder a qualidade

É possível diminuir o tamanho do arquivo da imagem sem reduzir a qualidade. Assim, a compressão é uma técnica bem útil para isso, no entanto, sem alterar as suas dimensões ou a sua boa resolução. Existem, aliás, vários aplicativos de fotos disponíveis no mercado.

Remova os metadados

Muitas imagens têm dados incluídos no arquivo de forma automática, como a data em que foram criadas, o tipo de câmera usada e onde foram tiradas. Essas informações, de fato, podem ser apagadas sem prejudicar a qualidade e assim, o arquivo ficará menor.

Vários formatos de imagens

As imagens são importantes, pois elas são mais atrativas ao transmitir informações e ideias. Deve-se escolher o formato certo para que o site funcione bem, desse modo, o arquivo ficará menor e o site irá carregar mais rápido. Existem várias opções, por exemplo:

  • Joint Pictures Expert Group (JPEG);
  • Graphics Interchange Format (GIF);
  • Portable Network Graphics (PNG);
  • Bitmap (BMP);
  • Tagged Image File Format (TIFF);
  • RAW (significa “cru” em inglês);
  • Exchangeable image file format (EXIF);
  • WEBP;
  • Portable Network Graphics (PNG).

É preciso saber qual é o objetivo, o tamanho de arquivo necessário e qual o nível de qualidade que se espera da imagem. Assim, também é importante entender a natureza de cada formato para decidir qual é o melhor em cada situação.

Qual o melhor formato de imagem?

As imagens melhoram a comunicação visual do seu blog, mas também podem afetar de forma negativa a velocidade de carregamento. Portanto, é importante escolher o formato da figura para que o site carregue mais rápido.

Isso, no entanto, deve ocorrer sem que haja a perda da qualidade, por exemplo:

  • JPEG;
  • PNG;
  • WEBP.

Escolher o tipo de arquivo correto pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento no seu blog. Assim, saiba escolher o formato de imagem adequado para garantir que o seu domínio carregue mais rápido e ofereça uma experiência mais positiva.

Qual a diferença dos tipos de formato JPEG, PNG e WEBP?

O JPEG é bom para imagens com mais cores, enquanto o PNG é melhor para fotos com partes transparentes ou desenhos com bordas definidas. Já o formato WEBP, por fim, oferece uma qualidade de imagem muito boa e os arquivos são menores.

Como melhorar a velocidade de carregamento ao escolher o provedor?

Certifique-se que escolheu um bom provedor para melhorar a velocidade de carregamento. Esse tipo de hospedagem tem que ser confiável e rápido, já que, alguns provedores têm uma estrutura melhor e mais potente do que outros.

Quais são os tipos de provedores?

Diferentes empresas podem te ajudar a colocar o seu blog na internet. Elas oferecem opções variadas que você pode escolher de acordo com a sua demanda e orçamento. Dessa forma, alguns dos tipos de provedores mais comuns são:

  • hospedagem compartilhada;
  • VPS (Servidor Virtual Privado);
  • hospedagem em nuvem;
  • dedicada.

Também há empresas que oferecem a hospedagem gerenciada. Elas contam com serviços extras, como ajuda técnica, backup e atualizações de programas. Para escolher a melhor opção, é preciso pensar no que, de fato, precisa e o quanto pretende investir.

melhorar a velocidade de carregamento
Saiba escolher os plugins para melhorar a velocidade de carregamento e com isso, tenha mais acessos. Imagem de Mikhail Nilov do site Pexels.

Provedores que oferecem recursos de cache

Você pode fazer com que seu blog carregue mais rápido, caso contrate um provedor que tenha a opção de cache. Isso acontece porque a informação é acessada de servidores mais próximos do usuário, assim, vai oferecer um carregamento mais rápido.

Como funciona o recurso cache do provedor?

A opção de cache armazena uma cópia do seu site em um servidor intermediário. Dessa forma, quando alguém acessa o blog de novo, em vez de fazer o download, a informação é baixada do servidor intermediário, que é mais rápido.

Quais temas utilizar para melhorar a velocidade de carregamento?

Utilize temas mais otimizados para melhorar a velocidade de carregamento. Priorize aqueles que são desenvolvidos com códigos mais limpos e eficientes. Dessa forma, o site fica mais leve e fácil de carregar. Além disso, eles se adaptam melhor às diferentes telas.

Priorize temas mais responsivos

Um site responsivo para o Google adapta-se ao tamanho da tela, seja desktop ou celular, por isso, possuem diversos códigos de adaptação e imagens em dimensões diferentes. Assim, se um tema não for otimizado, o tempo de carregamento poderá ser maior.

Atente-se aos códigos complexos

Temas que contêm muitos códigos CSS e JavaScript levam mais tempo para carregar, o que pode prejudicar a experiência do usuário. É fundamental otimizar o tamanho e a quantidade desses elementos no tema para aprimorar o carregamento da página.

A linguagem JavaScript deixa o blog mais lento?

O JavaScript é uma linguagem de programação usada para criar interatividade em páginas da web. Assim, permite que desenvolvedores criem e adicionem comportamentos dinâmicos. Porém, algumas práticas podem deixar o JavaScript mais lento, por exemplo:

  • muitos arquivos JavaScript;
  • JavaScript em linha;
  • bibliotecas não otimizadas;
  • muitos scripts na mesma página;
  • scripts em locais inapropriados.

Deve-se seguir boas práticas de programação. Assim, não terá problemas de desempenho, como: 

  • reduzir o tamanho do código;
  • usar bibliotecas otimizadas;
  • carregar o código JavaScript de forma assíncrona;
  • não carregar scripts em locais inapropriados.

Como melhorar a velocidade de carregamento com o uso de plugins?

Para melhorar a velocidade de carregamento, saiba que o uso de muitos plugins pode tornar o seu site mais lento. Além disso, cada um adiciona mais códigos que precisam de processamento pelo servidor. Assim, pode afetar a velocidade da página.

Para que servem?

Os plugins podem servir para diversas finalidades, como adicionar recursos, tornar o site mais seguro e personalizar a aparência. Portanto, eles podem ser usados para a segurança de site, melhorar a funcionalidade e desempenho, além de dar opções de personalização.

Quais plugins utilizar para um melhor desempenho?

Existem vários plugins que podem ajudar a tornar um blog mais rápido e otimizado. Porém, a escolha do mais adequado vai depender do tipo de site e das suas necessidades. Alguns, no geral, são mais eficazes, como:

  • WP Fastest Cache;
  • WP-Optimize;
  • Smush;
  • Lazy Load by WP Rocket;
  • Autoptimize.

Deve-se ter em mente, entretanto, que o uso excessivo de plugins pode afetar de forma negativa a velocidade do site. Portanto, é ideal escolher os plugins que sejam realmente importantes e otimizados para um melhor desempenho do seu domínio.

melhorar a velocidade de carregamento
Mantenha seu blog atualizado para melhorar a velocidade de carregamento e ter um desempenho superior. Imagem de Christina Morillo do site Pexels.

Vantagens de utilizar um plugin cache

O plugin cache é uma técnica que armazena de forma temporária os dados de um site ou aplicativo em um local de fácil acesso. Assim, podem ser carregados mais rápidos quando solicitados outra vez. O uso desse mecanismo tem algumas vantagens, como:

  • melhor desempenho do site;
  • experiência do usuário mais satisfatória;
  • redução de recursos do servidor;
  • melhor posicionamento nos resultados de pesquisa;
  • aumento da taxa de conversão;
  • redução dos custos de hospedagem.

Nesse sentido, o uso desse tipo de plugin é importante, pois pode trazer vários benefícios para o desempenho do seu blog. Com isso, melhora a experiência do usuário e a classificação nos mecanismos de busca no Google, além de gerar estabilidade ao servidor.

Atualizar o blog pode melhorar a velocidade de carregamento?

Atualize o seu blog para melhorar a velocidade de carregamento. Utilize sempre as versões mais recentes de software, temas e plugins. Assim, você terá os bugs corrigidos e um desempenho superior, além de novos recursos para otimizar seu site.

Atualizações constantes melhoram a segurança

As atualizações podem incluir correções de segurança para as falhas conhecidas. Dessa forma, isso pode ajudar a proteger o site contra ataques e melhorar o desempenho. Já que essas invasões podem afetar de maneira negativa o tempo de carregamento.

Quais são os principais fatores de segurança?

Vários fatores de segurança, como SSL, firewall e plugins, podem interferir na velocidade de carregamento. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio adequado entre segurança e agilidade para garantir que um site seja seguro e rápido.

Qual a função da criptografia SSL no SEO do seu site?

A criptografia SSL tem uma conexão com o SEO do seu site. Pois, além de ajudar na segurança e na privacidade, gera visibilidade nos resultados de pesquisa. Por isso, é muito recomendado que você a utilize em seu domínio na web.

A importância de manter os plugins atualizados

Melhorar a velocidade de carregamento do seu site requer esforço. Assim, deve-se manter seus plugins sempre atualizados. Isso não apenas reforça a segurança, mas também ajuda a aprimorar as suas funções e a corrigir falhas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes